A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cerimonial e Protocolo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cerimonial e Protocolo"— Transcrição da apresentação:

1 Cerimonial e Protocolo
Bernadete Neves Mesquita

2 Alguns conceitos: O que é Protocolo?
Conjunto de Normas jurídicas, regras de comportamento, costumes e ritos de uma sociedade em um dado momento histórico, geralmente utilizadas nos três níveis de governo (Federal, Estadual e Municipal). O que é Cerimonial? É a aplicação prática do protocolo, ou seja, suas regras. Ex: cerimoniais e protocolos oficiais como a troca da guarda do Palácio de Buckingham.

3 Importante: A diplomacia está ligada a Cerimonial e Protocolo, sem estes não poderia existir. O cerimonial da diplomacia possui regras internacionais a serem seguidas e observadas por todos.

4 O que é Etiqueta? É um conjunto de normas de comportamento social e familiar, que retrata a sociedade em cada época distinta. A etiqueta também indica costumes e hábitos dos povos. Como exemplo podemos citar o cumprimento dos orientais, uma inclinação para frente com a cabeça, em oposição ao cumprimento ocidental do aperto de mãos.

5 OBSERVAÇÃO: No caso citado deve-se seguir a regra da etiqueta que prevalece o cumprimento do anfitrião em primeiro lugar seguido do cumprimento do visitante.

6 TODO O PROCESSO DE PROTOCOLO E CERIMONIAL SEGUE UMA LÓGICA, A MAIOR PARTE DAS REGRAS E RITOS TÊM UM PORQUE, NADA É ESTABELECIDO ALEATORIAMENTE.

7 Protocolo do Direito Foi criado para a facilitação do entendimento para qualquer pessoa que conheça o cerimonial e também na distinção das funções do profissionais em questão. OBS: As becas não são iguais; o promotor usa beca estilo germânico e os demais uma beca estilo francês.

8 PRECEDÊNCIAS: O que deve ser observado é a hierarquia dos cargos e sua representatividade no evento. Em caso de dúvidas pesquise entre os colegas e dentro do próprio circulo social dos convidados, mesmo porque, na maior parte das vezes não conhecemos todos os participantes e qual a representatividade de cada um especificamente naquele evento.

9 Precedência do ministério:
Ministro da Justiça; Ministro da Marinha e Exercito, Relações Exteriores; Ministro da Fazenda... Se considerarmos os dizeres da bandeira Nacional perceberemos o porque dessa precedência. ORDEM E PROGRESSO.

10 A amplitude das regras é tamanha que chega à precedência de colocação de bandeiras dos estados brasileiros numa cerimônia, de acordo com sua constituição histórica:

11 Ordem de precedência dos Estados
1) Bahia; 2) Rio de Janeiro; 3) Maranhão; 4) Pará; 5) Pernambuco; 6) São Paulo; 7) Minas Gerais; 8) Goiás; 9) Mato Grosso; 10) Rio Grande do Sul; 11) Ceará; 12) Paraíba; 13) Espírito Santo; 14) Piauí; 15) Rio Grande do Norte; 16) Santa Catarina; 17) Alagoas; 18) Sergipe; 19) Amazonas; 20) Paraná; 21) Acre; 22) Distrito Federal; 23) Mato Grosso do Sul; 23) Rondônia; 24) Rondônia; 25) Tocantins; 26) Amapá e 27) Roraima.

12 Autoridades em eventos não oficiais:
Mesmo quando não é feita alusão, a obrigação de quem recebe uma autoridade, mesmo extra oficialmente, é de acomodá-la em lugar de destaque, não sendo necessário um lugar de honra. É interessante colocar pessoas que possam ter interesses em comum e promover as apresentações.

13 Eventos não oficiais: No caso de eventos não oficiais com a presença de autoridades em estabelecimentos ou sedes que não possuam vínculo com qualquer nível de governo, deverá prevalecer a precedência federal do Decreto de 09 de março de 1972.

14 Recepção de Delegação estrangeiras:
A primeira providência é entrar em contato com o cerimonial do país que virá visitar-nos, a fim de podermos estabelecer contato e ambos os cerimoniais planejarem os eventos, receptivos e toda a programação da delegação.

15 O que fazer???? O cerimonial que está recebendo deve colocar à apreciação do outro o programa muito bem detalhado, informações sobre a hospedagem, e traslados das autoridades, qual a participação delas nos eventos, a ordem dos discursos, muitas vezes até cópia dos discursos dos demais devidamente traduzidas, cardápios do que será servido nos eventos, planos de mesa.

16 E como eles deverão agir?
O cerimonial deles, eventualmente, poderá intervir com sugestões e ou modificações que considerar relevante para a delegação. Essas sugestões são submetidas à apreciação dos organizadores, até que se alcance um consenso.

17 É comum... Por uma questão de deferência, acrescentarmos algum costume ou tradição original do país da delegação visitante. Isso denota interesse e conhecimento. > É um princípio de hospitalidade de atenção para com o visitante...

18 Observações PESQUISA... Essa deve ser observada nessa área de atuação.
As regras de etiqueta deverão ser rigidamente respeitadas. O profissional de cerimonial deve estar sempre atento aos detalhes. Alguns povos não comem carnes de porco, outros precisam que o abate do animal seja especial...

19 PRONOMES DE TRATAMENTO
Utilize VOSSA EXCELÊNCIA (V.Exª) para: Presidente da República  Vice-Presidente da República  Ministros de Estado  Chefe do Estado Maior das Forças Armadas  Chefe do Gabinete Militar da Presidência da República  Chefe do Gabinete Civil da Presidência da República 

20 Chefe do Serviço Nacional de Informações 
Presidentes e Membros das Assembléias Legislativas dos Estados  Governadores de Estado e Vice-Governadores  Prefeitos Municipais  Secretários de Estado  Senadores  Deputados  Juízes do Trabalho, Juízes de Direito e Juízes Eleitorais  Procurador Geral da República 

21 Embaixadores e Cônsules 
Generais e Marechais  VOCATIVO: Excelentíssimo Senhor (Exmº.Sr) e Meritíssimo (MM) para juízes 

22 Utilize VOSSA SENHORIA (V.Sª) para: Funcionários graduados 
Organizações comerciais e industriais  Particulares em geral  VOCATIVO: Ilustríssimo Senhor Ilmº.Sr.)

23 Utilize VOSSA EMINÊNCIA (V.Emª) para: 
Cardeais  VOCATIVO: Eminentíssimo Senhor (Emmº.Sr.) 

24 Utilize VOSSA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA (V.Exª.Revmª) para: 
Arcebispos e Bispos  VOCATIVO: Excelentíssimo Senhor (Exmº.Sr.)  Utilize VOSSA SANTIDADE (V.S.) para:  Papa  VOCATIVO: Santíssimo Padre ou Beatíssimo Padre 

25 Utilize REVERENDO (Revdº.) para: 
Sacerdotes  Clérigos  Religiosos  VOCATIVO: Reverendo  Utilize VOSSA MAGNIFICÊNCIA para:  Reitores de Universidades  VOCATIVO: Magnífico Reitor 

26 Utilize VOSSA MAJESTADE (V.M.) para: 
Imperadores  Reis  Rainhas  Utilize VOSSA ALTEZA (V.A.) para:  Príncipes e Princesas Atenção. Existem duas possibilidades de tratamento a autoridades:   VOSSA - quando nos dirigimos à Autoridade, como na frase "Vossa Excelência viajará amanhã?"  SUA - quando nos referimos à Autoridade, como na frase "Sua Santidade avisa que concederá audiências."

27 Algumas dicas Para se organizar um evento precisamos saber um pouco mais sobre o que utilizar para servir as bebidas...

28 O MISTÉRIO DO BEM-SERVIR COM O COPO CORRETO
CHAMPAGNE Pede uma taça alta e fina, batizada de flûte. Esse formato mantém por mais tempo a efervescência da bebida. Os vinhos espumantes são servidos no mesmo tipo de taça

29 ÁGUA Os copos de água são facilmente identificáveis: são sempre os maiores e podem ou não ter pé. Como a água não tem sabor ou buquê que possa ser alterado, pode permanecer mais tempo em copos grandes, com ou sem pedras de gelo.

30 VINHO BRANCO Como pode ser consumido gelado, o vinho branco ganha taças menores, para o líquido não esquentar. O melhor é segurar a taça pelo pé, para evitar contato do calor das mãos com a bebida, o que altera o sabor. Para vinho rosé, é o mesmo copo.

31 VINHO TINTO É geralmente servido em taças maiores e mais bojudas do que as de vinho branco, por não ser consumido gelado. O mais correto é segurar a taça pelo pé. Mas, no caso do vinho tinto, não se considera um erro segurar na própria taça.

32 REFRIGERANTE Pedem copos maiores por serem consumidos em grande quantidade e rapidamente em geral com muito gelo.

33 SUCO DE FRUTA Os sucos de frutas, sejam naturais ou industrializados, pedem o mesmo tipo de copo: ligeiramente menor que o utilizado por refrigerantes. Esse formato é ideal para a bebida fresca e mais concentrada, uma vez que abriga menos líquido e pede reposição mais freqüente.

34 LONG DRINK Como o próprio nome já indica, esses drinks pedem copos altos. O motivo é a grande quantidade de gelo que normalmente o acompanha.

35 WHISKY E CAIPIRINHA O modelo clássico para servir essas bebidas é o copo mais baixo. Apesar do teor alcoólico elevado, são drinks servidos com gelo. Assim o copo não precisa ser alto, mas deve ser suficientemente largo para acomodar as pedras e ter fundo grosso para impedir que a bebida esquente.

36 BATIDA Essas bebidas são servidas prontas, geladas e em pequenas doses, por isso pedem o modelo mais baixo de copo largo.

37 CHOPE E CERVEJA Servido em canecas ou tulipas, com ou sem a base curta para evitar que a bebida esquente.

38 DRY MARTINI Pede um copo triangular e pequeno, pois a bebida não pode ser ingerida em grandes doses.

39 CONHAQUE É servido no copo tipo baloon. Sua boca estreita não permite que a bebida perca o perfume e o pé curto deixa o calor das mãos longe do líquido.

40 VINHO PORTO OU XEREZ Bebidas concentradas como essas exigem cálices pequenos para conservar o sabor.

41 LICOR Servido após as refeições, dada sua ação reconhecidamente digestiva, pede um copo pequeno que receba apenas alguns goles da bebida, que é sempre bem doce.

42 VODCA E CACHAÇA Como a vodca é servida em pequenas doses e supergelada, pede um copo pequeno, fino e com base grossa. Isso evita que o calor das mãos esquente o líquido. Em territórios latinos e tropicais em geral, a cachaça ou aguardente também é consumida neste modelo.

43


Carregar ppt "Cerimonial e Protocolo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google