A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pr. Jolivê Chaves MIPES - USB.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pr. Jolivê Chaves MIPES - USB."— Transcrição da apresentação:

1 Pr. Jolivê Chaves MIPES - USB

2 Mostrar a importância do batismo no Espírito Santo.
Mostrar a relação entre o Espírito Santo e a culpa, o arrependimento, a obediência e a fé.

3 O Batismo no Espírito é uma experiência essencial para o crente e deve ser buscada diariamente, para a produção do fruto do Espírito e um testemunho eficaz.

4 “Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo,
“Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo,... E a todos nós foi dado beber de um só Espírito” I Cor. 12:13. Os que são batizados nas águas e pelo Espírito, tornam-se parte do corpo de Cristo, Sua Igreja.

5 Reflexão: Qual a importância do batismo no Espírito?

6 O batismo no Espírito é vital para as vitórias espirituais:
“Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, transforma a vida. Os pensamentos pecaminosos são afastados, renunciadas as más ações; o amor, a humildade, a paz tomam o lugar da ira, da inveja e da contenda. A alegria substitui a tristeza, e o semblante reflete a luz do Céu” DTN, 173

7 2. O batismo no Espírito torna nosso testemunho eficaz:
“Precisamos orar, mais do que nunca, pelo batismo do Espírito Santo, pois se jamais houve um tempo em que precisamos desse batismo, é agora... Quando partilharmos esse Espírito, homens e mulheres nascerão de novo. ... Pessoas outrora perdidas serão achadas e trazidas de volta. Carta 105, 1898.

8 3. Jesus era batizado diariamente no Espírito
“ Cotidianamente recebia [Jesus] novo batismo do Espírito Santo. Nas primeiras horas do novo dia o Senhor O despertava de Seu repouso, e Sua alma e lábios eram ungidos de graça para que a pudesse transmitir a outros” PJ, 139.

9 4. Precisamos ser diariamente batizados no Espírito
“Precisamos estar constantemente recebendo o dom de Sua graça, o batismo do Espírito Santo, ou não seremos capazes de resistir à tentação ou fortalecer as coisas que permanecem, que estão prontas a morrer. ...” MM, Olhando para o Alto, 1983, 262.

10 Reclamar a promessa do batismo no Espírito Santo deve tornar-se nossa primeira preocupação pela manhã.

11 Satanás quer que negligenciemos o batismo no Espírito:
“Como o ministério do Espírito tem importância vital para a igreja de Cristo, é o decidido empenho de Satanás, por meio dessas excentricidades de gente desequilibrada e fanática, cobrir de opróbrio a obra do Espírito Santo e induzir o povo a negligenciar o fonte de virtude que Deus proveu para Seu povo” GC,7.

12 “Se alguém não tem o Espírito de Deus, esse tal não é dEle”. Rom. 8:9
Um cristão amoroso e amável, que se dá em favor dos outros, é a maior manifestação do batismo no Espírito.

13 “ouvindo eles estas coisas, cumpungiu-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?” Atos 2:37

14 A (NVI) diz que eles “ficaram aflitos em seu coração”.
O verbo grego dá a idéia de que eles ficaram com o “coração perfurado” pela angústia, diante da consciência do estado pecaminoso.

15 Quando o pecador ouve o Evangelho e percebe o seu estado pecaminoso, o Espírito Santo coloca em seu coração um sentimento de tristeza e angústia. A angústia, tristeza, culpa e dor é que levam o pecador a renunciar ao pecado em arrependimento. É por isso que Paulo diz que “é através de muitas tribulações que entramos no reino de Deus”. Atos 14:22

16 Reflexão: Segundo Paulo, qual a diferença entre a tristeza que produz vida e a tristeza que produz morte? II Cor. 7:9-11

17 A tristeza que vem do Espírito de Deus produz arrependimento para a salvação:
Embora o Evangelho seja uma mensagem de paz e esperança, o processo da salvação envolve algum sofrimento, para que o pecador renuncie ao pecado e se jogue nos braços de Deus.

18 O pecador sente angústia e dor pelo pecado, mas, vê esperança em Cristo.
É por isso que como resultado, quase três mil foram batizados no pentecostes. Atos 2:41

19 A tristeza do mundo produz morte.
É o remorso que leva ao desespero e até ao suicídio, como ocorreu com Judas. Não é um arrependimento sincero, mas medo das conseqüências ou remorso sem esperança.

20 “Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” Atos 2:38.

21 A Bíblia diz que é a bondade de Deus que nos conduz ao arrependimento
A Bíblia diz que é a bondade de Deus que nos conduz ao arrependimento. Romanos 2:4 O Espírito Santo é o representante da Divindade aqui na Terra para realizar este processo.

22 É pelo poder do Espírito que nos movemos a Deus em arrependimento e fé.
É o Espírito que nos dá um coração amoroso, que responde voluntariamente ao amor de Deus.

23 Respeitando o livre arbítrio, Deus nos toca com o Espírito, mas, a escolha e resposta no fim são sempre humanas. Nós escolhemos nosso destino, aceitando ou rejeitando o toque do Espírito.

24 Reflexão: Qual o significado do arrependimento bíblico?
Arrependimento vem de metanoia que significa mudança de mente. É o reconhecimento de que estava errado e a disposição de mudar o curso da vida para a direção de Deus. II Cor. 7:10

25 O verdadeiro arrependimento é uma evidência bíblica de que a pessoa foi batizada pelo Espírito Santo. O Espírito Santo não apenas produz uma tristeza pelos erros cometidos, mas uma profunda mudança de mente.

26 “Nós somos testemunhas destes fatos, e bem assim o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que Lhe obedecem” Atos 5:32 O Espírito age para trazer convicção, que deve levar a uma vida de obediência.

27 Obediência é um dos pré-requisitos para se receber o Espírito Santo.
Uma das evidências de que a pessoa foi batizada pelo Espírito é a obediência aos mandamentos de Deus. Esta obediência não é a causa, mas o resultado da salvação.

28 Reflexão: Além de levar à obediência à lei de Deus, de que outras formas o Espírito Se manifesta na vida do crente? Mostrando qual caminho seguir e quais decisões tomar. Atos 16:7 Impulsionando a descansar pela fé na justiça de Cristo. Gál.5:5 e 6

29 Levando o crente a crucificar as paixões da carne e a produzir o fruto do Espírito: Amor, alegria, paz... Gal.5:22-26 Reproduzindo em nosso coração o caráter de Cristo pela santificação. I Pedro 1:2

30 A fé é essencial à salvação:
O Espírito move o coração humano a ter fé em Jesus como salvador. É pela fé que tomamos posse da justiça de Cristo, que nos salva. Gál. 2:16

31 Qualquer pessoa pode pela fé ser perdoada e aceita por Deus. Rom. 3:20
Nenhuma obra humana pode expiar o pecado e trazer perdão. Gál. 3:5,6

32 É o Espírito que nos leva a compreender que a salvação é somente pela fé.
É pelo exercício da fé que continuamos recebendo o Espírito Santo. Gál.3:2

33 Ser batizados diariamente pelo Espírito Santo é a nossa maior necessidade individualmente e como Igreja. É pela fé, acompanhada de uma disposição de obedecer a Deus que o Espírito nos é concedido.

34 3. Quando recebemos o Espírito, sentimos culpa pelos pecados, nos arrependemos e buscamos em Cristo a vitória. Andando no Espírito, produziremos fruto, com a transformação do nosso caráter e com a salvação de pessoas para o Céu.

35


Carregar ppt "Pr. Jolivê Chaves MIPES - USB."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google