A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula sobre a redação de trabalhos acadêmicos Profa. Lílian Moreira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula sobre a redação de trabalhos acadêmicos Profa. Lílian Moreira."— Transcrição da apresentação:

1 Aula sobre a redação de trabalhos acadêmicos Profa. Lílian Moreira

2 OBJETIVIDADE Linguagem denotativa, não dando margem a outras interpretações. A linguagem científica é informativa, técnica, racional, nada literária. Aconselha-se o uso de frases curtas e simples. Termos técnicos e estrangeiros só devem ser utilizados se indispensáveis.

3 IMPESSOALIDADE Não usar a primeira pessoa do singular (eu, meu, minha). Preferir expressões como: “Este trabalho”, “o presente trabalho”. O emprego do pronome “se” é recomendado para manter a impessoalidade: “Procedeu-se a uma pesquisa”, “realizou-se um levantamento de dados”.

4 Recomenda-se evitar, também, a primeira pessoa do plural (nós, nosso), chamado de “plural de modéstia”. O ideal mesmo é a impessoalidade.

5 ESTILO Simples, sem muita retórica, sem usar termos muito eruditos, evitar excesso de adjetivação e repetições próximas. Nada de gírias ou expressões deselegantes. Deve-se usar o nível culto de linguagem ou o coloquial cuidado (apesar de simples, segue as normas gramaticais). É este último, inclusive, o mais usado. Porém, simplicidade não exclui correção gramatical.

6 CLAREZA E CONCISÃO Uso de frases e palavras claras. Frases muito longas tendem a comprometer a clareza. É preferível simplicidade na sintaxe, com orações na ordem direta. Um parágrafo deve possuir apenas uma ideia principal. Mudou a ideia, mudou também o parágrafo. A concisão consiste em evitar repetições e explicações desnecessárias.

7 MODÉSTIA E CORTESIA Reconhecimento dos próprios limites. Respeito ao discordar das ideias de outros autores. As críticas devem ser feitas com cortesia. Também nos agradecimentos a cortesia é indispensável. Aqueles que tiveram uma participação importante no processo de elaboração do trabalho não devem ser esquecidos. Mas sem exageros.


Carregar ppt "Aula sobre a redação de trabalhos acadêmicos Profa. Lílian Moreira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google