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Fundamentos da Administração Administração

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Apresentação em tema: "Fundamentos da Administração Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos da Administração Administração

2 1. Administração em um panorama competitivo

3 Quatro elementos-chave tornam o panorama de negócios atual diferente daquele do passado: globalização, mudanças tecnológicas, a importância do conhecimento e das idéias e a colaboração além das “fronteiras” organizacionais.

4 1.1 Globalização

5 As empresas hoje são globais: têm escritórios e fábricas espalhados em países do mundo todo.

6 Empresas como GE e Nestlé “não têm pátria”
Empresas como GE e Nestlé “não têm pátria”. Elas conduzem suas operações no mundo inteiro, ultrapassando as fronteiras nacionais.

7 A globalização afeta não somente as empresas transnacionais
A globalização afeta não somente as empresas transnacionais. Ela também afeta as pequenas empresas que exportam seus produtos. Muitas empresas nacionais montam seus produtos em outros países. E as empresas sofrem pressão para aprimorar seus produtos diante da concorrência imposta por fabricantes estrangeiros.

8 1.2 Mudanças tecnológicas

9 Os desafios cada vez maiores na área tecnológica se originam da alta velocidade com que comunicação, transporte, informação e outras tecnologias mudam.

10 1.3 Gestão do conhecimento

11 As empresas e os gerentes enfrentam uma necessidade crescente de idéias boas e novas. Gary Hamel: “Passamos de uma economia de mãos para uma economia de cérebros”.

12 A gestão do conhecimento consiste no conjunto de práticas que visam à descoberta e ao aproveitamento dos recursos intelectuais de uma organização.

13 1.4 Colaboração sem “fronteiras”

14 Um dos processos mais importantes da gestão do conhecimento é assegurar que as pessoas de diferentes setores da organização colaborem efetivamente entre si.

15 2. Administração para Vantagem Competitiva

16 Para sobreviver e vencer, é preciso garantir uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes e obter um lucro. Ganha-se vantagem competitiva sendo melhor que os concorrentes em termos de produzir coisas valiosas para os clientes.

17 2.1 Inovação

18 Inovação é a introdução de novos produtos e serviços
Inovação é a introdução de novos produtos e serviços. Sua empresa precisa se adaptar às mudanças nas demandas dos clientes e aos novos concorrentes.

19 A inovação é o meio mais poderoso de prosperar
A inovação é o meio mais poderoso de prosperar. A inovação advém de pessoas, deve ser um objetivo estratégico e deve ser administrada apropriadamente.

20 2.2 Qualidade

21 Qualidade é a excelência de seu produto (bens ou serviços).

22 A importância da qualidade e os padrões de uma qualidade aceitável foram drasticamente elevados nos últimos vinte anos. Os clientes hoje exigem produtos e serviços de alta qualidade e muitas vezes não aceitam nada inferior.

23 2.3 Velocidade

24 Velocidade é a execução, resposta e entrega de resultados rápidas e pontuais.

25 2.4 Competitividade em custos

26 Competitividade em custos é manter os custos baixos para obter lucros e conseguir oferecer preços atraentes aos clientes.

27 2.5 Cumprindo as quatro funções: Inovação, Qualidade, Velocidade e Competitividade em Custos

28 Você não pode cumprir apenas uma ou duas das quatro vantagens competitivas para obter sucesso em sua empresa. Se você quer que a sua empresa seja competitiva, todas as quatro funções – inovação, qualidade, velocidade e competitividade em custos – precisam ser religiosamente cumpridas.

29 3. As Funções da Administração

30 A administração é o processo de trabalhar com pessoas e recursos a fim de cumprir metas organizacionais.

31 3.1 Planejamento: produzindo valor estratégico

32 Planejamento é a função da administração referente à tomada sistemática de decisões sobre metas e atividades que um indivíduo, um grupo, uma unidade de trabalho ou uma organização como um todo vão seguir.

33 3.2 Organização: construindo uma organização dinâmica

34 Organização é a função da administração que significa conjugar e coordenar recursos humanos, financeiros, físicos, informacionais, entre outros, necessários para alcançar objetivos.

35 3.3 Liderança: mobilizando pessoas

36 Liderança é a função da administração que envolve os esforços do gerente para estimular o alto desempenho dos funcionários.

37 3.4 Controle: aprendendo e mudando

38 Controle é a função da administração relacionada ao monitoramento do desempenho e à realização das mudanças necessárias.

39 3.5 Cumprindo as quatro funções: Planejamento, Organização, Liderança e Controle

40 Os bons gerentes não negligenciam nenhuma das quatro funções
Os bons gerentes não negligenciam nenhuma das quatro funções. Conhecendo-as você pode periodicamente se perguntar se está dedicando a devida atenção a todas.

41 4. Níveis e Habilidades da Administração

42 Os níveis organizacionais são superior, médio e linha de frente
Os níveis organizacionais são superior, médio e linha de frente. As habilidades da administração são técnica, conceituais e de decisão e interpessoais e de comunicação.

43 4.1 Gerentes de nível superior (ou de alto escalão)

44 Gerentes de nível superior (alto escalão) são os executivos seniores responsáveis pela administração geral e eficácia da organização.

45 4.2 Gerentes de nível médio

46 Gerentes de nível médio são os gerentes localizados nas camadas intermediárias da hierarquia organizacional, reportando-se aos executivos de níveis superiores.

47 4.3 Gerentes de linha de frente

48 Gerentes da linha de frentes são os gerentes em posições inferiores na hierarquia que supervisionam as atividades operacionais da organização.

49 4.4 Líderes com amplas responsabilidades

50 Todo gerente hoje – seja ele estratégico, tático ou operacional – deve ser um profissional completo: possuir conhecimento de todas as funções do negócio, ser responsável por resultados e se concentrar em atender os clientes dentro e fora da empresa.

51 O gerente – um líder – precisa saber pensar estratégicamente, transformar estratégias em objetivos específicos, coordenar recursos e integrar suas tarefas com pessoas de níveis hierárquicos inferiores.

52 4.5 Habilidades gerenciais

53 São três as habilidades gerenciais: técnica, conceituais e de decisão e interpessoais e de comunicação.

54 Habilidade gerencial técnica – é a capacidade de realizar uma tarefa especializada que envolva determinado método ou processo.

55 Habilidades gerenciais conceituais e de decisão – são as habilidades que fazem parte da capacidade de identificar e solucionar problemas para beneficiar a empresa e seus integrantes.

56 Habilidades gerenciais interpessoais e de comunicação – são também chamadas de habilidades pessoais. É a capacidade de liderar, motivar e se comunicar de maneira eficaz com outras pessoas.

57 5. Você e sua Carreira

58 Inteligência Emocional (IE) – as habilidades de compreender a si mesmo (inclusive pontos fortes e limitações), administrar a si mesmo (lidar com emoções, tomar boas decisões, buscar e aproveitar feedbacks, exercitar o autocontrole) e lidar com outros com eficácia (escutar, demonstrar empatia, motivar, liderar...).

59 5.1 Seja especialista e generalista

60 Procure se tornar um especialista – seja um expert em alguma coisa
Procure se tornar um especialista – seja um expert em alguma coisa. Isso o munirá de habilidades específicas que o ajudarão a oferecer um valor concreto e identificável à sua empresa e a seus clientes.

61 Mas, com o passar do tempo e o com o acúmulo de experiência, aprenda a ser um generalista, conhecendo o suficiente sobre diversas disciplinas de negócios para que possa pensar estratégicamente e trabalhar com diferentes perspectivas.

62 5.2 Tenha autonomia (autoconfiança)

63 Seja totalmente responsável por si mesmo, por suas ações e sua carreira.

64 Não espere que seu chefe ou sua empresa tomem conta de você.

65 Pense em você mesmo como uma empresa, com você como presidente e único funcionário.

66 Agregue valor, pense e aja como um empreendedor.

67 Descubra novas formas de melhorar seu desempenho geral.

68 Assuma a responsabilidade pelas mudanças; seja inovador.

69 Não faça simplesmente o seu trabalho e espere a iniciativa de outros; busque oportunidades de contribuir de novas formas, desenvolver novos produtos e processos e gerar mudanças construtivas que fortaleçam a empresa e beneficiem clientes e colegas.

70 5.3 Esteja conectado

71 Tenha diversos e bons contatos interpessoais e relações profissionais e faça parte de uma equipe com fortes habilidades interpessoais.

72 5.4 Gerencie ativamente seu relacionamento com a sua organização

73 Quais contribuições você pode fazer?

74 5.5 Sobreviva e vença

75 Seja o responsável por suas ações e resultados.


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