A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMPREENDEDORISMO SISTEMA ECOLÓGICO DE VIDA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMPREENDEDORISMO SISTEMA ECOLÓGICO DE VIDA."— Transcrição da apresentação:

1 EMPREENDEDORISMO SISTEMA ECOLÓGICO DE VIDA

2 EMPREENDER :UM SISTEMA ECOLÓGICO DE VIDA
1900 REGIONALIZAÇÃO GRANDES EMPRESAS GRANDES ESTRUTURAS EMPREENDEDOR 2000 GLOBALIZAÇÃO PEQUENAS EMPRESAS PEQUENAS ESTRUTURAS EMPREENDEDORISMO

3 Industrialismo Ruptura entre entidades indissociáveis: Conseqüências:
trabalho e prazer, realização do desejo e esforço pessoal, aprendizado e significado, emoção e trabalho (ruptura mais importante, porque a emoção é que dispara o racional) Conseqüências: inserção parcial falta de orientação e baixo potencial de auto-realização

4 O especialista no passado
Curriculum vitae passado O que desejo e sou capaz de fazer Qual é o meu sonho e como vou realizá-lo O que interessa: Curriculum do futuro

5 O grande risco do especialista O conhecimento científico
e tecnológico nunca foi tão insuficiente 5

6 A tecnologia do produto significa :
Contribuição do conhecimento puramente tecnológico, ligado ao produto 5 % da solução global

7 Faltam 95% 95 %

8 Educação empreendedora: ser e não somente saber
Auto-conhecimento Emoção Sonho Inconformismo, transgressão Múltiplas interfaces e complexidade social Entender o que se passa depois da porta da rua Ética Democracia Oportunidade Criatividade Inovação Temas ausentes na educação voltada para a competência para o emprego

9 Mundo para o qual fomos preparados
Indivíduo Know-how Competências para o trabalho Trabalho Forma: emprego Característica: um canal de relação Competição Conseqüências Dependência Instrumento chave: Curriculum Vitae

10 Mundo em que vivemos Gerar o próprio posto de trabalho
Não há túnel. Não há quem leia o CV Indivíduo Trabalho Forma: empreendedorismo Instrumento-chave: Gerar o próprio posto de trabalho

11 Requisitos Mundo em que vivemos Lidar com complexidades Cooperação
Múltiplos interfaces Cooperação Gerar conhecimentos Oportunidade Auto-estima Autonomia Auto- conhecimento Sonho

12

13 Futuro Passado Desafio: transição O empreendedor é especialista
no que não existe Desafio: transição Passado Futuro Empreendedorismo Operação Fórmulas, algoritmos - respostas Inovação - perguntas 13

14 Quem não é empreendedor

15 A Síndrome do empregado
Depende de terceiros para trabalhar Exige supervisão Só busca conhecimentos na sua especialidade Não busca conhecer o setor do negócio Apega-se ao que existe: não se preocupa com o que não existe Não sabe identificar e aproveitar oportunidades Não é agente de inovações e não muda a si mesmo Faz mais do que aprende Tem medo do erro Vê o mundo sob a ótica da empresa em que trabalha Realiza o sonho dos outros e não o seu 15

16 EMPREENDEDOR

17 EMPREENDEDOR Conteúdo Habilidades individuais KNOW WHAT (qual negócio)
Conhecimento do setor de atuação KNOW WHY (sonho, atitudes, valores) Auto confiança, perseverança, risco KNOW HOW (tecnologias) Aprendizado acadêmico/prático KNOW WHO (relações) Tecer redes KNOW WHEN (oportunidade) Experiência e intuição 17

18 Afinal, quem é o empreendedor?
18

19 O EMPREENDEDOR Louis Jacques FILION
“O empreendedor é uma pessoa criativa, caracterizada pela capacidade de estabelecer e alcançar objetivos. Ele precisa estar constantemente informado a fim de detectar novas oportunidades e, a medida que continua se informando e tomando um conjunto de decisões moderadamente arriscadas, ele estará desempenhando um papel inovador.” VISION ET RELATIONS: CLÉS DU SUCCÈS DE L´ENTREPRENEUR. MONTRÉAL, 1991.

20 É ALGO QUE ENVOLVE TODO O SISTEMA
A MAIORIA DAS PESSOAS SÓ PENSA NO DIA A DIA O EMPREENDEDOR NÃO !!!! ELE ESTÁ SEMPRE ALERTA AOS ACONTECIMENTOS ESTABELECENDO DIRETRIZES MONITORANDO AS MUDANÇAS CORRIGINDO RUMOS PARA ALCANÇAR O OBJETIVO PRETENDIDO EMPREENDER É MUITO MAIS DO QUE DESENVOLVER UM PRODUTO, PRESTAR UM SERVIÇO OU CRIAR UMA EMPRESA. É ALGO QUE ENVOLVE TODO O SISTEMA DE VIDA DA PESSOA

21 ASSUMINDO ASSIM UMA CULTURA EMPRENDEDORA
MUDANÇAS PROFUNDAS ESTÃO AFETANDO A VIDA DAS PESSOAS E DAS ORGANIZAÇÕES NOS ÚLTIMOS TEMPOS NESTE CONTEXTO O ESPÍRITO EMPREENDEDOR SERÁ DECISIVO COMO LINHA DIVISÓRIA ENTRE FRACASSO E SUCESSO. O VERDADEIRO DIFERENCIAL NO MERCADO E NA VIDA, É O NÍVEL DE AUTONOMIA DAS PESSOAS. NÃO A CAPACIDADE DE SE ADAPTAR A MUDANÇA, MAS A DE INICIAR A MUDANÇA. ASSUMINDO ASSIM UMA CULTURA EMPRENDEDORA

22 SISTEMA DE VIDA ECOLÓGICO
O COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR FAZ PARTE DE UM PROCESSO TOTAL QUE COMPORTA VÁRIAS DIMENSÕES DA VIDA E DIFERENTES ESCOLHAS. O EMPREENDEDOR PRECISA HARMONIZAR AS DIVERSAS ESFERAS DE SUA VIDA PRECISA DEFINIR ATÉ ONDE PODE IR DETERMINADO PROJETO QUANTO PODE EXIGIR DE SI MESMO E DOS OUTROS PRECISA ESTABELECER PONTOS DE REFERÊNCIA

23 ESFERAS DA VIDA E PONTOS DE REFERÊNCIA
PARA O SUCESSO DAS ATIVIDADES EMPREENDEDORAS É FUNDAMENTAL QUE: SE ESTABELEÇA OS CENÁRIOS FUTUROS; QUE SE DEFINA OS PONTOS DE REFERÊNCIA E; AS ESFERAS DA VIDA QUE SÃO IMPORTANTES. ESPIRITUAL INTELECTUAL FÍSICA FAMILIAR CRIATIVA SOCIAL PROFISSIONAL EMPREENDEDORA MATERIAL CONTRIBUTIVA

24 CULTURA EMPREENDEDORA
O QUE DIFERENCIA O EMPREENDEDOR? SUA CAPACIDADE DE DEFINIR VISÕES E REALIZAR PROJETOS INOVADORES VISÕES CONSTRUÍDAS EM TORNO DE OPORTUNIDADES DE NÉGOCIO, APREENDIDAS PELO EMPREENDEDOR NO MERCADO DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA ORGANIZACIONAL QUE COMPREENDE A INTERAÇÃO COM AS PESSOAS NO AMBIENTE INTERNO E NO AMBIENTE EXTERNO ( REDE DE RELAÇÕES)

25 Para onde vou? Para onde quero ir?
Pergunta fundamental A pergunta da velha cultura, Para onde vou? deve ser substituída pela pergunta: Para onde quero ir?

26 Para saber onde quero ir
Onde estou Quem sou 26

27 EMPREENDEDORISMO: “eu” ou “nós”?

28 Indivíduo Não passa de uma abstração do Iluminismo e da
Economia Clássica

29 Mas se o indivíduo é uma abstração,
como somos definidos?

30 A relação define os indivíduos
Somos definidos pelas relações que estabelecemos Relação = conexão Pessoas = Nodos A relação define os indivíduos

31 O empreendedor é definido pela relação que estabelece com o seu sonho
Realização do Sonho A relação é definidora

32 mas gostamos mesmo é de construir hierarquias,
Falamos muito em redes, mas gostamos mesmo é de construir hierarquias, porque achamos que elas são inevitáveis.

33 Hierarquia (rede centralizada)
Este é o cara Hierarquia (rede centralizada)

34 Este é o cara Este é o cara Hierarquia (rede descentralizada)
Organograma de uma empresa convencional

35 Mas podemos nos relacionar em rede

36 Redes e hierarquias Rede = Multiplicidade de caminhos, Empreendedor:
fonte de cultura empreendedora Empreendedor: liberdade para estabelecer conexões, construir redes, gerar capital social (cooperação) Hierarquia: centralização, poucos caminhos

37 Quantos caminhos para chegar ao presidente?
Este é o cara Quantos caminhos para chegar ao presidente?

38 Rede descentralizada: a verdadeira rede
Todos têm o mesmo poder e autonomia Pessoas (nodos) Todos são “o cara” Relação (conexão)

39 As relações que definem o empreendedor
1ª. Estado e a sociedade civil (Democracia, cultura, marcos regulatórios, etc.) 2ª. Entre os indivíduos (capital social) 3ª. Individuo- sociedade (Ética; conteúdo ideológico e político) 4ª. Internas ao individuo (conceito de si ) 5a. Entre o eu e o sonho (congruência) 6a. Entre o sonho e o ambiente do sonho (Plano de Negócios) 7a. Entre o eu e a implementação do sonho (busca e gerência de recursos)

40 Visão Sistema empreendedor Sonho Auto-realização
(sonho concreto, foco) Visão é um imagem desejada de um espaço a ser ocupado no mercado e a organização necessária Auto-realização 40

41 Como o empreendedor se prepara para a ação
Conceito de si Liderança Sonho e visão Rede de relações Conheci- mento do setor (Filion)

42 Aprender a empreender ELEMENTOS QUE DÃO SUPORTE A FORMAÇÃO DE VISÃO
LIDERANÇA E ENERGIA APRENDER A FAZER CONCEITO DE SI APRENDER A SER Aprender a empreender CONHECIMENTO DO SETOR APRENDER A CONHECER REDE DE RELAÇÕES APRENDER A CONVIVER

43

44 Percepção do Mundo uma visão sem a compreensão do setor?
ELEMENTOS QUE DÃO SUPORTE A FORMAÇÃO DE VISÃO Percepção do Mundo • Como desenvolver uma visão sem a compreensão do setor? • Como identificar uma oportunidade real sem conhecer a área de negócios em que se pretende atuar?

45 Energia tempo alocada para a execução das atividades Profissionais
ELEMENTOS QUE DÃO SUPORTE A FORMAÇÃO DE VISÃO Energia • Quantidade de tempo alocada para a execução das atividades Profissionais • Intensidade (qualidade) da Execução

46

47 Liderança • Percepção • Compreensão do setor de negócios
ELEMENTOS QUE DÃO SUPORTE A FORMAÇÃO DE VISÃO Liderança • Percepção • Compreensão do setor de negócios • Energia: motivação, comprometimento, persuasão, clareza na comunicação, negociação • Relacionamento

48

49 Origem e desenvolvimento da visão
• Auto-avaliação: - descrição das ws-chave – WHAT, WHY, HOW, WHO, WHEN - energia - liderança - auto-conceito - autonomia - exame dos pontos fortes e fracos • Descrição dos modelos empresariais preferidos • Identificação das áreas de mercado que oferecem oportunidades de negócio • Descrição das visões emergentes • Descrição de uma visão central

50

51 Níveis de Relações • Primário: familiares. Ligações em torno de
mais de uma atividade. • Secundário: conhecidos. Ligação em torno de uma atividade bem determinada. Rede de ligações. • Terciário: cursos, viagens, congressos, feiras e exposições.

52

53 SER EMPREENDEDOR É TAMBÉM SABER DEFINIR PROJETOS E REALIZÁ-LOS!
ELEMENTOS DA CULTURA EMPREENDEDORA IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO DEFINIÇÃO DE VISÕES EXPRESSÃO DE DIFERENCIAIS AVALIAÇÃO DE RISCOS GESTÃO DE RELACIONAMENTOS SER EMPREENDEDOR É TAMBÉM SABER DEFINIR PROJETOS E REALIZÁ-LOS! FATORES CRÍTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NEGÓCIOS DE SUCESSO T ALENTO – PESSOAS TECNOLOGIA – IDÉIAS CAPITAL – RECURSOS KNOW-HOW - CONHECIMENTOS


Carregar ppt "EMPREENDEDORISMO SISTEMA ECOLÓGICO DE VIDA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google