A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Estado Atual das Pesquisas que envolvem a relação entre

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Estado Atual das Pesquisas que envolvem a relação entre"— Transcrição da apresentação:

1 O Estado Atual das Pesquisas que envolvem a relação entre
TanCP II FMIt 2011 O Estado Atual das Pesquisas que envolvem a relação entre Saúde e Espiritualidade Profa. Graça Mota Figueiredo

2 Conceito A Organização Mundial de Saúde (OMS), após a conferência de 1962 realizada em Alma-Ata, Genebra – declarou a importância dos "cuidados primários de saúde" . Foi criada a Medicina Alternativa Internacional e a "The Open International University For Complementary Medicines“.

3 Conceito A Reforma Psiquiátrica
A partir dos anos 70, têm início experiências de transformação da assistência... a Política Nacional de Saúde Mental, busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária, com uma rede de serviços e equipamentos variados... 

4 Conceito Observa-se uma tendência de integrar ciência e espiritualidade até mesmo nos pronunciamentos da Organização Mundial de Saúde:   Desde a Assembléia Mundial de Saúde de 1983, a inclusão de uma dimensão "não material" ou "espiritual" de saúde vem sendo discutida extensamente, a ponto de haver uma proposta para modificar o conceito clássico de "saúde" da Organização Mundial de Saúde para "um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social e não meramente a ausência de doença" (WHO/MAS/MHP/98.2). (FLECK, 2003).

5 Medicina e Espiritualidade
A espiritualidade é reconhecida como um fator que contribui para a saúde e a qualidade de vida de muitas pessoas. (Puchalski, 1999)

6 Medicina e Espiritualidade
Pesquisas revelam que 73% das pessoas acreditam que devem compartilhar as suas crenças religiosas com o médico e 66% demonstram interesse de que o médico pergunte sobre sua espiritualidade (Larson e Koenig, 2000; Cowan et al, 2003).

7 Medicina e Espiritualidade
Aspectos como perdão, experiências espirituais diárias, suporte religioso e autopercepção de religiosidade predisseram significativamente o estado de saúde mental dos pacientes (Rippentrop et al., 2005).

8 Medicina e Espiritualidade
Os espíritas têm sido os únicos a enfatizar, no Ocidente, a necessidade do casamento entre Saúde e Espiritualidade. O período científico propriamente dito, referente aos princípios Espíritas, iniciou-se a partir de 1872, com as pesquisas de William Crookes.

9 Introdução Atualmente existem diversos centros de pesquisa científica que se dedicam a conduzir investigações sobre as relações entre saúde e espiritualidade.

10 Grupos Acadêmicos Duke University - Larson- Koenig
Harvard Medical School - Benson Stanford University têm centros de pesquisa em espiritualidade e saúde.

11 Grupos Acadêmicos The Spirituality and Psychiatry Special Interest Group do Royal College of Psychiatrists se dedica a pesquisas sobre as interfaces espiritualidade e saúde mental.

12 Grupos Acadêmicos The Faraday Institute for Science and Religion- St Edmund's College, Cambridge Scholarly research and publication on science and religion

13 Grupos Acadêmicos University of Edinburgh
University Lund: Etzel Cardeña -Varieties of Anomalous Experiences - APA Saybrook Graduate School: Stanley Krippner University Northamptom: Cris Roe

14 Grupos Acadêmicos DOPS - Division of Perceptual Studies
“The Division's main purpose is the scientific empirical investigation of phenomena that suggest that currently accepted scientific assumptions and theories about the nature of mind or consciousness.”

15 Grupos Acadêmicos Presidente PA: Etzel Cardeña
interesse em mediunidade. Biblioteca vasta e concede bolsas (

16 Grupos Acadêmicos No Brasil,
O ProSER –Programa de Saúde,Espiritualidade e Religiosidade do IPQ-HC-FM USP reúne pesquisadores nessa área.

17 Grupos Acadêmicos NUPES – Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da UFJF. NER – Núcleo de estudos da Religião UnB. LIASE – Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade da UFGo.

18 Grupos Acadêmicos NUSE – Núcleo Universitário de Saúde e Espiritualidade da Unifesp. LASER – Laboratório sobre Saúde, Espiritualidade e Religiosidade da Unicamp. SOCISE – Sociedade Científica de Saúde e Espiritualidade da FM de Marília.

19 Importância da colaboração
Fontes de Financiamento Metanexus Foundation John Templeton Foundation Fundação Bial Parapsychology Foundation FAPESP, CAPES, CNPq

20 Escalas de avaliação Para acessar a espiritualidade de maneira sistemática e padronizada, foram criadas escalas de avaliação específicas (Kelly et al., 2006; Mystakidou et al., 2006). As escalas de avaliação da espiritualidade no âmbito médico, como a Spiritual Involvement and Beliefs Scale (Hatch et al., 1998) (Escala de Crenças e Envolvimento Espiritual), a Spiritual Well-Being Scale (Sieber et al., 2000) (Escala de Bem-Estar Espiritual) e a DUREL (Duke University religion index) (Storch et al., 2004).

21 Tópicos de Pesquisa EQM Reencarnação Mediunidade Prece Intercessória
Reavaliação da relação entre espiritualidade e ciência

22 Tópicos de Pesquisa EQM Bruce Greyson (DOPS)
Sam Parnia & Peter Fenwick (UK) Pin van Lommel (Holanda)

23 Tópicos de Pesquisa Reencarnação DOPS (Ian Stevenson & Jim Tucker)
Erlendur Haraldson (Universidade da Islândia)

24 Tópicos de Pesquisa Mediunidade Gary Schwartz (Univ. Arizona)
Emily Kelly (DOPS) Cris Roe (Univ. Northamptom) Psicografia, grafoscopia, perfil psicológico

25 Divulgação Revistas de alto impacto científico abrem espaço para artigos relacionados a esse tema, tais como The Lancet, New England Journal of Medicine, British Medical Journal, American Journal of Psychiatry, JAMA, entre dezenas de outras (Koenig et al., 1998).

26 Qual a magnitude desses efeitos?
Muitas pessoas usam a espiritualidade para lidar com suas doenças Fato relevante para profissionais da área da saúde

27 Achados de pesquisas Em um estudo comparando o efeito de diferentes formas de meditação em relação à ansiedade, ao humor e à dor (Wachholtz e Pargament, 2005),

28 Achados de pesquisas Harrison et al. (2005), ao avaliarem 50 pacientes americanos com anemia falciforme, demonstraram que a freqüência à igreja por mais de uma vez por semana implica em escores mais baixos de dor. Em uma recente revisão, Banks (2006) ressaltou a importância de incorporar a fé e a espiritualidade ao tratamento de pacientes com cefaléia crônica diária.

29 Achados de pesquisas Crenças e práticas tradicionais: melhor saúde física e mental Prescrever religião para não religiosos pode fazê-los mais saudáveis? Sabe-se que: religiosos intrínsecos são mais saudáveis mental e fisicamente

30 Achados de pesquisas Melhor desempenho imunológico
Citocina Interleucina-6 (IL-6) em 1700 idosos na comunidade estava maior nos que não freqüentavam serviço religioso (pode ser indicação de um sistema imunológico mais fraco ou instável; Koenig et al. 1997).

31 Achados de pesquisas 100 estudos examinaram religiosidade e abuso de álcool e drogas. 90% encontraram correlação inversa com significância estatística entre os dois. Estudos realizados em diferentes países.

32 Achados de pesquisas Menor taxa de mortalidade
52 estudos examinaram relação entre religiosidade e taxa de mortalidade. 39 (75%) encontraram que pessoa com mais atividade religiosa apresentaram vida mais longa (Koenig 2001). 12 dos 13 estudos com metodologia mais sofisticada confirmam esses resultados (diferença de 7 anos).

33 Achados de pesquisas Pessoas religiosas permanecem menos tempo no hospital: Seis dias contra 12, no ano anterior (Koenig & Larson, 1998). Na parte prospectiva do estudo: Onze dias contra 25. Ao se controlar gravidade da doença, incapacitação, apoio social e sintomas depressivos a diferença ficou maior.

34 Qual a magnitude desses efeitos?
Strawbridge, Cohen et al (1997) e outros Envolvimento religioso (= > que 1x/semana) na saúde física tem a magnitude da suspensão efeito do fumo Altos níveis de envolvimento: 7 anos adicionais na vida do indivíduo

35 Aplicações Clínicas Esclarecer que as questões espirituais fazem parte do cuidado com a saúde do indivíduo

36 Importância da colaboração
Equipe de saúde, capelães e religiosos da comunidade Outros profissionais da área da saúde: mesmas atitudes, discussões entre si para abordagem de itens diversos

37 Saúde e Espiritualidade
Ser humano é de natureza complexa e multidimensional. Nortear as práticas assistenciais Formar e treinar profissionais Fomento de pesquisas

38 Conclusões Conforme Sims (2003) as pesquisas científicas continuam buscando o desenvolvimento de métodos que consigam cientificamente estudar os fenômenos anteriormente considerados misteriosos.  

39 Para pensar A doença se relaciona com a forma com que vivemos nossa vida; a qualidade da nossa saúde reflete a forma com que compreendemos e vivemos a nossa natureza espiritual.


Carregar ppt "O Estado Atual das Pesquisas que envolvem a relação entre"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google