A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino Fundamental , 8º Ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino Fundamental , 8º Ano"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino Fundamental , 8º Ano
CIÊNCIAS Ensino Fundamental , 8º Ano Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos.

2 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Histologia histologia é a ciência que estuda os tecidos do corpo humano. Os tecidos são formados por grupos de células de forma e função semelhantes. 

3 Histologia CÉLULAS TECIDOS ORGÃOS SISTEMAS ORGANISMOS
Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Histologia CÉLULAS TECIDOS ORGÃOS SISTEMAS ORGANISMOS

4 Histologia CÉLULA TECIDOS ORGÃOS É a unidade fundamental do corpo
Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Histologia CÉLULA É a unidade fundamental do corpo TECIDOS São a associação de várias células semelhantes ORGÃOS São a junção de vários tecidos que realizam uma determinada função

5 Histologia Os tecidos de nosso corpo podem ser classificados em:
Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Histologia Os tecidos de nosso corpo podem ser classificados em: tecido epitelial tecido conjuntivo tecido muscular tecido nervoso.

6 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Tecido Epitelial

7 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Tecido Epitelial São tecidos formados por células justapostas, bastante unidas entre si,com pouca substância intersticial. Ele é produzido nos três folhetos embrionários A ectoderme origina: O revestimento da boca e do ânus. A epiderme E as glândulas mamarias, salivares e sebáceas

8 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Tecido Epitelial O tecido epitelial apresenta como características: ausência de espaço entre as células, ausência de vascularização e grande capacidade de renovação celular. Sua função principal é proteger o corpo contra a penetração de microorganismos, substâncias químicas e agressões físicas.

9 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Tecido Epitelial Ele se encontra recobrindo o corpo externamente (epiderme e córnea) e a superfície interna dos órgãos ocos como o estômago, ouvido, nariz, pulmão, boca, útero, bexiga, etc. Além disso, ele é o responsável pela formação de glândulas (fígado, pâncreas, glândulas salivares, etc).

10 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Tecido Epitelial

11 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Tecido Conjuntivo

12 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Tecido Conjuntivo O tecido conjuntivo possui espaço entre as células e é ricamente vascularizado. Possui baixa renovação celular e material intersticial (fibras colágenas, elásticas e reticulares), possui também o líquido intersticial (local de onde as células retiram seus nutrientes e depositam os seus resíduos).

13 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Tecido Conjuntivo Entre suas várias funções, este tecido possui uma importantíssima: unir e separar órgãos ao mesmo tempo. Abaixo de todo tecido epitelial, deve haver, obrigatoriamente, um tecido conjuntivo.

14 Tecido Conjuntivo -Especiais
Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Tecido Conjuntivo -Especiais São de diversos tipos: Adiposo (armazena gorduras) Cartilaginoso (constitui as cartilagens) Ósseo (constituem os ossos) Hematopoiético ou hemocitopoético (formador de células do sangue)

15 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos.

16 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Tecido Muscular

17 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Tecido Muscular O tecido muscular possui células especializadas para a contração. Sua função é permitir o movimento, realizar a manutenção postural e a produção de calor. Ao contrário dos tecidos citados acima, este não possui renovação celular.

18 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Tecido Muscular As células do tecido muscular são denominadas fibras musculares e possuem a capacidade de se contrair e alongar. A essa propriedade chamamos contratilidade. O tecido muscular pode ser de três tipos: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco.

19 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Tecido Muscular

20 Tecido Muscular LISO ESQUELETICO CARDIACO
Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Tecido Muscular LISO O tecido muscular liso apresenta uma contração lenta e involuntária, ou seja, não depende da vontade do indivíduo. Forma a musculatura dos órgãos internos, como a bexiga, estômago, intestino e vasos sangüíneos. ESQUELETICO O tecido muscular estriado esquelético apresenta uma contração rápida e voluntária. Está ligado aos ossos e atua na movimentação do corpo. CARDIACO O músculo estriado cardíaco é encontrado somente no coração, formando o miocárdio.

21 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Tecido Nervoso

22 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Tecido Nervoso O tecido nervoso é formado por células nervosas (neurônios) e também por células protetoras e de sustentação, chamadas neuroglias. Assim como ocorre no tecido muscular, este é formado por células que não se renovam. São capazes de receber estímulos e conduzir a informação para outras células através do impulso nervoso.

23 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Tecido Nervoso Os neurônios têm forma estrelada e são células especializadas. Além deles, o tecido nervoso também apresenta outros tipos de células, como as células da glia, cuja função é nutrir, sustentar e proteger os neurônios. O tecido é encontrado nos órgãos do sistema nervoso como o cérebro e a medula espinhal.

24 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Tecido Nervoso

25 Os Órgãos Os tecidos também se agrupam em nosso organismo.
Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Os Órgãos Os tecidos também se agrupam em nosso organismo.  Um agrupamento de tecidos que interagem forma um órgão. O estômago, por exemplo, é um órgão do corpo humano. Nele podemos reconhecer presença do tecido epitelial e do muscular, entre outros.

26 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Os Órgãos

27 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos.

28 a) ser composto exclusivamente por células pavimentares.
Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. 1) O tecido conjuntivo é o mais abundante em nosso organismo, desempenhando diversas funções além de unir e sustentar outros tecidos. Como exemplos de tecido conjuntivo temos o tecido ósseo, o adiposo, o cartilaginoso. Todos os tecidos conjuntivos apresentam uma característica em comum que os diferencia de outros tecidos, que é: a) ser composto exclusivamente por células pavimentares. b) possuir células separadas pela presença de uma matriz intercelular. c) não apresentar vasos sanguíneos. d) apresentar nos músculos a capacidade de movimentação. e) todas as alternativas estão corretas.

29 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. 2) (UFPI) Fazem parte dos tecidos conjuntivos, exceto: a) tecido ósseo b) tecido muscular c) tecido adiposo d) tecido cartilaginoso e) tecido sanguíneo

30 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. 3) Associe as características abaixo (um tecido pode ter mais de uma característica) com os tipos de tecidos mencionados. a) A contração desse tecido provoca movimentos: b) Ele reveste o corpo e absorve alimentos no intestino: c) É um tipo de tecido que acumula gordura: d) Serve de apoio para os músculos e permite os movimentos do corpo e) É o principal tecido do cérebro

31 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. EXPERIÊNCIA

32 Materiais utilizados: Lamina/Lamínula Corante azul de metileno (0,3%)
Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Objetivo: Aprender a preparar lâminas “a fresco” com epitélio das células da mucosa oral e poder diferenciar as estruturas (parede celular, membrana plasmática, cloroplastos, núcleo, nucléolo) de cada tipo de célula eucariótica (vegetal e animal). Observação das células da epiderme da cebola (célula vegetal) Materiais utilizados: Lamina/Lamínula Corante azul de metileno (0,3%) Pinça Facas cebola Pipetas de Pasteur de plástico Papel toalha Metodologia: 1-Cortou-se com uma faca a cebola e foi retirado com uma pinça, o epitélio 2- Colocou-se o epitélio da cebola na lâmina 3- posteriormente foi colocado uma gota do corante azul de metileno 4- Cobriu -se a película com a lamínula 5- retira-se o excesso do corante com uma toalha de papel 6- Observou -se a lamina ao microscópio óptico 7- Os resultados obtidos foram anotados.

33 Ciências, 8º Ano, Classificação dos Tecidos, Relacionando as suas
Funções e Localização dos Tecidos para a Formação dos Órgãos. Bibliografia LINHARES, Sergio.; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia: volume único1 ed. SãoPaulo: Ática, 2005. LOPES, Sonia. Bio. Introdução á biologia e origem da vida Citologia Reprodução e Embriologia Histologia, 5 ed. Barra Funda: Saraiva, 1999


Carregar ppt "Ensino Fundamental , 8º Ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google