A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elementos do plano de aula

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elementos do plano de aula"— Transcrição da apresentação:

1 Elementos do plano de aula

2 O que é um plano? “O plano é um documento escrito que materializa um determinado momento de um planejamento. É a apresentação, de forma organizada, de um conjunto de decisões.” (MASETTO, 1997, p. 86)

3 O que é um plano? “O plano é um detalhamento do plano de ensino. A preparação de aulas é uma tarefa indispensável e, assim como o plano de ensino, deve resultar num documento escrito que servirá não só para orientar as ações do professor como também para possibilitar constantes revisões e aprimoramentos de ano para ano.” (LIBÂNEO, 1994, p. 241)

4 O que é um plano de aula? “É a previsão do desenvolvimento do conteúdo para uma aula ou conjunto de aulas e tem um caráter bastante específico” (LIBÂNEO, 1994, p. 225).

5 O que é um plano de aula? “É a proposta de trabalho do professor para uma determinada aula ou conjunto de aulas. Corresponde ao nível de maior detalhamento e objetividade do processo de planejamento didático. É a orientação para o que fazer cotidiano.” (VASCONCELLOS, 2005, p. 148).

6 CARLINI, in: SCARPATO (2004, p. 123)
O QUE É AULA: Unidade de tempo Espaço de trabalho Forma de trabalho CARLINI, in: SCARPATO (2004, p. 123)

7 VEIGA (2008, p. 59), afirma: [...] a aula se configura planejadamente, bem como se explicita operacionalmente, em torno das referidas unidades que devem se encaixar, encadear e articular em vista do movimento, da cadência e da sua própria significação.

8 Para quem? (aluno) O quê? (conteúdo) Quem(Professor)
VEIGA (2008) apresenta os elementos estruturantes da organização didática da aula: Para que? (Intenção) Para quem? (aluno) O quê? (conteúdo) Quem(Professor) Como? (Metodologia) Quando? (tempo) Com que? (recursos didáticos) Onde? (espaço) O que, como, quem? (Avaliação)

9 ELEMENTOS DO PLANO DE AULA
1. OBJETIVOS: devem ser atingidos pelo aluno no espaço desta aula; indicam a capacidade que queremos ver desenvolvida no aluno em relação ao conteúdo, assim, é importante estar atento para qual o nível de operação mental que estará em questão;

10 ELEMENTOS DO PLANO DE AULA
serão determinantes da escolha das estratégias, dos recursos, da distribuição do tempo e, quando for o caso, da avaliação, não são atividades. 2. CONTEÚDO/ESQUEMA DO CONTEÚDO: Refere-se aos tópicos significativos, mais importantes, que serão objeto de estudo durante a aula. Sua redação pode ser objetiva, em itens e subitens ou mesmo através de um pequeno esquema que possibilite compreensão.

11 3. CONTEÚDO/ESQUEMA DO CONTEÚDO:
O esquema do conteúdo não deve ser confundido com o “conteúdo em si”, ou seja, é inviável, no plano, transcrever todo o conhecimento que será trabalhado por professor e alunos, o que tornaria o plano extenso e levaria à perda de sua objetividade. Todavia, a temática da aula, pode estar registrada em fichas que se constituirão em anexos do plano de aula.

12 4.MOBILIZAÇÃO PARA APRENDIZAGEM OU INTRODUÇÃO
não é a apresentação do conteúdo, mas sim o momento em que buscamos despertar a motivação do aluno para tal aprendizagem; um aluno sente-se motivado, essencialmente, quando: é desafiado/desequilibrado, percebe que o conteúdo é significativo porque corresponde às suas necessidades/vivências, porque pode resolver problemas com eles ou compreender o mundo à sua volta

13 5. MOBILIZAÇÃO PARA APRENDIZAGEM OU INTRODUÇÃO
é importante indicar também a organização da classe (fila, círculo, grupos, etc); utiliza cerca de 10% do tempo destinado à aula.

14 6. metodologia é o momento no qual o conteúdo novo será trabalhado junto com aluno (desenvolvimento) decorre naturalmente do momento da introdução, não há um “corte” no desenvolvimento da aula a escolha das estratégias deve ser decorrente/estar coerente com o que visam os objetivos (essas estratégias permitem ao aluno atingir aqueles objetivos?)

15 6. METODOLOGIA as estratégias escolhidas devem: permitir ao aluno ser sujeito de sua aprendizagem, reconstruindo saberes, agindo sobre o conhecimento; permitir ao professor ser mediador, não um transmissor que se constitui como única fonte do conhecimento a ser aprendido; há estreita relação entre as estratégias escolhidas e a participação/envolvimento do aluno na aula, motivo pelo qual não podemos desconsiderar as características dos alunos que estão, hoje, nas escolas;

16 6. METODOLOGIA as estratégias escolhidas devem: permitir ao aluno ser sujeito de sua aprendizagem, reconstruindo saberes, agindo sobre o conhecimento; permitir ao professor ser mediador, não um transmissor que se constitui como única fonte do conhecimento a ser aprendido; há estreita relação entre as estratégias escolhidas e a participação/envolvimento do aluno na aula, motivo pelo qual não podemos desconsiderar as características dos alunos que estão, hoje, nas escolas; é fundamental ao professor ser criativo permitindo a seu aluno, ao aprender, exercer ele também os processos de criatividade, questionamento, compreensão, construção do conhecimento

17 6. METODOLOGIA explicitação das ações docentes e discentes, ou seja, o que exatamente estarão fazendo professores e alunos; ensino como mediação e aprendizagem efetiva exige sistematização do conteúdo; é importante, para a consolidação da aprendizagem, a proposição de processos de fixação;

18 6. RECURSOS É necessário indicar os recursos/materiais didáticos que serão utilizados durante a aula; O professor fará a seleção dos materiais, considerando os objetivos de aprendizagem.

19 7. SÍNTESE INTEGRADORA Pode ser realizada pelo professor, mas o importante é que ela se processe “na cabeça do aluno”. Sendo assim, pode-se utilizar diferentes técnicas como: condução à visão geral, articulada, através da proposição de problemas e perguntas orais, feitas aos alunos; construção de uma visão geral, articulada, através de comentários dos alunos desenvolvidos a partir de gravura, pequeno texto ou esquema relativo à temática da aula;

20 7. SÍNTESE INTEGRADORA construção de uma visão geral, articulada, através da elaboração cooperativa de um quadro sinótico compreensivo; construção de uma visão geral, articulada, através da produção escrita, pelos alunos, de suas inferências conclusivas relativas aos conhecimentos trabalhados durante a aula; apresentação da visão geral, articulada, pelo professor, apoiando-se de esquema relativo ao conteúdo trabalhado

21 VISUALIZANDO UM PLANO DE AULA
1- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: 2- OBJETIVOS: ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA SALA DE AULA. 4- ESQUEMA DO CONTEÚDO

22 ANEXOS (ATIVIDADES, EXERCÍCIOS)
TEMPO PREVISTO PARA OS MOMENTOS DA AULA OBJETIVOS ATIVIDADES DISCENTES ATIVIDADES DOCENTES/ PROCEDIMENTOSTÉCNICAS DIDÁTICAS RECURSOS INTRODUÇÃO (...min.) DESENVOLVIMENTO (...min.) SÍNTESE INTEGRADORA (... min.) REGISTRO DOCENTE REFERÊNCIAS ANEXOS (ATIVIDADES, EXERCÍCIOS) ROTEIRO DE PLANO ORGANIZADO PELA PROFª MAIZA MARGRAF ALTHAUS – UEPG/DEPED.

23 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
IDENTIFICAÇÃO: Nome da Escola: Ano: Nível de Ensino: Data: ____/___/___ Área do Conhecimento: Tema: Duração Provável: Professor (a): OBJETIVO GERAL: OBJETIVOS ESPECÍFICOS CONTEÚDO PROCEDIMENTO DE AÇÃO/ TÉCNICA/ RECURSOS METODOLOGIA ATIVIDADES DE ENSINO AVALIAÇÃO:

24 8. REFERÊNCIAS CHIQUITO, R. S. Planejamento de ensino: formas de ver e maneiras de dizer a política curricular.Curitiba, Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, MASETTO, M.T. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, NADAL, B.G. Elementos do plano de aula. VASCONCELLOS, C. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo: Libertad, 2005.

25 8. REFERÊNCIAS VEIGA,I.A.P.(org). Aula: dimensões, princípios e práticas. Campinas, São Paulo: Papirus, 2008. _____________(org). Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações. Campinas: Papirus, 2006. ____________. (org) Lições de didática. São Paulo: Papirus, 2006. Fonte das imagens:


Carregar ppt "Elementos do plano de aula"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google