A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conhecimento lexical: um factor de sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita O conhecimento lexical está intimamente relacionado com o sucesso na.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conhecimento lexical: um factor de sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita O conhecimento lexical está intimamente relacionado com o sucesso na."— Transcrição da apresentação:

1 Conhecimento lexical: um factor de sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita
O conhecimento lexical está intimamente relacionado com o sucesso na compreensão da leitura e com o sucesso escolar (Chall, Jacobs & Baldwin 1990, Graves 2000) Capitais lexicais reduzidos, particularmente nas crianças de meios mais desfavorecidos, podem conduzir ao insucesso escolar (Chall, Jacobs & Baldwin 1990, Biemiller 2004) Uma exposição repetida a palavras novas constitui uma fonte importante do desenvolvimento lexical (Nagy 1988, Bawmann et al. 2003) A leitura é uma fonte importante de aprendizagem de novas palavras, pelo que quanto mais se lê tanto mais rápido é o desenvolvimento lexical (Stanovich 1986, Swandorn & de Glopper 1999); por outro lado, a utilização de estratégias de inferência do significado de uma palavra a partir do contexto e da estrutura interna, ajuda as crianças a tornarem-se leitores autónomos (Nagy 1988, Bawmann et al. 2003)

2 Conectores Através destas actividades, pretende-se que o aluno seja levado a reflectir sobre o uso de diferentes conectores que permitem a associação: de orações no interior de uma frase complexa; de frases integradas num parágrafo; Entre parágrafos. Pretende-se, ainda, que o aluno se apreceba das diferenças respeitantes ao nexo semântico que se estabelece entre essas unidades

3 Exemplo: A Rita ficou muito constipada porque estava um dia muito frio
Ligo as frases! São apresentadas aos alunos duas colunas com frases e uma lista reduzida de conectores (neste caso, conectores subordinativos). O professor pede a cada aluno que ligue uma frase da coluna esquerda a uma frase da coluna direita, usando um conector. Combina cada frase da caixa da esquerda com uma frase da caixa da direita, ligando as duas frases por uma das seguintes palavras: porque, quando, enquanto. Quantas frases maiores consegues construir? Exemplo: A Rita ficou muito constipada porque estava um dia muito frio O professor leu um livro. A Rita ficou muito constipada. O Pedro fez um bolo. Os meninos ficaram contentes. Os meninos correram para o recreio. Estava um dia muito frio. Os alunos faziam o trabalho. A campainha tocou. O professor leu uma história na aula. A Rita estava a estudar.

4 Porque razão esta frase é estranha?
Os alunos são confrontados com um conjunto de frases complexas em que ocorrem orações subordinadas averbiais. Em todos os casos, o nexo semântico que se estabelece entre as frases causa estranheza. Com a ajuda do professor, os alunos são levados a explicar a razão dessa estranheza. Em seguida, poderão propor alterações que permitam eliminar a estranheza. O professor poderá, então, refelectir com os alunos sobre o valor que está associado aos conectores subordinativos que ocorrem nessas frases. As frases seguintes são estranhas. És capz de explicar porquê? O que poderias fazer a cada frase para que ela deixasse de ser estranha? Exemplo: A Rita fez um desenho muito bonito enquanto dormia O Pedro não foi à praia porque estava um dia muito bonito. Os meninos portaram-se muito bem para o professor ficar zangado. Como a fruta é um alimento saudável, o Pedro come sempre um gelado à sobremesa.

5 Vamos completar as frases
Os alunos são confrontados com frases incompletas cujo último elemento é uma conjunção coordenativa, eventualmente associada a um conector (adverbial ou preposicional). O professor pede-lhes que escolham, entre várias hipóteses apresentadas, uma possível continuação da frase. Completa cada uma das frases que se seguem, escolhendo a continuação que te parece mais correcta: a)… foi ao cinema com um amigo. O Pedro estava com fome e por isso… b) … foi comer uma bolacha. c) … sentou-se no sofá da sala. a) … a sua cor preferida é o azul. A Rita é boa aluna mas… b) … gosta muito de Língua Portuguesa. c)… o teste correu-lhe mal. a)… a Rita gosta muito de bróculos. Ou comemos um gelado ou… b)… comemos uma peça de fruta. c)… está um lindo dia.

6 Vamos escrever uma história!
É apresentado aos alunos um conjunto de frases, retiradas de uma história infantil do seu conhecimento. Pede-se aos alunos que construam um pequeno texto que integre essas frases. Ao fazê-lo, os alunos irão ligar algumas das frases dadas através de diferentes tipos de conectores. As frases que se seguem fazem parte de uma história que certamente conheces: “A cigarra e a formiga”. Escreve a história, juntando as frases de forma a que se compreenda melhor. Podes acrescentar algumas palavras quando achares necessário. A cigarra e a formiga Durante todo o Verão, a formiga não parou de trabalhar. A cigarra tinha uma vida muito diferente. Passava o dia a tocar e a cantar. A formiga disse à cigarra que ela devia guardar comida para o Inverno. A cigarra não se importou. Continuou a descansar. O Inverno chegou. A cigarra pediu ajuda á formiga. Não tinha comida. A formiga disse à cigarra que ela devia ter pensado nisso antes. A formiga acabou por ajudar a cigarra.

7 Vamos escrever um artigo de uma enciclopédia
Esta tarefa é idêntica á anterior, sendo diferente o tipo de texto a trabalhar, o que permite levar os alunos a compreender a importância dos conectores em qualquer texto. As gaivotas As gaivotas são aves marinhas. Muitas passam pouco tempo no mar. Não têm dentes para rasgar e triturar os alimentos. Servem-se do bico longo e encurvado para capturar as presas. Têm glândulas de sal na cabeça. Essas glândulas controlam o consumo desse precioso mineral. Em excesso, o sal seria prejudicial. As glândulas libertam o sal que está a mais, através do bico. As gaivotas utilizam o vento e as correntes de ar para se manterem no ar. Esta técnica poupa-lhes energia. Não precisam de bater as asa para se deslocarem. (Texto adaptado de A Enciclopédia dos Animais, Civilização Editora)

8 Classes e subclasses de palavras
Através destas actividades, pretende-se que o aluno seja levado a descobrir as regularidades relacionadas com os contextos de ocorrência de diferentes classes de palavras.

9 Tantas repetições Os alunos são confrontados com um texto em que uma expressão nominal é repetida diverasas vezes. É-lhes pedido que reescrevam o texto evitando essa repetição. Ao fazê-lo, os alunos poderão recorrer a diferentes estratégias: utilização de pronomes, utilização de sujeitos subentendidos, utilização de expressões sinónimas, construção de orações relativas, etc. No texto que se segue, a expressão o panda é repetida muitas vezes. Reescreve o texto de forma a que, sempre que puderes, não repitas essa expressão. O panda é um animal mamífero da família dos ursídeos. O panda tem um focinho curto que lembra um urso de peluche. O pelo do panda é preto e branco. O panda é pacífico e bonacheirão, o que torna o panda um dos animais mais queridos pela humanidade. O panda é muito dócil e tímido. O panda raramente ataca o homem, a não ser quando o panda está mesmo muito irritado. O alimento preferido do panda é o bambu.

10 Vamos substituir palavras!
É apresentada aos alunos uma frase. Pede-se aos alunos que façam substituições de palavras dessa frase por outras à sua escolha. Esta actividade permitirá aos alunos reflectir sobre a relação entre a pertença da palavra a uma dada classe e os contextos em que pode ocorrer. Observa esta frase: A formiga trabalhou muito durante o Verão. Constrói três frases diferentes, substituindo a palavra formiga por palavras à tua escolha. Constrói agora outras três frases, substituindo a palavra trabalhou por outras palavras.

11 Vamos construir frases!
É apresentada aos alunos uma frase, juntamente com uma lista de palavras pertencentes a classes diferentes. Pede-se aos alunos que construam três frases diferentes que resultem de substituições a partir da lista de palavras dadas. Através desta actividade, os alunos vão perceber que nem todas as substituições são possíveis e que apenas podem substirtuir uma palavra por outra da mesma classe. Observa esta frase: O Pedro comprou um bolo delicioso no domingo. A partir desta frase, constrói três frases diferentes em que mudas apenas uma palavra, escolhendo para isso uma palavra da lista que se segue. este menino pão ontem fez bom fim de semana cão

12 Quantas frases posso construir?
É apresentada aos alunos uma frase, juntamente com uma lista de verbos pertencentes a subclasses diferentes. Pede-se aos alunos que construam frases diferentes que resultem de substituições a partir da lista de palavras dada. Através desta actividade, os alunos vão perceber que nem todas as substiuições são possíveis e que apenas podem substituir um verbo por outro da mesma classe. Observa esta frase: O Pedro comprou um bolo delicioso no domingo. A partir desta frase, constrói frases diferentes em que mudas apenas uma palavra, escolhendo para isso uma palavra da lista que se segue. comeu brincou fez lutou devorou espirrou ficou viu

13 Completo as frases e agrupo as palavras
É apresentada aos alunos uma lista de palavras pertencentes a diferentes classes (neste caso, nomes, verbos e adjectivos). Em seguida, são apresentadadas frasesmem que falta uma palavra. Os alunos deverão completar cada frase a partir das palavras que lhe foram apresentadas. Para realizar esta tarefa, terão de seleccionar, para cada caso, palavras pertencentes a uma dada classe. Observa a seguinte lista de palavras: Vê que palavras da lista poderias colocar na posição que está vazia em cada uma das frases seguintes. A Rita encontrou um _________________________ . A Rita _______________________ um livro. A Rita comprou um quadro muito ____________________ . Faz uma lista das palavras que podem completar cada uma das frases. cão brinquedo menino lápis relógio escreveu encontrou bolo leu escondeu comprou bonito estranho grande saco

14 Restrições sintácticas e semânticas
Através destas actividades pretende-se que o aluno seja levado a descobrir que a cada palavra estão associadas propriedades de natureza sintáctica e semântica que podem condicionar as restantes expressões que ocorrem na frase.

15 Tanto disparate! - 1 Os alunos são confrontados com sequências semanticamente anómalas, porque não são respeitadas as propriedades de uma das palavras que nelas ocorre. O aluno terá de dizer por que razão se regista essa impossibilidade e é convidado a reescrever a sequência, mudando apenas a palavra geradora da anomalia, de forma a obter uma frase possível. As frases que vais ler a seguir são disparatadas: O meu pente adora a história da Branca de Neve. As crianças comeram todas as pedras. O João assustou o vento. Cortei o pão com uma caneta. O meu carro é feliz. Por que razão estas frases são disparatadas? Em cada uma das frases corrige o disparate, mudando apenas uma palavra.

16 Tanto disparate! - 2 Os alunos são confrontados com sequências sintacticamente anómalas, porque não são respeitadas as propriedades de uma das palavras que nelas ocorre. O aluno terá de dizer por que razão se regista essa impossibilidade e é convidado a reescrever a sequência, mudando apenas a palavra geradora da anomalia, de forma a obter uma frase possível. As frases que vais ler a seguir são disparatadas: O Pedro mora para a casa dos pais. O menino espirrou a mãe. Os meninos não fizeram. O Pedro construiu de castelo na areia Por que razão estas frases são disparatadas? Em cada uma das frases corrige o disparate, mudando apenas uma palavra.

17 Vamos disparatar! Nesta actividade, os alunos são confrontados com frases possíveis e terão de mudar uma palavra de forma a obterem uma frase anómala. Em cada frase, os alunos só podem mudar uma palavra, mas essa palavra poderá encontrar-se em diferentes pontos da sequência. Vamos agora construir frases disparatadas. Lê as frases que se seguem e, em cada uma delas , muda apenas uma palavra para obteres uma frase disparatada. Dei um empurrão ao meu primo e ele desatou a chorar. O bebé comeu a sopa toda. A professora fala muito. A Maria foi ao cinema com a mãe.

18 Sei escolher a palavra certa!
São apresentadas aos alunos várias frases com um espaço em branco. Simultaneamente, é-lhes fornecida uma lista de preposições. O aluno deverá escolher a preposição certa para colocar no espaço em branco. Esta actividade sensibiliza os alunos para o facto de o verbo exigir uma determinada preposição. Adicionalmente, sensibilizá-los-á para a questão da contracção da preposição com o determinante. Nas frases que vais ler a seguir, falta uma palavra. Completa-as, escolhendo uma palavra da caixa pequenina. Em alguns casos poderás ter de fazer algumas mudanças na palavra que escolheste: A professora distribuiu bombons ___________ todos os meninos da sala. A mãe afastou o bebé_______________ o cão. A Teresa encontrou a professora __________ Lisboa. O palhaço transformou os lenços ________ pombas brancas. O João brincou ______ os amigos no parque. A Marfia está a estudar __________ as 8 horas. O carro dirigiu-se ___________o estacionamento. O Luis saiu _________ cas muito cedo. para em de com por desde

19 Viagem espacial Abaixo , tens duas caixas: a caixa das estrelas e a caixa da lua. a professora a mãe o carro os meninos o leão o caçador o telefone o casaco a teresa o joão um quadro saíram espirrou assustou travou lavou atendeu pintou Continua…

20 Viagem espacial (cont.)
Preenche o quadro que te é apresentado a seguir com 6 frases diferentes, em que entrem todas as palavras da caixa da lua. Na coluna da esquerda, escreves as frases; na coluna da direita, pintas a sequência de símbolos que obténs a partir das frases que escreveste. Já lá tens um exemplo para veres como tens de fazer. Reflecte com o teu professor e com os teus colegas sobre as diferenças que encontraste. Frases Sequência de símbolos O João pintou um quadro.

21 Conheço propriedades das palavras
Nesta actividade, os alunos utilizarão matrizes para caracterizar uma entidade. Convenciona-se o uso de um símbolo para indicar que o objecto em questão tem a propriedade considerada (por exemplo, “+” ou “√”), não a tem (por exemplo, “-”) ou pode ou não tê-la (por exemplo, “±”). Mesa móvel tampo pernas serve para refeições tem costas

22 Comparo as propriedades de duas ou mais entidades usando uma tabela
As tabelas podem também ser usadas para comparar as propriedades de duas ou mais entidades, permitindo uma visualização fácil das características que partilham e das que as distinguem. No exemplo abaixo, a matriz deverá ser preenchida para distinguir aves, através de três propriedades. pardal galinha avestruz pinguim Tem penas Voa Nada

23 Diferentes significados de palavras
Através destas actividades, pretende-se sensibilizar o aluno para o facto de uma palavra poder adquirir mais do que um significado, tendo em conta o contexto em que ocorre.

24 Digo o que quero dizer! Com esta actividade, os alunos são levados a construir frases com palavras às quais pode estar associado mais do que um significado. Deverão, assim, perceber que o contexto em que a palavra ocorre é fundamental para descobrir o significado exacto da palavra. Vais ler um conjunto de palavras que podem ter mais do que um significado. Para cada palavra escreve frases em que se perceba que o significado da palavra é diferente. Atenção: não tens de definir o significado da palavra; só tens de construir frases de acordo com o significado que queres dar à palavra. Exemplo: planta – Tenho uma planta com flor no meu quarto. O arquitecto fez a planta dessa casa. A mãe do Miguel planta flores no seu jardim. banco pena canto corredor modelo fecho planta

25 Sentido literal ou sentido figurado?
Observa as seguintes frases: Os seres humanos respiram por pulmões. A Amazónia é o pulmão da Terra. Para que servem os pulmões? O que significa pulmão em (b)? A Ana engoliu a sopa. A Ana engoliu o que lhe disseram. A Ana desligou o telemóvel. A Ana desligou. O primeiro rei de Portugal. O rei das pizas. O João feriu-se na cabeça. Ele foi a cabeça da conspiração.

26 Atribuir significados de forma não composicional
Através destas actividades, os alunos deverão perceber que nem sempre o significado das expressões é obtido pela soma dos significados das palavras que as constituem. Serão , assim, considerados os casos das palavras compostas e das expressões fixas. Sensibilizar-se-á, ainda, as crianças para o facto de existirem casos em que o significado da frase é obtido de forma composicional (i.e., através da combinação dos significados das palavras que a compõem), mas em que, ainda assim, é possível obter mais do que uma leitura, por ser possível estabelecer diferentes relações entre as palavras.

27 Dois em um (-1) Repara nestas palavras: Couve-flor, peixe-espada,
Amor-perfeito, azul bebé Encontras nelas duas palavras. Quais são? O significado das palavras grandes é a soma do significado das palavras pequenas? Descobre outras palavras parecidas. . Guarda-vestidos, saca-rolhas, trinca-espinhas, espalha-brasa

28 Descubro o significado das expressões fixas
Nesta actividade, os alunos são confrontados com um conjunto de frases que contêm expressões fixas. Ao tentar interpretá-las, com a ajuda do professor, os alunos vão aperceber-se de que, nestes casos, o significado das frases transcende o significado das palavras que as constituem. Deverão ser auxiliados na compreensão da relação que existe entre o significado das expressões fixas que nelas ocorrem e o seu significado literal. Nas frases que se seguem, as expressões sublinhadas têm um significado especial. Consegues explicar o que significa cada uma delas? A Rita está em maus lençóis. O Pedro nem sabe de que terra é. Está-me a chegar a mostarda ao nariz! O Pedro explodiu de raiva. A Rita tem um língua afiada. Dá um exemplo de outra frase que contenha uma expressão deste tipo.

29 Construo expresões idiomáticas
Descobre a palavra que falta nos espaços em branco das frases seguintes: O João deitou-se à sombra da _________________ e teve má nota no teste. A Ana é muito inteligente; faz tudo com uma perna ____________________. O Miguel é muito nervoso; faz uma _____________ num ________ de água. A maria aborreceu-se com o irmão e mandou-o pentear _______________ . Os alunos puseram mãos ___________________ e fizeram o trabalho rapidamente. O Carlos fez um trabalho sem ____________nem cabeça. A Ana está mesmo mal-humorada; deve ter acordado com ________ de fora.

30 Descubro o significado dos ditados populares
Nesta actividade, é apresentado aos alunos, um conjunto de ditados populares. O objectivo do professor será o de levá-los a compreender que estas frases possuem uma forma fixa e que não deverão ser interpretadas literalmente. Para compreender o significado dos ditados populares, os alunos poderão, com a ajuda do professor, imaginar situações a que cad um deles se aplique. Há frases a que chamamos ditados populares. És capaz de explicar o que é um ditado popular? E consegues explicar o significado de cad um dos que estão na caixa abaixo? Agora, imagina uma situação a que cada um destes ditados populares se aplique. Quem não arrisca não petisca. Vale mais um pássaro na mão que dois a voar. A mentira tem pernas curtas. A cavalo dado não se olha a dente. De pequenino se torce o pepino.

31 Dois em um (2) Cada frase que vais ler a seguir pode ter mais do que um significado. És capaz de dizer quais os significados que a frase tem? O João trouxe o livro da biblioteca. Adoro bolachas e bolos de chocolate! A Ana comprou uma saia de seda chinesa. . Tenta descobrir por que razão cada uma destas frases tem mais do que um significado.

32 Construir palavras Estas actividades pretendem levar os alunos a:
i) descobrir que as palavras podem integrar unidades de significado menores que se combinam de acordo com as regras de formação de palavras; ii) identificar os contextos em que elas podem ocorrer ; iii) perceber que na interpretação das palavras é fundamental conhecer os significados de todos os elementos que nela intervêm.

33 As casinhas de palavras
Através desta actividade, são fornecidos aos alunos elementos que entram na constituição de palavras derivadas. Os alunos devem identificar a palavra que resulta da combinação desses elementos. De seguida, é-lhes pedido que escrevam frases em que ocorram as palavras obtidas; desta forma, os alunos deverão ser capazes de identificar o contexto de ocorrência dessas palavras, o que mostra que conhecem o seu significado. Continua…

34 As casinhas de palavras -1 (Cont.)
Em cada tijolinho encontras bocadinhos que vamos usar para construir palavras. Constrói a palavra que resulta da combinação dos tijolinhos, formando o telhado da casinha. Atenção: podes ter que fazer alterações no bocadinho que te é dado. Depois, escreve frases em que entrem essas palavras. (Obs.: dependendo do ano de esc. Pode-se utilizar base, sufixo ou prefixo , em vez de “bocadinho”). re fazer in feliz lenta mente a normal gula oso piano ista

35 As casinhas de palavras - 2
Esta actividade tem o mesmo objectivo da anterior, mas agora será o aluno a identificar os elementos que constituem a palavra. Em cada telhado encontras a palavra que podes dividir aos bocadinhos. Escreve frases em que entrem essas palavras. Coloca nos tijolos os bocadinhos que identificares. desfazer sapateiro pescador joelhada peixaria impossível

36 Que confusão! Através desta actividade, pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar palavras derivadas em que intervém o mesmo prefixo ou o mesmo sufixo. São-lhes dadas várias palavras que eles terão de organizar de acordo com a sua estrutura e é-lhes pedido que construam frase em que essas palavras ocorram. As palavras estão todas desarrumadas! Vamos arrumá-las em caixinhas. Em cada caixinha, as palavras têm de ter uma parte igual. Consegues identificá-la? Depois escreve frases em que entre uma palavra de cada caixinha. refazer leiteiro pescador despentear joelhada peixaria cozinheiro recomeçar facada lenhador ferreiro desmarcar caçador frutaria

37 Sei formar novas palavras
Através desta actividade, o aluno vai compreender que consegue formar outras palavras através da aplicação regular de um processo morfológico. Adicionalmente, compreenderá que as unidades menores que integram as palavras estão associadas a um significado. Em cada frase, completa os espaços em branco com palavras formadas a partir da palavra sublinhada: O João cozinha muito bem. Ele é bom _______________. Aquele homem vende leite. Ele é ______________________. O Pedro tem uma livraria. Ele vende livros, por isso, é um ________________. O avô da Ana conserta sapatos. Ele é ___________________ . És capaz de explicar o que fizeste para construir estas palavras?

38 Sei inventar palavras Esta actividade é complementar da anterior e permite mostrar que ao tomar consciência de processos morfológicos, o aluno pode aplicá-los em situações novas, incluindo aquelas em que ocorrem palavras até então desconhecidas. Nas frase que vais ler a seguir, estão sublinhadas palavras que não existem. Em cada frase, completa os espaços em branco com palavras inventadas por ti, formadas a partir da palavra sublinhada: O meu vizinho vende parafantos. Ele é __________________ . O Pedro faz mafagafos. Ele é _____________________. Nota: Quer esta actividade quer a anterior podem ser repensadas, de forma a que os alunos tenham de reconhecer a base derivante a partir da forma derivada.

39 Ajuda o Professor Juntabicho
Com esta actividade, pretende-se ilustrar a possibilidade de construção de novas palavras através da junção de partes de palavras já existentes, processo designado por amálgama. O Professor Juntabicho está no seu laboratório a fazer a seguinte experiência: junta dois animais para criar um novo animal. Quando juntou uma borboleta com uma lagartixa, criou uma borbotixa. Imagina agora como se chamariam os novos animais resultantes das seguintes junções: elefante + crocodilo = _____________________________ girafa + gato = ______________________________ cavalo + burro = _________________________ camelo + vitelo = ________________________ Agora ajuda o Professor Juntabicho a criar novos animais.

40 O jogo dos contrários A frase que vais ler a seguir está incompleta. Preenche os espaços em branco, escolhendo palavras da caixa que signifiquem o contrário uma da outra. Quantas frases diferentes consegues construir? O João é muito ___________ mas o Pedro é muito _______________ . Houve algumas palavras da caixa que sobraram? Quais foram ? És capaz de descobrir os contrários dessas palavras? simpáctico estudioso alegre antipático alto loiro preguiçoso magro baixo bonito triste envergonhado gordo

41 Actividades para alargamento lexical
Ordenar palavras de significado mais geral um significado mais particular árvore, pinheiro, vegetal animal, pardal, pássaro futebol, futebol de salão, jogo palavra, sílaba, frase bairro, cidade, rua astro, sol, estrela


Carregar ppt "Conhecimento lexical: um factor de sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita O conhecimento lexical está intimamente relacionado com o sucesso na."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google