A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR"— Transcrição da apresentação:

1 1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR - 2015
CATEGORIA III: SÉRIE MEMÓRIAS TEMA: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER? Professora: Cláudia Dercy Loureiro da Silva Ensino Fundamental - 4º ANO “1” SEB Maceió Coordenação: Eneida Flôres

2 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?
APRESENTAÇÃO Com objetivo de apresentar a importância das diversas profissões, os nossos alunos participaram do “Projeto Profissões: o que eu quero ser quando crescer?". Este trabalho foi desenvolvido com os alunos 4º ano “1” do SEB Maceió a partir da atividade do Mundo Leitor, Série Memórias: Diário, p. 27: “O que você quer ser quando crescer? Por quê?”. Neste trabalho, os alunos foram motivados a refletir mais sobre a profissão que pretendem exercer no futuro, ampliando seu conhecimento sobre as características, curiosidades e importância das profissões na sociedade. Este projeto foi submetido à avaliação na Categoria III: Série Memórias, do 1º Prêmio SEB do Mundo Leitor, e orientado pela professora Claudia Dercy Loureiro da Silva, de Língua Portuguesa.

3 JUSTIFICATIVA Percebe-se que as crianças, desde cedo, costumam elaborar suas brincadeiras, colocando-se no lugar do pai, da mãe, ou de outro adulto que faça parte do seu convívio diário, ou seja, em suas brincadeiras de faz de conta, elas demonstram interesse pela vida dos adultos, de maneira que as profissões aparecem constantemente nessas brincadeiras. Devido a esse interesse, resolvemos nos dedicar a um projeto que abordasse as diversas profissões para que as crianças tivessem conhecimento sobre as características, curiosidades e importância das profissões na sociedade. Com este projeto, buscamos ampliar os conhecimentos das crianças em relação às profissões, por isso colocamos nossos alunos em contato com as diversas áreas de atuação, para que pudessem perceber a importância de cada uma delas, socializar suas preferências e discutir a necessidade de estudar para se alcançar sucesso em uma profissão que exercerão no futuro.

4 OBJETIVO GERAL: Proporcionar aos alunos o conhecimento sobre diversas profissões, evidenciando todas as áreas de atuação e levando-os a refletir sobre características, curiosidades, importância e reconhecimento dos profissionais na sociedade.

5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Apresentar algumas profissões, mostrando a importância de cada uma. Fazer uma pesquisa sobre as diferentes profissões, para que possam conhecer melhor cada uma delas; Explorar cada profissão e seu campo de atuação; Entrevistar o pai, a mãe ou responsável sobre a profissão que eles exercem; Convidar um pai, uma mãe ou um responsável que exercem diferentes profissões para participar da palestra na Escola; Elaborar uma quadrinha popular falando sobre a profissão que deseja ter no futuro.

6 DESENVOLVIMENTO Para que os objetivos deste projeto fossem alcançados, a metodologia que foi utilizada buscou proporcionar uma aprendizagem que fosse significativa aos alunos, levando-se em conta o conhecimento prévio, a observação, a experimentação, a realização de atividades práticas, a criação de hipóteses, o compartilhar de ideias, enfim, uma prática que tenha como base a interação dos alunos com o meio. No decorrer do projeto, foram realizados trabalhos em grupo e individualmente. As atividades foram divididas em quatro etapas. Na primeira etapa, fizemos um levantamento de hipóteses e respondemos à atividade no livro Linhas da Vida; na segunda etapa, os alunos realizaram um entrevista com pais; na terceira etapa, alguns pais foram convidados para dar uma palestra sobre suas profissões; na quarta etapa, os alunos elaboraram uma quadrinha das profissões.

7 ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
1ª ETAPA: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER? (LIVRO LINHAS DA VIDA, PÁGINA 27). Antes de realizar a atividade do livro Linhas da Vida (página 27), fizemos um levantamento de hipóteses, ou seja, um questionamento inicial para que os alunos expusessem suas ideias a respeito do tema. Em seguida, iniciamos um debate para refletir a respeito da profissão que cada aluno imaginou para o seu futuro. Posteriormente, realizamos a atividade do livro Linhas Vida escrevendo qual a profissão que pretendem exercer no futuro e também explicaram o porquê da escolha dessa profissão (no círculo ao lado do texto, eles fizeram uma ilustração da profissão escolhida). Depois, os alunos foram convidados a compartilhar com a turma o que escreveram sobre a profissão que vão exercer no futuro.

8 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?

9 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?

10 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?

11 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?

12 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 2ª ETAPA: ENTREVISTA Elaboração de um questionário com a turma para ser aplicado aos familiares sobre a profissão que exercem. Logo após, os alunos levaram as perguntas para casa e realizaram a entrevista com o pai, a mãe ou o responsável para descobrir um pouco mais sobre a profissão que eles exercem. Após o final de semana, as crianças socializaram com a turma as descobertas realizadas a partir dos dados coletados nas entrevistas.

13 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?

14 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?

15 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?

16 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 3ª ETAPA: PALESTRA DAS PROFISSÕES E CONVERSA INFORMAL COM OS PAIS. Convidamos alguns pais e responsáveis para participar de uma palestra sobre as profissões na Escola. Nesse momento com os alunos, os pais compartilharam informações sobre o dia a dia de suas profissões, apresentando alguns instrumentos usados nos trabalhos, e também responderam a algumas perguntas relacionadas ao tema.

17 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?

18 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?

19 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?

20 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?
ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 4ª ETAPA: QUADRINHAS DAS PROFISSÕES Nessa aula, os alunos conheceram as quadrinhas populares, um texto poético composto por quatro versos e rimas simples, que fazem parte da tradição oral de um povo e são passadas de boca em boca por meio de canções de ninar, cantigas de roda ou brincadeiras. Após conhecerem o conceito das quadrinhas populares, os alunos criaram uma quadrinha falando sobre a profissão que desejam ter no futuro. Para auxiliá-los na criação da “quadrinha das profissões”, os alunos utilizaram as informações que haviam escrito no livro Linhas da Vida (página 27) e apresentaram para turma as quadrinhas produzidas.

21 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?

22 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?

23 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?

24 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?

25 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?

26 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?

27 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?

28 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?
AVALIAÇÃO: Observação da participação e envolvimento nas atividades propostas; Acompanhamento e análise do desenvolvimento dos alunos mediante observação da postura individual; Realização de uma autoavaliação, na qual cada aluno pôde expressar os pontos positivos e negativos da realização do projeto. Avaliação da produção escrita (as atividades realizadas durante o projeto). 

29 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?
RESULTADOS OBTIDOS RELATOS DOS ALUNOS “Achei muito interessante aprender sobre as profissões. Eu gostei muito de ter participado das palestras com os pais, pois foi muito legal aprender sobre as profissões e a que eu mais gostei foi a palestra da médica e da bombeira, pois aprendi o que elas fazem.” Júlia Wanderley (4º ano A) “Melhor parte das aulas sobre as profissões foi palestra com as mães, pois nós conhecemos as mães e também as profissões delas. Mas todos os trabalhos foram interessantes.” Gabriel Xavier (4º ano A)

30 PROJETO PROFISSÕES: O QUE EU QUERO SER QUANDO CRESCER?
“As aulas sobre as profissões me ajudou descobrir a profissão que vou querer ter no futuro, que é ser cozinheiro. Eu gostei de ter feito a quadrinha sobre as profissões, porque eu gosto de desenhar e de criar poema com rimas.” João Guilherme (4º ano A) RELATOS DOS ALUNOS “Gostei muito de participar das aulas sobre as profissões, principalmente da palestra com os pais, porque eu aprendi muito sobre cada profissão e até sobre a profissão que quero ser quando crescer, pois quero ser médica.” Isabela Montenegro (4º ano A) “Eu achei muito legal as aulas sobre as profissões, mas a aula que mais gostei foi a palestra com as mães, a mãe que mais gostei foi a bombeira.” Maria Melo (4º ano A) “Eu gostei muito das atividades sobre as profissões, pois me diverti, eu aprendi, teve palestras de pais que foi muito legal, interessante e etc. Eu amei muito!” Leila Pontes (4º ano A)


Carregar ppt "1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google