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Psicologia: Formação e Prática

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Apresentação em tema: "Psicologia: Formação e Prática"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia: Formação e Prática
Unidade 1: Formação em Psicologia no Brasil: Competências e habilidades acadêmicas em Psicologia (Msc. Niamey Granhen Brandão da Costa)

2 “Tempo de mudanças exige profissionais seguros, determinados, inteligentes, pró ativos, relacionais, éticos, empreendedores, criativos, sensíveis, capazes de viverem em rede, para uma comunicação fluente, ágil e ampla, assumindo uma postura holística” (NIAMEY)

3 O que é Psicologia?

4 Qual a importância do estudo da Psicologia: Formação e Prática?

5 Formação = Prática?

6 Competências + Habilidades = Prática?

7 É no mundo do trabalho que ...
“Organizamos, planejamos o nosso presente e o nosso futuro, adquirimos experiência prática e nos reafirmamos socialmente, porque fazemos. Esta organização e planejamento da vida profissional, que está diretamente relacionada ao projeto de ser alguém numa sociedade, podem ser traduzidos em um processo de construção de competências” (CRUZ; PEREIRA E SOUZA, s/d, p.25)

8 O que são competências? Comportamento competente = ênfase nos resultados dos atos realizados (desempenho); “capacidade de ser eficaz na realização de objetivos a partir de metas estabelecidas previamente, além dos resultados sociais produzidos, tais como o estabelecimento e manutenção de comportamentos saudáveis com os pares e a valorização das atitudes de cooperação e feedback” (FOSTER; RITCHEY; HUBBARD e COIE apud CRUZ; PEREIRA E SOUZA, s/d, p.25)

9 “Comportamentos observáveis, exteriores e impessoais em uma determinada situação” (REY apud CRUZ; PEREIRA E SOUZA, s/d, p.25); “Os conhecimentos e o know how não adquirem status de competência a não ser que sejam comunicados e utilizados” (FLEURY; FLEURY CRUZ; PEREIRA E SOUZA, s/d, p.25);

10 Processo que ocorre de forma contínua no decorrer da vida das pessoas, não se restringindo apenas ao ambiente escolar e profissional, envolvendo todas as esferas da vida de uma pessoa, não estando relacionado apenas com a idade cronológica. As competências são construídas fundamentalmente por meio de feedback positivo, por um processo de melhoria contínua.

11 Processo de construção de competências relacionado à linha do tempo
Tempo cronológico: as competências são influenciadas pela história de vida dos indivíduos, as experiências pessoais, a escolarização, os processos de capacitação e atuação profissional, dentre outros; Tempo psicológico: definidor das expectativas, dos contratos psicossociais e das relações de compromisso com o tempo cronológico.

12 As competências são construídas por meio de um processo de aprendizagem, sendo influenciadas por três conjunto de capacidades humanas: 1-Conhecimentos (informação, saber o que e saber o porquê); 2- Habilidades (técnica, capacidade, saber como); 3-Atitudes (querer fazer, identidade e determinação). Estas três dimensões geram a capacidade de atuar, fundamentada na inteligência e na personalidade das pessoas.

13 As competências são construídas a partir...
Do processo de formação científica e profissional do indivíduo e das novas habilidades adquiridas pelas experiências de vida e do trabalho.

14 Conhecimentos Formação de Atitudes Capacidade de Atuar Feedback Habilidades Linha do Tempo

15 Mercado de Trabalho Perfil Profissional Campo de Atuação COMPETÊNCIAS

16 Regulamentação da Profissão
A profissão de Psicólogo foi reconhecida pela Lei de 27 de Agosto de 1962 que por sua vez foi regulamentada pelo Decreto , de 21 de Janeiro de 1964. O Psicólogo deve registrar-se no Conselho Regional de Psicologia da sua região e nos órgãos de classe, que habilitam sua atuação como autônomo e/ou em instituições.

17 Competências e Habilidades
Baseada na Resolução CNE/CES nº 8, de 7 de maio de 2004, relativa às Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia, o Curso deverá desenvolver as seguintes competências e habilidades:

18 Competências gerais: a) Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

19 b) Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas; c) Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não- verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

20 d) Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia ,habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz; e) Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a ser empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;

21 f) Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

22 Competências Básicas a) Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e intervir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo; b) Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta, e análise de dados em projetos de pesquisa;

23 c) Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a pertinência e os problemas quanto ao uso, construção e validação; d) Avaliar problemas humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos; e) Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional; f) Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças de formação e de valores dos seus membros;

24 g) Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar; h) Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional; i) Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação.

25 Habilidades Básicas a) Levantar informação bibliográfica através de meios convencionais e eletrônicos; b) Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios técnicos na área da Psicologia; c) Utilizar os métodos experimental, de observação e outros métodos de investigação científica; d) Planejar e realizar entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;

26 e) Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais; f) Analisar, descrever e interpretar manifestações verbais e corporais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos; g) Utilizar recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia.

27 Objetivos do Curso 1. Formar profissionais capazes de empreender uma prática pluralista, crítica e transformadora, reconhecendo as demandas de intervenção, a partir dos processos e fenômenos psicológicos e recursos instrumentais, derivados de orientações teóricas contemporâneas da Psicologia, cuja relevância se define a partir da realidade sociocultural; 2. Capacitar para a atuação inter e multidisciplinar, possibilitando a interlocução necessária com diferentes áreas do conhecimento; 3. Formar profissionais que tenham a sua prática permeada pelos princípios éticos, preconizados pelo Código de Ética Profissional.

28 4. Formar profissionais detentores de postura pró-ativa relativa ao seu contínuo processo de capacitação e aprimoramento; 5. Promover fóruns de discussão que favoreçam a compreensão do papel do Psicólogo no desenvolvimento humano e na sustentabilidade do ecossistema; 6. Proporcionar aos egressos programas de formação continuada em Psicologia e áreas afins, a partir de articulação com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e com o Protocolo das Universidades Paraenses.

29 “Só há vida na energia que instiga o fazer e o sentir, que provoca o encontro entre os diferentes e o caminhar compartilhado, passando então a indiferença e a defesa a representar o começo da morte!” (NIAMEY)

30 Referências CRUZ, R.M.; PEREIRA, A. C. e SOUZA, J. de. Competências, perfis profissionais e mercado de trabalho em psicologia. Revista Psicologia Brasil. Coluna Política Inclusiva, s/d.


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