A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino Fundamental, 9º Ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino Fundamental, 9º Ano"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino Fundamental, 9º Ano
EDUCAÇÃO FÍSICA Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais

2 Olá amiga, tenho um desafio para você!
Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais Olá amiga, tenho um desafio para você! Esportes Individuais são praticados individualmente e os Esportes Coletivos em Equipe Você sabe qual a diferença entre esporte coletivo e esporte individual? Acesso: 04/06/2015 acesso em:04/06/2015 em:04/06/2015

3 Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas
modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais Todos fiquem de pé em círculo, e no tempo de um minuto tentará alcançar a bexiga (que o professor lançará para a turma) e segurá-la com as mãos sem permitir que o colega intercepte. Que tal turma, vivenciarmos atividades para entendermos melhor está diferença? Agora a turma se dividirá em duas equipes as quais tentarão ficar de posse da bexiga (que o professor lançará) sem deixa a equipe adversária interceptar, no tempo de um minuto. acesso em:04/06/2015

4 Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte:
Historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais Com estas atividades compreendemos melhor, não é turma? Agora será que conseguiremos identificar as modalidades esportivas coletivas representadas nas imagens a seguir? Acesso: 04/06/2015

5 Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas
modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais em 04/06/2015 Acesso em:04/06/2015 Acesso em: 04/06/2015 Acesso em:04/06/2015 Acesso em 04/06/2015

6 Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas
modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais Vamos realizar uma pesquisa: A turma será dividida em pequenos grupos os quais deverão utilizar livros, internet, artigos científicos e outras fontes. Cada grupo pesquisará uma modalidade esportiva de acordo com a distribuição do professor. ATENÇÃO Os trabalhos deverão ser apresentados em forma de dramatizações, onde os alunos poderão utilizar formas diversas para a exibição dos resultados das pesquisas como produções de vídeos montados por eles, apresentações de maquetes ou apresentações teatrais, ficando a cargo do professor e/ou dos alunos escolherem a melhor forma para tal. Acesso: 04/06/2015

7 Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas
modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais Vamos juntos aprender sobre a história de cada uma destas modalidades esportivas! acesso em:04/06/2015 Acesso: 04/06/2015 em:04/06/2015

8 Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas
modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais FUTEBOL

9 Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas
modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais Historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos. Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera. No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês, o kemari acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu e entre as regras, o contato físico era proibido entre os 16 jogadores (8 para cada equipe). Historiadores do futebol encontraram relatos que confirmam o acontecimento de jogos entre equipes chinesas e japonesas na antiguidade. O Soule ou Harpastum era praticado na Idade Média por militares que dividiam-se em duas equipes : atacantes e defensores. Era permitido usar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos. Aconteciam morte de alguns jogadores durante a partida. Cada equipe era formada por 27 jogadores, onde grupos tinham funções diferentes no time: corredores, dianteiros, sacadores e guarda-redes. Na Itália Medieval apareceu um jogo denominado gioco del calcio. Era praticado em praças e os 27 jogadores de cada equipe deveriam levar a bola até os dois postes que ficavam nos dois cantos extremos da praça. A violência era muito comum, pois os participantes levavam para campo seus problemas causados, principalmente por questões sociais típicas da época medieval.

10 O futebol chega à Inglaterra
Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais O futebol chega à Inglaterra O jogo gioco de calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando. No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se um único código de regras para o futebol. No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes (goleiro) que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e deveria ficar próximo ao gol para evitar a entrada da bola. Em 1875, foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o pênalti, para punir a falta dentro da área. Somente em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento. O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885 e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessário.  No ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo. Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais. No ano de 1904, foi criada a FIFA ( Federação Internacional de Futebol Association ) que organiza até hoje o futebol em todo mundo. É a FIFA que organiza os grandes campeonatos de seleções.

11 Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas
modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais acesso em: acesso em:04/06/2015 Inglaterra e Escócia disputam partida em Glasgow, em 1872

12 História do Futebol no Brasil
Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais História do Futebol no Brasil Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil. O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizados em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY.  O primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888.  No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol.

13 Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das
diversas modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais  Comemora-se em 19 de julho o Dia Nacional do Futebol. A data foi instituída pela antiga CBD (Confederação Brasileira de Desportos) em homenagem ao time mais antigo do Brasil. O Sport Club Rio Grande, da cidade de Rio Grande (RS), foi fundado em 19 de julho de 1900.  Em 13 de janeiro de 2015, o jogador português Cristiano Ronaldo foi eleito pela FIFA o melhor jogador de futebol do mundo na temporada O atacante, atualmente no Real Madri da Espanha, recebeu pela primeira vez a Bola de Ouro. Você sabia? em 03/06/2015

14 FUNDAMENTOS DO FUTEBOL
Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais FUNDAMENTOS DO FUTEBOL 1 - Recepção e Domínio 2 - Controle de bola 3 - Condução e Orientação 4 - Passe A) Quanto a distância B) Quanto a trajetória C) Quanto a execução  5 - Chute A) Tipos de chute B) Trajetória  6 - Cabeceio 7 - Drible 8 - Finta 9 - Marcar 10 - Desmarcar 11 - Técnicas específicas do goleiro acesso em : 03/-6/2015

15 POSIÇÕES DOS JOGADORES
Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais NÚMEROS DE JOGADORES POSIÇÕES DOS JOGADORES 11 JOGADORES Acesso em:04/06/2015 EM:04/06/2015 CAMISA CALÇÃO CANELEIRAS CHUTEIRAS MEIAS BOLA VESTIMENTA Acesso em: 04/06/2015

16 Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas
modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais Acesso em:03/06/2015

17 Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas
modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais Atividades Música do Skank-”É uma partida de futebol” (Samuel Rosa e Nando Reis) Bola na trave não altera o placar Bola na área sem ninguém pra cabecear Bola na rede pra fazer o gol Quem não sonhou em ser um jogador de futebol? O meio-campo é lugar dos craques Que vão levando o time todo pro ataque O centroavante, o mais importante Que emocionante, é uma partida de futebol A bandeira no estádio é um estandarte A flâmula pendurada na parede do quarto O distintivo na camisa do uniforme Que coisa linda é uma partida de futebol O meu goleiro é um homem de elástico Os dois zagueiros têm a chave do cadeado Os laterais fecham a defesa Mas que beleza é uma partida de futebol l Posso morrer pelo meu time Se ele perder, que dor, imenso crime Posso chorar se ele não ganhar Mas se ele ganha, não adianta Não há garganta que não pare de berrar A chuteira veste o pé descalço O tapete da realeza é verde Olhando para bola eu vejo o sol Está rolando agora é uma partida de futebol O meio-campo é lugar dos craques Que vão levando o time todo pro ataque O centroavante, o mais importante Que emocionante é uma partida de futebol ! Utêrêrêrê, utêrêrêrê, utêrêrêrê, utêrêrêrê Depois de cantar e debaterConvide a turma a se organizar em grupos que realizarão as seguintes tarefas: 1- Pesquisar sobre outras manifestações artísticas que incluam o futebol. 2- Elaborar uma poesia, uma música, uma crônica, um desenho, uma história em quadrinhos, ou outra forma de expressão artística que represente o futebol.

18 O futebol de salão tem duas versões sobre o seu surgimento
Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais O futebol de salão tem duas versões sobre o seu surgimento Uma versão retrata que o futebol de salão começou a ser jogado por frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo (SP), pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas “peladas” nas quadras de basquete e hóquei. A outra versão, tida como a mais provável, é de que o futebol de salão foi inventado na década de 1930 na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de “Indoor-foot-ball“. FUTSAL em:05/06/2015

19 Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas
modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais O surgimento do futsal ocorreu devido o futebol de campo apresentar um grande espaço de jogo. Por esta dificuldade, o futebol começou a ser praticado nas quadras de basquete e surge espontaneamente realizado nas quadras. Era então necessário organizar essas práticas de “peladas” e em 1933 foram redigidas as primeiras regras por Juan Carlos Ceriani. O futsal, antigamente denominado futebol de salão não surgiu como é hoje. Muitas regras sofreram modificações, sendo vagarosamente aperfeiçoadas. O futebol de salão deu seus primeiros passos no Brasil também na década de 30, através da Associação Cristã dos Moços. Pelo entusiasmo e dedicação de um grupo de jovens acemistas do Rio de Janeiro e São Paulo, o futebol de salão começou a ser divulgado, chegando até os clubes recreativos e escolas, ganhando cada vez mais popularidade. Em 1958, a Confederação Brasileira de Desporto (CBD) oficializou o futsal no Brasil; Nas décadas de 60 e 70, o futebol de salão abrange o continente , com a fundação da Confederação Sul-americana de Futebol de Salão; Em 1990 foi vinculado a FIFA e denominado “futsal”. Aqui no Brasil este esporte se organizou, foi oficializado e estruturado em dimensões amplas. Daqui foi divulgado para o mundo inteiro, por isso é considerado um esporte brasileiro. NO BRASIL

20 FUNDAMENTOS DO FUTSAL QUADRA DE FUTSAL
Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais FUNDAMENTOS DO FUTSAL QUADRA DE FUTSAL Acesso em:05/06/2015 Acesso em:05/06/2015

21 Na Roma conheciam um jogo denominado haspartm
Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais HANDEBOL Na antiga Grécia, o jodo praticado era denominado de “urânia”, com a utilização de uma bola do tamanho de uma maça Na Roma conheciam um jogo denominado haspartm A Pesquisa histórica revela que em períodos da Grécia e Roma antigas, já se praticava jogos de passar uma bola com as mãos, semelhante ao que é executado no handebol.

22 Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais Em meados do século passado (1848), o professor dinamarquês Holger Nielsen criou no Instituto de Ortrup um jogo denominado “Haaddbold” determinando suas regras. Na mesma época os tchecos conheciam um jogo semelhante denominado “Hazena”. Fala-se também de um jogo similar na Irlanda, e no “Sallon”, do uruguaio Gualberto Valetta, como precursor do handebol. O período da primeira Grande Guerra (1915 a 1918) foi decisivo para o desenvolvimento do esporte, quando o professor de ginástica Berlinense Max Heiser criou um jogo ao ar livre derivado do “Torball” para as operárias da Fábrica Siemens, que teve o campo aumentando para as medidas do futebol quando os homens começaram a praticá-lo. Todavia, o handebol como se joga hoje foi introduzido na última década do século passado, na Alemanha, como “Raftball”. Quem o levou para o campo, em 1912, foi o alemão Hirschmann, então secretário da Federação Internacional de Futebol. Em 1919, o professor alemão Karl Schelenz reformulou o “Torball”, alterando seu nome para “Handball” para o jogo com 11 jogadores. Schelenz levou a modalidade para a Áustria e Suíça, além da Alemanha.  Na reunião de agosto de 1917 do Comitê de Handebol da IAAP adotam-se as regras alemãs como oficiais e em 1936 o handebol foi incluído nas olimpíadas com a participação de 6 dos 26 países então filiados.

23 Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas
modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais Handebol de Salão O handebol de salão é resultante do handebol de campo. Surgiu em 1924 na Suécia, em função do rigoroso inverno impedia os adeptos do desporto a praticá-lo em campo aberto. Os suecos adaptaram o desporto para a quadra, reduzindo o número de jogadores de 11 para 07.

24 Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas
modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais

25 Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas
modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais O handebol como modalidade de campo foi introduzido em São Paulo por imigrantes, principalmente da colônia alemã, no início da década de 30. O handebol ficou restrito a São Paulo até a década de 60, quando o professor francês Augusto Listello, durante um curso internacional em Santos, apresentou a modalidade a professores de outros estados. Esses professores introduziram o esporte em seus colégios e assim o handebol começou a ser praticado em outros estados. Em 1971, o MEC incluiu o handebol entre as modalidades dos Jogos Estudantis e Jogos Universitários Brasileiros (JEB’s e JUB’s). Com isso, o handebol disseminou-se em todo o território nacional, com vários estados dividindo os títulos nacionais. Em 1973, a antiga CBD realizou em Niterói o 1º Campeonato Brasileiro Juvenil para ambos os sexos. No ano seguinte, em Fortaleza, iniciou-se a competição para adultos. Em 1980, um ano após a criação da Confederação Brasileira de Handebol, foi disputada a 1ª Taça Brasil de Clubes, na cidade de São Paulo, então sede da entidade. Handebol no Brasil

26 FUNDAMENTOS DO HANDEBOL FUNDAMENTOS DO HANDEBOL
Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais RECEPÇÃO RECEPÇÃO PROGRESSÃO PROGRESSÃO PASSE FUNDAMENTOS DO HANDEBOL FUNDAMENTOS DO HANDEBOL FINTA FINTA DRIBLE DRIBLE ARREMESSO ARREMESSO BLOQUEIO BLOQUEIO

27 QUADRA DE JOGO DO HANDEBOL
Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais QUADRA DE JOGO DO HANDEBOL

28 Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas
modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais BASQUETEBOL

29 O Basquete nasceu em 1891 em Massachussets, nos Estados Unidos
Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais O Basquete nasceu em 1891 em Massachussets, nos Estados Unidos Depois de pesquisar, consultar outros professores de educação física, realizou algumas tentativas entre os alunos que não surtiram efeitos, mas ele não desistiu. Tudo preparado, mandou descer os alunos. Formou duas equipes de nove alunos e após algumas instruções colocou-os para jogar lançando a bola entre eles .  Luther Halsey Gullick, diretor do Springfield College, colégio internacional da Associação Cristã de Moços (ACM), convocou o professor canadense James Naismith,, e confiou-lhe uma missão:.  Como principio a bola deveria ser grande, o jogador não poderia correr com ela, ou seja, deveria passa-la e não transportá-la. Como alvo, lembrando –se de um jogo de menino, pediu ao zelador do ginásio duas caixas. Refletindo muito, Naimith percebeu serem aqueles esportes com bola os mais atraentes. Os alunos gostaram tanto que houve dificuldade de retorná-los do ginásio ao termino do horário. Um dos alunos, Frank Mahon que tinha criticado anteriormente as tentativas foi que batizou o recém surgido esporte basketball que traduzido significa “bola no cesta”. pensar em algum tipo de jogo sem violência que estimulasse seus alunos durante o inverno, mas que pudesse também ser praticado no verão em áreas abertas. Não tendo encontrado as caixas, utilizaram dois cestos usados na colheita de pêssego, colocando-os a uma altura de 3,05 metros.

30 Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas
modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais O Brasil foi um dos primeiros países a conhecer a novidade. Augusto Shaw, um norte-americano nascido na cidade de Clayville, região de Nova York, completou seus estudos na Universidade de Yale, onde em 1892 graduou-se como bacharel em artes e onde Shaw tomou contato pela primeira vez com o basquete.  Dois anos depois, recebeu um convite para lecionar no tradicional Mackenzie College, em São Paulo. Na bagagem, trouxe mais do que livros sobre história da arte. Havia também uma bola de basquete. Mas demorou um pouco até que o professor pudesse concretizar o desejo de ver o esporte criado por James Naismith adotado no Brasil. A nova modalidade foi apresentada e aprovada imediatamente pelas mulheres. Isso atrapalhou a difusão do basquete entre os rapazes, movidos pelo forte machismo da época. Para piorar, havia a forte concorrência do futebol, trazido em 1894 por Charles Miller, e que se tornou a grande coqueluche da época entre os homens.  A partir de então, o basquete foi ganhando espaço e mais adeptos no Brasil. Em 1922, houve a primeira convocação da seleção brasileira, para atuar na comemoração do Centenário do Brasil participando dos Jogos Latino-Americanos. No ano de 1933, fundou-se a Federação Brasileira de Basquetebol a qual teve sua nomenclatura renovada para Confederação Brasileira de Basquetebol.

31 FUNDAMENTOS DO BASQUETEBOL
Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais FUNDAMENTOS DO BASQUETEBOL RECEPÇÃO PASSE DRIBLE REBOTE FINTA GIROS LANÇAMENTOS

32 Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais

33 VOLEIBOL William George Morgan
Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais VOLEIBOL William George Morgan

34 (Associação Cristã de Moços), em 1895.
Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais O voleibol nasceu nos Estados Unidos. Foi inventado pelo professor Willian G. Morgan, da ACM (Associação Cristã de Moços), em 1895. Este esporte nasceu da necessidade de variar as atividades lúdicas destinadas à classe trabalhadora. Os esportes existentes-basquete, tênis de campo, futebol de campo- eram rudes e fatigantes para atender as classes sem muito preparo físico. Morgan procurava um esporte que não existisse muito esforço. O voleibol foi inspirado no tênis de campo, em que os jogadores não se encontram corpo a corpo como acontece em outros esportes coletivos. Esse deve ter sido um motivos que levaram Morgan a se basear no tênis, pois o que ele queria era proporcionar um jogo mais suave. A rede foi elevada a aproximadamente 1,90. A bola mantida em constante “voleio” (bola rebatida no ar sem tocar o solo) de um lado para outro da rede deu origem ao nome volley-ball (bola em voleio), no Brasil volibol, voleibol ou vôlei. O voleibol evoluiu muito desde a sua origem. Os movimentos foram sendo construídos e aperfeiçoados. Embora o jogo seja uma sucessão de trabalho e descanso, no esporte oficial os movimentos exigem muitas qualidades físicas e psicológicas, além de grande número de gestos técnicos e princípios táticos. A Federação Internacional de Voleibol foi fundada em Em 1962, o voleibol foi admitido como esporte olímpico e a sua primeira participação nas Olimpíadas foi em Tóquio (Japão), no ano de 1964. No lazer da 2ª GM, norte-americanos brincam de voleibol Acesso em:05/06/2015

35 A chegada do voleibol em alguns pontos do mundo
Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais  A chegada do voleibol em alguns pontos do mundo BRASIL No Brasil o voleibol foi introduzido por volta de 1916, mas existe a dúvida de onde foi praticado pela primeira vez, se na ACM de São Paulo ou no Colégio Marista, em Pernambuco. A Confederação Brasileira foi fundada em 1954. As equipes brasileiras vem conquistando importantes títulos de nível internacional. O voleibol é muito praticado em nosso país, parece contagiar os brasileiros.

36 O número oficial de jogadores é seis para cada equipe
Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais FUNDAMENTOS SAQUE MANCHETE CORTADA BLOQUEIO NÚMERO DE JOGADORES O número oficial de jogadores é seis para cada equipe

37 Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas
modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais QUADRA DE VOLEIBOL

38 Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas
modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais ATIVIDADES EXTRAS 1-Proponha a classe que se organizem em grupos. Cada grupo ficará com uma das temáticas das modalidades coletiva do esporte que deverão assistir a uma partida do jogo para que respondam aos seguintes questionamento: No atual jogo (futebol, futsal, handebol, voleibol, basquetebol) quais os pontos relevantes que os diferenciam da sua origem? Na escola é possível transformar o jogo (futebol, futsal, handebol, voleibol, basquetebol) em uma atividade prazerosa para todos, e não apenas para aqueles que possuem maior habilidade? Por quê? Por que os jogos (futebol, futsal, handebol, voleibol, basquetebol) atraem tanto público? O que vocês acham da frase “ o importante é competir”? Sugestões de vídeos em:07/06/2015 (Futebol) Acesso em:06/06/2015(voleibol) Acesso em: 06/06/2015 (basquetebol) Acesso em:06/06/2015 ( Handebol) Acesso em:06/06/2015 ( Futsal)

39 2- Festival das modalidades esportivas
Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais 2- Festival das modalidades esportivas a) A turma deverá estar subdividida em grupos; b) Cada grupo se responsabilizará pela organização de uma modalidade esportiva; c) Defina o local de realização, quadra e/ou espaços apropriados/adequados para a realização das partidas do Festival; d) Definir os horários para realização visto que todos os grupos participem do rodízio promovendo a participação em todas as modalidades; e) Reúna e unifique todas as modificações de regras sugeridas pelas turmas. f) Programe pelo menos uma aula para que os grupos possam treinar com as regras modificadas e definidas para o Festival; g) Após efetuação do festival promova uma avaliação do festival, aproveite esse momento para analisar criticamente a participação de todos/as alunos/as em todas as aulas, as dificuldades vivenciadas, bem como a importância do trabalho coletivo e do diálogo na construção de todo esse processo. Avalie se os /as alunos/as participaram do Festival e se as modificações propostas atenderam ao princípio de todos/as participarem com prazer, se houve respeito às modificações propostas e se houve aprendizado. f) Analise com a turma a organização de um festival que envolva algumas turmas da escola;

40 Educação Física, Ensino Fundamental, 9º Ano Esporte: Historicidade das diversas
modalidades esportivas coletivas a partir de pesquisas e vivências corporais REFERÊNCIAS BERGOLATO, Roseli Aparecida. Cultura Corporal da Ginástica. São Paulo: Ícone, 2002. COLETIVO DE AUTORES, Metodologia do ensino da Educação Física. São Paulo, Cortez, 2012 DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Guanabara Koogan, 2003. DARIDO, S. C; SOUZA JÚNIOR, O. M, PARA ENSINAR A EDUCAÇÃO FÍSICA: possibilidades de intervenção na escola, Papirus, Campinas-SP, 2013. DARIDO, Suraya Cristina e Irene Conceição Andrade (coordenação). Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. DARIDO, Cristina e Osmar Moreira de Souza Júnior. Para ensinar educação física: Possibilidades de intervenção na escola. Campinas,SP: Papirus, 2007. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da Língua Portuguesa. 4.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. PERNAMBUCO, Governo do Estado. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares de Educação Física. Recife: Secretaria de Educação- PE, 2013. SOUZA JÚNIOR, Marcílio. Educação Física Escolar: Teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. Recife: EDUPE, 2005 SEED-PR. Educação Física. Curitiba: Livro Didático Público, 2007. Sites: Disponíveis nos hiperlinks. TEIXEIRA, H. V. Educação física e desportos: técnicas, táticas, regras e penalidades/ Hudson Ventura Teixeira,--5 ed.—São Paulo: Saraiva, 2013


Carregar ppt "Ensino Fundamental, 9º Ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google