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PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

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Apresentação em tema: "PROCESSOS ADMINISTRATIVOS"— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
AS EMPRESAS

2 CARACTERÍSTICAS DAS EMPRESAS
PRODUZEM BENS E SERVIÇOS EMPREGAM PESSOAS UTILIZAM COMPETÊNCIAS E TECNOLOGIAS REQUEREM RECURSOS NECESSITAM DE ADMINISTRAÇÃO

3 O QUE DIFERE AS EMPRESAS DAS DEMAIS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS?
1. SÃO ORIENTADAS PARA O LUCRO $$$$$$$$ 2. ASSUMEM RISCOS 3. SÃO DIRIGIDAS POR UMA FILOSOFIA DE NEGÓCIOS 4. GERALMENTE SÃO AVALIADAS SOB UM PONTO DE VISTA CONTÁBIL 5. GERALMENTE SÃO AVALIADAS SOB UM PONTO DE VISTA SOCIAL 6. DEVEM SER RECONHECIDAS COMO NEGÓCIOS 7. CONSTITUEM PROPRIEDADE PRIVADA

4 AS EMPRESAS COMO SISTEMAS ABERTOS
É EVIDENTE E INDISFARÇÁVEL A NATUREZA SISTÊMICA DAS ORGANIZAÇÕES EM GERAL E DAS EMPRESAS EM PARTICULAR → TEORIA GERAL DOS SISTEMAS (TGS) O CONCEITO DE SISTEMA ABERTO SURGIU COM A BIOLOGIA A PARTIR DO ESTUDO DOS SERES VIVOS E DE SUA DEPENDÊNCIA E ADAPTABILIDADE AO MEIO AMBIENTE

5 AS EMPRESAS COMO SISTEMAS ABERTOS
HOJE A TEORIA DOS SISTEMAS SE APLICA A TODOS OS TIPOS DE SERES VIVOS, DO VÍRUS ATÉ AS SOCIEDADES AS COISAS VIVAS SÃO SISTEMAS ABERTOS COM ENTRADAS E SAÍDAS EM CONSTANTE INTERCÂMBIO EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE

6 SISTEMA CONCEITO: CONJUNTO DE ELEMENTOS(1) DINAMICAMENTE INTER-RELACIONADOS(2) QUE DESENVOLVEM UMA ATIVIDADE OU FUNÇÃO (3) PARA ATINGIR UM OU MAIS OBJETIVOS OU PROPÓSITOS(4)

7 SISTEMA CONJUNTO DE ELEMENTOS
ELEMENTOS OU SUBSISTEMAS DINAMICAMENTE INTER-RELACIONADOS SISTEMAS QUE DESENVOLVEM UMA ATIVIDADE OU FUNÇÃO SISTEMAS PARA ATINGIR UM OU MAIS OBJETIVOS OU PROPÓSITOS

8 Natureza sistêmica FUNCIONAMENTO GLOBAL + TOTAL + INTEGRADO +
= O TODO É MAIOR (OU DIFERENTE) DO QUE A SOMA DAS SUAS PARTES EM SUMA O SISTEMA É MAIS DO QUE A SOMA DAS SUAS PARTES É DIFERENTE DAS PARTES Ex: H2O

9 O SISTEMA - FUNCIONAMENTO
PARÂMETROS PARA O SISTEMA PODER FUNCIONAR: 1. ENTRADAS OU INSUMOS (INPUTS) 2. OPERAÇÃO OU PROCESSAMENTO 3. SAÍDAS OU RESULTADOS (OUTPUTS) 4. RETROAÇÃO OU REALIMENTAÇÃO (FEEDBACK) 4.1 RETROAÇÃO POSITIVA 4.2 RETROAÇÃO NEGATIVA HOMEOSTASIA (HOMO=IGUAL+STASIS=EQUILÍBRIO)

10 TIPOS DE SISTEMAS QTO A ABERTURA: 1. FECHADO 2. ABERTO
DEPENDE DE 2 CIRCUNSTÂNCIAS 1. PERMEABILIDADE EM RELAÇÃO AO AMBIENTE 2. PREVISIBILIDADE EXPECTATIVA DE COMPORTAMENTO DO SISTEMA

11 Conclusão SISTEMA ABERTO PERMEABILIDADE = ELEVADA
PREVISIBILIDADE = POUCA Ex: Organizações, Empresas, Econ global ou nacional, Mercados, Negócios, Pessoas SISTEMA FECHADO PERMEABILIDADE = POUCA OU NENHUMA PREVISIBILIDADE = ELEVADA Ex: Motores, Artefatos, Programações, Orçamentos

12 Sistema, supra-sistema e subsistema
Um Departamento pode ser visto como um sistema composto de vários subsistemas (seções ou divisões) e Integrado em um supra-sistema (empresa) Integrado a um supersistema (mercado ou comunidade) OBJ DO SISTEMA: realidade que ordena e agrupa todos os componentes e relações do sistema

13 SISTEMAS QTO A NATUREZA 1. FÍSICOS OU CONCRETOS = HARDWARE
Coisas reais, Objetos, Equipamentos, Tangíveis, quantitativos e qualitativos 2. ABSTRATOS OU CONCEITUAIS = SOFTWARE Conceitos, idéias, hipóteses, Planos, Programações, regras regulamentos Intangíveis, invisíveis

14 REPRESENTAÇÃO DOS SISTEMAS
MODELO – REPRESENTAÇÃO DE UM SISTEMA, GERALMENTE É SIMBÓLICA 1. GRÁFICA Ex: Organograma 2. MATEMÁTICA Ex: Equação matemática 3. DESCRITIVA Ex: Minuciosa descrição ou Explicação

15 OS NÍVEIS DAS EMPRESAS TEORIA DA BUROCRACIA – MAX WEBER RACIONALIDADE
BASEIA-SE NO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E É ATINGIDA PELA ELABORAÇÃO DE REGRAS E REGULAMENTOS QUE SERVEM PARA DIRIGIR TODO COMPORTAMENTO DOS PARTICIPANTES RUMO À EFICIÊNCIA

16 RACIONALIDADE É O IMPERATIVO DE TODAS AS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS DE UMA EMPRESA LEVA A UMA INFINIDADE DE COMPORTAMENTOS DIFERENTES PARA ALCANÇAR OS SEUS OBJETIVOS SE APLICA A MUITAS SITUAÇÕES QUANDO O PROBLEMA ENVOLVE UMA MINIMIZAÇÃO DE MEIOS PARA ALCANÇAR UM FIM (MÍNIMOS RECURSOS) QUANDO OS FINS QUE SE PRETENDE ALCANÇAR DETERMINAM A FORMA PELA QUAL UM SISTEMA RACIONAL DEVE SE COMPORTAR (ADEQUAÇÃO DE RECURSOS)

17 EFICIÊNCIA EFICIÊNCIA É UM RESULTADO DA RACIONALIDADE E = P / R
EFICIÊNCIA = PRODUTOS/SV (SAÍDAS) RESULTADOS(ENTRADAS)

18 RACIONALIDADE EMPRESARIAL
MEIOS, MÉTODOS E PROCESSOS QUE A EMPRESA ACREDITA SEREM CAPAZES DE PROPORCIONAR A ALCANCE DE DETERMINADOS FINS OU RESULTADOS CAUSA E EFEITO ASPECTOS: ECONÔMICA LEGAL SOCIAL POLÍTICA TÉCNICA

19 AS PARTES DA EMPRESA – OS NÍVEIS ORGANIZACIONAIS
PARTES OU NÍVEIS HIERÁRQUICOS: INSTITUCIONAL (EFICÁCIA) MEDIADOR OU GERENCIAL (INTERMEDIÁRIO) TÉCNICO (OPERACIONAL) (EFICIÊNCIA)

20 O ALINHAMENTO ORGANIZACIONAL
TODO NEGÓCIO DEVE TER UMA MISSÃO A CUMPRIR; DEVE TER UMA VISÃO DO FUTURO QUE O NORTEIA; E DEVE DEFINIR OS VALORES QUE PRETENDE CONSAGRAR... ... DE FORMA CLARA PARA SABER O QUE FAZER, COMO, QUANDO E ONDE

21 ENCADEAMENTO DOS NÍVEIS ORGANIZACIONAIS
NÃO HÁ UMA SEPARAÇÃO NÍTIDA E PERMANENTE PODE HAVER ATÉ SUPERPOSIÇÃO TEORIAS RESTRITAS AO NÍVEL OPERACIONAL E AOS SISTEMAS FECHADOS ADM CIENTÍFICA – TAYLOR TEORIA CLÁSSICA – FAYOL TEORIA DA BUROCRACIA - WEBER

22 ENCADEAMENTO DOS NÍVEIS ORGANIZACIONAIS
TEORIAS FOCADAS NOS SISTEMAS ABERTOS TEORIA ESTRUTURALISTA TEORIA COMPORTAMENTAL TEORIA CONTIGÊNCIAL

23 FORMULAÇÃO DA MISSÃO DA EMPRESA:
RAZÃO DE SER DO PRÓPRIO NEGÓCIO POR QUE FOI CRIADO PARA QUE EXISTE FORMULAÇÃO DA MISSÃO DA EMPRESA: MERCADO OU CLIENTE COMPETÊNCIAS PRODUTOS/SERVIÇOS E A TECNOLOGIA MODO DE FAZER

24 PRINCÍPIOS E VALORES ORGANIZACIONAIS
CRENÇAS E ATITUDES BÁSICAS QUE AJUDAM DEFINIR O COMPORTAMENTO INDIVIDUAL VARIAM ENTRE AS PESSOAS E EMPRESAS (CONDUTA ÉTICA) Ex da Procter&Gamble 1. Pessoas 2. Liderança 3. Integridade Confiança 5. Paixão por Vencer 6. Propriedade

25 VISÃO ORGANIZACIONAL SERVE PARA VISLUMBRAR O FUTURO QUE SE DESEJA ALCANÇAR É A IMAGEM DEFINIDA PELA ORGANIZAÇÃO A RESPEITO DO SEU FUTURO, DO QUE ELA PRETENDE VIR A SER PROJETO DE FUTURO DO QUE GOSTARIA DE SER EM UM DETERMINADO PERÍODO DE TEMPO

26 VISÃO ORGANIZACIONAL O QUE SOMOS HOJE...
O QUE QUEREMOS SER NO PRÓXIMO ANO... O QUE QUEREMOS SER DAQUI A DOIS ANOS... ... TIRA A EMPRESA DA CHAMADA ZONA DE CONFORTO, GRADATIVA ACOMODAÇÃO PROFISSIONAL CARACTERÍSTICA DE CERTOS NEGÓCIOS AO LONGO DO TEMPO NÃO BASTA DEFINIR. É PRECISO DIVULGAR INTENSIVAMENTE E AMPLAMENTE PARA TODA A EQUIPE DA EMPRESA

27 PARA QUE SERVE A VISÃO DO NEGÓCIO?
INCREMENTA A PARCERIA ESTIMULA A INOVAÇÃO INICIATIVA E RESPONSABILIDADE BÚSSOLA PARA A EQUIPE AUTONOMIA E FIRMEZA ZONA DE CONFORTO E ACOMODAÇÃO - MUDANÇAS MOTIVA E INSPIRA A EQUIPE

28 OS OBJETIVOS DA EMPRESA
DECORRENTES DO CONCEITO DE VISÃO MERCADO: METAS, OBJETIVOS E RESULTADOS OBJETIVOS SÃO ESTADOS DESEJÁVEIS QUE SE PRETENDE ALCANÇAR E REALIZAR ENQTO NÃO É ATINGIDO... É UM ALVO, UMA META QDO ALCANÇADO, REALIZADO, DEFINIR OUTRO + DESAFIADOR, + COMPLEXO DO QUE O ANTERIOR

29 OBJETIVOS BÁSICOS DE UM NEGÓCIO
1. O LUCRO 2. O SERVIÇO AO CLIENTE E A OFERTA DE VALORES ECONÔMICOS DESEJADOS (BENS E SERVIÇOS) 3. A RESPONSABILIDADE SOCIAL DEVE SER FORMULADO: DE MANEIRA ABRANGENTE PARA ESTIMULAR A CRIATIVIDADE COM RESTRIÇÕES PARA OFERECER UMA DIREÇÃO AO NEGÓCIO

30 TIPOS DE OBJETIVOS GLOBAIS OU ESTRATÉGICOS TÁTICOS OU DEPARTAMENTAIS
OPERACIONAIS

31 FUNÇÕES DOS OBJETIVOS EMPRESARIAIS
ORIENTAÇÃO QUE A EMPRESA PROCURA SEGUIR – LINHAS MESTRAS PARA AS ATV FONTE DE LEGITIMIDADE PADRÕES PARA COMPARAR E AVALIAR O ÊXITO DA EMPRESA UNIDADE DE MEDIDA

32 OBJ NATURAIS DE UMA EMPRESA
1. SERVIR A UMA NECESSIDADE DO MERCADO 2. AUMENTAR O BEM-ESTAR DA SOCIEDADE 3. RETORNO JUSTO DOS INVESTIMENTOS (LUCRO) 4. CLIMA HUMANO – LUGAR EXCELENTE PARA TRABALHAR 5. EMPREGO PRODUTIVO E RENTÁVEL PARA TODOS OS FATORES DA PRODUÇÃO

33 OBJETIVOS SÃO EFÊMEROS E PASSAGEIROS?
1. OBJ É UM ESTADO ALMEJADO E NÃO UM ESTADO ATUAL CORRENTE 2. AS EMPRESAS ESTÃO SEMPRE ACRESCENTANDO NOVOS OBJETIVOS AOS ORIGINAIS 3. TODAS AS EMPRESAS DISPÕEM DE UM ÓRGÃO FORMAL QUE ESTABELECE OBJ INICIAIS E SUAS MODIFICAÇÕES POSTERIORES AO LONGO DE SUA VIDA AS EMPRESAS MUDAM OU ACRESCENTAM OBJ AOS SEUS NEGÓCIOS PODE-SE MEDIR O RESULTADO DE UMA EMPRESA À MEDIDA QUE ELA ATINGE SEUS OBJETIVOS

34 OS RECURSOS DAS EMPRESAS
SÃO OS MEIOS EMPREGADOS PARA POSSIBILITAR AS AÇÕES E OPERAÇÕES DA EMPRESA PROPORCIONAR EFICIÊNCIA E EFICÁCIA NO ALCANCE DOS RESULTADOS DESEJADOS SÃO ATIVOS PARA GERAR PRODUTOS E SERVIÇOS

35 FATORES DA PRODUÇÃO NATUREZA
FORNECE OS MATERIAIS E MATÉRIAS-PRIMAS QUE SERÃO PROCESSADOS E TRANSFORMADOS CAPITAL PROPORCIONA OS MEIOS DE PAGAMENTO PARA AQUISIÇÃO OU OBTENÇÃO DOS MATERIAIS OU MATÉRIAS-PRIMAS E REMUNERAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA TRABALHO INTERVENÇÃO HUMANA E FÍSICA REALIZADA SOBRE OS MATERIAIS OU MATERIAS-PRIMAS

36 A EMPRESA É UM EMPREENDIMENTO SOCIAL?
É. PORQUE É CONSTITUIDA POR PESSOAS E RECURSOS. SEM RECURSOS NÃO TEM COMO ATINGIR OS OBJETIVOS. AS PESSOAS NÃO PODEM TRABALHAR SEM MÁQUINAS OU FERRAMENTAS, SEM INSTALAÇÕES OU TECNOLOGIA.

37 RECURSO É UM ATIVO; UMA COMPETÊNCIA; UM PROCESSO; UMA HABILIDADE;
UM CONHECIMENTO CONTROLADO PELA EMPRESA; CONSTITUI UMA FORÇA QUANDO PROPORCIONA UMA VANTAGEM COMPETITIVA PARA A EMPRESA UMA FRAGILIDADE QDO NÃO TEM A HABILIDADE SUFICIENTE E OS CONCORRENTES ESTÃO MAIS HABILITADOS

38 ASPECTOS PARA ANALISAR OS RECURSOS DE UMA EMPRESA
1. VALOR 2. RARIDADE 3. IMITABILIDADE 4.ORGANIZAÇÃO J.B.BARNEY – Gaining and Sustaining Competitive Advantage. Reading: MA, Addison-Wesley, 1997, p

39 Recursos próprios ou alheios?
Próprios - de propriedade da empresa. Adquirido e incorporado para ser usado em suas atividades. Alheios – obtidos sob empréstimo, aluguel, ou locação (leasing) Terceirização (outsourcing) de atividades – produzir externamente com recurso de terceiros

40 Recurso – Fator Estratégico
São ativos tangíveis sob controle da Empresa sobre os quais ela pode decidir É fundamental avaliar os recursos empresariais para assegurar o futuro da empresa É necessário comparar as medidas desses recursos com: 1. O desempenho passado da empresa 2. Os concorrentes principais 3. A indústria (St de Atv) como um todo

41 CLASSIFICAÇÃO DOS RECURSOS EMPRESARIAIS
1. FÍSICOS OU MATERIAIS 2. FINANCEIROS 3. HUMANOS 4. MERCADOLÓGICOS (COMERCIAIS) 5. ADMINISTRATIVOS(PODC)

42 PAPEL DA EMPRESA QUAL É O PAPEL DA EMPRESA?
QUAIS SÃO AS EXIGÊNCIAS QUE SE FAZ A UMA EMPRESA?

43 PAPEL DA EMPRESA 1. SATISFAZER UMA NECESSIDADE DA SOCIEDADE, DO MERCADO OU DO CLIENTE. 2. GERAR RIQUEZA E AGREGAR VALOR. 3. DISTRIBUIR A RIQUEZA GERADA. 4. RESPEITAR A NATUREZA E COLABORAR COM A COMUNIDADE CABE AO ADM FAZER COM QUE TODOS ESSES PAPÉIS SEJAM DEVIDAMENTE DESEMPENHADOS PELA EMPRESA.


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