A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fábio Mascarenhas e Silva 04outubro2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fábio Mascarenhas e Silva 04outubro2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de."— Transcrição da apresentação:

1 Fábio Mascarenhas e Silva fabiomascarenhas@yahoo.com.br 04outubro2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de Ciência da Informação Tópicos Especiais em TI 2 http://toti2.wordpress.com

2 Assunto de hoje Bases de dados Na próxima aula entregar um ensaio sobre Bases de Dados! - Uma página tamanho A4, Fonte Arial 12, Espaçamento simples. Aula 04out2007

3 Em sentido amplo, as Bases de Dados são produtos resultantes de dados estruturados (organizados) armazenados em meios específicos. Uma coleção de registros similares entre si e que contém determinadas relações entre esses registros. Qualquer coleção de informações agrupadas segundo um interesse comum e mantidas eletronicamente (em computadores. Fontes de informação automatizada que podem ser pesquisadas de diversos modos. Aula 04out2007

4 EVOLUÇÃO 1951 - Bases de dados numéricos 1960 - Bases de dados bibliográficos 1970 - 10 Bases disponíveis (acesso online) 1986 - Bases em suporte de CD-ROM 1990 - 3.200 Bases hospedadas 2000 - Milhões de computadores ligados em rede. Aula 04out2007

5 CRIAÇÃO/ ALIMENTAÇÃO USO

6 Aula 04out2007 USO

7 CLASSIFICAÇÃO DAS BASES DE DADOS Bases de dados referenciais remetem às fontes primárias Bases de dados de fontes contém os dados originais e textos completos; constituem um tipo de documento eletrônico. Aula 04out2007 REFERENCIAIS Bibliográficas - Incluem citações bibliográficas acompanhadas ou não dos resumos dos trabalhos publicados. Ex.: LICI/IBICT; MEDLINE; ERIC Catalográficas - Representam o acervo de uma biblioteca ou de uma rede de bibliotecas, sem indicação do conteúdo dos documentos. Ex.: UNIBIBLI; OPACS (Online Public Access Catalogs) Diretórios - informações ou dados sobre pessoas, instituições e outros dados característicos de guias e cadastros. Ex.: Plataforma Lattes, Diretório de Grupos de PesquisaPlataforma LattesDiretório de Grupos de Pesquisa

8 CLASSIFICAÇÃO DAS BASES DE DADOS Bases de dados referenciais remetem às fontes primárias Bases de dados de fontes contém os dados originais e textos completos; constituem um tipo de documento eletrônico. Aula 04out2007 FONTES Contém os dados originais e textos completos; constituem um tipo de documento eletrônico. Numéricos - Incluem dados numéricos e estatísticos. Ex.: SIDRA/Fundação IBGESIDRA/Fundação IBGE Texto Completo - contém notícias de jornal, especificações técnicas, artigos de periódicos, dicionários. Ex.: Portal da pesquisaPortal da pesquisa Textuais e Numéricos - mistura de dados textuais e numéricos. Ex.: Relatórios Anuais de Empresas. Gráficos - apresentam fórmulas químicas, imagens, logotipos. Ex.: INPI (marcas comerciais)INPI

9 Aula 04out2007 TIPOSMÍDIACARACTERÍSTICAS Cadastros; Abstracts; Index; Diretórios; Anuários; Bibliografias; Balanços; Pesquisas. Produtos desenvolvidos e impressos em papel. Falta normalização e padrões; pouca cooperação entre instituições; difícil distribuição; Alto custo; Demora no acesso. Cadastros; Abstracts; Index; Diretórios; Anuários; Bibliografias; Balanços; Pesquisas. Produtos desenvolvidos e impressos em papel; cooperação via fitas magnéticas. Início de normalização e padrões e cooperações; Melhor distribuição e acesso; Alto custo. Bases de dados eletrônicas do tipo: Bibliográficas; Referenciais; Cadastrais; Numéricas. Algumas bases são impressas e eletrônicas, outras apenas eletrônicas; cooperação online. Normalização e padrões internacionais; Cooperação institucional; Alto custo na impressão e telecomunicação. TRAJETÓRIA

10 Aula 04out2007 TIPOSMÍDIACARACTERÍSTICAS Bases de dados eletrônicas e óticas do tipo: Bibliográficas; Referenciais; Cadastrais; Numéricas. Algumas bases são impressas e eletrônicas, outras apenas eletrônicas e algumas em formato ótico. Cooperação online. Normalização e padrões internacionais; Cooperação institucional; Alto custo na impressão e telecomunicação e baixo custo no ótico. Acesso em tempo real. Bases de dados eletrônicas e óticas do tipo: Bibliográficas; Referenciais; Cadastrais; Numéricas; Fontes (texto completo. Bases impressas, eletrônicas, em formato ótico, e via Internet; Modelos de metadados. Normalização e padrões internacionais; Cooperação institucional; Baixo custo em formato ótico e Internet subsidiado. TRAJETÓRIA

11 RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM BASE DE DADOS Linguagem de busca: controlada, natural, livre Lógica de busca (booleana): combinação de termos enunciados com operadores: AND, OR, NOT.. Passos da recuperação: definir os termos; relacionar os termos; mostrar estratégias Recursos de recuperação: básicos (help, janelas, comandos); seleção de termos de busca (índice de palavras); entrada de termos de busca (vocabulário controlado); combinação de termos; escolha de campos; truncamentos; expressões de proximidade; limitações de amplitude; opções avançadas de exibição (texto completo); busca de múltiplos arquivos; exibição de tesauro; hipertextos (links com outros registros). Aula 04out2007

12 É IMPORTANTE PARA UMA BASE.. Não ser redundante, ou seja, possuir o mínimo de duplicidade de dados idênticos, de preferência nenhuma. Essa duplicidade dificulta o mantenimento da consistência de dados e acarreta desperdício de espaço no armazenamento. Ser independente de determinado software, de modo que os dados possam ser transferidos ou reestruturados sem a necessidade de fazer alterações radicais nos programas; Incluir o maior número possível de inter-relações de dados; Possuir um método comum de recuperação, inserção e correção de dados. Aula 04out2007

13 CRIAÇÃO/ MANUTENÇÃO

14 O sucesso das Bases de Dados se deve em parte à adoção de padrões (protocolos) de comunicação e organização de dados em sistemas de gerenciamento de informações. O Z39.50 e SR são normas relativas a recuperação da informação, sendo a primeira um protocolo nacional norte- americano desenvolvido pelo ANSI (American Nacional Standards Institute), enquanto a SR é internacional, oriunda da ISO(International Standards Organisation) por isso também chamada de ISO 10162/3. Ambas são compatíveis, mas a Z39.50 é utilizada com mais freqüência devido à sua maior funcionalidade. Vamos conhecê-la melhor. Aula 04out2007

15 Z39.50 Permite a usuários de diferentes produtos de software se comunicarem entre si e intercambiar dados. É utilizada em vários sistemas de gerenciamento de bibliotecas (inclusive recomendado pelo MEC) e nos serviços de buscas online oferecidos pelo Mead data Central, Dialog, SilverPlatter. Aula 04out2007

16 Z39.50 Aula 04out2007 Mantido pela Library of Congress que trabalha de forma estreita com o ZIG (Z39.50 Internet Group), grupo de companhias e organizações que usam o protocolo em seus sistemas e aplicações. Define uma forma de comunicação entre computadores em um ambiente cliente/servidor distribuído com o propósito de recuperação de informações. Permite que a informação possa ser pesquisada e recuperada independentemente de qual servidor que opera a base de dados, qual o gerenciador de base de dados ou de qual programa de interface do cliente.

17 Aula 04out2007 O protocolo apenas descreve como a informação é intercambiada e organizada, deixando o resto com os implementadores; Envolve um servidor (local onde estão armazenados os registros), uma ou mais bases de dados, e um cliente (a máquina do usuário). Quando uma conexão é feita entre um cliente e um servidor, são trocadas algumas informações, relacionadas com tamanho de registro, número de versão, e características suportadas pelo sistema. O servidor não está pronto para receber buscas do cliente. O usuário monta a expressão no formato nativo do programa cliente que a transforma no padrão do Z39.50, antes de enviá-la para o servidor. Z39.50

18 Aula 04out2007 A expressão recebida pelo servidor é processada e o resultado é convertido no padrão Z39.50 antes de ser enviado para o cliente. O cliente mostra na tela o resultado ao usuário que, se desejar ver os registros, indica ao cliente um comando que será enviado ao servidor. O servidor por sua vez envia as informações ao cliente no padrão definido pelo Z39.50. Para que serve: - Possibilitar a criação de sistemas de busca multi-base - OPACs - Empréstimo entre Bibliotecas Z39.50

19 METADADOS (dados que descrevem dados) Antes havia a dificuldade para organizar e disseminar informações coletadas de diferentes fontes, por isso surgiu o Common Communication Format (CCF). Depois surgiram outros como o do UNISIST proposto pela UNESCO voltado a Informação Científica e Tecnológica. Atualmente os metadados se destacam na compatibilização de sistemas na Web. Aula 04out2007

20 Entre algumas vantagens dos metadados destacam-se: Estabelecimento de padrões de dados diante da heterogeneidade de informações na rede; Facilidade e maior precisão na recuperação das informações desejadas; Troca de informações entre aplicações e entre organizações. Aula 04out2007 METADADOS (dados que descrevem dados)

21 Vejamos dois formatos bem conhecidos: MARC – Um dos primeiros projetos de intercâmbio bibliográfico, era baseado na AACR e originou outros formatos, todos baseados na ISO 2709. O USMARC, desenvolvido pela Online CCOmputer Library Center’s (OCLC) direcionou-se mais a cooperação de dados via Internet. Dublin Core – Surgiu em 1995 e conta com boa aceitação mundial (inclui o Brasil) e no seu desenvolvimento, baseado no protocolo Z39.50, estabeleceram 15 elementos de descrição para metadados Aula 04out2007 METADADOS (dados que descrevem dados)

22 Formato MARC Machine Readable Cataloguing Record (registro catalográfico legível por computador) LCMARC, USMARC, UKMARC, CanMARK Adota: ISO2709 para estruturar o arquivo AACR2R para descrever dados Aula 04out2007

23 Catalogação Cooperativa - união de bibliotecas que visa o aproveitamento dos registros de material bibliográfico para diminuir custos e tempo de processamento por meio da adoção de padrões de registro e intercâmbio de dados. Aula 04out2007 Formato MARC

24 Catalogação Cooperativa Registro Original Registro Copiado Aula 04out2007

25 MARC - Uso Catalogação Coletiva: Os catálogos coletivos indicam onde existem exemplares de cada referência nos locais cobertos pelo catálogo. Referências são transferidas das bases locais para base central. Aula 04out2007

26 Catalogação Coletiva Registro Central Registro Local Produtos Coletivos Aula 04out2007

27 Padrão Dublin-Core ELEMENTOS DESCRITORES PARA CONTEÚDO Título Nome dado ao documento Palavras-chave Assuntos de que se trata o documento Descrição Resumo do documento Tipo Definir categoria como texto, imagem, som,... Fonte Documento do qual o presente documento foi derivado Cobertura Delimitação espacial ou temporal do recurso Aula 04out2007

28 ELEMENTOS DESCRITORES PARA PROPRIEDADE INTELECTUAL Autor ou Criador Pessoa ou instituição responsável pela criação do conteúdo intelectual do documento Publicador Responsável pela publicação do documento na presente forma Colaborador Responsável por parte significativa do conteúdo Direitos autorais Definição dos direitos de propriedade sobre o recurso Aula 04out2007 Padrão Dublin-Core

29 ELEMENTOS DESCRITORES PARA INSTANCIAÇÃO DO DOCUMENTO Data Data no qual o presente recurso se tornou disponível Identificador Referência, código ou número que identifica o documento de forma única Formato Formato do documento (ex.: doc, pdf,...) Idioma Principal idioma do conteúdo do documento Relação Documentos relacionados Aula 04out2007 Padrão Dublin-Core

30 O que vem depois... 08Práticas (No laboratório) 11Bibliotecas Digitais 15Protocolos 18Práticas (lab.) 22Arquivos Abertos 25WEB 2, Blogs 29Práticas (lab) OUTUBRO Aula 01out2007


Carregar ppt "Fábio Mascarenhas e Silva 04outubro2007 Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google