A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Temas, Modulos, Menus e Componentes (Backend)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Temas, Modulos, Menus e Componentes (Backend)"— Transcrição da apresentação:

1 Temas, Modulos, Menus e Componentes (Backend)
Joomla! FURG

2 O Joomla Forma de acesso: Endereço do site (frontend)
do site>.furg.br Endereço de administração do site (backend) do site>.furg.br/administrator

3 Administração do site “backend”
Login e senha fornecidos pelo NTI

4 Administração do site “backend”
Criar e administrar artigos, sessões, categorias, menus, usuários, módulos, plugins, temas e componetes

5 Administração do site “backend”
Por onde eu começo? Escolha do tema! O tema da página define a aparência geral da página. Cores, fontes, imagens, e as posições dos módulos.

6 Administração do site “backend”
Por onde eu começo? Escolha do tema! Temas diferentes podem oferecer posições diferentes para os módulos.

7 Administração do site “backend”
O que são módulos? Tudo que se deseja inserir na página inicial é um módulo Um video, um menu, uma janela de login, ... Módulo Módulo Módulo Módulo Módulo

8 Administração do site “backend”
Módulos Em extensão, administrar Módulos, podemos modificar Os módulos já instalados. Modificar a ordem de exibição dentro da posição; Exibir e ocultar; Remover; e criar novos módulos.

9 Administração do site “backend”
Módulos – Criando um novo módulo Vários são os tipos de Módulos que podem ser Inseridos na página: Banners; Breadcrumbs (caminhos); Conteúdo Arquivado; Estatísticas do site; Imagens randômicas; Menu; Notícias em destaque; Sessões; Votação; ... E muitos outros podem ser instalados.

10 Administração do site “backend”
Módulos de estatísticas do site Algumas configurações são necessárias a todos os módulos (Detalhes e Atribuir Menu). Detalhes: Título: Exibir Título: (na página Inicial) Habilitado: (exibir todos o módulo na página inicial) Posição: (de acordo com a tema escolhido) Ordem: (que será colocado dentro da posição escolhida) Nível de acesso: (que tipo de usuário pode ver o módulo) Atribuir Menu: (em qual menu que o módulo será exibido)

11 Administração do site “backend”
Módulos de estatísticas do site Parâmetros: (São configurações específicas do tipo de módulo escolhido)

12 Administração do site “backend”
Menus Alguns componentes do Joomla! só podem ser inseridos através de menus. Em administração Menus, podemos criar um novo menu, administrar os menus existentes e administrar os conteúdos dos menus existentes.

13 Administração do site “backend”
Menus Quando você cria um novo menu, você pode colocar um nome, título, descrição, ... Mas não o conteúdo. Isso é feito depois do menu criado.

14 Administração do site “backend”
Menus Para editar conteúdo você deve clicar no “item de menu” do menu desejado. Depois você poderá escolher qual o componente que este menu irá abrir. Item de menu

15 Administração do site “backend”
Menus Links internos, com componentes do próprio Joomla! Links externos para páginas externas. Separador, para poder organizar o menu. Apelido, para redirecionar ao conteúdo de algum outro menu.

16 Administração do site “backend”
Menus – Links Internos - Artigos: Arquivar: Lista de artigos que já foram arquivados. Artigo: Lista de artigos que ainda não foram arquivados. (exibidos com blog ou lista) Categoria: Exibe a lista de artigos de uma categoria (exibidos com blog ou lista) Exibir na Página Inicial: Artigos exibidos na página inicial como blog Sessão: Lista de categorias e artigos de uma determinada sessão (exibidos com blog ou lista)

17 Administração do site “backend”
Menus – Links Internos - Contatos: Categoria: Exibe a lista de contatos de uma categoria de contatos. Contato: Exibe um contato da lista de contatos

18 Administração do site “backend”
Menus – Links Internos - JCE: Coloca na página inicial uma janela que permite personalizar o editor de texto JCE do joomla!

19 Administração do site “backend”
Menus – Links Internos – Noticias Externas: Permite exibir as notícias de uma fonte externa. Mas ela deve estar cadastrada em Componentes, Fontes de Notícias. Layout da Lisa de Categorias: Exibe todas as fontes de noticias separadas pelas categorias. Layout de Categoria: Exibe todas as fontes de noticias de uma categoria específica Layout de uma fonte de Notícias. Exibe todas as noticias de uma fonte de noticias específica.

20 Administração do site “backend”
Menus – Links Internos – Enquetes: Cria um menu para uma enquete específica.

21 Administração do site “backend”
Menus – Links Internos – Pesquisa: Cria um menu para um sistema de pesquisa dentro do site.

22 Administração do site “backend”
Menus – Links Internos – Usuário: Cria um menu com funções para usuários: Login: Abre uma página para o usuário entrar com login e senha. Registrar: Abre uma página para alguem poder se cadastrar na página. Lembrar: Abre uma página onde o usuário poderá recuperar login. Zerar: Abre uma página onde o usuário poderá recuperar senha. Usuário: Abre uma página onde o usuário poderá modificar seus dados pessoais.

23 Administração do site “backend”
Menus – Links Internos – Weblink: Todas as Categorias: Permite visualizar todas as categorias de links. As categorias devem estar definidas em Componentes – WebLinks Categorias: Permite visualizar todos os links de uma categoria específica. WebLinks: Cria uma págna que permite o envio de novos links pela página da frente (Frontend)

24 Administração do site “backend”
Menus – Links Internos – Wrapper: Esse menu abre um iframe (uma janela dentro da página) para se colocar um endereço externo qualquer.

25 Administração do site “backend”
Menus – Links Externos: Permita colocar em um menu um endereço externo qualquer. Diferente do wrapper que abria o endereço em um iframe, este abrirá em uma nova página ou na mesma.

26 Administração do site “backend”
Menus – Separador: Este Item cria um separador no Menu. Use para quebrar longos Menus ou para adicionar Itens de Menu temporários para ajudar na visualização do Menu.

27 Administração do site “backend”
Componentes: Uma outra característica do Joomla! é a possibilidade de instalação de novos componentes, ou seja, ferramentas mais complexas que um módulo, como por exemplo um álbum de fotos, banners, enquetes, ... Você pode visualizar e configurar vários dos componentes instalados pelo menu Componentes.


Carregar ppt "Temas, Modulos, Menus e Componentes (Backend)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google