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O propósito da organização

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Apresentação em tema: "O propósito da organização"— Transcrição da apresentação:

1 O propósito da organização

2 O propósito da organização
O propósito é um conjunto consistente de elementos intrínsecos que motivam e condicionam construção do futuro de uma organização. Elementos do propósito Visão Missão Abrangência Posicionamento estratégico Princípios Valores

3 Conceito de ‘visão’ “É um modelo mental claro e ‘luminoso’
de um estado ou situação altamente desejável!!! de uma realidade futura – possível descrito de forma simples e objetiva e partilhada por todos os dirigentes e colaboradores da empresa” DECLARAÇÃO DA VISÃO O que somos ? No que acreditamos ? O que queremos ser ?

4 A importância da visão compartilhada
explicita o que a instituição quer ser unifica as expectativas dá um sentido de direção facilita a comunicação ajuda o envolvimento favorece o comprometimento dá energia às equipes de trabalho inspira as grandes diretrizes da entidade baliza as estratégias e demais ações

5 Exemplos de empresas - VISÃO
BCP TELECOMUNICAÇÕES Ser a melhor empresa de telecomunicações do Brasil. EMBRAER A Embraer se consolidará e se manterá como uma das grandes forças globais do setor aeroespacial, operando com lucratividade e apresentando níveis de excelência em tecnologia, produtos e serviços ao Cliente.

6 Missão Missão é uma declaração sobre o que a organização é, sobre sua razão de ser. Serve de critério geral para orientar a tomada de decisões, para definir objetivos e auxiliar na escolha das decisões estratégicas

7 Missão qual é a necessidade básica que a organização pretende suprir?
que diferença faz ela existir ou não? para que serve? para que existe? qual é a sua ‘razão de ser’? qual a motivação básica que inspirou seus fundadores? Principais Componentes da definição de uma Missão: Cliente Produtos ou Serviços Local Geográfico Tecnologia Preocupação com a sobrevivência Empregados Filosofia Conceito Próprio Imagem Pública Acionistas

8 Exemplos de empresas - MISSÃO
ERICSSON BRASIL “Nossa missão é entender as necessidades e oportunidades de nossos Clientes e oferecer soluções de comunicação mais rápidas e melhores do que qualquer outro competidor. É dessa forma que a Ericsson gera lucro para seus acionistas.” MCDONALD´S “Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável”. FORD “Nossa missão é atender às necessidades de transporte de nossos clientes, aprimorando nossos produtos e serviços, prosperando como empresa e proporcionando retorno aos acionistas”.

9 Conceito de abrangência
Limitações reais ou auto-impostas Limitações regimentais ou estatutárias Limitações geográficas Limitações políticas Grupos sociais alvo Formas de atuação Mercados específicos

10 Posicionamento estratégico
O ‘trilema estratégico’ de M Treacy e F. Wieserma É preciso escolher uma das três seguintes opções: Fornecimento de produtos ou serviços de ponta Excelência operacional Relacionamento e intimidade com os clientes e procurar ser a melhor naquela posição escolhida Ao resultado desta opção consciente, chamamos de ‘posicionamento estratégico’ da instituição

11 Princípios e valores

12 Conceito de princípios
“É aquilo do qual não estamos dispostos a arredar pé, aconteça o que acontecer”

13 Princípios A “Carta de Princípios” O ‘Credo’ da instituição
As crenças básicas Em que acreditamos O código de ética As grandes escolhas

14 Valores O que é realmente importante para nós?
O que é que nós consideramos como mérito organizacional ou pessoal? Que características devem ser preservadas, meritizadas e incentivadas? São convicções claras e fundamentais que a empresa defende e adota como guia de gestão do seu negócio (crenças e posturas éticas: certo e errado, bom e ruim, importante e não importante) Temas mais utilizados como Valores: Consumidor Ética Qualidade Parceria Ecologia Transparência Recursos Humanos Imagem Participação Comunitária Sigilo

15 Exemplos de Princípios e Valores
MACKENZIE Na Conduta pessoal: dignidade, caráter, integridade e espírito mackenzísta. No relacionamento interpessoal: lealdade, respeito mútuo, compreensão, honestidade e humildade. No exercício da atividade profissional: ética, competência, criatividade, iniciativa, disciplina, dedicação e disposição para o trabalho voluntário. No processo de decisão: busca de consenso, justiça e verdade, igualdade de oportunidades, eficiência e eficácia. No processo de relacionamento entre órgãos colegiados, unidades e departamentos: cooperação, espírito de equipe, profissionalismo e comunicação adequada. No relacionamento com outras instituições: responsabilidade, independência e transparência. E sempre, em todas as circunstâncias, o amor, que é o vínculo da perfeição’’.

16 “UMA VISÃO SEM AÇÃO NÃO PASSA DE UM SONHO.
AÇÃO SEM UMA VISÃO É SÓ PASSATEMPO. UMA VISÃO COM AÇÃO PODE MUDAR O MUNDO”.

17 MISSÃO “Produzir conhecimento em todas as suas formas e torna-lo acessível à sociedade contribuindo para o desenvolvimento integrado da região” VISÃO “A FSSS será reconhecida como uma Instituição cuja razão de existir é contribuir para melhoria da qualidade de vida, através da produção e difusão do conhecimento e valores que permitam o indivíduo ser útil para si, seu semelhante e ao ambiente onde vive.”

18 O triângulo estratégico

19 O propósito ‘O que nós queremos ser?’
Visão – Missão – Abrangência Posicionamento Estratégico Princípios - Valores Qualquer estratégia proposta que entre em conflito com o propósito, terá grandes dificuldades para ser implantada com sucesso, pois é o propósito que define e limita o que a organização quer ser e fazer.

20 O ambiente ‘O que nos é permitido fazer?’
Propósito Ambiente O que nós podemos fazer? Elementos como volumes atuais e futuros de demanda; consumidores; leis e regulamentações; concorrentes; fonte de matéria prima; parceiros; opinião pública; governo; sindicatos, dentre outros, externos à organização, criam limitações, oportunidades ou ameaças, e isso deve ser contemplado.

21 A capacitação ‘O que nós sabemos fazer?’
Ambiente Propósito O que a organização sabe e possui condições de fazer com qualidade. Um inventário de capacitação passa por tópicos, como: corpo gerencial preparado; técnicas gerenciais apropriadas; mão de obra qualificada e motivada; máquinas e equipamentos apropriados e atualizados; métodos e tecnologias adequadas, dentre outros.

22 A estratégia ‘O que nós vamos fazer?’
Ambiente Propósito Capacitação Estratégia O que nós vamos fazer???

23 E se a capacitação for insuficiente para atender a uma estratégia proposta?
O plano de capacitação deve especificar os passos e meios para que a organização se torne capacitada, dentro de um prazo previsto, com um custo predeterminado para a implementação da estratégia proposta. No plano conceitual, é a estratégia que condiciona e antecede a capacitação, e não o contrário. Capacitação Insuficiente! Ambiente favorável! Propósito atendido! Estratégia? O FUTURO Plano de Capacitação

24 E se o ambiente for desfavorável a uma estratégia proposta?
Haverá algum plano possível que transforme, num prazo razoável, as condições externas atuais em novas condições menos adversas, ou até favoráveis à implantação da estratégia proposta? Esses planos só devem ser adotados se os benefícios esperados com a nova estratégia proposta superarem o custo, riscos, a demora e as ameaças da implementação do plano de ação. Caso contrário, a estratégia deve ser descartada. Propósito atendido! Capacitação suficiente! Estratégia? Ambiente desfavorável! O FUTURO Plano de Ação para Mudanças no

25 Plano de Revisão e Adequação do Propósito
E se a estratégia proposta conflitar com algum dos elementos do propósito? Propósito em conflito com estratégia! Ambiente Favorável! Capacitação Suficiente! Estratégias? O FUTURO Plano de Revisão e Adequação do Propósito Algumas empresas são capazes de redefinir sua abrangência para incorporar novos mercados, ampliar sua missão ou reformular sua visão. Esses processos somente devem ser adotados se os benefícios esperados com a nova estratégia superarem os custos, riscos, demora e ameaças das transformações culturais necessárias.

26 O JARDIM Um velho vivia sozinho em Minnesota.
Um velho vivia sozinho em Minnesota.   Ele queria cavar seu jardim, mas era um trabalho muito pesado.   Seu único filho, que normalmente o ajudava, estava na prisão.   O velho então escreveu a seguinte carta ao filho, reclamando de seu   problema: "Querido Filho, Estou triste porque, ao que parece, não vou poder plantar meu   jardim este ano. Detesto não poder fazê-lo porque sua mãe sempre adorava a  época do plantio depois do inverno. Mas eu estou velho demais para cavar a terra.   Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não   pode me ajudar com o jardim, pois está na prisão. Com amor, Papai."

27 Pouco depois o pai recebeu o seguinte telegrama:
"PELO AMOR DE DEUS, papai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos" As quatro da manhã do dia seguinte, uma dúzia de agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar nenhum corpo. Confuso, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera. Esta foi a resposta: "Pode plantar seu jardim agora, papai. Isso é o máximo que eu posso fazer no momento." Nada  como uma boa estratégia, para conseguir coisas que parecem impossíveis...


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