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Estratégia de Comunicação Integrada de Marketing

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Apresentação em tema: "Estratégia de Comunicação Integrada de Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia de Comunicação Integrada de Marketing

2 A Necessidade por Comunicações Integradas de Marketing
Com a Comunicação Integrada de Marketing (CIM), a empresa integra e coordena cuidadosamente seus diversos canais de comunicação a fim de transmitir um mensagem clara, consistente e atraente sobre a organização e seus produtos.

3 Uma Visão do Processo de Comunicação
Os profissionais de marketing vêem as comunicações como gerenciamento do relacionamento com o cliente ao longo do tempo durante os estágios de: Pré-venda Venda Pós-consumo Consumo

4 Estágios do Processo de Compra

5 Estágios no Desenvolvimento de Comunicações Efetivas
Primeiro passo: Identificação do público-alvo Segundo passo: Determinação dos objetivos de comunicação Estágios no Desenvolvimento de Comunicações Efetivas Conscientização Informação Preferência Convicção Compra

6 Estágios no Desenvolvimento de Comunicações Efetivas
Terceiro passo: Elaboração da mensagem Estágios no Desenvolvimento de Comunicações Efetivas Conteúdo da mensagem Apelos racionais Apelos emocionais Apelos morais Estrutura da mensagem Tirar conclusões Tipo de argumento Ordem do argumento Formato da mensagem Título, texto, ilustração, cores, vozes e linguagem corporal Atenção Interesse Desejo Ação

7 A Cor e a Percepção Pesquisa Dr. H.F. Adams (“Advertising and Its Mental Laws”): 100 pessoas, grupo heterogêneo, buscando medir os índices de percepção de cada cor; Qual a cor que era vista primeiro? HOMENS MULHERES AMBOS LARANJA 25% 17% 21% VERMELHO 16% 19% AZUL 18% 15% PRETO 13% 14% VERDE 10% AMARELO 12% VIOLETA 5% 6% CINZA 0% 1%

8 O Peso da Cor Todos nós percebemos a cor como se ela tivesse peso;
Pesquisa psicólogos Warden e Flyn (“The efect of color on apparent size and weight” ) Pacotes de mesmo tamanho e de cores diferentes - Qual era o pacote mais pesado? PRETO ROXO CINZA PÚRPURA AZUL VERDE AMARELO BRANCO

9 Estágios no Desenvolvimento de Comunicações Efetivas
Quinto passo: Seleção da fonte da mensagem Canais de comunicação não pessoal Quarto passo: Seleção da mídia Canais de comunicação pessoal Sexto passo: Feedback

10 O Mix de Comunicações de Marketing
Merchandising Propaganda Venda pessoal Relações públicas Promoção de vendas

11 O Mix de Comunicações de Marketing
Propaganda Desenvolvimento e execução de qualquer mensagem de lembrança, informativa ou persuasiva comunicada a um mercado ou público alvo através de um meio não-pessoal. A mensagem é paga e o patrocinador da mensagem ou produto é identificado. Benefício chave capacidade de comunicar para um grande número de pessoas ao mesmo tempo

12 Algumas Classificações – Propaganda de Marca

13 Algumas Classificações – Propaganda de Produto
Trata da venda não pessoal de um determinado bem ou serviço, visando fortalecer o posicionamento do produto na sua categoria.

14 Algumas Classificações – Propaganda Ideológica
Busca desenvolver uma idéia e estimular que os receptores sejam adeptos da mesma idéia; é um tipo de propaganda persuasiva Propaganda promovida pela PETA (Pessoas pela Ética no Tratamento de Animais):” Eis o resto do seu casaco“

15 Algumas Classificações – Propaganda Cooperada
Exemplo de propaganda cooperada horizontal: duas entidades públicas, Banco do Brasil e Governo Federal promovem a idéia de sustentabilidade.

16 Algumas Classificações – Propaganda Comparativa
Zeca pagodinho na guerra das cervejas: primeiro participou da campanha da Nova Schin e logo depois foi parte de uma mega campanha da Brahma,”Amor De Verão“. Pepsi e Coca

17 Algumas Classificações – Propaganda Promocional
Anúncio de venda especial, redução de preços, eventos para venda, entre outros.

18 O Mix da Comunicação Integrada de Marketing
Venda Pessoal É uma comunicação individual (por telefone ou cara-a-cara) entre um comprador e um vendedor. Benefício chave permite ao vendedor responder diretamente as preocupações e questões dos consumidores, assim como, dar um feedback imediato de um potencial consumidor

19 O Mix da Comunicação Integrada de Marketing
Promoção de Vendas São atividades realizadas com o objetivo de induzir compras para estimular vendas. O comprador pode ser o consumidor final, um intermediário ou a própria equipe de marketing da empresa. Benefício chave pode desenvolver um pacote de valor agregado para o profissional de marketing

20 O Mix da Comunicação Integrada de Marketing
Relações Públicas e Publicidade São as atividades realizadas junto aos públicos de interesse e formadores de opinião (relações públicas) com o objetivo de gerar notícias não pagas favoráveis à empresa (publicidade). Benefício chave alto nível de credibilidade

21 O que é Merchandising visual ?
qualquer técnica, ação ou material promocional usado no ponto-de-venda que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores. Benefício chave É responsável pela apresentação destacada de produtos na loja, criando espaço e visibilidade, de maneira tal que acelere sua rotatividade.

22 Ações externas de marketing, propaganda e relações públicas criam uma série de expectativas no cliente: 80% das decisões de compra ocorrem no PDV.

23 Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual:
Imagem Layout Apresentação Sinalização Cenário Eventos

24 Imagem Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual:
Nome / Logomarca / Fachada Identidade da loja Lojas e vitrinas Iluminação e ambiente “A imagem é que forma um conceito sólido e inabalável para todos os outros esforços na área de vendas”.

25 Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual:
Layout Mapa da loja Zonas de impacto Zonas de fluxo Focos de iluminação

26 Seção de recém-nascidos
Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual: Acessórios Básicos Bebês Presentes Seção de recém-nascidos Meninos 4 - 6 Meninas 4 - 6 Meninos 2 - 3 Meninas 2 - 3 CAIXA Layout Loja infantil

27 Estrutura de Corredores
Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual: Layout Estrutura de Corredores corredores que conduzam e orientem os clientes permitindo concentrar a atenção nas mercadorias. trilhas condutoras e os corredores principais atraem clientes para o interior da loja, facilitam o encontro com o produto desejado e conduz a uma compra por impulso através da exposição de produtos não planejados e correlacionados.

28 Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual:
Zonas de impacto/Zonas de fluxo Transição da Entrada para o Interior da Loja dentro da loja os clientes precisam de espaço para se ajustar ao novo ambiente (Zona de Descompressão). Considerar situações como pressa, distração, compromissos e preocupações. Custo m2 (nesta zona crítica) x bem-estar do cliente.

29 Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual:
Apresentação Determinar um método de posicionar as mercadorias em sua loja, que facilite a compra e que seja mais lucrativo. Descobrir várias opções de apresentação que vão seduzir os clientes a comprar seus produtos .

30 Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual:
Apresentação Tipo de mercadoria / Gerenciamento por categorias Organização de seções Estilo de apresentação / ex: História Sugestionando a compra Acessibilidade dos produtos

31 Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual:
Sinalização Avaliar a sinalização em sua loja. Considerar novas opções para sinalizar sua loja e seus produtos. Os clientes são condicionados a procurar mensagens diferentes em placas de várias alturas e níveis dentro da loja (rodovias).

32 Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual:
Cenário Dar asas à sua criatividade em busca de grandes idéias para cenários. Descobrir os vários princípios do cenário que vão possibilitar a criação de um clima de animação e dinamismo e dinamismo dentro da loja.

33 Algumas opções de temas bem populares
Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual: Algumas opções de temas bem populares Tema Sazonal O óbvio: primavera, verão, outono e inverno. O não óbvio: casa de campo, campeonato de futebol, flores. - Churrasco de Verão (loja de utilidades domésticas). - Moda de Outono (espalhado por toda uma loja de vestuário). - Olimpíadas de Inverno (loja esportiva). - Primavera (livraria).

34 Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual:
Eventos Pensar em algumas idéias para entreter, treinar e envolver o cliente.

35 Os 6 aspectos principais no Merchandising Visual:
Eventos Entretenimento / Shows Treinamento de funcionários Calendário de eventos Check-list de planejamento

36 PAULUS Livraria Vila Mariana ...
Saraiva Cultura Cultura

37 Merchandising Fisgando Pelo Olfato
Poderoso agente de persuasão em todos os aspectos de nossa vida Perfumes apropriados ao ambiente chamam a atenção e retém clientes na loja A regra do Merchandising Visual “quanto menos melhor” também se aplica ao cheiro Você pode usar aromas para fisgar seus clientes? Quais?

38 Merchandising Iluminação
Outro recurso visual com forte efeito psicológico sobre o cliente. Lojas mais alegres = bem iluminadas Lojas clima mais íntimo = menos iluminadas Quanto menor e mais focada iluminação > percepção de valor Dicas: Paredes e móveis escuros refletem menos luz. Se a loja estiver escura otimize seus gastos clareando as paredes. Paredes texturizadas também refletem menos luz.

39 Merchandising Atração Musical
A música tem o poder de criar a imagem e o ambiente desejados, estimulando e deixando os clientes mais inspirados para comprar. Os clientes percebem menos o tempo na fila O atendimento ao cliente é visto como mais amigo Os clientes passam mais tempo comprando na loja (18%) Cuidado: legislação e direitos autorais (receptor de rádio a cabo)

40 Merchandising Atração Musical
A música é um bom recurso para a sua loja? Que tipo seria mais apropriado? Dicas: Músicas clássicas espantam jovens e adolescentes. Bons aparelhos de som. Compatibilidade com o ambiente. Pela manhã, som mais leve. Nos horários de pico, aumento do volume. Inove sempre a seleção de músicas.

41 Definindo o Orçamento Total de Promoção
Uma das mais difíceis decisões de marketing que uma empresa tem de tomar é quanto gastar em promoção. Recursos disponíveis Baseado no que a empresa pode gastar Porcentagem sobre as vendas Porcentagem sobre a receita de vendas atual ou prevista Objetivos e tarefas Baseado na determinação de objetivos e tarefas Paridade com a concorrência Baseado nos gastos da concorrência


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