Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLeandro Raminhos Canela Alterado mais de 8 anos atrás
1
Juliane B. Lehm e Vera Guizzo EMEIEF Prof. Nicolau de Moraes Barros
HISTÓRIA SENSORIAL Juliane B. Lehm e Vera Guizzo EMEIEF Prof. Nicolau de Moraes Barros
2
Temos um aluno deficiente visual no ciclo.
3
Como surgiu a ideia de contar uma História Sensorial?
Surgiu após a “Rodada Pedagógica”. A formação sensibilizou e provocou reflexões.
4
O que pretendíamos? Propiciar aos alunos do ciclo as mesmas sensações que o aluno deficiente visual sente quando escuta uma história. Aconteceu na “Sessão Simultânea de Leitura” com o Projeto Leitura.
5
Finalidades da História Sensorial...
Promover a leitura em todos os segmentos da escola e sensibilizar os alunos por meio dos órgãos dos sentidos. Oferecer uma viagem cheia de encanto, magia e surpresas durante a leitura. Provocar sensações de calor e frio , sentir aromas, ouvir sons e vozes, sentir texturas macias e ásperas. Imaginar de olhos vendados as personagens e o ambiente.
6
Objetivos... Propiciar aos alunos as mesmas sensações e o modo de vida das pessoas com deficiência visual. Provocar reflexões aos alunos que estudam na Unidade Escolar e no mesmo ciclo, para que possam entender e ajudar o seu amigo com maior legitimidade.
7
O que a História Sensorial propicia ao aluno?
Estimula os sentidos, dá oportunidade da criança refletir de forma lúdica sobre questões ligadas às deficiências, além de compreender a conviver com as diferenças.
8
Quais os benefícios de contar uma História Sensorial?
Os benefícios são incontáveis! Explora novas possibilidades de contar histórias e contribui para uma melhoria do trabalho docente. A leitura deve fazer parte da rotina escolar por fazer que os alunos tenham uma aula de qualidade.
9
Por que devemos usar a História Sensorial?
A leitura enriquece as aulas tornando-as mais dinâmicas e motivadoras, favorecendo a construção do conhecimento e da aprendizagem. Ampliam o repertório dos alunos.
10
Como deve ser preparada a história Sensorial?
O ambiente deve ser cuidadosamente elaborado, dando destaque a alguns elementos citados na história. Os materiais e recursos são selecionados pelo educador preocupando-se em provocar sensações que envolvam todos os orgãos dos sentidos.
11
Materiais Necessários...
Venda para os olhos para limitar a visão. Para estimular a audição com sons da natureza ou objetos da história, ou mídias digitais com sons e as falas dos personagens. Para sensações táteis e sensoriais, pode-se remeter a sensações de frio, calor, ou úmidos da narrativa Tatéis: texturas macias e ásperas. Sensações olfativas: perfume, temperos, aromas.
12
O portador utilizado na leitura...
“VIVIANA, a Rainha do Pijama” O livro faz parte do acervo do PNAIC e é citado como referência de atividade no livro APIS de Língua Portuguesa.
13
Obrigada !!! Professoras: Juliane B. Lehm e Vera Guizzo EMEIEF Prof. Nicolau de Moraes Barros
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.