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Ana Paula Marina Andrade
Aptidão Mestra Ana Paula Marina Andrade
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Emoções dominando a concentração = Capacidade mental “soterrada”
Paralisado Pelo Medo Emoções dominando a concentração = Capacidade mental “soterrada”
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Inteligência Emocional
Ansiedade branda/Suave expectativa Motivação Entusiasmo Sucesso Excelência Objetivos alcançados
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Controle da Impulsividade
A Experiência de Stanford ou O Teste do Marshmellow
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Alta Ansiedade, Baixo Desempenho
Preocupação: Essência do efeito prejudicial da ansiedade sobre todo tipo de desempenho mental.
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O “U” Invertido Ansiedade Ansiedade de menos: demais: Apatia Esquecimento Desmotivação Baixo desempenho
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Ansiedade Antecipatória: Saudável apreensão para uma tarefa iminente
Euforia branda: Hipomania
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Estados positivos Estados negativos
(sorrir/rir para solucionar) Estados negativos (temer para o “intelecto tremer”)
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A Força da Esperança e do Otimismo
Fator diferencial no bom desempenho escolar/acadêmico, capacidade de acreditar nas próprias metas e no alcance delas.
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Otimismo: O grande motivador
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O OTIMISMO TEM QUE SER VERDADEIRO
Martin Seligman, psicólogo da Universidade da Pensilvânia. Teste realizado com os nadadores durante as Olímpíadas de 1988. O OTIMISMO TEM QUE SER VERDADEIRO
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Identificação do Otimismo
Seligman identifica o otimismo (ou a falta dele) através de como as pessoas explicam a si mesmas seus sucessos e insucessos.
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Diante do Fracasso: OTIMISTAS Plano de Ação Aconselhamento
Algo que pode ser remediado PESSIMISTAS Nada podem fazer Justificam-se como uma “falha” pessoal que sempre os perseguirá
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A capacidade de seguir em frente mediante uma derrota é o que pode definir o sucesso, independente do talento que a pessoa possua.
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Otimismo, esperança, derrotismo e desespero podem ser aprendidos.
A perspectiva positiva ou negativa tem relação com o temperamento das pessoas por natureza e pode ser alterado pelas experiências vividas. Otimismo, esperança, derrotismo e desespero podem ser aprendidos.
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Auto- Eficácia Albert Bandura, psicólogo de Stanford.
Auto- eficácia = Julgamento das próprias capacidades para se executar ações exigidas com o intuito de atingir um determinado grau de performance.
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Fluxo: Um caminho para a excelência
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Fluxo Estado de concentração
Mihaly Csikszentmihalyi, psicólogo da Universidade de Chicago. Estado de concentração no seu nível mais alto, Fluxo onde as emoções são positivas, energizadas e alinhadas com a tarefa que está sendo executada.
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Fluxo Depressão, ansiedade, concentração forçada e até mesmo pensar no que está fazendo são formas de barrar o fluxo. Para se alcançar o fluxo, a tarefa a ser executada não pode ser fácil demais (causando tédio) e nem difícil demais (causando ansiedade). Tédio Ansiedade FLUXO
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Aprendizado e Fluxo: Um novo modelo para Educação
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O Fluxo como método de ensino
Visa auxiliar o ensino através de uma metodologia mais humana, identificando as aptidões naturais das crianças e ajudando o professor a aprimorar a forma de apresentar o conteúdo para que se possa “atrair” a atenção do aluno, tornando o ato de aprender muito mais prazeroso.
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QUESTÕES
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1- O que é Memória Funcional?
A- Facilidade para memorizar fatos. B- Capacidade de efetuar cálculos com rapidez e precisão. C- Concentração numa tarefa a ponto de não se importar com os ruídos e imagens do ambiente. D- Determinação para o estudo ou treinamento. E-Capacidade de ter em mente toda a informação relevante para a execução de uma determinada tarefa.
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1- O que é Memória Funcional?
A- Facilidade para memorizar fatos. B- Capacidade de efetuar cálculos com rapidez e precisão. C- Concentração numa tarefa a ponto de não se importar com os ruídos e imagens do ambiente. D- Determinação para o estudo ou treinamento. E-Capacidade de ter em mente toda a informação relevante para a execução de uma determinada tarefa.
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2- O que é fluxo? A- Um estado de alegria incondicional.
B- Um estado de ansiedade ao se executar uma atividade. C-Um estado de tristeza por não conseguir realizar determinada atividade. D- Um estado de concentração máxima em uma atividade, proporcionando alívio emocional. E-Um estado de prazer adquirido através do estudo.
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2- O que é fluxo? A- Um estado de alegria incondicional.
B- Um estado de ansiedade ao se executar uma atividade. C-Um estado de tristeza por não conseguir realizar determinada atividade. D- Um estado de concentração máxima em uma atividade, proporcionando alívio emocional. E-Um estado de prazer adquirido através do estudo.
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GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional
Bibliografia GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional OBRIGADA!
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