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Resultados e Análise dos dados

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Apresentação em tema: "Resultados e Análise dos dados"— Transcrição da apresentação:

1 Resultados e Análise dos dados
METODOLOGIA Resultados e Análise dos dados

2 3 METODOLOGIA 3.1 As escolhas metodológicas 3.2 A seleção da empresa para a pesquisa 3.3 A empresa selecionada 3.4 Universo e amostra 3.5 A coleta de dados 3.6 Tabulação e análise dos dados

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7 TABULAÇÃO DOS DADOS Como organizar os dados obtidos? Recursos: índices, cálculos estatísticos, tabelas, quadros e gráficos. Tratar os dados significa aplicar procedimentos estatísticos para segmentar/agrupar dados (por variável independente)

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9 Representação gráfica dos resultados Gráfico de Pizza ou Torta
Por meio da representação gráfica é possível estabelecer uma correspondência entre os números e uma figura geométrica. Os gráficos mais utilizados são os de pizza (torta) e o histograma. Não 32,6% Sim 67,4% Não 32,6% Sim 67,4% Gráfico de Pizza ou Torta Pergunta: O Sr.(a) tem filhos?

10 Representação gráfica dos resultados
Histograma O histograma é muito parecido com um gráfico de barras, no entanto, não leva em consideração o valor do missing value, portanto, torna-se a representação gráfica mais indicada. 60

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14 TABULAÇÃO DOS DADOS ESTRATÉGIA DE ANÁLISE DE DADOS
Que variáveis serão apenas descritas? Quais as associações entre variáveis (relação de causa-efeito) serão investigadas? ANÁLISE ESTATÍSTICA Qual(is) o(s) programas estatístico(s) utilizado(s)? Quais os principais tipos de testes estatísticos utilizados? Em trabalhos qualitativos não há esse tópico

15 TABULAÇÃO DOS DADOS VARIÁVEIS Categorias que exprimem variação
Na prática correspondem aos elementos presentes no instrumento de coleta de dados (questionário, planilha, ficha) Deve haver definição conceitual criteriosa (escrever um documento)

16 Objetivos do Levantamento de dados
Variáveis de Pesquisa 1 Caracterização do Modelo de UC 1.1 Estrutura da UC: princípios e bases conceituais, práticas adotadas, programas, projetos educacionais, tecnologias, parcerias, usuários, situação organizacional, outros. 1.2 Direcionamentos estratégicos da UC. 1.3 Financiamento da universidade corporativa: implantação, atualmente, perspectivas futuras, fonte de recursos financeiros 2 Criação e Implementação da UC 2.1 Motivos para a criação e implementação da UC. 2.2 Implantação e desenvolvimento: processo, dificuldades, facilidades 3 Resultados da UC 3.1 Sistema de avaliação dos resultados e dos investimentos adotado pela UC. 3.2 Resultados alcançados pela UC. Figura x: Quadro com os objetivos específicos e as variáveis de análise dos dados relacionadas a eles. Fonte: Elaborado pela autora da dissertação.

17 ANÁLISE DE DADOS É a tentativa de evidenciar as relações existentes entre o fenômeno estudado e outros fatores. (TRUJILLO, 1974). Na análise, o pesquisador procura estabelecer as relações necessárias entre os dados obtidos e as hipóteses formuladas. (LAKATOS, 2003.)

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22 É a padronização e codificação das respostas de uma pesquisa.
É a maneira ordenada de dispor os resultados para que a leitura e a análise sejam facilitadas.

23 TABULAÇÃO DE DADOS Tabulação simples Tabulação com respostas múltiplas
Tabulação de perguntas encadeadas Tabulação de perguntas abertas Tabulação de perguntas cruzadas

24 Tabulação simples O entrevistado só pode dar uma resposta. Normalmente, o número de respostas é igual ao número de entrevistas, no entanto, podem ocorrer os casos ditos “missing”. Ex.: Amostra: 277 questionários Pergunta: Qual a sua idade? MISSING VALUE: valores em falta, ou seja, perguntas que não foram respondidas. Valor alto do missing  Problema!! freqüência % 15 a 19 anos 34 12,3 20 a 29 anos 76 27,5 30 a 39 anos 62 22,5 40 a 49 anos 36 13,0 50 a 59 anos 48 17,4 acima de 60 anos 20 7,2 Total 276 100 Missing 1 A análise dos resultados demonstra que a maioria dos entrevistados está na faixa etária de 20 a 29 anos (27,5%), seguida dos que têm 30 a 39 anos (22,5%).

25 Tabulação com respostas múltiplas
O entrevistado pode indicar mais que uma alternativa como resposta. Ex.: Amostra: 319 questionários Pergunta: Indique três pessoas públicas freqüência % Primeira Lula 47 14,7 Segunda Pedro Malan 29 9,1 Terceira Armínio Fraga 25 7,8 Nesse caso, são geradas três tabelas, que devem ser condensadas em uma só.

26 Tabulação de perguntas encadeadas
Nesse caso, a segunda pergunta é respondida em função da primeira. Ex.: Amostra: 277 questionários Pergunta 1: Tem filhos? Pergunta 2: Se sim, quantos? freqüência % Sim 186 67,1 Não 91 32,9 Total 276 100 freqüência % Até 2 filhos 97 52,2 De 3 a 4 filhos 61 32,8 De 5 a 6 filhos 20 10,8 De 7 a 8 filhos 5 2,7 A partir de 9 filhos 3 1,6 Total 186 100,0 Dos respondentes que são pais (67,1%), a maioria tem até dois filhos (52,2%). A análise dos resultados deve ser feita em função das duas perguntas.

27 Tabulação de perguntas abertas
Padronizam-se as respostas por categoria e procede-se à tabulação como tabulação de pergunta simples. Ex.: Amostra: 277 questionários Pergunta: O que o Sr. (a) acha que falta em Cajueiro Seco, quando o assunto é lazer? Respostas: praça praças praças boas dança cantor na praça pagode quadra de futebol quadra quadra de basquete praça festas quadra

28 Tabulação de perguntas abertas
freqüência % biblioteca 1 0,4 cinema, teatro 10 3,6 clube 7 2,5 festas 5 1,8 igreja limpeza 3 1,1 nada 8 2,9 não sei 62 22,4 parque 11 4,0 praça 101 36,5 quadra 16 5,8 segurança 17 6,1 tudo 31 11,2 Total 277 100,0 A análise dos resultados demonstra que a maioria dos respondentes acha que faltam praças (36,5%) quando o assunto é lazer em Cajueiro Seco. 22,4% dos entrevistados não souberam responder à questão, ao passo que 11,2% dos respondentes acreditam que falta tudo quando a questão é o lazer na comunidade.

29 Tabulação de perguntas cruzadas
É a tabulação e análise de duas perguntas simultaneamente. Ex.: Perguntas que serão cruzadas: Gênero e Estado Civil Solteiro Casado Separado Viúvo Outros Total Masculino 48 66 3 1 2 120 Feminino 63 7 16 156 129 10 17 4 276 É possível dizer que, em relação ao gênero x estado civil, a maioria das mulheres são solteiras (66), ao passo que, na mesma proporção, os homens são casados (66). No entanto, verifica-se que a maior parte dos respondentes que são separados e viúvos são mulheres.

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32 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
Interpretação dos resultados tabulados. A análise deve ser feita para atender aos objetivos da pesquisa e para comparar e confrontar dados e provas com o intuito de confirmar ou rejeitar os pressupostos da pesquisa. Visa a compreensão dos dados Busca a confirmação ou não dos pressupostos Procura responder às questões do estudo

33 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
Inicia-se após a coleta dos dados Objetivo: analisar, classificar e interpretar os dados coletados Esta etapa exige CRIATIVIDADE, para que o trabalho monográfico não torne uma simples compilação de dados e opiniões sobre um determinado tema. O que deve ser feito na análise dos dados: classificar e organizar as informações; estabelecer as relações existentes entre os dados coletados; comentar os pontos de convergência e divergência, etc.

34 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS
 OBJETIVOS: Responder à pergunta de partida. Interpretar fatos inesperados e rever ou afinar as hipóteses para que, nas conclusões, o investigador esteja em condições de sugerir aperfeiçoamentos do seu modelo de análise ou de propor pistas de reflexão e de investigação para o futuro.

35 OPERAÇÕES DA ANÁLISE DE DADOS
A análise das relações entre variáveis Trata-se de revelar a independência, a associação (correlação) ou a relação lógica que pode existir entre as variáveis ou combinações de variáveis. Procede-se primeiro ao exame das ligações entre as variáveis das hipóteses principais, passando depois às hipóteses complementares.

36 O que se quer saber das variáveis ?
Prevê-las !!! Através dos dados, evidencia-se a relação causal entre as variáveis dependentes e independentes para atender as hipóteses Interpretar/Percepção o que se entende pelos dados obtidos? Explicar/Proposição porque essa relação ocorreu ? Especificar/Delimitar alcance até onde esta relação ocorre ?

37 Análise dos Dados Estatísticos
70% das escolas públicas de ensino médio não têm acesso à web ! Que isso significa ?

38 Omissões A) Das 150 mil escolas públicas de EM do país, 80 mil estão em áreas rurais onde só 1% dispõem de Telefone/Web. B) As escolas rurais têm menos alunos por sala e menos salas que as urbanas, de forma que dos 30 milhões de alunos do EM, 80% estão nas áreas urbanas

39 Então A) desprezando o 1% para facilitar os cálculos, tem-se que mil, correspondentes a 53,3%, de escolas sem web são da zona rural e os outros 17,7% (para completar os 70%) são da zona urbana. B) tem-se 24 milhões de alunos na zona urbana e 6 milhões na rural sendo 6,0 mi na rural não tem acesso a web e 17,7 % dos 24 mi, ou seja, 4,25 mi na urbana não tem acesso a web

40 Concluindo (4,25 + 6,0) milhões de alunos não tem acesso a web e os demais 19,75 têm! Resumindo, 66% de alunos das escolas públicas de EM têm acesso a web 70% das escolas públicas de EM não têm acesso à web

41 OPERAÇÕES DA ANÁLISE DE DADOS
Comparação dos resultados observados com os resultados esperados e a interpretação das diferenças Se houver divergência entre os resultados observados e os resultados esperados, o que é freqüente, teremos de buscar a origem da diferença e procurar as diferenças entre a realidade e o que era presumido à partida ou de elaborar novas hipóteses e, a partir de uma nova análise dos dados disponíveis, examinar em que medida são confirmadas. Em certos casos será mesmo necessário completar a observação. Construir uma tipologia a partir do modelo de análise ou das informações recolhidas pela observação. Uma tipologia consiste num sistema de classificação construído a partir de vários critérios que, em conjunto, formam um esquema de pensamento graças ao qual os fenômenos podem ser comparados e melhor compreendidos.

42 PRINCIPAIS MÉTODOS DE ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS
Vantagens Desvantagens Análise estatística dos dados Precisão e rigor Possibilidade de manipular rapidamente um grande número de variáveis Clareza dos resultados Nem todos os fatos são quantitativamente mensuráveis. Pode descrever relações, mas não revela seu significado Análise de conteúdo Adequado ao estudo do que está implícito Possibilita distância em relação a interpretações espontâneas Construída de uma forma metódica e sistemática sem prejuízo a profundidade do trabalho e a criatividade do investigador. Alguns métodos de análise de conteúdo baseiam-se em pressupostos simplistas Alguns métodos como a análise avaliativa são muito pesados e laboriosos.

43 Aspectos que podem comprometer a
Análise dos Dados

44 Aspectos que podem comprometer a
Análise dos Dados (BEST, 1972)

45 ANÁLISE DE DADOS

46 ANÁLISE DE DADOS O que é? É o processo pelo qual se dá ordem, estrutura e significado aos dados. Consiste na transformação dos dados coletados em conclusões e/ou lições, úteis e credíveis. A partir dos tópicos estabelecidos processam-se os dados, procurando tendências, diferenças e variações na informação obtida. Os processos, técnicas e ferramentas usadas são baseadas em certos pressupostos e como tal tem limitações.

47 ANÁLISE DE DADOS É importante explorar e sobretudo cruzar de todas as formas possíveis dados quantitativos e qualitativos para a geração de idéias, a verificação de hipóteses, a elaboração de conclusões ou indicação de planos de ação, etc. O uso de técnicas qualitativas x quantitativas, tanto para coleta quanto análise de dados, permitem, quando combinadas, estabelecer conclusões mais significativas a partir dos dados coletados, conclusões estas que balizariam condutas e formas de atuação em diferentes contextos

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49 ANÁLISE DE DADOS Análise Descritiva
O tratamento de dados quantitativos (ou qualitativos quantificáveis) requer que se realizem análises descritivas (estatísticas descritivas) que nos permitem conhecer as características da distribuição de dados. Comportamento gráfico (para série temporais); Histograma; Cálculos dos momentos - medidas de posição e dispersão: média, moda, mediana, etc.

50 Propósito da Análise de Dados
Descrever e Resumir dados Identificar relações e diferenças entre variáveis Comparar variáveis Fazer previsões

51 Variáveis Tipos Formas Dependentes Independentes Intervenientes
Quantitativas Qualitativas

52 Tipos de Variáveis Independentes (X) Dependentes (Y)
Causa ou fator determinante Não podem ser controlados Dependentes (Y) Fatores a serem observados/coletados São afetadas pela var. independentes Resultam da manipulação das v.ind. Intervenientes (w) Modificam a v.d. sem que tenha havido modificação na v.i.

53 Exemplo Alunos da escola pública e de particulares (X) têm notas (y) diferentes no vestibular pelo nervosismo de uns ou de outros (w)

54 Variáveis Independentes
É preciso avaliar a real importância de ... Gênero (M/F) (influencia mesmo ?) Idade (Faixa etária) Ambiente do Experimento (Univ., Casa, Trab.) Estado Emocional/Atenção (horário) Escolaridade Familiaridade ou Conhecimento Específico Em RV/RA Em Dengue Com Jogos 3D

55 Formas das Variáveis Quantitativas Qualitativas Cardinais Ordinais
Numéricas Tempo de Serviço, Altura, ... Qualitativas Ordinais Quando há uma relação de ordem entre elas Ex: básico|médio|avançado; Categóricas Sem relação de ordem Ex: regiões do país, estado civil

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57 Variáveis Dependentes
Quantitativas/Objetivas Tempo, Altura Acertos/Erros Repetições/Re-começos Paradas/Retornos Qualitativas/Subjetivas Conhecimento Fadiga/stress Preferência/gosto

58 Qual usar ?

59 Selecionando as variáveis
Em termos do trabalho que você exerce na empresa, você se sente: Muito satisfeito, Pouco satisfeito Insatisfeito Dê uma nota de 0 a 10, relativa ao seu nível de satisfação com o trabalho que você exerce na empresa. Nota: ____

60 Dados qualitativos são indicativos da satisfação do usuário e devem ser confrontados com dados quantitativos de performance Idealmente, um sistema deve ser bom para o usuário e promover boa performance

61 ESTATÍSTICA Organização, descrição, análise e interpretação
dos dados experimentais. Organização e descrição dos dados experimentais Estatística Descritiva Indutiva Análise e interpretação

62 Variáveis Estatísticas
Tipos de variáveis a-) Qualitativa Resulta de uma classificação por tipos ou atributos Valores numéricos pertencentes a um conjunto enumerável Discreta Contínua b-) Quantitativa Qualquer valor numérico dentro de um intervalo de variação

63 Fases de um Trabalho Estatístico
Definição do problema Tratamento prévio dos dados coletados, resumindo-os através de sua contagem e agrupamento. Planejamento Coleta dos dados Apuração dos dados Apresentação dos dados Análise e interpretação

64 • Apresentação Tabular: apresentação numérica em tabelas.
Fases de um Trabalho Estatístico Definição do problema • Apresentação Tabular: apresentação numérica em tabelas. • Apresentação gráfica: apresentação geométrica que permite uma visualização rápida do fenômeno estudado. Planejamento Coleta dos dados Apuração dos dados Apresentação dos dados Análise e interpretação

65 Fases de um Trabalho Estatístico
Definição do problema Consiste em tirar conclusões que auxiliam o entendimento do problema em estudo e fazer generalizações (inferências) e previsões. Planejamento Coleta dos dados Apuração dos dados Apresentação dos dados Análise e interpretação

66 • Apresentação Tabular
Estatística Descritiva • Apresentação Tabular • Apresentação Gráfica Apresentação Tabular Elementos principais de uma tabela, exemplo:

67 População brasileira presente, com 15 anos e mais,
Tabela 1.1 Numeração População brasileira presente, com 15 anos e mais, segundo a alfabetização, de acordo com o censo demográfico de 1950. Alfabetização No de Pessoas Percentual Título: descrição do tipo de dado que a tabela contém Cabeçalho Corpo da tabela: formado pelos dados, distribuidos em linhas e colunas Sabem ler e escrever 49,3 % Não sabem ler e escrever 50,5 % Nota: informações de natureza geral Sem declaração 60.012 0,2 % Total 100 % Fonte Fonte: IBGE (1977) Nota: excluídos pessoas recenseadas nos estados de São Paulo e Paraná, cujas declarações não foram apuradas por extravio do material coletado

68 SÉRIES ESTATÍSTICAS Tabela que apresenta a distribuição de
um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie.

69 Séries Estatísticas Tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie. Séries temporais, históricas, cronológicas, ou marchas. Vendas da Companhia Ano Vendas (R$) 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2.180,00 3.750,00 4.980,00 6.200,00 10.620,00 12.430,00

70 Exportações de Produtos do Setor Eletro-Eletrônico por Blocos - 2005
Séries Estatísticas Tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie. Séries geográficas, espaciais, territoriais, ou de localização. Exportações de Produtos do Setor Eletro-Eletrônico por Blocos Bloco U$$ milhões Estados Unidos Aladi União Européia Sudoeste da Ásia Resto do Mundo 2.047 3.608 1.071 293 747 Fonte: ABINEE Aladi : Associação Latino-Americana de Integração

71 Produção Média de cada Operário por Setor
Séries Estatísticas Tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie. Séries específicas ou categóricas. Produção Média de cada Operário por Setor Brasil Setor Industrial Quantidade Produzida (ton) Aço Papel Açúcar Chocolate 438 180 90.000 43.000 Fonte: Revista Veja

72 Produção Brasileira de Aço Bruto
Séries Estatísticas Tabela que apresenta a distribuição de um conjunto de dados estatísticos em função da época, do local ou da espécie. Séries mistas ou conjugadas Produção Brasileira de Aço Bruto Quantidade (1.000 ton) Processo Oxigênio Forno Elétrico EOF 17.934 4.234 409 18.849 4.637 448 19.698 5.065 444 Fonte: Instituto Brasileiro de Siderurgia

73 PRODUÇÃO MÉDIA MENSAL DE CARVÃO BETUMINOSO NO PAÍS - 1965 A 1972 (t)
Apresentação Gráfica  Rápida visualização de fenômenos e tendências Exemplo: PRODUÇÃO MÉDIA MENSAL DE CARVÃO BETUMINOSO NO PAÍS A 1972 (t) Quantidade Anos (mil toneladas) 1965 1966 1967 1968 1969 1970 45 50 70 130 180 230 Dados Fictícios

74 PRODUÇÃO MÉDIA MENSAL DE CARVÃO BETUMINOSO NO PAÍS - 1965 A 1972 (t)
Apresentação Gráfica Gráfico em Linhas PRODUÇÃO MÉDIA MENSAL DE CARVÃO BETUMINOSO NO PAÍS A 1972 (t) 230 250 200 180 150 130 100 70 50 45 50 1965 1966 1967 1968 1969 1970

75 PRODUÇÃO MÉDIA MENSAL DE CARVÃO BETUMINOSO NO PAÍS - 1965 A 1972 (t)
Apresentação Gráfica Gráfico em Colunas PRODUÇÃO MÉDIA MENSAL DE CARVÃO BETUMINOSO NO PAÍS A 1972 (t) 250 200 150 100 50 1965 1966 1967 1968 1969 1970

76 PRODUÇÃO MÉDIA MENSAL DE CARVÃO BETUMINOSO NO PAÍS - 1965 A 1972 (t)
Apresentação Gráfica Gráfico em Barras PRODUÇÃO MÉDIA MENSAL DE CARVÃO BETUMINOSO NO PAÍS A 1972 (t) 250 200 150 100 1965 50 1966 1967 1968 1969 1970

77 Vendas de Equipamentos
Apresentação Gráfica Gráfico em Colunas Compostas Vendas de Equipamentos Quantidade (mil ton) Região Norte Sul Sudeste 20,4 30,6 43,9 27,4 38,6 46,9 90,0 34,6 45,0 20,4 31,6 43,9 Dados Fictícios

78 Vendas de Equipamentos
Apresentação Gráfica Gráfico em Colunas Compostas Vendas de Equipamentos (mil ton.)

79 Vendas de Equipamentos
Apresentação Gráfica Gráfico em Barras Compostas Vendas de Equipamentos (mil ton.)

80 Produção de Televisores - Empresa Y
Apresentação Gráfica Gráfico em Colunas Sobrepostas Produção de Televisores - Empresa Y 3500 Mais de 20 polegadas 3000 Portáteis 2500 2000 1500 1000 500 1970 1971 1972 1973

81 Produção de Televisores - Empresa Y
Apresentação Gráfica Gráfico de Porcentagens Complementares Produção de Televisores - Empresa Y % 100 Mais de 20 polegadas 80 Portáteis 60 40 20 1970 1971 1972 1973

82 Registros de Problemas com as Colheitadeiras
Apresentação Gráfica Gráfico em Setores Registros de Problemas com as Colheitadeiras Defeito Ocorrências Ruptura de correia Quebra do Eixo Vazamento de Óleo Oxidação Outros 45 28 15 8 3 Dados Fictícios

83 Apresentação Gráfica Gráfico em Setores Ruptura de Correia 3% 8%
Quebra do Eixo Vazamento de Óleo 15% Oxidação 46% Outros 28%

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86 Análise de Dados Quantitativos

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92 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL
Permitem situar os dados em torno de um valor particular. MÉDIA Soma do conjunto de valores observados, dividida pelo Número de observações; é também chamada MÉDIA ARITMÉTICA. MEDIANA Valor da variável que separa o conjunto de observações em Duas partes iguais. MODA Valor da variável que reaparece mais seguidamente nas observações. A DISTRIBUIÇÃO de uma variável é constituída pelo conjunto dos valores Que esta variável pode tomar, vendo-se cada um desses valores associados à freqüência de suas ocorrências no conjunto dos dados.

93 MEDIDAS DE DISPERSÃO EXTENSÃO
Dá a distância entre os valores extremos observados. DESVIO É a diferença entre cada dado e a média dos dados. VARIÂNCIA Soma dos quadrados dos desvios divididos pelo número de dados. DESVIO PADRÃO É a raiz quadrada da variância.

94 Medidas de Posição Média MA =
Mediana (Md) – valor central de uma distribuição. 1. Ordenar os valores hierarquicamente 2. Se o número for ímpar, a mediana é o valor central. 3. Se o número for par, a mediana é o valor médio entre os dois valores centrais.

95 Medidas de Posição Moda (Mo) – valor mais freqüente.
Pode ser encontrado por inspeção Mo = 3 Md – 2MA Esta fórmula só deve ser utilizada quando só houver uma moda.

96 Medidas de Posição Média Aritmética de uma Distribuição
X1 = pontos médios das classes N1 = freqüências

97 Medidas de Posição Mediana Md = li +
Li = limite inferior da classe mediana Fa = frequencia acumulada H = amplitude de classe Quartis – dividem a distribuição em quatro.

98 Medidas de Posição Percentis

99 Medidas de Variação Desvio de uma classe... Desvio Médio Desvio Padrão
X1 – MA Desvio Médio Desvio Padrão

100 Medidas de Variabilidade
Amplitude Total At = ls –li Amplitude Semiquartil Q = (Q3 – Q1)/2 Desvio Padrão

101 Comparação de Freqüências
Razão Proporção Percentagem

102 DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS
O que os dados significam para a pesquisa? o que é típico no grupo (média, mediana e moda)? até que ponto variam os indivíduos no grupo (amplitude, desvio médio e desvio padrão)? como os indivíduos se distribuem com relação à variável que está sendo medida (distribuição é normal ou não)? qual a relação entre as diversas variáveis (na estatística há vários métodos, mas nenhum deles garante a existência de um nexo causal)?

103 Etapas na Análise de Dados Quantitativos
Análise e Interpretação dos dados Geralmente na análise e interpretação de dados envolve comparações de grandezas estatísticas das varáveis de interesse. As conclusões destas comparações baseiam-se na rejeição ou aceitação de hipóteses formuladas durante As questões avaliativas. A aceitação ou rejeição de hipóteses baseia-se nos resultados obtidos nos chamados testes estatísticos

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