A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia e Saúde Pública Profa. Lédice L. Oliveira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia e Saúde Pública Profa. Lédice L. Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia e Saúde Pública Profa. Lédice L. Oliveira
Conceito Positivo X Conceito Biopsicossocial Semana 1 Psicologia e Saúde Pública Profa. Lédice L. Oliveira

2 Bibliografia Spink, MJP. Psicologia Social e Saúde: práticas, saberes e sentido. 3a ed. Petrópolis: Vozes, cap. 2.

3 Prevenção de doenças e Promoção da Saúde
Henry Sigerist (início séc. XX): 4 funções da medicina: Promoção da saúde; Prevenção de doenças; Tratamento dos doentes; Reabilitação.

4 Leavell & Clark (1965): Instauraram o modelo explicativo das causas das doenças – interação entre o ambiente e o agente etiológico (vírus, bactérias, vetores, etc.). Propuseram medidas de intervenção: Prevenção primária: Medidas educativas e informativas, visando alteração do compto. e higiene do ambiente, além de medidas de proteção específica como vacinas, uso de preservativo, etc.; Prevenção secundária: 1) Indivíduos sadios, porém em risco, evitando seu adoecimento e/ou complicações e morte precoce. 2) Indivíduos doentes – práticas educativas, focando mudança de compto (alimentares, atividade física); Prevenção terciária: Indivíduos que já adquiriram alguma sequela, com o objetivo à recuperação ou a manutenção do equilíbrio funcional.

5 O objetivo dessas medidas é (apenas)
Portanto .... O objetivo dessas medidas é (apenas) EVITAR AS DOENÇAS!!

6 Críticas da Medicina Social e Saúde Coletiva
Do modelo biomédico (perspectiva intra-individual) Para modelo social do processo saúde e doença !!

7 Principais mudanças Foco na promoção da saúde e não apenas na prevenção de doenças; Mudanças na relação de poder, contribuindo para a autonomia e participação coletiva; Multicausalidade das doenças (fatores individuais, sociais, ambientais, históricos)

8 E A PSICOLOGIA? Necessita ter um foco INTERDISCIPLINAR, sendo suas fronteiras permeáveis às contribuições de uma variedade de outras disciplinas; Deve recuperar o indivíduo na INTERSECÇÃO de sua história com a história da sociedade; Deve se pautar na postura CONSTRUCIONISTA.

9 CONSTRUCIONISTA?!!..... O sujeito é ATIVO, pois dá sentido aos objetos sociais, materiais ou ideacionais que o cercam; Constrói representações e teorias sobre estes objetos. Então, na perspectiva construcionista , a doença é vista como um fenômeno PSICOSSOCIAL, historicamente construído, e como tal, é sobretudo, um indicador da ideologia vigente sobre o adoecer e os doentes em uma determinada sociedade!!

10 Perspectiva intra-individual (causa da doença: fatores individuais)
Perspectiva Psicossocial (correlação entre problemas na vida e o adoecimento) Perspectiva construcionista (a doença é um fenômeno coletivo, sujeito às forças ideológicas da sociedade.)

11 PRÓXIMA AULA Spink, MJP. Psicologia Social e Saúde: práticas, saberes e sentido. 3a ed. Petrópolis: Vozes, cap. 9. DINÂMICA Siqueira, A. B. Rompendo a Incabível Prisão: Construindo o Conceito de Saúde Mental. VEREDAS FAVIP/Caruaru, v. 3, n. 1/2, jan-dez/2006, p Disponível em


Carregar ppt "Psicologia e Saúde Pública Profa. Lédice L. Oliveira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google