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Ana Paula Marina Andrade

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Apresentação em tema: "Ana Paula Marina Andrade"— Transcrição da apresentação:

1 Ana Paula Marina Andrade
Aptidão Mestra Ana Paula Marina Andrade

2 Emoções dominando a concentração = Capacidade mental “soterrada”
Paralisado Pelo Medo Emoções dominando a concentração = Capacidade mental “soterrada”

3

4 Inteligência Emocional
Ansiedade branda/Suave expectativa Motivação Entusiasmo Sucesso Excelência Objetivos alcançados

5 Controle da Impulsividade
A Experiência de Stanford ou O Teste do Marshmellow

6 Alta Ansiedade, Baixo Desempenho
Preocupação: Essência do efeito prejudicial da ansiedade sobre todo tipo de desempenho mental.

7 O “U” Invertido Ansiedade Ansiedade de menos: demais: Apatia Esquecimento Desmotivação Baixo desempenho

8 Ansiedade Antecipatória: Saudável apreensão para uma tarefa iminente
Euforia branda: Hipomania

9 Estados positivos Estados negativos
(sorrir/rir para solucionar) Estados negativos (temer para o “intelecto tremer”)

10 A Força da Esperança e do Otimismo
Fator diferencial no bom desempenho escolar/acadêmico, capacidade de acreditar nas próprias metas e no alcance delas.

11 Otimismo: O grande motivador

12 O OTIMISMO TEM QUE SER VERDADEIRO
Martin Seligman, psicólogo da Universidade da Pensilvânia. Teste realizado com os nadadores durante as Olímpíadas de 1988. O OTIMISMO TEM QUE SER VERDADEIRO

13 Identificação do Otimismo
Seligman identifica o otimismo (ou a falta dele) através de como as pessoas explicam a si mesmas seus sucessos e insucessos.

14 Diante do Fracasso: OTIMISTAS Plano de Ação Aconselhamento
Algo que pode ser remediado PESSIMISTAS Nada podem fazer Justificam-se como uma “falha” pessoal que sempre os perseguirá

15 A capacidade de seguir em frente mediante uma derrota é o que pode definir o sucesso, independente do talento que a pessoa possua.

16 Otimismo, esperança, derrotismo e desespero podem ser aprendidos.
A perspectiva positiva ou negativa tem relação com o temperamento das pessoas por natureza e pode ser alterado pelas experiências vividas. Otimismo, esperança, derrotismo e desespero podem ser aprendidos.

17 Auto- Eficácia Albert Bandura, psicólogo de Stanford.
Auto- eficácia = Julgamento das próprias capacidades para se executar ações exigidas com o intuito de atingir um determinado grau de performance.

18 Fluxo: Um caminho para a excelência

19 Fluxo Estado de concentração
Mihaly Csikszentmihalyi, psicólogo da Universidade de Chicago. Estado de concentração no seu nível mais alto, Fluxo onde as emoções são positivas, energizadas e alinhadas com a tarefa que está sendo executada.

20 Fluxo Depressão, ansiedade, concentração forçada e até mesmo pensar no que está fazendo são formas de barrar o fluxo. Para se alcançar o fluxo, a tarefa a ser executada não pode ser fácil demais (causando tédio) e nem difícil demais (causando ansiedade). Tédio Ansiedade FLUXO

21 Aprendizado e Fluxo: Um novo modelo para Educação

22 O Fluxo como método de ensino
Visa auxiliar o ensino através de uma metodologia mais humana, identificando as aptidões naturais das crianças e ajudando o professor a aprimorar a forma de apresentar o conteúdo para que se possa “atrair” a atenção do aluno, tornando o ato de aprender muito mais prazeroso.

23 QUESTÕES

24 1- O que é Memória Funcional?
A- Facilidade para memorizar fatos. B- Capacidade de efetuar cálculos com rapidez e precisão. C- Concentração numa tarefa a ponto de não se importar com os ruídos e imagens do ambiente. D- Determinação para o estudo ou treinamento. E-Capacidade de ter em mente toda a informação relevante para a execução de uma determinada tarefa.

25 1- O que é Memória Funcional?
A- Facilidade para memorizar fatos. B- Capacidade de efetuar cálculos com rapidez e precisão. C- Concentração numa tarefa a ponto de não se importar com os ruídos e imagens do ambiente. D- Determinação para o estudo ou treinamento. E-Capacidade de ter em mente toda a informação relevante para a execução de uma determinada tarefa.

26 2- O que é fluxo? A- Um estado de alegria incondicional.
B- Um estado de ansiedade ao se executar uma atividade. C-Um estado de tristeza por não conseguir realizar determinada atividade. D- Um estado de concentração máxima em uma atividade, proporcionando alívio emocional. E-Um estado de prazer adquirido através do estudo.

27 2- O que é fluxo? A- Um estado de alegria incondicional.
B- Um estado de ansiedade ao se executar uma atividade. C-Um estado de tristeza por não conseguir realizar determinada atividade. D- Um estado de concentração máxima em uma atividade, proporcionando alívio emocional. E-Um estado de prazer adquirido através do estudo.

28 GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional
Bibliografia GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional OBRIGADA!


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