A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciclo Motivacional Profª. Tatiane Darino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciclo Motivacional Profª. Tatiane Darino."— Transcrição da apresentação:

1 Ciclo Motivacional Profª. Tatiane Darino

2 Todo comportamento humano é motivado
Todo comportamento humano é motivado. Motivação, no sentido psicológico, é a tensão persistente que leva o individuo a alguma forma de comportamento visando à satisfação de uma ou mais determinadas necessidades.

3 O organismo humano permanece em estado de equilíbrio psicológico (equilíbrio de forças psicológicas, segundo Lewin), até que um estímulo o rompa e crie uma necessidade.

4 Essa necessidade provoca um estado de tensão em substituição ao anterior estado de equilíbrio. A tensão conduz a um comportamento ou ação capazes de atingir alguma forma de satisfação daquela necessidade.

5 Quando satisfeita a necessidade, o organismo retoma ao seu estado de equilíbrio inicial, até que outro estímulo sobrevenha. Toda satisfação é basicamente uma liberação de tensão, uma descarga tensional que permite o retorno ao equilíbrio anterior.

6 Esse ciclo motivacional pode ser esquematizado conforme figura abaixo:

7 Nem sempre a satisfação das necessidades é obtida
Nem sempre a satisfação das necessidades é obtida. Pode existir alguma barreira ou obstáculo ao alcance da satisfação de alguma necessidade. Toda vez que alguma satisfação é bloqueada por alguma barreira, ocorre frustração.

8 Havendo frustração a tensão existente não é liberada através da descarga provocada pela satisfação. Essa tensão acumulada no organismo mantém o estado de desequilíbrio.

9 Por outro lado, o ciclo motivacional pode ter outra solução além da satisfação da necessidade ou da sua frustração: a compensação ou transferência.

10 Ocorre a compensação (ou transferência) quando o indivíduo tenta satisfazer alguma necessidade impossível de ser satisfeita, através da satisfação de outra necessidade complementar ou substitutiva.

11 Assim, a satisfação de outra necessidade aplaca a necessidade mais importante e reduz ou evita a frustração. Desta forma toda necessidade humana pode ser satisfeita, frustrada ou compensada.

12 O homem frustrado pode se tornar agressivo
O homem frustrado pode se tornar agressivo. A liberação da tensão acumulada pode acontecer a agressividade física, verbal, simbólica, etc.

13 Tensão retida pela não-satisfação da necessidade pode provocar formas de reação, como ansiedade, aflição, estados de intenso nervosismo ou ainda outras formas de conseqüência, como insônia, distúrbios circulatórios, digestivos etc.;

14 Estilos de Comportamento Motivacional

15 Participar: É o organizador do comportamento motivacional das pessoas que se preocupam especialmente com o próprio desenvolvimento pessoal para poder fazer jus às responsabilidades que Ihes foram colocadas sobre os ombros.

16 Agir: Este estilo de comportamento motivacional se guia pela importância que dá aos desafios. No geral, esperam que sejam solicitadas a entrar em ação por meio da frase que lhe faz mais sentido: “Sei que você é capaz.”

17 Manter: é o organizador comportamental daqueles que se motivam especialmente por desempenhar atividades que demandem análise, lógica, organização. Sensibiliza-se quando é solicitado a desenvolver cuidadosamente um trabalho.

18 Conciliar: caracteriza aquele que tem grande habilidade de interação pessoal, sendo otimista e encorajando os demais a verem lados diferentes do problema que estão vivendo e valorizando sobretudo a harmonia no convívio. Sente-se especialmente motivado em situação nas quais é solicitado a vender uma idéia.

19 Conclusão

20 A compreensão mais ampla daquilo que foi definido como motivação não será conseguida senão dentro da medida em que se esteja atento com relação à dimensão de ordem interior ou intrínseca, devendo ser, por isso, um fenômeno comportamental qualitativamente diferente das ações condicionadas por estímulos externos.

21 A única coisa que se pode fazer para manter pessoas motivadas é conhecer suas necessidades e oferecer fatores de satisfação de tais necessidades.

22 Portanto, a grande preocupação não reside em adotar estratégias que motivem as pessoas, mas principalmente criar um ambiente de trabalho no qual o trabalhador mantenha o tônus motivacional que tinha em seu primeiro dia de trabalho.


Carregar ppt "Ciclo Motivacional Profª. Tatiane Darino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google