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Controle: Aprendendo e Mudando Gestão de Tecnologia e Inovação

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Apresentação em tema: "Controle: Aprendendo e Mudando Gestão de Tecnologia e Inovação"— Transcrição da apresentação:

1 Controle: Aprendendo e Mudando Gestão de Tecnologia e Inovação

2 1. Tecnologia e inovação

3 Tecnologia – aplicação sistemática do conhecimento científico em um novo produto, processo ou serviço.

4 Inovação – mudança no método ou na tecnologia; afastamento útil e positivo das formas anteriores de se fazer as coisas.

5 Inovação é a chave para a competitividade.

6 1.1 Ciclo de vida tecnológico – padrão previsível seguido por uma inovação tecnológica, da concepção e do desenvolvimento até a saturação de mercado e a substituição.

7 1.2 Disseminação das inovações tecnológicas – a porcentagem de pessoas que usam a tecnologia é pequena no início, mas aumenta substancialmente à medida que ela vai tendo sucesso e sendo expandida entre a população.

8 5 razões para uma inovação ser disseminada rapidamente:

9 (1) A nova inovação apresenta uma grande vantagem em relação à anterior;

10 (2) A inovação é compatível com sistemas, procedimentos, infra-estruturas e modos de pensar existentes;

11 (3) A inovação é bem menos e não mais complexa;

12 (4) A inovação pode ser experimentada ou testada facilmente sem custos ou compromissos significativos; e

13 (5) A inovação pode ser observada ou copiada facilmente.

14 2. Inovação tecnológica em um ambiente competitivo

15 A inovação pode melhorar qualquer prática voltada aos resultados finais da empresa.

16 A questão principal não é adotar ou não a nova tecnologia, mas quando adotá-la, e como integrar a mudança com as práticas e estratégias em operação na organização.

17 2.1 Liderança tecnológica

18 Vantagens da liderança tecnológica Pioneirismo Pouca ou nenhuma concorrência Mais eficiência Maior margem de lucro Vantagem sustentável Reputação de inovador Estabelecimento de barreiras à entrada Ocupação dos melhores nichos de mercado Oportunidades de aprendizado.

19 Desvantagens da liderança tecnológica Riscos maiores Custos do desenvolvimento da tecnologia Custos do desenvolvimento de mercado e de educação do cliente Custos de infra-estrutura Custos de aprendizado e eliminação das falhas Possível canibalização dos produtos existentes.

20 2.2 Seguidores tecnológicos

21 É possível economizar os custos de desenvolvimento, seguindo o líder tecnológico.

22 Aprendendo com o líder, o seguidor adapta os produtos ou os sistemas de entrega mais específicos para atender às necessidades dos compradores.

23 3. Avaliação das necessidades tecnológicas

24 3.1 Avaliação das tecnologias atuais

25 Antes de a organização elaborar estratégias de desenvolvimento e exploração de inovações tecnológicas, ela precisa ter claro entendimento da sua base tecnológica atual.

26 A empresa, portanto, deve realizar uma auditoria tecnológica – processo de elucidar as tecnologias fundamentais das quais uma organização depende.

27 3.2 Avaliação das tendências tecnológicas externas – benchmarking e scanning.

28 O benchmarking concentra-se na comparação das práticas e tecnologias da organização com as de outras companhias, o scanning concentra-se no que pode ser feito e no que está sendo desenvolvido.

29 O benchmarking examina tecnologias fundamentais e talvez algumas em evolução, enquanto o scanning busca identificar tecnologias em evolução e emergentes – as que estão sendo introduzidas e as que ainda estão sendo desenvolvidas.

30 O benchmarking pode reduzir os custos e aumentar a velocidade e a qualidade da empresa.

31 O scanning coloca mais ênfase na identificação e no monitoramento de fontes de novas tecnologias de determinado setor.

32 4. Fatores fundamentais nas decisões sobre tecnologia

33 A estratégia competitiva da organização, a habilidade técnica dos funcionários para trabalhar com a nova tecnologia, a adequação da tecnologia às operações da companhia e a capacidade da empresa de lidar com os riscos e as ambigüidades da adoção de uma nova tecnologia devem ser planejadas para coincidir com a dinâmica de uma tecnologia em desenvolvimento.

34 4.1 Previsão da receptividade do mercado

35 Qual é o potencial de mercado?

36 4.2 Viabilidade tecnológica

37 Ao avaliar a receptividade do mercado, os executivos precisam determinar dois aspectos: (1) no curto prazo, é necessário haver aplicação imediata que demonstre o valor da nova tecnologia e (2) no longo prazo, é necessário haver um conjunto de aplicações que mostre comprovadamente que a tecnologia é um meio capaz de satisfazer a necessidade de mercado.

38 As idéias podem permanecer inexeqüíveis por muito tempo
As idéias podem permanecer inexeqüíveis por muito tempo. Os obstáculos técnicos podem representar barreiras ao progresso.

39 4.3 Viabilidade econômica Independentemente de uma empresa conseguir criar um “grande feito” em inovação tecnológica, os executivos precisam considerar a existência de um bom incentivo financeiro para fazê-lo.

40 4.4 Desenvolvimento antecipado de competência As organizações devem construir suas estratégias baseadas em suas competências essenciais.

41 Sem as habilidades necessárias para implementar a inovação, mesmo os avanços tecnológicos mais promissores podem resultar em desastre.

42 4.5 Adequação organizacional Como as inovações tecnológicas pretendidas pela empresa impactam na cultura organizacional, nos interesses de seus gerentes e nas expectativas dos stakeholders?

43 5. Busca e aquisição de novas tecnologias A questão de como obter uma nova tecnologia é uma decisão de fazer ou comprar. Será que a organização deve desenvolver ela própria a tecnologia ou adquiri-la de alguma fonte externa?

44 5.1 Desenvolvimento interno Vantagem potencial é manter a tecnologia proprietária exclusiva para a organização. Desvantagem: exige mais pessoal e mais investimento por um longo período.

45 Quais são os benefícios potenciais da tecnologia proprietária em relação ao custo de seu desenvolvimento?

46 5.2 Compra Grande parte da tecnologia já está disponível em produtos ou processos que podem ser comprados livremente. Essa é a maneira mais simples, fácil e barata de adquirir uma nova tecnologia.

47 5.3 Desenvolvimento contratado Se a tecnologia não estiver disponível e a companhia não tiver recursos ou tempo para desenvolvê-la internamente, pode escolher contratar o desenvolvimento junto a fontes externas.

48 Possíveis contratados incluem outras companhias, laboratórios de pesquisa independentes e universidades e instituições governamentais.

49 A contratação externa envolve uma série acordada de objetivos e cronogramas para o projeto, sendo os pagamentos efetuados a cada fase testada e cumprida do projeto.

50 5.4 Licenciamento Algumas tecnologias que não são fáceis de serem adquiridas como parte de um produto podem ser licenciadas mediante o pagamento de uma taxa.

51 5. 5 Intercâmbio tecnológico Efetuado entre empresas de um mesmo setor
5.5 Intercâmbio tecnológico Efetuado entre empresas de um mesmo setor. Está tornando-se cada vez mais comum por causa dos altos custos do desenvolvimento independente de tecnologias avançadas.

52 5.6 Parcerias em pesquisas e joint ventures As parcerias em pesquisa são arranjos destinados a desenvolver conjuntamente alguma nova tecnologia específica. Uma combinação eficaz envolve uma companhia já estabelecida e uma empresa recém-criada.

53 5.7 Aquisição da propriedade tecnológica Se a companhia não possuir a tecnologia necessária, mas desejar adquirir o direito do proprietário, uma alternativa seria adquirir a companhia que possui a tecnologia.

54 6. Tecnologia e funções gerenciais Diretor de tecnologia – executivo responsável pela estratégia e pelo desenvolvimento tecnológico. Inovador técnico – pessoa que desenvolve uma nova tecnologia ou possui as qualificações necessárias para instalar e operar a tecnologia. Defensor do produto – pessoa que promove a nova tecnologia por toda a organização, envidando esforços para obter aceitação e apoio. Executivo patrocinador – executivo que apóia a nova tecnologia e protege o defensor do produto inovador.

55 7. Organização voltada à inovação São companhias que se superam em resolver problemas, buscar e encontrar novas abordagens e compartilhar o novo conhecimento com todos os membros da organização.

56 As inovações envolvem a exploração da capacidade existente – para melhorar a velocidade de produção ou a qualidade do produto, ou a inovação pode envolver a exploração de novos conhecimentos – procurando desenvolver novos produtos e serviços.

57 As empresas competitivas aprendem a liberar a capacidade e a energia criativas das pessoas para desenvolver novos produtos e processos que garantirão a competitividade duradoura da empresa.

58 7.1 Incentivo à criatividade A cultura organizacional precisa encorajar a inovação.

59 7. 2 Eliminação da burocracia A burocracia é inimiga da inovação
7.2 Eliminação da burocracia A burocracia é inimiga da inovação. A empresa deve criar uma estrutura temporária e especial de projeto isolada do restante da organização e com permissão para operar sob normas diferentes – skunkworks, equipes de projetos inovadores, estufas, reservas.

60 7.3 Implementação de projetos de desenvolvimento Projeto de desenvolvimento – esforço organizacional focado na criação de um novo produto ou processo por meio de avanços tecnológicos.

61 Para o projeto de desenvolvimento alcançar sua vantagem máxima, ele deve ser formado com base nas competências essenciais da empresa; ter uma visão direcionada aos objetivos a serem atingidos e suas razões; ter uma equipe comprometida; instigar uma filosofia de melhoria contínua; e gerar esforços coordenados e integrados entre todas as unidades.

62 7.4 Tecnologia: definição de funções e recursos humanos A adoção de uma nova tecnologia normalmente exige mudanças na definição das funções.

63 Os relacionamentos sociais e os aspectos humanos da tarefa podem ficar prejudicados, reduzindo a produtividade geral.

64 A abordagem do sistema sociotécnico de reestruturação do trabalho trata deste problema.

65 Sistema sociotécnico – uma abordagem de estruturação da função que tenta redefinir a tarefa para otimizar a operação de uma nova tecnologia, preservando os relacionamentos interpessoais entre funcionários e outros aspectos humanos do trabalho.


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