A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma viagem ao imaginário

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma viagem ao imaginário"— Transcrição da apresentação:

1 Uma viagem ao imaginário
Programa Giramundo: Uma viagem ao imaginário

2 Pesquisadores: Val Karine Júnior Ane Greice Foto Júnior

3 Tema: Neste trabalho serão pesquisadas as maneiras de atrair a atenção das novas gerações para o rádio, por meio de um programa radiofônico voltado para crianças de 5 a 7 anos.

4 Descrição: Programa radiofônico infantil, com
20 minutos consecutivos de duração, que poderá ser dividido em programetes de até três minutos. O produto também estará disponível em formato de podcast no blog:

5 Problema: Como levar a magia do rádio às crianças da geração “Y” e, ao mesmo tempo, suprir as necessidades culturais e emotivas dessa geração?

6 Hipótese: Para aproximar a nova geração do rádio, é imprescindível que o conteúdo seja passado utilizando-se adequadamente a linguagem radiofônica para prender a atenção e instigar a imaginação infantil, de modo que contemple também o meio digital.

7 Objetivo: Compreender o processo de afastamento do rádio pelas crianças, na contemporaneidade; Analisar, verificar e identificar como despertar e manter o interesse dessas crianças pelo rádio; Desenvolver um programa radiofônico em que serão discutidos temas que fazem parte do dia a dia das crianças.

8 Justificativa Social:
Mostrar como o rádio pode ajudar no desenvolvimento da criança; Estimular de forma lúdica o interesse pelo conhecimento, desenvolvimento da imaginação e sentidos.

9 Justificativa pessoal:
Os autores sentiram-se atraídos pela proposta, pois todos tiveram contato com o universo musical, quando pequenos, através de programas de televisão ou da escola. Acredita-se, também, que falta espaço para esta vivência no rádio paulistano. Além disso, uma das pesquisadoras observou que a filha adolescente, bem como suas amigas da mesma faixa etária, passavam horas na rede mundial de computadores – nas redes sociais, em sua maioria -, mas não ouviam rádio.

10 Procedimentos metodológicos e técnicos a serem adotados:
Os autores realizarão pesquisa exploratória em forma de questionário e pesquisas bibliográficas em livros, revistas, artigos científicos, jornais e internet.

11 Capítulos Capítulo I A ascensão do rádio e suas mudanças Capítulo II
O rádio e a criança Capítulo III O que é a Geração Y Capítulo IV Como entreter a Geração Y?

12 Referencial teórico: O livro CASÉ, Rafael. Programa Casé - O Rádio começou aqui. Rio de Janeiro: Mauad, É fonte de pesquisa para o estado da questão. Voltando as origens do rádio para melhor entendê-lo. Será usado para compreender os formatos e gêneros radiofônicos e jornalísticos que serão usados na elaboração do trabalho prático. Os livros: BARBOSA, André Filho. Gêneros radiofônicos: os formatos e os programas em áudio. São Paulo: Paulinas, 2003 e MCLEISH, Robert. Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001. Serão usados como base para o trabalho prático em que será desenvolvido um formato adequado ao nosso público alvo, crianças de 5 a 7 anos. TAVARES, Reynaldo C. Histórias que o rádio não contou. Cidade: São Paulo. Editora: Harbas,1999. Será utilizado como base teórica para contar a história do Rádio no Brasil e pessoas que marcaram a evolução dessa mídia. Os livros: FERRARETO, Luiz Artur, Rádio o veiculo, a história e a técnica, Porto Alegre: Sagra Luzzatto, Este livro terá uma contribuição para o desenvolvimento do gênero jornalístico que o programa de rádio GIRAMUNDO irá utilizar, além de colaborar para o entendimento de algumas linguagens utilizadas no programa como, por exemplo, a crônica. SPERBER, Bernard Sperber, Introdução à peça radiofônica - seleção, tradução, introdução e notas, São Paulo: EPU, Capítulo 2 - Werner Klippert - Elementos da peça radiofônica Livro de comunicação sobre a influência de todos os tipos de efeitos sonoros sobre o ouvinte da peça radiofônica. Será utilizado para explicar como se utilizar o som de um programa de rádio para aguçar a imaginação e a curiosidade infantil.

13 Referencial teórico: Geração Y - Revista Galileu, Edição Outubro de Matéria de revista de ciências explanando o que é a Geração Y e como ela age nos dias atuais. Será utilizada para introduzir e auxiliar a entender como as crianças de hoje agem diante da sociedade. A Geração que o marketing ainda não decifrou - Revista Época e negócios, Abril de Matéria de revista de economia mostrando o perfil consumidor desta nova geração. Será utilizado também para introduzir o que é a Geração Y e como eles agem diante dos produtos que lhe serão oferecidos. A webrádio e a geração digital - Nair Prata - Artigo Intercom – Artigo de sobre como o rádio está se adaptando a esta nova era da Internet. Será utilizado para expor como os jovens da Geração Y se relacionam com esta adaptação. CONSANI, Marciel. Como usar o rádio na sala de aula. São Paulo: Contexto, Vamos utilizar esta obra para uma abordagem diferenciada dentro do que a Educomunicação propõe. Este livro ajudara a elucidar questões ligadas as possibilidades didáticas e pedagógicas que o rádio oferece. GESELL, Arnold. A criança dos 5 aos 10 anos. São Paulo: Martins Fontes, Utilizaremos este livro de psicologia infantil Para analisar e promover uma compreensão através das fases de 5 a 7 anos, que é a faixa etária do nosso publico alvo. GOLDSTEIN, Sam e GOLDSTEIN, Michael. Hiperatividade: Como desenvolver a capacidade de atenção da criança - tradução Maria Celeste Marcondes. Campinas, São Paulo: Papirus, Está obra será utilizada como fonte para melhor entender e traçar meios para prender a atenção de crianças no universo do rádio. Ela será um apoio teórico muito importante no desenvolvimento estratégico do programa.

14 Trabalho Prático: Formato: Programa Radiofônico infantil
Duração: 20 minutos Conteúdo: O programa GIRAMUNDO terá programetes com informações para crianças e pais; Terá blocos como lendas, dicas de saúde, entrevistas com psicólogos, pedagogos e outros profissionais da área infantil e repórter mirim; Todo o conteúdo será postado no BLOG do programa em formato de podcast.

15 Referência Bibliográfica:
CASÉ, Rafael. Programa Casé - O Rádio começou aqui. Rio de Janeiro: Mauad, 1995. BARBOSA, André Filho. Gêneros radiofônicos: os formatos e os programas em áudio. São Paulo: Paulinas, 2003. TAVARES, Reynaldo C. Histórias que o rádio não contou. São Paulo: Harbas,1999. MCLEISH, Robert. Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica. São Paulo: Summus, 2001. FERRARETO, Luiz Artur, Rádio o veiculo, a história e a técnica, Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1965. SPERBER, Bernard Sperber, Introdução à peça radiofônica - seleção, tradução, introdução e notas, São Paulo: EPU, Capítulo 2 - Werner Klippert - Elementos da peça radiofônica – 1977 GOLDSTEIN, Sam e GOLDSTEIN, Michael. Hiperatividade: Como desenvolver a capacidade de atenção da criança - tradução Maria Celeste Marcondes. Campinas, São Paulo: Papirus, 1994. CONSANI, Marciel. Como usar o rádio na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2007. GESELL, Arnold. A criança dos 5 aos 10 anos. São Paulo: Martins Fontes, 1987. Geração Y - Revista Galileu, Edição Outubro de 2009


Carregar ppt "Uma viagem ao imaginário"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google