A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos."— Transcrição da apresentação:

1

2 Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos dadas pelo pai de Jean – Pierre na Vila Mariana – São Paulo. A empresa começou a crescer na segunda metade da década de 70, quando adotou o sistema de venda direta. Foram formada novas sociedades e surgiram 4 empresas de distribuição e uma indústria de maquiagem. Mais tarde após a saída de Jean as empresa se fundiram. Nos anos 90 a empresa figurava entre as quatro maiores do setor.

3 Natura e a Governança Após 15 anos da contratação de uma auditoria externa, o início da implantação da governança, no ano de 2004 a Natura Cosméticos abriu seu capital de acordo com o seguimento de listagem do “Novo Mercado” destinado a negociação de ações emitidas por companhias que se comprometem voluntariamente com a adoção de práticas de governança adicionais em relação ao que é exigido pela legislação.

4 Cronograma de Implantação:
1989: iniciou se o processo de abertura do capital com a contratação da auditoria interna; 1998: foi criado o conselho de administração e o programa de Stock Option 1999: o comitê de auditoria de administração de riscos; 2000: implementou um amplo programa de aperfeiçoamento dos controles internos; 2001: a Natura iniciou a publicação do relatório de administração e criou o Comitê de Recursos Humanos; 2003: análise das oportunidades do mercado Prêmio Abrasca / “Melhor Relatório Anual”; 2004: abertura de Capital / Novo Mercado.

5 Porque implementaram? A governança corporativa da Natura visa não só a garantia de retorno dos investidores, mas também os benefícios aos outros públicos relacionados à empresa, como funcionários, colaboradores, fornecedores, clientes, comunidade do entorno, meio-ambiente e sociedade. “ Trata-se de um conceito mais amplo. A Natura busca prover retorno a todos estes públicos”.

6 Natura X Exigências do Novo Mercado
Algumas práticas da empresa: Abertura nas demonstrações financeiras Ampla informação sobre a remuneração dos executivos Cálculo do custo das opções Fluxo de caixa e DVA desde o IPO (Initial Public Offering) Conferences com presidente, diretor financeiro e equipe de RI Site de RI com boa estrutura Pesquisa independente de satisfação dos clientes da área de RI uma vez por ano Reuniões one on one em 2007:441 Instituições diferentes contactadas em 2007:364 Natura's day com CEO

7 Estrutura Atual Hoje, a Natura estrutura a governança corporativa a partir do Conselho de administração que, com sete membros, dos quais três são independentes, atua instrumento de garantia de retorno aos acionistas e de garantia que os interesses de todas as demais partes sejam respeitados pela companhia; além de equidade, transparência e comprometimento com desenvolvimento sustentável.

8 As práticas de Governança Corporativa
Para garantir as boas práticas de Governança, quando a Natura abriu seu capital em 2004, o seu conselho de administração criou um comitê de Governança Corporativa e um novo cargo – o secretário de governança corporativa.

9 As práticas de Governança Corporativa
A este Comitê foram atribuídas cinco tarefas: Monitorar todo o sistema de governança da empresa Acompanhar a evolução das melhores práticas internacionais de governança corporativa; Propor ajustes e melhorias ao sistema de governança corporativa da empresa, quando Necessário; Acompanhar as medidas de governança corporativa aprovadas pelo conselho de Administração; Reportar ao conselho de administração a situação e o progresso da governança corporativa

10 As práticas de Governança Corporativa
Em 2006, foi criado o cargo de Secretário, visando fornecer à organização um profissional em tempo integral que pudesse garantir a operação adequada do sistema e propor melhorias em base contínua. Esse cargo é a interface entre a diretoria executiva e os membros do conselho. A expansão do escopo de responsabilidades para o executivo encarregado do planejamento estratégico, movendo o papel de supervisão da governança para função desse executivo. .

11 As práticas de Governança Corporativa
Conselho de administração - Zelar pelos pilares institucionais da Natura Cuidar para que as atitudes da empresa sejam coerentes com a sua visão, crenças e razão de ser; Garantir o fiel cumprimento dos compromissos assumidos em sua missão, não só junto a seus consumidores, consultoras e colaboradores, mas também com os acionistas, fornecedores, comunidade e meio ambiente.


Carregar ppt "Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google