A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é conhecimento?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é conhecimento?."— Transcrição da apresentação:

1 O que é conhecimento?

2 O que é conhecimento? O conhecimento é o pensamento que resulta da relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido.

3 Os 4 tipos de conhecimento
Conhecimento popular ou senso comum Conhecimento filosófico Conhecimento religioso ou teológico Conhecimento científico

4 Conhecimento popular ou senso comum
É o conhecimento do dia a dia e que se obtém pela experiência cotidiana. Não é explicado rigorosamente. Ocorre por meio do relacionamento diário do homem com as coisas. Não há a intenção e a preocupação de compreender o que o objeto contém além das aparências.

5 Características Superficial / verificável: retém-se ao que é aparente, sem ater-se à análise de antecedentes e consequentes que provocam a ocorrência do fenômeno. Assistemático: é destituído de métodos que permitem a ordenação intencional e generalizada de fases que viabilizem a construção de um modelo inteligível, simples, preciso e verificável do mundo em que se vive.

6 Características Acrítico: as concepções projetam o sentimento e as disposições adquiridas através das tradições sociais e culturais. Falível e inexato: não permite a formulação de hipóteses sobre a existência de fenômenos situados além das percepções objetivas.

7 Conhecimento filosófico
É o esforço da razão pura para questionar os problemas humanos . Seu objeto de análise são as idéias, relações conceituais, exigências lógicas que não são redutíveis a realidades materiais. Tem a finalidade de compreender a realidade e fornecer conteúdos reflexivos e lógicos de mudança e transformação dessa realidade.

8 Características Não verificável: suas hipóteses não podem ser confirmadas ou refutadas experimentalmente. Racional: consiste num conjunto de enunciados logicamente correlacionados. Sistemático: suas hipóteses visam a uma representação coerente da realidade estudada. Infalível e exato: seus postulados não são submetidos ao teste da observação.

9 Conhecimento religioso ou teológico
É um conhecimento direcionado à compreensão da totalidade da realidade homem-mundo. O objetivo é detectar um princípio e um fim único no que se refere à gênese essencial e existencial do cosmo. A teologia tem por objetivo de estudo os princípios da vida enquanto estes têm a sua causa suficiente em outro ser.

10 Características Infalível e exata: são consideradas verdades por terem sido reveladas pelo sobrenatural. Sistemático: como obra de um criador divino tem origem, significado, finalidade e destino. Não verificável: está implícita uma atitude de fé perante um conhecimento revelado.

11 Conhecimento científico
Surgiu a partir das preocupações humanas cotidianas. Revolução galileana (século XVII): ciência moderna (experiência teoria). Transcende o imediatamente vivido e observado, buscando a formulação de paradigmas. Exige a utilização de métodos, processos, técnicas especiais para análise, compreensão e intervenção na realidade.

12 Características Real: lida com ocorrências ou fatos.
Sistemático: ordenado sistematicamente, formando uma teoria. Verificável: afirmações comprovadas experimentalmente. Falível: não é definitivo ou absoluto. Aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular a teoria existente.


Carregar ppt "O que é conhecimento?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google