Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Avaliação e qualidade do ensino
ÉTICO São Paulo, 10 de abril de 2010 Avaliação e qualidade do ensino Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação
2
Avaliação: questões fundamentais
O que avaliar? disciplinas x competências O que é avaliar? medida x valor - Para que avaliar? meio x fim - Por que avaliar? controle x diversidade - Quem é o avaliador? externo x interno
3
Avaliação: questões fundamentais
disciplinas/competências pessoas ava lia ção medida/valor indícios meio/fim instrumentos diversidade/controle tolerância tolerância projetos externa/interna
4
ava lia ção O que avaliar? disciplinas/competências pessoas tolerância
diversidade/controle
5
O que avaliar? Disciplinas: meio Competências: fim
português, matemática, história, geografia, educação física, ciências, ... Competências: fim expressão, compreensão, argumentação, decisão, contextuação, abstração pessoas
6
ava lia ção O que é avaliar? medida/valor disciplinas/competências
pessoas ava lia ção medida/valor indícios tolerância diversidade/controle
7
Medida/Valor: Indícios
Ginzburg Mitos, emblemas, sinais classificador de obra de arte Indícios Sherlock Holmes Psicanálise
8
ava lia ção Para que avaliar? meio/fim instrumentos medida/valor
disciplinas/competências pessoas ava lia ção medida/valor indícios meio/fim instrumentos tolerância diversidade/controle
9
Avaliação: meio x fim Tecnologia: meio ! fim ? Pessoas: fim ! meio ?
fim ? estatísticas alarmantes manchetes espetaculosas meio ! orientação das ações foco nos valores/projetos
10
ava lia ção Por que avaliar? meio/fim medida/valor instrumentos
disciplinas/competências pessoas ava lia ção medida/valor indícios meio/fim instrumentos diversidade/controle tolerância tolerância diversidade/controle
11
diversidade/controle: tolerância
conhecimento do outro reconhecimento das diferenças tolerância respeito pela diversidade
12
ava lia ção Quem é o avaliador? medida/valor disciplinas/competências
pessoas ava lia ção medida/valor indícios instrumentos meio/fim diversidade/controle tolerância tolerância diversidade/controle projetos externo/interno
13
avaliação externa x interna: projetos
instituições são como pessoas: diferença é a regra pessoa/instituição bem avaliada é a que realiza suas metas projetos projetos somente podem ser pensados em um cenário de valores
14
Qualidade: o que é isso? senso comum: todos queremos
qualidade x quantidade: números escola/empresa: projetos/valores igualdade/diferença: unidade/diversidade escola/empresa: conhecimento
15
Qualidade: cinco lembretes
1. má qualidade: generalização indevida
16
Qualidade: cinco lembretes
1. má qualidade: generalização indevida 2. avaliação: meio x fim
17
Qualidade: cinco lembretes
1. má qualidade: generalização indevida 2. avaliação: meio x fim 3. rankings: caricaturas
18
Qualidade: cinco lembretes
1. má qualidade: generalização indevida 2. avaliação: meio x fim 3. rankings: caricaturas 4. escola: unidade fundamental/autonomia
19
Qualidade: cinco lembretes
1. má qualidade: generalização indevida 2. avaliação: meio x fim 3. rankings: caricatura 4. escola: unidade fundamental/autonomia 5. condição do professor: valorização
20
Qualidade: o que a escola precisa aprender com a empresa?
foco no projeto equilíbrio - abstração/concretização uso da tecnologia - organização em rede importância do diretor função da avaliação/controle, mérito
21
Qualidade: o que a empresa precisa aprender com a escola?
foco nas pessoas conhecimento – mais que mercadoria equilíbrio novo/velho autoridade fundada no conhecimento diferença entre valor e medida
22
Avaliação e qualidade do ensino
ÉTICO São Paulo, 10 de abril de 2010 Avaliação e qualidade do ensino Nílson José Machado Universidade de São Paulo Faculdade de Educação
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.