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Teoria Estruturalista Prof

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Apresentação em tema: "Teoria Estruturalista Prof"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Estruturalista Prof
Teoria Estruturalista Prof.ª MS Adriana Bortolon Carvalho Cardoso

2 Teoria Estruturalista
ERA UMA VEZ Um grupo de cegos que decidiu “ver“ um elefante. Ao apalpar uma presa do animal, um deles concluiu que o elefante era como uma lança. Outro tocou a tromba e declarou que se tratava de uma serpente. É uma árvore como as que temos em casa, opinou um terceiro ao investigar o joelho. E assim por diante. O resultado foi um bate-boca, cada um defendendo seus palpites enfaticamente Todos tinham um pouco de razão, mas todos estavam errados no cômputo geral. Não se pode reconstituir um elefante por partes, pois ele é mais do que a soma delas. “Para entender o todo, porém, é preciso conhecer cada uma das partes“. (REVISTA HSM – MANAGEMENT - NÚMERO 12 - ANO 2 - JANEIRO - FEVEREIRO PÁG. 100)

3 Conceito de Estruturalismo
Estruturalismo é um método que estuda os elementos ou fenômenos em sua totalidade. Preocupa-se com as relações e interconexões das partes na constituição e na compreensão do todo.

4 Característica Básica
A Teoria Estruturalista é a teoria que se preocupa com o todo e com o relacionamento das partes na constituição do todo. A totalidade, a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior do que a simples soma das partes são suas características básicas.

5 Fundamentos da Escola Estruturalista
O Homem Organizacional – desempenha diferentes papéis em organizações diversas. Ex.Desempenha papel de consultor em uma empresa e de diretor comercial em outra empresa. Para cada papel desempenhado, o homem deve adotar diferentes posturas e comportamentos.

6 Fundamentos da Escola Estruturalista
O homem organizacional deve procurar desenvolver: - flexibilidade; tolerância; Capacidade de adiar as recompensas; Permanente desejo de realização.

7 Fundamentos da Escola Estruturalista
2. Os conflitos Inevitáveis – para os estruturalistas o conflito entre grupos é um processo social fundamental, é o grande elemento propulsor do desenvolvimento.

8 Fundamentos da Escola Estruturalista
Os conflitos podem ser funcionais e disfuncionais. Os funcionais atuam de forma construtiva apoiando os objetivos do grupo. Os disfuncionais atrapalham o desempenho do grupo.

9 Fundamentos da Escola Estruturalista
3. Os Incentivos Mistos- os estruturalistas consideram importantes tanto os incentivos e recompensas psicossociais quanto materiais. 4. A abordagem múltipla:a diversidade das organizações – análise da organização além das fábricas e inclusão dos seguintes aspectos:

10 Fundamentos da Escola Estruturalista
Elementos formais e informais; Relação entre grupos dentro e fora das organizações; A interação da organização com o ambiente; Outros tipos de organização, além das fábricas.

11 O Estruturalismo e as Organizações: Tipologias
a) Tipologia de Etzione - Amitai Etzioni elabora sua tipologia de organizações, classificando as organizações com base no uso e significado da obediência. Para ele, a estrutura de obediência em uma organização é determinada pelos tipos de controles aplicados aos participantes.

12 Tipologia de Etzione Tipo de Organização Poder Predominante
Controle Utilizado Exemplos Coercitiva Coercitivo Força, imposição, medo, ameaça Prisões, campos de trabalho forçado Utilitária Remunerativo Incentivos econômicos, interesse Empresas Normativa Normativo Moral, ética. Fé, crença, ideologia Igrejas, organizações políticas

13 O Estruturalismo e as Organizações: Tipologias
b) Tipologia de Blau e Scott Blau & Scott apresentam uma tipologia das organizações baseada no beneficiário, ou seja, de quem se beneficia com a organização. É necessário considerar que as organizações existem para proporcionar benefícios ou resultados para a comunidade. Segundo eles, os benefícios para a parte principal constituem a essência da existência da organização.

14 Tipologia de Blau e Scott
Para Blau & Scott, há quatro categorias de participantes que podem se beneficiar com uma organização formal: Os próprios membros da organização. Os proprietários ou dirigentes da organização. Os clientes da organização. O público em geral. Em função dessas quatro categorias de beneficiários principal que a organização visa atender, existem quatro tipos básicos de organizações:

15 Tipologia de Blau e Scott
Tipos de organizações Características Associação de benefícios mútuos Os beneficiários principais são os próprios membros da organização. Ex: cooperativas, sindicatos. Organizações de interesses comerciais Beneficiários principais são os proprietários ou acionistas. Ex.; as empresas em geral Organização de Estado Os beneficiários principais são representados pelo público em geral. Empresa públicas. Ex. Organização militar, saneamento básico.

16 Objetivos Organizacionais
Um objetivo organizacional é uma situação desejada que uma organização tenta atingir; um objetivo é um estado que se procura, e não um estado que se possui. A eficiência geral de uma organização é determinada pela medida em que essa organização atinge seus objetivos.

17 Objetivos Organizacionais
Funções dos objetivos organizacionais: Pela apresentação de uma situação futura indica uma orientação que a organização procura seguir. Os objetivos constituem uma fonte de legitimidade que justifica as atividades de uma organização. Os objetivos servem como padrões para avaliar o êxito da organização. Os objetivos servem como unidade de medida para o estudioso de organizações que tenta verificar e comparar a sua produtividade

18 Objetivos Organizacionais
Há cinco categorias de objetivos organizacionais: Objetivos da sociedade: o ponto de referência é a sociedade em geral, preenchendo as necessidades da sociedade. Ex: manter a ordem pública. Objetivos de produção: o ponto de referência é o público que entra em contato com a organização. Ex: serviços a empresas, educação, bens de consumo. Objetivos de sistemas: o ponto de referência é o estado ou maneira de funcionar da organização. Ex: ênfase nos lucros da organização, no crescimento. Objetivos de produtos: o ponto de referência são as características dos bens e serviços produzidos. Ex: ênfase na variedade de produtos, na qualidade. Objetivos derivados: o ponto de referência são os usos que a organização faz do poder originado na consecução de outros objetivos. Ex: serviços comunitários, programas sociais, programas comunitários.

19 Considerações Acerca da Escola Estruturalista
Convergência de várias abordagens diferentes : Teoria clássica, teoria de relações humanas e Teoria da burocracia. Tentativa válida de integração e ampliação dos conceitos formulados pelas demais escolas de administração.

20 Considerações Acerca da Escola Estruturalista
3. Ampliação da abordagem sobre a organização, com a mudança do foco de análise, pois se passou a perceber a organização como um todo. 4. Relevância da discussão quanto ao papel do conflito no âmbito das estruturas organizacionais.

21 Considerações Acerca da Escola Estruturalista
5. Extensa análise organizacional com a percepção das organizações formais e complexas 6. Considerada por alguns como a teoria da crise em razão do destaque que seus autores dão ao conflito organizacional.

22 Considerações Acerca da Escola Estruturalista
7.Abordagem típica de transição dos sistemas fechados para os sistemas abertos, levando à teoria de sistemas.


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