A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A SINERGIA ENTRE A PSICOLOGIA NO ESPORTE ADAPTADO E OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO. Profa. Ms. Eliane Lemos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A SINERGIA ENTRE A PSICOLOGIA NO ESPORTE ADAPTADO E OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO. Profa. Ms. Eliane Lemos."— Transcrição da apresentação:

1 A SINERGIA ENTRE A PSICOLOGIA NO ESPORTE ADAPTADO E OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO.
Profa. Ms. Eliane Lemos

2 SINERGIA ENTRE AS CIÊNCIAS E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA
SYNERGIA SÝN (cooperação) ÉRGON (trabalho) = Ato ou esforço coordenado de vários órgãos na realização de uma função. Convicção de que dois mais dois podem ser cinco (Igor Ansoff no livro Corporate Startegy)

3 “A união é maior do que a soma das partes”.
A psicologia favorece a descoberta da competência humana. Fortalece e preserva a identidade de cada um dos seus membros para compor uma equipe forte e vencedora. No esporte – ciência que aplica seus recursos para o autoconhecimento do atleta e toda a equipe técnica. Pode ser realizada fora do contexto esportivo. Do esporte – ciência da psicologia aplicada ao esporte e às situações esportivas(Singer, 1978).

4 QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO E A PSICOLOGIA NO ESPORTE ADAPTADO.
A educação, assim como a psicologia, ao longo de toda a sua existência, baseia-se em quatro pilares: Aprender a conhecer Aprender a fazer Aprender a viver junto Aprender a ser Relatório da UNESCO realizado pela Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI - Jacques Delors.

5 I – Aprender a Conhecer. Desenvolvimento das Competências Cognitivas.
“Conhece-te a ti mesmo!” Socrátes Torna-te consciente de tua ignorância (ápice da sabedoria, desejo da ciência mediante a virtude) Conhecer a si mesmo significa precisamente ter consciência racional de si mesmo (para organizar racionalmente a própria vida).

6 Saber quem eu sou me manterá no caminho do exercício da livre escolha.
Incentivar a descoberta pela leitura, realização de cálculos, análise e interpretação de textos, fatos e situações. Vivenciar situações polêmicas por meio da dramatização ou outras formas de comunicação que favoreça a participação do time. Analisar vídeos, filmes ou situações de jogos que desafiaram seu equilíbrio emocional e grupal.

7 II - Aprender a fazer. Desenvolvimento das Competências Produtivas
Aprender a fazer, a fim de adquirir: Não somente uma qualificação profissional, Competências que tornem a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe. Se eu sei quem sou, saberei falar sobre o que desejo em minha vida e dessa forma, planejar para chegar onde pretendo estar.

8 III - Aprender a viver junto, aprender a conviver com os outros.
Desenvolvimento das Competências Relacionais Nenhum homem é uma ilha em si mesmo, todo homem é uma partícula do continente, uma parte da terra... " John Donne ( ). Desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências - realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos - no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz. Somos todos partes integrantes desse universo. Saber quem eu sou, saber o que quero e o que devo realizar para conquistar meu sonho, e não ter com quem celebrar, não permitirá saborear a vitória.

9 IV - Aprender a Ser. Desenvolvimento das Competências Pessoais
“Torna-te aquilo que és. Faze sempre o que quiseres; Mas sê desde logo daqueles que podem querer”. Nietzsche Fortalecer a identidade de cada ser deveria contar como uma das premissas de cada ciência humana. Todos somos responsáveis pelo equilíbrio na sociedade, dessa forma, todos devem ser mais do que muitos dizem que deveriam ser. Devemos ser o nosso melhor.

10 ... O Técnico competente Facilita a participação de seus atletas,
Pede sugestões, opiniões, soluções para problemas e conflitos. Todos participam. Dar uma opinião, uma sugestão, criticar, elogiar, ou seja, ficar em evidência por alguns minutos, é se expor. Falar em público, por mais que pareça fácil para muitas pessoas, o mesmo não é verdadeiro para tantas outras. Pessoas com baixa auto-estima, dificilmente se posicionam de forma positiva, seja para concordar ou não de qualquer coisa que se apresente.

11 Equilíbrio emocional Primeira etapa o delinear se sua própria identidade que tem como primeira pergunta: Quem sou eu? Nesse processo de autoconhecimento, a psicologia do esporte propõe alguns exercícios como: Desenvolver a linha da vida para contar a história, do nascimento aos dias atuais e com projeção de futuro. Tomar consciência da própria linha da vida faz nascer o desejo de construir algo novo para o futuro. Auto-retrato - identidade pessoal, autoconhecimento, auto-estima, auto-conceito, auto-confiança, como anda sua saúde, pontos fortes e fracos. Aprender a lidar com esses aspectos da saúde. Escrever a missão de vida, valores e a visão que tem do futuro. Momento para pensar sobre seu projeto de vida: expectativas e metas da vida pessoal e profissional.

12 Qual a minha missão de vida? Por que estou aqui?
Que valores permeiam minha vida? Do que não abro mão para cumprir minha missão? Onde estarei daqui a dois anos? Cinco anos? Dez Anos? Realizar o levantamento das expectativas dentro do esporte que escolheu para praticar, estimular a organização da própria equipe esportiva para ser um time. Estimular a percepção das diversas dimensões de suas escolhas até o momento (redação, dramatização, falar de suas escolhas, qual o sentido da vida e a autodeterminação). Trabalhar temas como: Competência Habilidade Atitude. Pensar sobre a visão que a sociedade tem e como ele próprio vê a deficiência. Focar deficiência x eficiência, onde está o ponto da resiliência?


Carregar ppt "A SINERGIA ENTRE A PSICOLOGIA NO ESPORTE ADAPTADO E OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO. Profa. Ms. Eliane Lemos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google