A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como conquistar o lugar no processo de seleção!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como conquistar o lugar no processo de seleção!"— Transcrição da apresentação:

1

2 Como conquistar o lugar no processo de seleção!
O que coloca seu currículo na “frente” dos demais? O que coloca você na “frente” dos demais? O que coloca você “fora” do processo? DICAS para o seu SUCESSO

3 Ter um ofício é primordial na vida do ser humano.
“A importância do trabalho na vida do ser humano vai muito além do fato de que, através dele, satisfazemos nossas necessidades básicas. O trabalho, por si só, é revelador da nossa humanidade, uma vez que possibilita ação transformadora sobre a natureza e si mesmo. Além disso, a nossa capacidade inventiva e criadora é exteriorizada através do ofício que realizamos.” Vanessa Rissi (2013)

4 CAPACIDADE PARA TOMAR DECISÕES E CORRER RISCOS
Vamos refletir O que VOCÊ procura no mercado de trabalho ? O que as empresas procuram em VOCÊ? QUALIDADE DE VIDA AUTO MOTIVAÇÃO ENERGIA POSITIVA RECONHECIMENTO ENTUSIASMO REALIZAÇÃO MATURIDADE TRABALHO AMOR INTELIGÊNCIA CONVIVIO INTEGRIDADE SEGURANÇA DA FAMÍLIA RESULTADO CAPACIDADE PARA TOMAR DECISÕES E CORRER RISCOS

5 Questões práticas: Abrindo portas
Como fazer parte do Banco de Currículos da Empresa? Vá pessoalmente entregar o currículo ou envie por . Como entrar para o Banco de Talentos? O CURRÍCULO tem o objetivo de VENDER a sua IMAGEM e causar “boa primeira impressão”. O CURRICULO representa você, o que está escrito deve lhe refletir, portanto torne boas atitudes uma característica sua.

6 O que coloca seu currículo na “frente” dos demais?
Seu currículo é um “CARTÃO DE VISITA” e deve conter: Informações objetivas – dados pessoais / formação educacional / Experiências profissionais / disponibilidades e interesses. Dados completos e claros – onde, quando, quanto tempo, atividades principais (com ou sem vínculo). Sequencia lógica, cronológica – do atual para o mais antigo.

7 O que coloca seu currículo na “frente” dos demais?
A FOTO é um detalhe especial – MUITO CUIDADO Aparência condizente com a ocasião, tamanho, luminosidade adequados. Como o recrutador pode encontrar / falar com você? Ofereça apenas nºs que atendem, fique disponível e de olho no . Quando ligarem, agradeça e não faça perguntas tolas, tudo será passado na 1ª reunião.

8 Questões práticas: O Banco de Currículos
Um currículo atraente “passa na triagem” e garante um convite para: A primeira entrevista / reunião explicativa, onde com seu comportamento e informações fornecidas abrirá as portas para o processo de seleção.

9 O que coloca você na “frente” dos demais?
Na ENTREVISTA explicativa: Compareça no horário (nem antes, nem depois) ou justifique sua ausência. Apresentação pessoal (vestido/a para trabalhar). Apresentação pessoal da cabeça aos pés (roupa, odores, acessórios, cabelos, unhas, barba...). Você vai “conquistar” uma oportunidade de trabalho e não “seduzir” o entrevistador.

10 O que coloca você na “frente” dos demais?
Nos Testes de CONHECIMENTO: Não “enrole” – Diga o que sabe e faça o que diz. Sua empregabilidade começa no conhecimento. Esteja atualizado – cultive o hábito de aprender: Veja diariamente um jornal (na rádio, na TV, na internet); Faça cursos pagos ou gratuitos (exemplo Itb); Assista a palestras (gratuitas ou pagas; presenciais ou online).

11 O que coloca você na “frente” dos demais?
No PSICOTESTE: Estado emocional. Habilidades de atenção, higiene e limpeza, método de trabalho, organização, produtividade e rapidez na execução de tarefas, raciocínio, ritmo... Essas habilidades não podem ser “fingidas”.

12 O que coloca você na “frente” dos demais?
No TESTE PRÁTICO: Aplicado apenas para funções especializadas que exigem qualificação prévia. Dinâmica de Grupo – seja apenas VOCÊ, na sua melhor forma.

13 O que coloca você na “frente” dos demais?
Entrevista Individual: Com o selecionador (Psicólogo / RH) História de vida – foco nos momentos marcantes. Estrutura familiar – o presente é o que conta. Convivência social – “dize-me com quem andas e ....” Vale também para as redes sociais. Experiência profissional – busca de sintonia com o cargo, como lida com as questões do dia a dia, como supera as dificuldades...

14 O que coloca você na “frente” dos demais?
Entrevista final, com o contratante Se você chegou até aqui, o cargo é seu, mesmo que tenham outros concorrentes. Sempre há concorrência... A vida escolhe os melhores... Torne-se o melhor! DICA – não se force a ser ou fazer algo que você não gosta... Se você não se tornar o pior funcionário, poderá ser o mais infeliz!

15 O que coloca você na “frente” dos demais?
O que o GESTOR quer é encontrar o parceiro ideal para o trabalho. Mostre que você é essa pessoa (se for verdade). Preste atenção nas perguntas e seja objetivo nas respostas. Faça um breve resumo sobre você (história, educação, família, experiências anteriores).

16 O que coloca você “fora” do processo?
Apresentação do currículo – erros, informações demais ou insuficientes, foto com aparência duvidosa. Entrevista Postura inadequada – chicletes, modo de sentar, andar, tom de voz, traquejo social, comunicação interpessoal. Ansiedade (pernas, braços, dedos... denunciam). Atitudes erradas – tomar a vez, interromper, desviar o olhar (típico de timidez ou mentiras). Perguntas inoportunas – controle sua ansiedade e evite incluir particularidades sua ou do trabalho, (só individualmente).

17 DICAS para o seu SUCESSO
Antes de colocar o currículo: Conheça a empresa – visite-a ou entre no site. Imagine-se trabalhando lá... é isso que você quer? Se você foi CHAMADO, já foi ESCOLHIDO, agora serão os DETALHES que farão a DIFERENÇA. Durante todos os contatos: Fale a VERDADE, por pior que possa parecer, ela sempre aparece.

18 DICAS para o seu SUCESSO9
LEMBRE-SE: O PASSADO você não pode mudar – ele é a sua BASE de referências, lhe ensinou sobre o que é certo ou errado na vida, até agora. O PRESENTE é a única chance que você tem para garantir o seu FUTURO. Invista em você – o mercado está cada vez mais exigente e a vida escolhe os melhores! Esteja preparado – Conhecimentos, Habilidades, Atitudes – Você merece o melhor!

19 Celione Oliveira


Carregar ppt "Como conquistar o lugar no processo de seleção!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google