A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Estratégica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Estratégica."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Estratégica

2 - Pode dizer-me que caminho devo tomar?
- Isto depende do lugar para onde você quer ir. (Respondeu com muito propósito o gato) - Não tenho destino certo. - Neste caso qualquer caminho serve. (“Alice no País da Maravilhas” - Lewis Carrol)

3 Tempos de mudanças Perguntas incômodas
Grandes ameaças... Mas grandes oportunidades também! Transformações inevitáveis Mudanças, mudanças e mais mudanças... Perguntas incômodas Onde estamos? Para onde vamos? Por que vamos? Como vamos? Quando vamos?

4 Gestão Estratégica O que é Gestão Estratégica?
A Gestão Estratégica é de responsabilidade da alta cúpula? Por quê? A Gestão Estratégica deve envolver a organização como um todo? Por quê?

5 Gestão Estratégica A GESTÃO ESTRATÉGICA é um processo de transformação organizacional voltado para o futuro, liderado pela alta administração de uma organização, buscando assegurar a continuidade, sobrevivência e crescimento futuros da empresa, através da contínua adequação de estratégias, capacitação, estrutura e infra-estrutura. Esse processo deve envolver de forma integrada, dirigentes, gerentes, supervisores, e tem como objetivo principal assegurar o crescimento e a continuidade da organização no longo prazo.

6 Gestão Estratégica - Fases
1º) Fase de Diagnóstico – detectar possíveis lacunas ou deficiências que, se não supridas ou corrigidas a tempo, podem comprometer o sucesso futuro da organização; 2º) Reflexão estratégica – com a participação dos dirigentes e pessoas-chave da instituição, formulam, em conjunto, respostas a questões como:

7 Quais as principais ameaças e oportunidades, atuais e futuras, para a nossa organização?
Que mudanças ou tendências podem afetar, positiva ou negativamente, o sucesso de nossas atividades? Quais os nossos pontos fortes? E nossos pontos fracos? Quais os pontos que precisamos melhorar? Qual a nossa visão para a organização? E a sua razão de ser, sua missão? Essas idéias são compartilhadas por todos? Quais são os nossos princípios e valores fundamentais aos quais não estamos dispostos a renunciar, aconteça o que acontecer?Eles são compartilhados e vividos por todos?

8 3º) Estabelecimento de diretrizes, linhas de ação, objetivos, metas, desafios, qualitativos e quantitativos, chegando aos planos de ação e orçamento; 4º) Estabelecimento de condições e formas de acompanhamento para garantir a implantação, avaliação e acompanhamento dos planos.

9 Motivações para a Estratégia

10 Para refletir... Qual a diferença entre a Gestão Estratégica e o Planejamento Estratégico Clássico?

11 O Planejamento Estratégico Clássico é um processo estruturado para fazer um bom plano e construir um futuro considerado possível e desejável para a empresa. Contudo, esse planejamento não incorporava os mecanismos gerencias, administrativos e financeiros para sua implementação nem para levar em conta as constantes alterações necessárias para incorporar as surpresas estratégicas. A Gestão Estratégica, reconhecendo esta grave lacuna, incorporou novos elementos ao Planejamento Estratégico, passando a levar em conta que o ambiente externo das empresas é muito e cada vez mais dinâmico, cheio de ameaças e de oportunidades, o que implica que a construção do futuro precisa ser dinâmica e tratada gerencialmente como um projeto praticamente em tempo real.

12 Posturas típicas em relação ao planejamento
“Não adianta planejar, é trabalho perdido...” “Fizemos um plano há cinco anos atrás, mas ficou na gaveta” “Temos alguns números para o ano...” “Cada um tem suas idéias próprias a respeito...” “Vamos dobrar em 3 anos!”

13 Para Refletir... Você conhece algum exemplo real, ocorrido com empresas que não fizeram as transformações estratégicas necessárias a tempo e que, como conseqüência de eventos que poderiam ter sido previstos, sofreram conseqüências negativas profundas?

14 Atitudes típicas em relação ao futuro
Tradicionalista Pragmática Otimista Pessimista ‘Extrapolativa’ Estratégica “Meu interesse está no futuro porque é lá que vou passar o resto da minha vida” Charles Kettering

15 Atitude tradicionalista
PASSADO HOJE

16 Atitude pragmática PRESENTE PASSADO HOJE

17 Otimistas ou pessimistas?
FUTURO PASSADO PRESENTE HOJE Otimista Extrapolação Pessimista

18 Atitude estratégica FUTURO PRESENTE PASSADO HOJE

19 Olhando o presente com os olhos do futuro O PLANEJAMENTO NÃO DIZ RESPEITO A DECISÕES FUTURAS, MAS ÀS IMPLICAÇÕES FUTURAS DE DECISÕES PRESENTES Peter Drucker Futuro Desejado Passado Presente HOJE

20 “Como é que os líderes das nossas empresas utilizam o seu tempo?”
O mau uso do tempo “Como é que os líderes das nossas empresas utilizam o seu tempo?”

21 A ‘regra 40-30-20’  60 % de tempo olhando para dentro
 40 % de tempo olhando para fora Dos 40% olhando para fora ...  70 % olhando para o “aqui e agora”  30 % olhando para o futuro (3 anos ou +) Dos 30 % para fora e para o futuro ...  80 % olhando sob uma visão particular  20 % construindo uma ... visão compartilhada do futuro

22 A ‘regra 40-30-20’ (4) Conclusão:
Percentagem do tempo que os dirigentes dedicam à construção de uma ... visão compartilhada do futuro:  20 % de 30 % de 40 % = 2,4 % (menos de 3% do seu tempo!!!) 3% 97%

23 A mentalidade estratégica
O que é ter uma Mentalidade Estratégica?

24 Mentalidade imediatista
O Mundo Aqui Meu Setor Minha entidade Minha Cidade Meu Estado Meu País Daqui a 1 ano 100 anos Hoje 1 mês 10 anos

25 Mentalidade operacional
O Mundo Aqui Meu Setor Minha entidade Minha Cidade Meu Estado Meu País Daqui a 1 ano 100 anos Hoje 1 mês 10 anos

26 Mentalidade estratégica
O Mundo Daqui a 1 ano 100 anos Aqui Meu Setor Minha entidade Minha Cidade Meu Estado Meu País Hoje 1 mês 10 anos

27 MENTALIDADE ESTRATÉGICA
É a forma de pensar que concentra a atenção, interesse e ação, predominantemente, no que pode acontecer pelo menos nos próximos cinco a dez anos, e considerando o mundo todo como fonte potencial de oportunidades e ameaças.

28 “Se nós não planejarmos o nosso futuro,
Para refletir... “Se nós não planejarmos o nosso futuro, Outros o farão para nós, Por nós...” (ou contra nós!!!)


Carregar ppt "Gestão Estratégica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google