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Por que estudar ÉTICA?.

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Apresentação em tema: "Por que estudar ÉTICA?."— Transcrição da apresentação:

1 Por que estudar ÉTICA?

2 Mas afinal o que é Ética?

3 No vocabulário filosófico contemporâneo...
Há três maneiras mais importantes como a palavra “ética” é usada atualmente. No vocabulário filosófico contemporâneo... 1-Ética como estudo da moral/moralidade – já a moral tem haver com o agir humano (ações)  sendo avaliado a relação entre o bem x mal ; justo x injusto; correto x incorreto.

4 Algo padrão... 2- “Ética” na linguagem comum  Nesse sentido “ética” significa um padrão a que um determinado conjunto de pessoas estão submetidos. Exemplo: Esse sentido tem a ver com o uso dessa palavra em expressões como “ética médica”, “ética jornalística”, “ética do servidor público”, “ética do administrador”, etc.

5 Algo Valorativo... 3- Ética como “aprovação”  Quando agimos de forma correta, aceitável...  produz-se um sentido valorativo ou seja de aprovação. Exemplo: Quando aprovamos a atuação, por exemplo, de um médico ou de um jornalista, dizendo que ele é “ético”, estamos querendo dizer que segue o padrão que define sua atuação como médico ou jornalista.

6 Assim, ética está relacionada a um “padrão”, onde através dele poderemos julgar o grupo social em que estamos inseridos. Não basta que exista o padrão, é necessário que esse padrão seja efetivamente seguido e praticado.

7 A ética teve sua origem na antiguidade grega, através de Aristóteles (com a idéia sobre ética x virtudes éticas). Doutrinas éticas= Teorias acerca da moral: ÉTICA GREGA ÉTICA CRISTÃ ÉTICA MEDIELVAL ÉTICA MODERNA ÉTICA COMTEMPORÂNEA= tem por objeto a moral ou moralidade.Já a moral tem relação com o agir humano. Obs: Nascem e se desenvolvem em diferentes épocas e sociedade como resposta aos problemas básicos da sociedade de cada período.

8 -Música de Milton Nascimento
DINÂMICA -Música de Milton Nascimento

9 Quais são os seus valores enquanto ser Humano?

10 ...PRINCÍPIOS

11 Quais são os seus IDEIAIS?

12 O que você entende por REGRAS?

13 E a palavra MORAL?

14 Você se considera uma pessoa Ética?
O que essa palavra representa para você?

15 Valores: é tudo aquilo que afirmamos merecer ser desejado.
Conceitos: Valores: é tudo aquilo que afirmamos merecer ser desejado.

16 Afirmamos, em primeiro lugar, que determinados fins devem ser desejados ou buscados.
Dizemos, por exemplo, que ter saúde, ter felicidade, ter um grau razoável de conforto material, ter uma boa educação, etc., são coisas que merecem ser buscadas ou desejadas. Saúde, felicidade, conforto, educação, assim, são valores para nós. Também afirmamos que determinadas características das pessoas ou de suas ações merecem ser aprovadas. Dizemos, por exemplo, que uma pessoa honesta ou veraz, uma ação corajosa ou uma pessoa temperante, etc, têm mérito. Honestidade, veracidade, coragem, temperança, etc., são, para nós, também valores.

17 Daí a importância de ter claro quais são nossos valores.
Os valores funcionam em geral como orientadores de nossas escolhas e decisões. Determinando quais são aquelas coisas que merecem ser desejadas, podemos mais facilmente estabelecer nossas preferências e, em função disso, escolher e decidir. Daí a importância de ter claro quais são nossos valores.

18 Princípios: Representa algo que é posto no início, como base ou fundamento.Funcionando como elemento de justificação.Ex: Respeito a vida. Ideais: Estão intimamente relacionados aos valores.Representando o conjunto de valores que para nós como grupo ou como membro desse grupo, é considerado bom. Ex: Assumir uma posição de destaque na vida profissional. Esses ideais, em geral, aparecem na forma de modelos ou exemplos a serem seguidos ou imitados= compõem no conjunto tudo que é considerado bom.

19 Regras: São normas particulares aplicáveis ás várias situações e problemas encontrados na vida do grupo a que se aplica. Essas regras procuram orientar mais de perto a conduta, aplicando e dando maior concretude aos valores afirmados. Essas regras aparecem organizadas na forma de códigos de ética ou de conduta.

20 MORAL: A moral é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma dada sociedade. ÉTICA: Parte da filosofia que estuda os valores morais da conduta humana. Se não houver princípios morais a humanidade estará fadada ao fracasso.

21 Dinâmica Ler a reportagem com bastante atenção.
Falar sua opinião ao grupo. Abrir discussão em sala de aula.

22 Análise dos Dados: 1º) Quando pessoas normais cometem crimes bárbaros é sinal de que a sociedade perdeu o controle de si própria. 2º) Crimes violentos sobrepõem á imoralidade.São amorais!Essa ausência total de valores morais é geralmente percebida em atos praticados por psicopatas ou assassinos em série.

23 3º) Quando pessoas supostamente normais cometem barbáries como essa, tem-se um péssimo sinal.
É uma prova de que a sociedade em questão perdeu o controle de si mesma, que as pessoas não tem mais a noção exata de certo e errado.

24 4º) Os valores morais podem sofrer transformações de acordo com os traços culturais e com a realidade de cada sociedade. Essa influência da cultura e da realidade nos valores morais pode ser bem percebida quando tratamos de assuntos como aborto, eutanásia e comportamento sexual.Cada país tem uma visão diferente dessas questões.

25 6ª) Vivemos na sociedade do espetáculo, ex: Big Brother Brasil.
5º) Estamos num momento de repensar os nosso valores ético...toda essa onda de violência são sintomas de uma sociedade doentia. 6ª) Vivemos na sociedade do espetáculo, ex: Big Brother Brasil. 7º) A mídia determina os nossos olhares, constroem os nosso valores... 8º) A ética no campo do “Ter” está desajustada! EX: Marginais matando para comprar tênis...

26 É IMPOSSÍVEL A VIDA EM SOCIEDADE E A CONTINUIDADE DE UM GRUPO SEM ESTRUTURA ÉTICA, OU SEJA, DE VALORES, PRINCÍPIOS, LIMITES, RESPEITO Á PESSOAS, SENTIDO DE BEM COMUM.

27 Mas afinal, o que pode causar o enfraquecimento dos valores éticos numa sociedade?
A ética é um exercício diário, precisa ser praticada no cotidiano. Pois só assim ela poderá se afirmar em sua plenitude numa sociedade. Se uma pessoa não respeita o próximo, não cumpre as leis de convivência, não paga seus impostos ou não obedece as leis de trânsito, ela não é ética.

28 “PARA UMA SOCIEDADE SER JUSTA O CÍRCULO ÉTICO É ESSENCIAL”.
Num primeiro momento, pequenas infrações isoladas parecem não ter importância.Mas, ao longo do tempo, a moral da comunidade é afetada em todas as suas esferas. CÍRCULO ÉTICO Uma ação interfere na outra, e os valores morais perdem a força, vão se diluindo... “PARA UMA SOCIEDADE SER JUSTA O CÍRCULO ÉTICO É ESSENCIAL”.

29 É O PRIMEIRO PASSO PARA MUDAR UMA SOCIEDADE CORROMPIDA!!
Assim... QUANDO OS CIDADÃOS SÃO ESTIMULADOS A RESPEITAR AS LEIS BÁSICAS, PASSAM A RESPEITAR A SI PRÓPRIO, AO PRÓXIMO E Á CIDADANIA. É O PRIMEIRO PASSO PARA MUDAR UMA SOCIEDADE CORROMPIDA!!

30 2º MOMENTO

31 FILME: “CLICK”

32 “Ser humano, o ser pensante, o ser das possibilidades”.
As nossas ações tem implicações na vida do outro. Assim, a ética deve fundamentar-se no bem comum no respeito aos direitos do cidadão e na busca de uma vida digna para todos.

33 Reflexão sobre o Filme:
Quais os princípios e valores retratados no filme? Qual é a fórmula para a felicidade x sucesso apresentada pelo filme? Os fins justificam os meios? “ética como espaço privilegiado para pensarmos ações- nas organizações, família e indivíduo”.

34 A ética pode também contribuir para fundamentar ou justificar certa forma de comportamentos moral.
Assim, se a ética revela uma relação entre o comportamento moral e as necessidades e os interesses sociais, ela nos ajudará a situar no devido lugar a moral efetiva, real, do grupo social. Por outro lado, ela nos permite exercitar uma forma de questionamento, onde nos colocamos diante do dilema entre "o que é" e o "que deveria ser", imunizando-nos contra a simplória assimilação dos valores e normas vigentes na sociedade e abrindo em nossas almas a possibilidade de desconfiarmos de que os valores morais vigentes podem estar encobrindo interesses que não correspondem às próprias causas geradoras da moral.

35 A reflexão ética também permite a identificação de valores petrificados que já não mais satisfazem os interesses da sociedade a que servem.

36 Mas então, todas e quaisquer normas morais são legítimas?
A sociedade é regida por códigos de ética= Sendo que essa “moral” vigente sofre pressão dos interesses econômicos e de mercado, estando sujeita a freqüentes e graves degeneração. As pessoas tem valores, que são herdados pelos processo de aprendizagem humana. A moral nada mais é do que a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos. Mas então, todas e quaisquer normas morais são legítimas? Não deveria existir alguma forma de julgamento da validade das morais?

37 Resposta: Existe!!! E essa forma é o que chamamos de ética – que buscará balizar as ações humanas.A ética é uma reflexão crítica sobre a moral. A ética existe como uma referência para os seres humanos em sociedade de modo tal que a sociedade possa se tornar cada vez mais humana.

38 A ética pode ser incorporada pelos indivíduos sob a forma de uma atitude diante da vida cotidiana, capaz de julgar criticamente os apelos a - críticos da moral vigente. Novamente  A reflexão ética também permite a identificação de valores petrificados que já não satisfazem os interesses da sociedade a que servem.

39 A ética é um comportamento social, ninguém é ético num vácuo.
1  Recebe influência do meio social 2  Adquirindo aos poucos: idéias morais (conjunto de regras, normas e valores aceitos em seu grupo social) 3  Assim, começamos a desenvolver nossa reflexão crítica e passamos a questionar os valores herdados. 4  Para só então decidirmos, se aceitamos ou não as normas.

40 Que pode ser chamada de Interiorização.
5  A decisão de acatar uma determinada norma é sempre fruto de uma reflexão pessoal consciente... Que pode ser chamada de Interiorização. É essa interiorização das normas que qualifica um ato como sendo moral.

41 EXEMPLO: Existe uma norma de trânsito que nos proíbe de buzinar diante de um hospital. Podemos cumpri-la por razões intimas, pela consciência de que os doentes sofrem com isso. Nesse caso houve a interiorização da norma e o ato é um ato moral. Mas, se apenas seguirmos a norma pelo medo das punições previstas pelo código de trânsito, não houve o processo de interiorização e meu ato escapa do campo moral.

42 A moral é a regulação dos valores e comportamentos considerados legítimos por uma dada sociedade.

43 Já a ética será uma reflexão crítica sobre a moralidade, cujo objetivo é balizar as ações humanas. Exercendo uma permanente crítica sobre a moral, para reforçá-la ou transformá-la.

44 É Impossível a vida em sociedade e a continuidade de um grupo sem estrutura ética, ou seja, de valores, princípios, limites, respeito à pessoa, sentido de bem comum. Assim, a ética está relacionada a opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis. Nesta convivência naturalmente têm que existir regras que coordenem e harmonizem esta relação.

45 A origem da palavra ética vem do grego “ethos”, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o “ethos” grego, para o latim “mos” (ou no plural “mores”), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Tanto “ethos” (caráter) como “mos” (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por hábito” (VÁZQUEZ). Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.

46 No nosso dia-a-dia não fazemos distinção entre ética e moral, usamos as duas palavras como sinônimos. Mas os estudiosos da questão fazem uma distinção entre as duas palavras. Assim, a moral é definida como o conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. A moral é normativa. Enquanto a ética é definida como a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade. A ética é filosófica e científica.

47 A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relações justas e aceitáveis.

48 “Nenhum homem é uma ilha”
“Nenhum homem é uma ilha”. Esta famosa frase do filósofo inglês Thomas Morus, ajuda-nos a compreender que a vida humana é convívio. Para o ser humano viver é conviver. É justamente na convivência, na vida social e comunitária, que o ser humano se descobre e se realiza enquanto um ser moral e ético. É na relação com o outro que surgem os problemas e as indagações morais: o que devo fazer? Como agir em determinada situação? Como comportar-me perante o outro? Diante da corrupção e das injustiças, o que fazer?

49 “ Se não houver princípios morais a humanidade estará fadada ao fracasso”.

50 Portanto, constantemente no nosso cotidiano encontramos situações que nos colocam problemas morais.
São problemas práticos e concretos da nossa vida em sociedade, ou seja, problemas que dizem respeito às nossas decisões, escolhas, ações e comportamentos - os quais exigem uma avaliação, um julgamento, um juízo de valor entre o que socialmente é considerado bom ou mau, justo ou injusto, certo ou errado, pela moral vigente.

51 “ A ética vem para dar um FREIO na sociedade”

52 “A ética vem para estabelecer/promover o bem social, balizar a conduta humana”

53 A ética nos permite exercitar uma forma de questionamento, onde nos colocamos diante do dilema entre "o que é" e o "que deveria ser", imunizando-nos contra a simplória assimilação dos valores e normas vigentes na sociedade e abrindo em nossas almas a possibilidade de desconfiarmos de que os valores morais vigentes podem estar encobrindo interesses que não correspondem às próprias causas geradoras da moral. A reflexão ética também permite a identificação de valores petrificados que já não mais satisfazem os interesses da sociedade a que servem.

54 Exemplo: O termo injustiça já nasce de um juízo ético de alguém que percebe que a realidade não é o que deveria ser... Exemplo: escravidão

55 “A ética dá a possibilidade da existência”.
Sem ética, ou seja, sem referência a princípios humanitários fundamentais comuns a todos os povos, nações, religiões, etc., a humanidade já teria se desaparecido até á autodestruição.

56 A ética não cabe na teoria!!!

57 O problema é que não costumamos refletir e buscar os “porquês” de nossas escolhas, dos comportamentos, dos valores. Agimos por força do hábito, dos costumes e da tradição, tendendo à naturalizar a realidade social, política, econômica e cultural. Com isto, perdemos nossa capacidade critica diante da realidade. Em outras palavras, não costumamos fazer ética, pois não fazemos à crítica, nem buscamos compreender e explicitar a nossa realidade moral.

58 Ao afirmarmos que a ética estuda os costumes podemos dizer que os valores éticos podem se transformar, assim como a sociedade se modifica. Lógico, que a ética não retrata apenas os costumes, pois trata-se de uma reflexão teórica com validade universal. Portanto, imaginarmos que um comportamento ético nada mais é do que um comportamento adequado aos costumes vigentes é uma visão equivocada e simplista.

59 Sem dúvida, a ética precisa conhecer, apoiando-se em estudos de antropologia cultural e outros, os costumes das diferente épocas e sociedades. "Não são apenas os costumes que variam, mas também os valores que os acompanham, as próprias normas concretas, os próprios ideais, a própria sabedoria, de um povo a outro."

60 A ética preocupa-se com as formas humanas de resolver as contradições entre necessidade e possibilidade, entre tempo e eternidade, entre o individual e o social, entre o econômico e o moral, entre o corporal e o psíquico, entre o natural e o cultural e entre a inteligência e a vontade.

61 - O Psicótico não tem conduta ética, pois ele não estabelece valores
- O Psicótico não tem conduta ética, pois ele não estabelece valores. Só o seu ID prevalece.

62 Mais forte do que “eu” está a força do grupo.
O grupo tem muita força!!! Mais forte do que “eu” está a força do grupo. A força do grupo social sobre as suas ações são muito fortes!

63 Exemplos de mudança do olhar social gerada pela força do grupo:
Mulher divorciada Roupas fechadas Escravidão

64 A mídia determina os nosso olhares.
Os crimes que nos chocam hoje, eram os mesmos que íamos para as ruas assistir o espetáculo nas arenas. Exemplo: Big Brother: Vivemos na sociedade do espetáculo!!! A mídia determina os nosso olhares.

65 Lembre-se: A ética só se torna ética de fato quando você toma consciência de que aquilo não será melhor para o próximo e sim para você. Exemplo: Multa no trânsito.

66 No Brasil, encontramos vários exemplos da manipulação dos grupos “mais fortes” no campo da ética.
Historicamente marcada pelas injustiças sócio-econômicas, pelo preconceito racial e sexual, pela exploração da mão-de-obra infantil, pelo “jeitinho” e a “lei do mais esperto”, etc, etc. A realidade brasileira nos coloca diante de problemas éticos bastante sérios. Contudo, já estamos por demais acostumados com nossas misérias de toda ordem.

67 Naturalizamos a injustiça e consideramos normal conviver lado a lado as mansões e os barracos, as crianças e os mendigos nas ruas; achamos inteligente e esperto levar vantagem em tudo e tendemos a considerar como sendo “otário” quem procura ser honesto. Na vida pública, exemplos é o que não faltam na nossa história recente: “anões do orçamento”, impeachment de presidente por corrupção, compras de parlamentares para a reeleição, os medicamentos "b o", máfia do crime organizado, desvio do Fundef, etc. etc.

68 Não sem motivos fala-se numa crise ética, já que tal realidade não pode ser reduzida tão somente ao campo político-econômico. Envolve questões de valor, de convivência, de consciência, de justiça. Envolve vidas humanas. Onde há vida humana em jogo, impõem-se necessariamente um problema ético. O homem, enquanto ser ético, enxerga o seu semelhante, não lhe é indiferente. O apelo que o outro me lança é de ser tratado como gente e não como coisa ou bicho. Neste sentido, a Ética vem denunciar toda realidade onde o ser humano é coisificado e animalizado, ou seja, onde o ser humano concreto é desrespeitado na sua condição humana.

69 A ÉTICA NO CAMPO DO TER ESTÁ DESAJUSTADA!

70 O campo ético é um campo muito fraco
O campo ético é um campo muito fraco...nós não temos sustentabilidade de falar em ética nos tempos atuais.

71 Há uma construção de valores que ‘nós” temos que engolir!
Estamos em um momento de repensar os nosso valores éticos. Essa crise social em que vivemos são sintomas de uma sociedade doentia. Os nosso valores são as do Ter e da aparência. Ex: Hoje os marginais assaltam para comprar/usar tênis de marca..a vida trata bem quem se veste bem. Há uma construção de valores que ‘nós” temos que engolir!

72 Conceituação: Diferença entre ÉTICA X MORAL X DIREITO
É extremamente importante saber diferenciar a Ética da Moral e do Direito. Estas três áreas de conhecimento se distinguem, porém têm grandes vínculos e até mesmo sobreposições.

73 A Moral estabelece regras que são assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver.
A Moral independe das fronteiras geográficas e garante uma identidade entre pessoas que sequer se conhecem, mas utilizam este mesmo referencial moral comum.

74 O Direito busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado.
As leis têm uma base territorial, elas valem apenas para aquela área geográfica onde uma determinada população ou seus delegados vivem. Alguns autores afirmam que o Direito é um sub-conjunto da Moral.

75 A Ética é o estudo geral do que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, adequado ou inadequado. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela é diferente de ambos - Moral e Direito - pois não estabelece regras. Esta reflexão sobre a ação humana é que caracteriza a Ética.

76 2º MOMENTO ÉTICA EMPRESARIAL 31/03/2007

77 ÉTICA é o ideal de conduta humana, desenvolvido em conjunto com o processo civilizacional, que orienta cada ser humano sobre o que é bom e correto e o que deveria assumir, orientando sua vida em relação a seus semelhantes, visando ao bem comum. A ética de nossa sociedade e a ética empresarial são inseparáveis, algumas vezes indistinguíveis. Nossas preocupações diárias com a eficiência, competitividade e lucratividade não podem prescindir de um comportamento ético. A ética no trabalho orienta não apenas o teor das decisões (o que devo fazer) como também o processo para a tomada de decisão (como devo fazer).

78 A adoção de princípios éticos e comportamentos reflete o tipo de organização da qual fazemos parte e o tipo de pessoa que somos. Nosso respeito pelas diferenças individuais e a preocupação crescente com a responsabilidade social, onde inserimos as questões de segurança, meio-ambiente e saúde no cotidiano da nossa gestão empresarial refletem as relações do Sistema Empresarial com seus empregados e para com a sociedade. Cada indivíduo tem o seu próprio padrão de valores. Por isso, torna-se imperativo que cada empregado faça sua reflexão, de modo a compatibilizar seus valores individuais com os valores do Sistema, expressos nos Princípios Éticos.

79 Deve agir, em seu relacionamento com colegas de trabalho, clientes e sociedade, de acordo com o Código de Conduta, conjunto de comportamentos, fundamentados nos Princípios Éticos, a serem adotados por todos os empregados, independentemente do cargo ou função que ocupem. Em sua atuação, o empregado deve levar em consideração, ainda, a legislação aplicável, os Códigos de Ética das categorias profissionais, o Código de Boas Práticas Empresariais, o Plano Estratégico e as normas internas do Sistema Organizacional.

80 ÉTICA PROFISSIONAL: 1º) Falta de ética profissional = é no trabalho e no exercício profissional, um dos campos mais carentes, no que diz respeito á aplicação da ética. 2º) A busca pelo estudo da ética coorporativa não é um processo idealista...é a lógica do capital, que, para poder sobreviver, tem que ser ético, evitando cair na barbárie e na autodestruição.

81 3º) São os próprios pressupostos da disputa empresarial que forçam a adoção de um modelo mais ético.
4º) A ética é ainda indispensável ao profissional, porque na ação humana "o fazer" e "o agir" estão interligados. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.

82 Como as empresas elaboram treinamento em Ética?
Esforços de empresas para cultivar valores éticos devem incluir palestras inspiradoras, treinamento em ética e educação aos empregados que estão confusos em relação às questões éticas.

83 ... Um método bastante inovador e que tem sido adotado por algumas empresas é colocar os futuros gerentes e supervisores para trabalhar um tempo na área de recursos humanos. Assim, eles aprendem a entender os problemas e pontos de vista dos empregados, para depois passarem a exercer duas atividades gerenciais. Para que possam solucionar os futuros problemas éticos, é muito necessário conhecer os pontos de vista e as necessidades das pessoas que trabalham na organização.

84 ... Uma outra inovação para aumentar a sensibilidade ética de empregados e colaboradores é a rotação de cargos, pois quanto maior o conhecimento sobre as atividades dos que trabalham em outras funções, adquirimos uma maior compreensão das restrições e limites que enfrentam, inclusive os de natureza ética.

85 Cabe lembrar que, por mais perfeito que seja o programa de treinamento em ética profissional, ele nunca funcionará se os dirigentes e gerentes da organização não derem o exemplo de boa cultura. O exemplo sempre vem de cima e os administradores devem inspirar a boa conduta na empresa, caso contrário ocorrerá a perda na confiança na integridade moral da alta administrativa. Os gerentes devem assumir a condição de educadores e como tal ser um exemplo de valores e atitudes éticas, inspirando seu comportamento efetivo aos seus colaboradores.

86 É certo ligar o sucesso ou fracasso de uma organização ao seu comportamento ético?

87 Ser ético, hoje, não é mais uma opção
Ser ético, hoje, não é mais uma opção. Para pessoas e organizações, é questão de sobrevivência. Com a velocidade com que se processam as transformações, há necessidade de valores internalizados para que haja alinhamento no momento das decisões, que exigem rapidez. Hoje não se pode avaliar uma empresa com os padrões tangíveis de ontem, pois referenciais intangíveis, como marca, imagem, prestígio e confiabilidade, decidem a preferência e garantem a continuidade.

88 A ética ganha respeitabilidade como forte diferencial de qualidade e conceito público, mas será que já se formou a consciência ética no comando das organizações? Algumas questões básicas precisam ser devidamente equacionadas para um melhor entendimento sobre a eficácia da ética nos negócios. A ética é determinada pela cultura?

89 Trabalhar a cultura das organizações é fundamental para que as pessoas possam se converter autenticamente. O treinamento convencional, ministrado nas empresas, sem que a cultura se transforme, significa "rios de dinheiro" jogados fora. Com a agravante de reforçarem o sentimento de frustração e negativismo. Criam a convicção: "é muito bonito, mas não funciona".

90 Lembre-se: a ética das organizações é construída pela ética das pessoas.

91 São comportamentos individuais que atrapalham a conduta do grupo!
ÉTICA X RESPONSABILIDADE SOCIAL: SE A EMPRESA NÃO TIVER ESTARÁ FADADA A FAGOCINTOSE. Trabalhar a felicidade dos funcionários é dar a possibilidade para ele trabalhar mais! São comportamentos individuais que atrapalham a conduta do grupo!

92 Soluções para Aplicação da Ética:
A) Cumpra suas promessas e mantenha seus planos. B) Fale com as pessoas e não delas. C) Admita seus erros. Não tente racionaliza-los, nem culpe outras pessoas pelos seus erros. D) Não espalhe boatos e nem participe de intrigas. E) Não faça observações depreciativas a respeito de pessoas ausentes. Obs.: O que mata não são as grandes ações e sim as pequenas, pois elas vão corroendo as relações!

93 F) Não critique uma pessoas na frente de outra.
G) Assuma sua parte da responsabilidade pelos erros cometidos pelos seus colaboradores, colegas, amigos e sua família. H) Não fale em público sobre os desacordos com sua família, seus colegas, seu chefe, etc. I) Defenda os outros contra ataques indesejados. J) Diga aquilo que acredita e esteja disposto a repetir e a defender. K)Não finja que idéias de outros são suas. Não aceite crédito pelas realizações de outras pessoas. L) Baseie seu progresso em seu próprio desempenho.

94 M) Explique as coisas de forma aberta e honesta. Não minta
M) Explique as coisas de forma aberta e honesta.Não minta.Não tente ocultar coisas.Não mantenha nada “secreto”. Não adie decisões desagradáveis, reprimidas ou más notícias.Seja agradável, breve e direto.

95 ÉTICA X CULTURA EMPRESARIAL

96 A cultura organizacional
É o conjunto de valores, crenças e padrões de comportamento que formam o núcleo de identidade de uma organização - reflete a mentalidade que predomina na organização.

97 Traços Culturais Há traços culturais em nossa realidade organizacional que exigem substancial revisão: Autoritarismo - concentração do poder, a dominação, a tendência à fragmentação ilhas de poder nas organizações. Paternalismo - corrupção do poder, privilégios, assistencialismo opressor. Individualismo - competição predatória, egoísmo, falta de visão social. Consumismo - possessividade, canibalismo social, a ânsia de possuir sempre mais.

98 Trabalhar a cultura das organizações é fundamental para que as pessoas possam se converter autenticamente. O treinamento convencional, ministrado nas empresas, sem que a cultura se transforme, significa "rios de dinheiro" jogados fora. Com a agravante de reforçarem o sentimento de frustração e negativismo. Criam a convicção: "é muito bonito, mas não funciona".

99 A ética pressupõe: Liberdade - numa "cultura de escravos", não há ética que resista. Dignidade/Responsabilidade - sem que se valorize o homem, abrindo espaços à sua participação criativa, é inútil pensar na ética. Igualdade de Oportunidades - o estabelecimento de privilégios, decorrentes de indefinições políticas e preferências, inviabiliza qualquer intenção ética. Direitos Humanos - sem que se regulem, com precisão e clareza, direitos e obrigações, que consultem o bem comum, ser ético torna-se um milagre que, graças a Deus, ainda existe.

100 Ética Aplicada A prática da ética nas organizações vem se caracterizando por manifestações concretas, dentre as quais destacamos: Filosofia Empresarial - clara conceituação de missão, princípios e orientações. Comitê de Ética - grupo definidor e de controle de políticas e estratégias. Credos - divulgação das crenças institucionais para funcionários e clientes. Códigos - coletânea de preceitos sobre comportamentos.

101 Ombudsman - ouvidores ao alcance dos clientes para atenderem aos seus reclamos .
Auditorias Éticas - avaliações periódicas sobre condutas empresariais. Linhas Diretas - circuito aberto à críticas, reclamações e sugestões. Programas Educacionais - aproximação da empresa com seus públicos através de iniciativas que eduquem. Balanço Social - divulgação dos investimentos da empresa em benefício do público interno e da comunidade.

102 Ser competente envolve ser ético:
Você quer, para sua empresa ou relacionamento pessoal, um indivíduo extremamente competente, mas sem ética? Profissionais competentes e aéticos freqüentemente ganham negócios... e perdem a empresa. É o oportunismo - aventureirismo - que mata a oportunidade. Realizam o "feito memorável", que não resiste ao desafio seguinte, pois não se respaldam em credibilidade.

103 A visão imediatista é anti-ética, pois não respeita valores
A visão imediatista é anti-ética, pois não respeita valores. Vale tudo para obter resultados: o concorrente tem que ser eliminado, o cliente tem que ser "encantado " a qualquer preço.

104 ÉTICA DO LUCRO: A função da empresa, seu objetivo essencial, não é o lucro, mas prestar serviços. Existe empresa, pois existe demanda: clientes que têm necessidades a serem satisfeitas. Para isso surge a empresa e a qualidade em servir é a sua responsabilidade básica. O lucro é objetivo dos negócios, que a empresa desenvolve para realizar sua missão de servir ao cliente. O lucro é exatamente isso: remuneração pelos serviços prestados.

105 É importante que essa distinção seja clara, pois suas distorções são evidentes no mercado.
Muitos são os empresários que praticam o discurso radical: "o objetivo de nossa empresa é lucrar". Com isso induzem ao "vale tudo pelo lucro“. Este conceito introduz-se no espírito do empregado e torna-se princípio de cultura, e a ética vai para o arquivo morto, desenterrada em momentos de festa, em arroubos oratórios. Mas os tempos estão mudando.

106 Ética dá lucro??? Afirmo que sim, pois o bom conceito traduz-se em confiabilidade, e esta é fundamental para efetivar negócios. Vou querer trabalhar com pessoas e produtos não confiáveis? Vou me arriscar a estabelecer vínculos com empreendimentos duvidosos?

107 O lucro, em sentido maior, referenda o projeto coletivo vitorioso, compartilhado, mutuamente usufruído como bem comum. É a realização pessoal, onde está embutida a auto-realização. Não estou falando de uma ideologia política meramente socializante, mas de humanismo e cristianização da sociedade empresarial. A obsessão pelo lucro acaba por gerar o não-lucro, pois desgasta parceiros e inibe clientes, donde dificilmente a Ética sai imune.

108 Ser ético no comportamento de gestor significa:
Dar a informação relevante, avaliar e fornecer feedback, abrir espaço à contribuição criativa, institucionalizar canais de comunicação, delegar, delegar e delegar (pois além de instrumento eficaz de gestão, implica dignificação do homem, pelo poder decisório), comemorar o sucesso e recompensar.

109 Ser ético, como atitude na gestão, significa, em essência: reconhecer necessidades, reconhecer o desempenho funcional, propiciar participação nos resultados, estimular o compromisso social e favorecer a educação continuada.

110 COMPROMISSO PESSOAL COM O PROPÓSITO E VALORES DE UM CÓDIGO DE ÉTICA
CONJUNTO DE CRITÉRIOS E CONVENÇÕES FORMAIS QUE EXPRIMEM EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO COMPORTAMENTO MORAL DAS PESSOAS DE DETERMINADA COMUNIDADE ÉTICA COMPROMISSO PESSOAL COM O PROPÓSITO E VALORES DE UM CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA

111 FORMULAÇÕES EQUITITIVAS: TODA A RESPONSABILIDADE ATRIBUÍDA A UM FUNCIONÁRIO DEVE TER CONTRAPARTIDA NA ORGANIZAÇÃO. AS QUESTÕES ÉTICAS DEVEM SER FORMULADAS DE FORMA CLARA. O CÓDIGO DE ÉTICA DEVE CONTER APENAS OS TEMAS QUE SÃO TRATADOS PELA ORGANIZAÇÃO. EM NENHUMA CULTURA A ÉTICA É MELHOR QUE A OUTRA. CÓDIGO DE ÉTICA

112 RECONHECER O VALOR DAS PESSOAS COMO SERES HUMANOS.
RESPEITAR OS DIREITOS BÁSICOS DAS PESSOAS. PROMOVER E MELHORAR AS INSTITUIÇÕES DE QUE DEPENDE A COMUNIDADE. VALORES ÉTICOS ESSENCIAIS

113 DIRETRIZES PARA A LIDERANÇA ÉTICA
TRATAR OS VALORES ORGANIZACIONAIS E AS NORMAS DE CONDUTA FORMAIS COMO ABSOLUTAS. NÃO ÁS EXCEÇÕES. DEFINIR E IMPLANTAR CONDIÇÕES DE ENGAJAMENTO PARA FORNECEDORES E CLIENTES. PERMITIR QUE AS ÁREAS DA ORGANIZAÇÃO AJUDEM A FORMULAR NORMAS DE CONDUTA E INTERPRETAÇÕES ÉTICAS. DIRETRIZES PARA A LIDERANÇA ÉTICA

114 DIRETRIZES PARA A LIDERANÇA ÉTICA
APOIAR INICIATIVAS PARA REDUZIR A CORRUPÇÃO INSITUCIONAL. EXERCER A IMAGINAÇÃO MORAL (RESOLVER TENSÕES DE MANEIRA RESPONSPAVEL E CRIATIVA). ACREDITAR QUE O CONTEXO É IMPORTANTE NAS DECISÕES DO QUE É CERTO ERRADO. RESPEITAR AS TRADIÇÕES DOS PAÍSES EM QUE OPERA. DIRETRIZES PARA A LIDERANÇA ÉTICA

115 “O valor é o caráter precioso do ser, aquilo que o torna digno de ser”
DESENVOLVER A ETICA DO CUIDADO, A ÉTICA DE SOLIDARIEDADE E A ÉTICA DO RELACIONAMENTO PROPOSTAS POR LEONARDO BOFF. “O valor é o caráter precioso do ser, aquilo que o torna digno de ser” “O valor molda a vida” “Todos os valores contam,mas nem todos valem para todas as circunstâncias”. É próprio da razão ver claro e ordenar, disciplinar e definir, dar direção á afetividade. DIRETRIZES PARA A LIDERANÇA ÉTICA

116 ÉTICA É A PARTE DA FILOSOFIA QUE ESTUDA OS JUÍZOS DE APRECIAÇÃO REFERENTE Á CONDUTA HUMANA, SUSCETÍVEL DE QUALIFICAÇÃO DO PONTO DE VISTA DO BEM E DO MAL, SEJA RELATIVA A DETERMINADA SOCIEDADE OU DE MODO ABSOLUTO. ÉTICA IMPLICA EM JULGAMENTO E ESTÁ RELACIONADA Á AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTE HUMANO, E TEM COMO PARÂMETRO A BUSCA DO BEM COMUM. É CONDIÇÃO INDISPENSÁVEL PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL - RSE (Oceano, Zacharias)

117 RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES
CONJUNTO DE PRINCÍPIOS QUE DIRECIONA AS AÇÕES E RELAÇÃOES DAS EMPRESAS COM SEUS FUNCIONÁRIOS, FORNECEDORES, CONSUMIDORES E COMUNIDADE EM QUE ESTÃO INSERIDAS. É UMA FORMA DE CONDUZIR NEGÓCIOS QUE TORNA A EMPRESA PARCEIRA E CO-RESPONSÁVEL PELO DESENVOLVIMENTO SOCIAL. (Oceano, Zacharias)

118 A competição no mercado de consumo é fato notório no cenário mundial, fruto do modelo capitalista que prega a maximização de lucros e resultados. Nunca se produziu e se consumiu tanto. Para atrair os consumidores, as empresas, cada vez mais, procuram agregar valores aos seus produtos e/ou serviços, como forma de criar diferenciais competitivos e alcançar maiores fatias no mercado. Entre os valores mais comuns podem ser citadas a qualidade, segurança e a comodidade, características que fazem os consumidores identificarem, rapidamente, uma marca específica.

119 Atualmente, entretanto, muitas empresas estão associando os valores éticos às suas marcas. Não que a ética estivesse ausente no ambiente empresarial, mas é inegável que sempre ocupou uma posição secundária, em razão, sobretudo, do sistema capitalista. De fato, a defesa dos valores éticos nos ambientes empresariais sugeria, no passado, a falsa idéia de que haveria redução nos lucros, o que a renegou a uma posição meramente coadjuvante. No entanto, a globalização e a competitividade desmascararam essa idéia. As empresas, com maior freqüência, investem em valores éticos, os quais, associados à diversas ferramentas de marketing, podem agregar bastante valor à marca e, com isso, alcançar resultados muito satisfatórios.

120 Certamente, o valor ético que mais vem sendo associado às marcas das empresas, como forma de criar um diferencial competitivo, é o desenvolvimento de programas de responsabilidade social.

121 Mas afinal, o que é a responsabilidade social?
O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social traz o seguinte conceito: "Responsabilidade social empresarial é uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, Governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los ao planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de todos, não apenas dos acionistas ou proprietários".

122 De maneira bem simples, pode-se dizer que "empresa socialmente responsável" é aquela que tem os interesses da comunidade incorporados em seus negócios.

123 Desnecessário dizer, diante desse conceito, que não podem ser consideradas empresas socialmente responsáveis aquelas que realizam algum ato em prol da sociedade, mas que, de outra forma, não respeitam os ditames básicos da lei como, por exemplo, o pagamento em dia de seus funcionários e o recolhimento dos tributos devidos aos entes estatais. Em outras palavras, para que a empresa seja considerada como socialmente responsável, é preciso que haja coerência e harmonia entre suas ações e seu discurso.

124 No mesmo sentido, importa dizer que os programas de responsabilidade social não podem ser confundidos, em momento algum, com filantropia. Filantropia nada mais é que um simples "auxílio" da empresa em prol da comunidade. Representa uma ação externa e altruísta da empresa em virtude de algum valor humanitário, sendo utilizada, muitas vezes, de forma esporádica.

125 A responsabilidade social, por sua vez, está direcionada para os negócios da empresa, que, culturalmente, desenvolve seus planejamentos e traça seus objetivos buscando atender aos interesses dos acionistas, clientes, fornecedores, funcionários, ou seja, todos aqueles que se relacionam, direta ou indiretamente, com os negócios da organização.

126 Entretanto, quais seriam os benefícios obtidos por uma empresa que desenvolve programas de responsabilidade social? Como dito anteriormente, o emprego de ferramentas de marketing apropriadas pode criar um diferencial competitivo em relação aos concorrentes, principalmente como forma de tornar os consumidores mais fiéis à marca. Com efeito, os programas de responsabilidade social geram valor à marca da empresa, de maneira que os consumidores dispõem-se a pagar um pouco mais pelo produto e receber, em troca, o valor agregado

127 Pode-se ressaltar, ainda, que empresas socialmente responsáveis possuem uma longevidade maior no mercado, além de conseguirem, com maior facilidade, recrutar e manter talentos.

128 É importante ressaltar que, para que haja um retorno sólido dos investimentos, a realização de programas de responsabilidade social deve ser uma prática inserida na cultura da organização, com a inserção dos valores éticos na missão da empresa. É também essencial que tais valores sejam devidamente transmitidos aos funcionários para que a cultura seja difundida e a organização sofra um processo de valorização e admiração internas.


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