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ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
1954 – Peter Drucker publicou um livro, caracterizando a Administração por objetivos (APO), sendo considerado o pai da Administração por Objetivos.

2 ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
Surge a idéia de descentralização e de administração por resultados: descentralização das decisões e fixação de objetivos para cada área-chave da organização.

3 A Teoria Neoclássica deslocou progressivamente a atenção antes colocada na chamadas atividades- meio para objetivos ou finalidades de organização. O trabalho passou de um fim em si mesmo a um meio de obter resultados . A APO (Administração por Objetivos), também conhecida por Administração por Resultados , constitui um modelo administrativo bastante conhecido e plenamente identificado com o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica .

4 ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
É uma técnica administrativa que enfatiza os objetivos, finalidades e resultados em vez do processo administrativo (meios). Em vez de como administrar enfatiza o porquê ou para quê administrar. Focado na eficácia.

5 Características da APO:
Descentralização das decisões e fixação de objetivos para cada área-chave da organização. APO é uma técnica sistemática de gerencia. A ênfase é colocada no planejamento e no controle de resultados.

6 Fixação de objetivos A importância dos objetivos pode ser avaliada pelos seguintes aspectos: Os objetivos proporcionam uma diretriz ou uma finalidade comum. Permitem o trabalho em equipe e eliminam as tendências egocêntricas de grupos existentes na organização; Melhoram a possibilidade de previsão do futuro, não se submetendo ao acaso. Quando os recursos são escassos, os objetivos ajudam a orientar e garantir a sua distribuição criteriosa.

7 Hierarquia de objetivos
As organizações perseguem vários objetivos, porém, dentro de uma ordem gradativa de importância ou prioridade. Níveis de objetivos: Estratégicos- Amplos e abrangem a organização com ou todo. Globalidade Táticos – objetivos departamentais, referentes a cada departamento. Ligação entre os departamentos. Operacional – referentes a cada atividade ou tarefa. Detalhamento.

8 Planejamento Estratégico e Planejamento Tático
Após fixação dos objetivos o próximo passo é saber como alcança-los. Estabelecer estratégias empresariais a ser utilizadas para alcançar os objetivos e quais as táticas que implementam a estratégia adotada. (planos táticos)

9 Estratégia x Tática A estratégia refere-se a organização como um todo, pois procura alcançar os objetivos organizacionais- globais. A tática refere-se a um de seus componentes (departamentos ou unidades, isoladamente), pis procura alcançar objeetivos departamentais

10 A estratégia é composta de muitas táticas simultâneas e integradas entre si.
Envolve a organização como uma totalidade É um meio para alcançar objetivos organizacionais É orientado para o longo prazo É decidia no nível institucional da organizacao Refere-se a cada departamento ou unidade da organização É um meio para alcançar objetivos departamentais É orientado para o médio e curto prazo É definida no nível intermediário por cada gerente de depart. ou unidade

11 Planejamento – a base da APO.
A Administração por objetivos - APO fundamenta-se no planejamento estratégico da empresa e em seus planos táticos dos departamentos.

12 Fases da elaboração do planejamento estratégico:
Formulação dos objetivos Análise interna da empresa Análise externa da empresa Formulação de alternativas estratégicas

13 Formulação dos objetivos
> A organização escolhe os objetivos globais que pretende alcançar a longo prazo e define a ordem de prioridade e importância deles – hierarquia

14 Análise interna da empresa
>Análise interna da empresa – forças e limitações - Pontos fortes e fracos Envolve: Análise de recursos Análise da estrutura organizacional Avaliação do desempenho da empresa

15 Análise externa da empresa
>Análise externa da empresa - ameaças e oportunidades Envolve: Mercados de abrangência da empresa – oportunidade e perspectivas. Concorrência – Fatores externos- tendências políticas, econômicas, sociais, culturais...

16 Formulação de alternativas estratégicas
>Constituem os cursos de ação futura que a organização pode adotar para atingir seus objetivos globais. É a formulação de várias alternativas possíveis a fim de que uma delas seja escolhida

17 Desenvolvimento dos planos táticos
Os planos táticos precisam ser integrados e coordenados no planejamento estratégico Cada um dos planos táticos precisa ser desdobrado em planos operacionais específicos.

18 A Administração por objetivos -APO é democrática e participativa.

19 Ciclo da APO A APO envolve um processo cíclico: o resultado de um ciclo permite correções e ajustes no ciclo seguinte, por meio de retroação proporcionada pela avaliação do resultados.

20 A administração após a APO
Focalização no futuro Visualização para fora Orientação para pessoas e clientes Orinetação para resultados Estilo participativo Trabalho em equipe Delegação e responsabilidade Iniciativa descentralizada dos subordinados.

21 APO A APO procura integrar os objetivos de lucro e desenvolvimento da empresa com os objetivos individuais das pessoas que estão incubidas de sua execução.

22 Benefícios da APO Clareza nos objetivos Melhoria no planejamento
Padrões claros para controle Aumento da motivação do pessoal Avaliação mias objetiva Melhoria da moral.

23 Caracterísitcas da APO
Estabelecimento conjunto (gerente e subordinados) de objetivos Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou cargo Interligação entre os vários objetivos táticos ou departamentais Ênfase na mensuraçao e no controle dos resultados Contínua avaliação, reavaliação, revisão e reciclagem dos planos Participação atuante das gerências.


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