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Trabalho: 1-Religião nas Sociedades Tribais Meios produção: Sist.comercial caça, pesca, coleta...agricultura florestas, águas, terra trocas → rela ç ões.

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1 Trabalho: 1-Religião nas Sociedades Tribais Meios produção: Sist.comercial caça, pesca, coleta...agricultura florestas, águas, terra trocas → rela ç ões parentesco Org. social: CLÃ=autoridade/autonomia (intercâmbio entre mulheres) EDU:  Ligada à essência social  senso de comunidade  profunda ligação com natureza  explicações permeadas pelo sagrado

2 1.1. RELIGIÃO 1. Ligadas aos fenômenos da natureza 2.Ligadas às expressões sociais do grupo Animista (origem de ‘alma’)  Seres bons/maus ou ambos com intenção de fazer mal;  grupo como unidade social  Sem preocupação com as causas, somente com os efeitos (sobrevivência imediata) Totemista (grupo e animais)  ‘totem’ como meio de transmissão de vida para o grupo  ‘totem’ é o ponto de encontro entre natural e o sobrenatural  para proteção = práticas com oferendas (feiticeiro ou xamã)

3 Poder político: 2. Religião no Feudalismo Relações trabalho: ◘ organiza a economia; ◘ tributa em espécie e serviço(produção); ◘ tributo: direito do Rei/Sr.Feudal(terra). Org. social: Hierarquia - delega ç ão poder: Rei → chefe feudo → chefe da vila Conhe- cimento: aldeia centro=pessoas (Sr./camponês), ◘ pesquisas eram restritas ◘ doenças – ligação com afastamento com o divino ◘ ou seja, submetidas à aprovação da religião

4 2. Religião/EDU no Feudalismo ESCOLAS PAROQUIAIS (séc. II) Cada comunidade cristã organiza-se tendo à sua cabeça um bispo - epíscopos, que quer dizer vigilante eleito pelos fiéis. Formação de eclesiásticos, ensino ministrado pelo sacerdote ESCOLAS MONÁSTICAS (séc.VI) Visavam a formação de futuros monges. (internato) Mais tarde abrem para formação de leigos cultos (filhos dos Reis e os servidores). ESCOLAS CATEDRAIS (séc. XII) O ensino literalmente deixa o campo e instala-se nas cidades. As Escolas Catedrais (escolas urbanas), A atividade intelectual abre-se ao exterior (lenta) Até século XII o ensino era monopolizado pela igreja.

5 2.1.1.Platão séc. IVa.e.c. Mundo Ideal BEM Deus Céu/paraíso Salvação MAL Diabo Inferno Danação/Pecado Mundo Material perfeição imperfeição DICOTOMIADICOTOMIA Alma Corpo/carne 2.1.2. St.Agostinho séc. IV DICOTOMIADICOTOMIA

6 3. Religião/EDU na Modernidade ESCOLAS SECULARES Ao final da Idade Média = burguesia se fortalece e exigi educação menos retórica e reflexiva. Formação mais prática, voltada para as necessidades cotidianas Com a Reforma Protestante a burguesia adere aos reformados, o que impossibilita a permanência dos seus filhos nos colégios católicos. Daí surgem as escolas seculares, instituições que buscavam uma educação mais afinada com os novos tempos. (o ensino para jovens pudessem gerir futuramente os negócios de seus pais). Com o desenvolvimento do comércio => necessidade de aprender a ler, escrever e calcular.  As mulheres (apesar de trabalharem ao lado do marido), continuariam analfabetas.  Com o surgimento de escolas seculares, as meninas burguesas, começaram a ter acesso à educação formal.  Nos mosteiros (alunas internas) e nos educandários (alunas externas) as meninas aprendiam a: ler, escrever, fazer artes e a executarem cópias de manuscritos.

7 2.1. RELIGIÃO REI DEUS Apoio ideológico, legitimação do poder vigente(?) Chefe feudo Chefe fed.vilas Chefe vila Povo  Onipresente/ciente/potente   Proteger povo  Anjos Santos Papa...padres Povo  Interceder c/autorid.sup.   ~ anjos, + px. povo   Servir todos os outros 


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