A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“EIS-ME AQUI, ENVIA-ME A MIM”: O PROFETA ISAÍAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“EIS-ME AQUI, ENVIA-ME A MIM”: O PROFETA ISAÍAS"— Transcrição da apresentação:

1 “EIS-ME AQUI, ENVIA-ME A MIM”: O PROFETA ISAÍAS
Lição 13 para o dia 27 de Setembro de 2008

2 No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voavam, E clamavam uns para os outros, dizendo; Santo: santo, santo, é o Señor dos Exércitos: toda a terra está cheia da sua gloria. As bases do limiar se moveram á voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça…

3 Então disse: Ai de mim. Estou perdido
Então disse: Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio dum povo de impuros lábios. E os meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos! Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com um tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis aquí que ela tocou os teus lábios; a tua iniquidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado. Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: a quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aquí, envia-me a mim (Isaias, 6: 1-8)

4 Foi em circunstâncias dificeis e desalentadoras quando Isaías, ainda jóvem, foi chamado a missão profética. O desastre ameaçava a seu pais. Por haver transgredido a lei de Deus. Os habitantes de Judá haviam perdido todo direito a sua proteção, e as forças asírias estavam para subir contra o reino de Judá. Mas o perigo de seus inimigos não era a maior dificuldade. Era a perversidade do povo o que entrestecia ao servo do Senhor no mais profundo desalento. Por sua apostasia e rebelião, este povo estava atraindo sobre si os juízos de Deus… E.G.W. (Joias dos Testimunhos, tomo 2, pg. 349)

5 O jovem profeta havia sido chamado a dar uma mensagem de admoestação, e sabia que encontraria uma resistencia obstinada. Tremia ao considerar a si mesmo, e pensava na teimosia e incredulidade do povo pelo qual devia trabalhar. Sua tarefa lhe parecia quase desesperadora. Devia renunciar a sua missão, insensível, e deixar a Israel em paz em sua idolatria? Havia de reinar na terra os deuses de Nínive e desafiar ao Deus do céu? E.G.W. (Joias dos Testimunhos, tomo 2, pg. 349)

6 [Isaias] estava debaixo do pórtico do santo templo
[Isaias] estava debaixo do pórtico do santo templo. De repente, a porta e o véu interior do templo pareciam levantar-se ou ratrair-se, e se lhe permitiu ver por dentro, o lugar santíssimo, onde nem sequer os pés do profeta podiam entrar… E.G.W. (Joias dos Testimunhos, tomo 2, pg )

7 Se levantou diante dele uma visão de do Senhor sentado sobre um trono alto e elevado, enquanto que seu séquito enchia o templo. A cada lado do trono se percebia os serafins, que voavam com duas asas, enquanto que com outras duas velavam seu rosto em adoração, e com outras duas cobriam seus pés… E.G.W. (Joias dos Testimunhos, tomo 2, pg )

8 Estes ministros angelicais alçavam sua voz em solene invocação; “Santo, santo, santo, Jehová dos exércitos; toda a terra está cheia de sua glória” (Isaias 6:3) até que os postes e as colunas e as portas de cedro pareciam tremer, e a casa se enchia de seus louvores… E.G.W. (Joias dos Testimunhos, tomo 2, pg )

9 Nunca antes havia comprendido Isaías a grandeza do Senhor ou sua perfecta santidade; e lhe parecia que devido a sua fragilidade e indignidade humanas devia perecer naquela presença divina. E.G.W. (Joias dos Testimunhos, tomo 2, pg )

10 E.G.W. (O Desejado de Todas as Nações, pg. 213)
A humanidade, com sua debilidade e pecado, se encontrava em contraste com a perfeição da divindade, e Ele se sentia completamente deficiente e sem santidade. Assim lhes há sucedido a todos aquelles a quem fue otorgada uma visão da grandeza e magestade de Deus E.G.W. (O Desejado de Todas as Nações, pg. 213)

11 Na visão… se lhe deu a comprender a natureza compassiva de seu Señor… Ao contemplar ao seu Deus, o profeta… recebeu não somente uma visão de sua própria indignidade, senão que penetrou em seu coração humillado a segurança de um perdão completo e gratuito, e se levantou transformado. Havia visto a seu Senhor. Havia obtido um vislumbre da formosura do caráter divino. Se sentiu inspirado desde aquele momento, pelo desejo ardente de ver ao errante Israel libertado da carga e penalidade do pecado E.G.W. (Conflito y valor, 17 de agosto)

12 Eis-me aquí, enviá-me a mim

13 A  todo aquele que chega a ser participante da sua graça, o Senhor lhe sinala uma obra que fazer em favor dos demais. Cada qual há de ocupar seu posto, dizendo: “Eis-me aquí, enviá-me a mim” (Isaías 6:8). Ao ministro da palabra, ao enfermeiro missionário, ao médico cristão, ao simples cristão, seja negociante ou agricultor, Professional ou mecânico, a todos incumbe a responsabilidade. É tarefa nossa revelar aos homens o Evangelho para sua salvação. Todo trabalho o qual dempenhamos debe servir de meio para este fim E.G.W. (Medicina e Salvação, pg. 107)

14 Que importava se as potências terrenais estivessem contra Judá
Que importava se as potências terrenais estivessem contra Judá? A que em sua missão Isaías tinha que fazer frente a oposição e resitência? Havia visto o Rei, o Senhor dos Exércitos; havia ouvido o canto dos serafins: “Toda a terra está cheia da sua glória”, e o profeta havia sido fortalecido para a obra que tinha diante de si. Levou consigo a través de toda a sua larga e ardua missão a lembrança desta visão E.G.W. (Joias dos Testemunhos, tomo 2, pg. 350)

15 Então, disse ele: vai e dize a este povo; Ouvi, ouvi e não entendais; vede, vede, mas não percebais. Torna insensible o coração deste povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se converta, e seja salvo (Isaias, 6: 9-10) Buscai o Señor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico en perdoar (Isaías, 55: 6-7)

16 Chamado ao ministério profético, Isaías se sentía desanimado pela obstinação com que era recebida sua mensagem de admoestação ao povo. Nesse momento recebeu a visão que lhe acompanharia e fortaleceria o resto de sua comissão profética (más de sessenta anos): A visão do trono de Deus. Quando percebeu sua indignidade, Deus lhe purificou e lhe preparou para proclamar Suas mensagens. A mensagem dada a Isaías se centra no chamado de Deus a voltar-se a Ele para encontrar a Salvação e abarca más além do povo de Israel. É um chamado a todo o mundo, “ luz aos gentíos”, que há chegado a nossos dias e há penetrado em nossos proprios corações.

17 A visão dada a Isaías representa a condição dos filhos de Deus nos últimos dias. Têm o privilégio de ver pela fé a obra que se está desenvolvendo no santuário celestial. “E o templo de Dios foi aberto no céu, e a arca do seu pacto se via no templo” .Enquanto olham pela fé ao lugar santísimo, e vêem a obra de Cristo no santuário celestial, percebem seu estado como um povo de lábios impuros, um povo cujos lábios, de modo geral falam vaidade e cujos talentos não foram santificados e empregados para a glória de Deus. Com razão podiam entregar-se ao desalento ao comparar sua própria debilidade e indignidade com a pureza e formosura do caráter de Cristo, Mas há esperanza para eles, se como Isaías, recebem o selo que o Senhor quer que se imprima sobre o coração, e se humilham sua alma diante de Deus. O arco da promessa está sobre o trono e a obra realizada em favor de Isaías se realizará neles. Deus responderá as petições provenientes do coração contrito… Queremos que o carvão acendido tirado do altar se coloque sobre nossos lábios. Queremos ouvir as palabras: “ Foi tirada tua culpa, e limpo o seu pecado" E.G.W. (SDA Bible Commentary, tomo 4, pg. 1139)

18 Eis-me aqui, envia-me a mim !

19


Carregar ppt "“EIS-ME AQUI, ENVIA-ME A MIM”: O PROFETA ISAÍAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google