A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPOSTA DE INTERVENÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Disciplina de Ênfase: Práticas Psicológicas em Ensino e Educação Profª Cristina Pinho

2 INFORMAÇÕES GERAIS Esta disciplina exige a realização de um trabalho de campo, numa escola, feito em grupo (até 4 alunos). Exige, também, a confecção de um trabalho escrito sobre a experiência prática.

3 OBJETIVOS (acadêmicos)
Desenvolver habilidades de trabalho em grupo. Exercitar o raciocínio e a metodologia científicos. Refletir sobre um tema teórico e relacioná-lo à realidade.

4 OBJETIVOS (acadêmicos)
Propiciar ao aluno a oportunidade de fazer uma “leitura” da escola, que lhe possibilite: Contextualizar a instituição Observar e analisar a dinâmica das interações existentes na instituição nos diferentes níveis Evidenciar as principais necessidades da escola Elaborar uma proposta de intervenção que possa auxiliar a instituição a superar suas dificuldades Executar a proposta

5 O QUE VÃO FAZER NA ESCOLA?

6 Observação do cotidiano institucional Proposta de intervenção
ATIVIDADES Pelo menos 3 visitas Entrevistas Observação do cotidiano institucional Proposta de intervenção Intervenção proposta

7 CONTATO COM A INSTITUIÇÃO DE ENSINO

8 CONTATO COM A INSTITUIÇÃO
O grupo escolherá uma escola, a partir da lista fornecida pela Secretaria Municipal de Educação. Identificada a possibilidade da realização do trabalho, agendar uma entrevista com o responsável pela instituição.

9 CONTATO COM A INSTITUIÇÃO
Carta de Apresentação da Coordenação do curso de Psicologia, solicitando permissão para que o grupo possa realizar o trabalho exigido pela disciplina nomes completos e matrícula + nome do Diretor + nome da escola (entregar o mais rápido possível)

10 CONTATO COM A INSTITUIÇÃO
Durante os contatos com a escola os alunos NÃO devem dizer que estão realizando uma “avaliação” ou “diagnóstico” conotação negativa dos termos e possíveis equívocos / constrangimentos.

11 CONTATO COM A INSTITUIÇÃO
Trata-se de um trabalho acadêmico com o objetivo de refletir e aprender como o psicólogo pode colaborar com uma instituição educacional. Será elaborada uma proposta de intervenção, que aprovada será colocada em prática Para tanto, o grupo fará entrevistas e observações do cotidiano institucional.

12 ENTREVISTAS

13 ATIVIDADES - ENTREVISTA
Semi-estruturada com: Diretor (ou vice) Coordenador 02 professores (pelo menos) 01 funcionário PEE se tiver.

14 ATIVIDADES - ENTREVISTA
Os objetivos da entrevista são: Contextualizar a escola e a educação Levantar as necessidades da instituição Conhecer os agentes educacionais e sua realidade O PEE DEVE SER CAPAZ DE COMPREENDER, DO PONTO DE VISTA DO OUTRO, A REALIDADE ESCOLAR

15 ENTREVISTA (nos bastidores)
Apresentar o grupo – nome, ano do curso – e dizer o objetivo da entrevista: ter contato com a experiência concreta de uma escola e conhecer um pouco sobre como a pessoa entrevistada pensa sobre o trabalho do psicólogo na escola. Esclarecer que é uma entrevista “acadêmica” e que ela pode falar à vontade, pois seu nome e o nome da escola NÃO serão revelados.

16 ENTREVISTA - PERGUNTAS
O grupo deverá FORMULAR PERGUNTAS sobre: Dados de identificação da escola Dados de identificação do entrevistado Papel do psicólogo escolar Me entregar COM ANTECEDÊNCIA para aprovação.

17 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
O levantamento histórico da instituição serve para contextualizar a escola. Será realizado com o responsável da escola (diretora, vice ou coordenadora)

18 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA - EXEMPLO
( ) particular ( ) municipal ( ) estadual ( ) Educação Infantil ( ) Ensino Fundamental I ( ) Ensino Fundamental II ( ) Ensino Médio Localidade (bairro/cidade) Qual a clientela atendida? (faixa etária, nível sócio-econômico, sexo, nº de alunos atendidos, etc.)

19 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA - EXEMPLO
Qual o horário de funcionamento? Existe um Estatuto / Regimento interno? Quem fez e em que época? Existe plano de trabalho (proposta pedagógica)? Quem fez? Quais os objetivos da instituição?

20 CONT. Sabe dizer quando e por que a instituição foi criada? E por que a funciona neste local? (verificar se a criação deve-se a um pedido da população, p.e.) Como é o espaço físico da instituição? (biblioteca – como é utilizada; áreas de lazer – de que tipo e que atividades são realizadas) Há classes especiais (ou sala de recurso ou sala de recuperação de ciclo)? Quantas? Atende a que tipo de aluno? Quantos alunos por sala?

21 CONT. A comunidade participa de alguma forma dos trabalhos da instituição? Como? O que vc acha desta participação? Existe Conselho de Escola? Como funciona? Existem atividades extra-curriculares para os alunos? Quais? Como são desenvolvidas?

22 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ENTREVISTADO - EXEMPLO
Qual a sua formação acadêmica (curso)? Quando se formou? Onde você cursou (instituição)? Faz algum curso atualmente? Qual? Onde? Como vc se atualiza profissionalmente? Há quanto tempo trabalha aqui? Qual a sua função/cargo?

23 CONT. Como vc avalia o trabalho que realiza aqui?
Quais as dificuldades que encontra em seu exercício profissional? A que/quem vc atribui estas dificuldades? De que forma tenta superar estas dificuldades? Na sua opinião, como é o relacionamento entre as pessoas da instituição? Para o professor: Quais recursos didáticos utiliza com seus alunos?

24 PAPEL DO PSICÓLOGO ESCOLAR - EXEMPLO
Na sua opinião, qual é o trabalho do psicólogo que trabalha na escola? O que ele faz ou o que deveria fazer? Com quem ele deveria trabalhar? O que você acha que seria considerado como “bom resultado” do trabalho do PEE? Você já conheceu algum PEE?

25 ENTREVISTAS COMPLEMENTARES - Com o psicólogo
O que você faz? Qual o efeito do seu trabalho? Como é a sua relação com a equipe técnica? Quais as mudanças que você sugere?

26 ENTREVISTAS COMPLEMENTARES - com os alunos
O que vc acha de estudar aqui? Qual a matéria que vc mais gosta? Por que? Qual a matéria que vc menos gosta? Por que? O que vc acha mais legal aqui na escola? O que vc mudaria na escola? Seus pais costumam vir na escola? Pra que?

27 ENTREVISTA (rapport final)
Agradecer ao entrevistado pelas informações obtidas Compromisso em entregar uma cópia do trabalho (apenas quando estiver pronto e corrigido) Executar a proposta de intervenção

28 OBSERVAÇÃO

29 ATIVIDADES - OBSERVAÇÃO
Os objetivos são: Evidenciar como, na prática, a instituição busca solucionar os “problemas” citados na entrevista. Evidenciar, também, como a instituição vivencia o trabalho desenvolvido e como ocorre o atendimento à clientela. É importante atentar para as possíveis contradições entre o que a instituição se propõe a fazer e o que de fato realiza.

30 ATIVIDADES - OBSERVAÇÃO
As observações serão feitas nos diversos contatos com a instituição. O grupo deverá observar: As relações entre as pessoas Os espaços existentes As relações de poder explícitas e implícitas

31 ATIVIDADES - OBSERVAÇÃO
O grupo deverá conhecer e observar todos os espaços existentes. Os componentes do grupo poderão interagir com todos os seguimentos (pais, alunos, funcionários, professores) que compõem a instituição, estabelecendo diálogos sobre o trabalho que desenvolvem.

32 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

33 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Elaboração de uma proposta de intervenção da Psicologia frente ao que foi evidenciado como necessidade. O objetivo é identificar de que forma a Psicologia pode auxiliar o trabalho que vem sendo realizado na instituição. Pretende-se que as discussões realizadas durante todo o semestre sobre o trabalho possam subsidiar a elaboração desta proposta.

34 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Com base nas informações coletadas, o grupo vai fazer uma proposta de intervenção. Pensem nas respostas a estas perguntas: Se você fosse psicólogo escolar, o que pretenderia fazer nesta escola? Com base na realidade institucional, o que destaca como mais importante de ser trabalhado por um psicólogo?

35 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
A descrição da proposta é composta por 3 aspectos: Necessidades identificadas Justificativa Atividades propostas

36 1. Necessidades identificadas
Parte do trabalho escrito em que aparecerão as necessidades percebidas na instituição e uma reflexão/análise a respeito, a partir das referências utilizadas. Elenque (liste) quais são as necessidades que vocês identificaram que a escola (os entrevistados) tem. De todas as necessidades identificadas, escolham uma (até 3) que pretendem explorar mais.

37 2. Justificativa Justifiquem por que escolheram uma determinada necessidade para explorar mais. Para isso, utilizem-se de argumentos teóricos e da realidade institucional.

38 3. Atividades propostas Descrever todas as atividades que pretendem realizar para trabalhar com as necessidades levantadas. Por exemplo: se escolherem criar um grupo de pais para a aproximação da família da escolarização da criança, devem descrever minuciosamente como pretendem criar o grupo e de que forma trabalharão com ele, durante um tempo determinado.

39 3. Atividades propostas Grupo de Pais
Quantas atividades serão necessárias para atingir o objetivo? Duração Objetivo de cada atividade Descrição da atividade

40 TRABALHO ESCRITO

41 TRABALHO ESCRITO Formatação: Times New Roman ou Arial, 12
Espaçamento 1,5 Margem 2,0 A4

42 TRABALHO ESCRITO Partes (cada uma em folhas independentes): Capa
Contra-capa Índice Fundamentação Teórica Objetivos Método Caracterização da instituição Resultados e Discussão Proposta de Intervenção Referências Anexos.

43 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Contextualizar a origem da Psicologia Educacional, sua função e a realidade educacional brasileira atual Discutir o papel do psicólogo escolar/educacional

44 LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO
Pesquisa para subsidiar a compreensão sobre a instituição dimensionar e contextualizar criticamente. Constitui-se dos fundamentos teóricos que possibilitarão a análise e aprimorarão as observações (mais objetivas). Deverá ser realizado ANTES e DURANTE todo o trabalho.

45 OBJETIVOS GERAL ESPECÍFICOS Elaborar uma proposta de intervenção
Discutir a realidade educacional brasileira do ponto de vista da Psicologia Escolar/Educacional. Investigar as principais dificuldades enfrentadas pelos agentes educacionais em seu exercício profissional. Levantar as principais necessidades da escola.

46 MÉTODO PARTICIPANTES: descrever em detalhes as características dos entrevistados. MATERIAL: descrever os materiais utilizados para a coleta de dados (Termo de Consentimento, Roteiro de Entrevista, gravador) PROCEDIMENTO: descrição de todos os passos para o desenvolvimento do trabalho

47 CARACTERIZAÇÃO A partir da entrevista com o responsável pela escola sobre os dados da instituição, descrever todas as informações.

48 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Além de contextualizar a pesquisa, iniciando o texto retomando algumas das informações que forneceram no Procedimento, em termos de como foi o contato com os participantes e o início das atividades, devem também descrever o resultado das atividades (ou seja, as respostas), articulando-os com a literatura. Em outras palavras, todas as informações coletadas (a partir da entrevista, das observações, e da literatura) devem formar um texto coerente e crítico. Portanto: apresentem como foi o início das atividades descrevam como cada atividade foi realizada e a resposta dada.

49 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Necessidades identificadas Justificativa Atividades propostas

50 REFERÊNCIAS descritas em ordem alfabética
devem ser completas e devidamente descritas (autores, ano, título, local de publicação, editora) não pode aparecer textos que não foram citados no trabalho, nem textos que foram citados mas que não apareceram nas Referências.

51 ANEXOS Carta de apresentação – cópia da carta feita pela Coordenação.
Termo de Consentimento – deverá ser assinado ANTES da entrevista. Entrevistas - Descrever todas as informações coletadas nas entrevistas. Se usarem gravador, transcrevam as entrevistas. Se não usarem, tentem descrever da melhor forma possível a forma como a pessoa deu as respostas.

52 ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!!! Qualquer dúvida referente à elaboração do trabalho deve ser tirada em sala de aula ou diretamente com a professora. Não deixem para fazer de última hora.


Carregar ppt "PROPOSTA DE INTERVENÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google