A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS CONFORME ABNT - NBR 14724:2005

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS CONFORME ABNT - NBR 14724:2005"— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS CONFORME ABNT - NBR 14724:2005

2 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO
Papel Fonte Parágrafo Margens Impressão

3 Dicas

4 Tela para configuração de página
Formatar Parágrafo

5 Configuração de página - Margens

6 Margens

7 Ao imprimir verifique o tamanho do papel

8 NORMAS CITADAS NBR 6023:2003 NBR 6024:2003 NBR 6027:2003 NBR 6028:1990
Informação e documentação – Referências – Elaboração; NBR 6024:2003 Numeração progressiva das seções de um documento – procedimento; NBR 6027:2003 Sumário – Procedimento; NBR 6028:1990 Resumos – Procedimentos; NBR 6034:2004 Preparação de índice de publicações – Procedimento; NBR 10520:2002 Informação e documentação – Apresentação de citações em documentos; NBR 12225:1992 Títulos de lombada – Procedimentos.

9 ESTRUTURA DO TRABALHO MONOGRÁFICO
Fonte: ABNT NBR 14724

10 ESTRUTURA DO TRABALHO MONOGRÁFICO
CONTINUAÇÃO ESTRUTURA DO TRABALHO MONOGRÁFICO Fonte: ABNT NBR 14724

11 CAPA Nome da instituição (0pcional); Nome do autor; Título;
Subtítulo, se houver; Local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; Ano de depósito (da entrega)

12 FOLHA DE ROSTO ANVERSO Nome do autor; Título principal do trabalho;
Subtítulo (se houver); Natureza (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivos (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração; Nome do orientador e, se houver, do co-orientador; Local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; Ano de depósito (da entrega) Monografia apresentada ao Curso de Especialização Latu Sensu em Intervenções Psicossociais da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE. Orientador Prof. Rodrigo Feitosa Filho.

13 FOLHA DE ROSTO VERSO FICHA CATALOGRÁFICA

14 FOLHA DE APROVAÇÃO COMISSÃO EXAMINADORA _______________________________________ Profª Msc. Anna Elizabeth Correia Universidade Federal de Pernambuco Profª Msc. Ana Maria Ferracin Profª MscCecília Maria Freire Prhysthon Recife, ___ de_____________ de 2008. Elemento obrigatório, colocado logo após a folha de rosto e que contém os elementos essenciais à aprovação do trabalho.

15 DEDICATÓRIA Folha onde o autor presta homenagem ou dedica seu trabalho

16 RESUMO Língua vernácula Língua estrangeira
Apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho. Língua estrangeira Versão do resumo para idioma de divulgação internacional.

17 LISTA DE ILUSTRAÇÕES

18 LISTA DE TABELAS

19 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
Elemento opcional que deve apresentar as abreviatura e siglas utilizadas no texto. Quando aparece pela primeira vez no texto, devem ser escritas por extenso, seguida da sigla em maiúscula entre parênteses. Exemplo no texto: A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferecem o Curso de Biblioteconomia e ambas seguem as normas recomendadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

20 SUMÁRIO É um elemento obrigatório que tem suas orientações recomendadas na NBR 6027:2003, na sua apresentação a palavra sumário deve ser centralizada e com a mesma tipologia da fonte utilizada para as seções primárias; a subordinação dos itens do sumário dever aparecer tal como consta no texto. Os elementos pré textuais não devem aparecer no sumário. Os títulos e subtítulos (se houver), sucedem os indicativos das seções. Recomenda-se que seu alinhamento seja pela margem do título do indicativo mais extenso.

21 NUMERAÇÃO PROGRESSIVA
Segundo a NBR 6024:2003, deve-se limitar a numeração progressiva (subdivisão de seções) até a seção quinária, ou seja, até cinco subseções. Por serem as principais divisões de um texto, as seções primárias devem ser iniciadas em folhas distintas. Sugerimos que os títulos das seções sejam destacados gradativamente, usando-se racionalmente os recursos de negrito, itálico ou grifo e redondo, caixa alta ou versal, e outros. SEÇÃO PRIMÁRIA (MAIÚSCULO E NEGRITO) SEÇÃO SECUNDÁRIA (MAIÚSCULO SEM NEGRITO) Seção terciária (Inicial maiúsculo com negrito) Seção quaternária (Inicial maiúsculo sem negrito) Seção quinária (Inicial maiúsculo com itálico)

22 INDICATIVO DAS SEÇÕES

23 TÍTULOS SEM INDICATIVO NUMÉRICO
Os títulos sem indicativo numérico – errata, agradecimentos, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, referências, glossário, apêndice(s), anexo(s) e índice(s) – devem ser centralizados, conforme ABNT NBR 6024.

24 ELEMENTOS SEM TÍTULO E SEM INDICATIVO NUMÉRICO
Fazem parte desses elementos a folha de aprovação, a dedicatória e a epígrafe.

25 Ilustrações De acordo com a NBR 14724:2005, fotos, desenhos, fluxogramas, organogramas, mapas, quadros e outros são considerados como ilustrações, devendo ser inseridas o mais próximo possível do texto a que se refere. Identificação: aparecer na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos. =>Quando a ilustração for retirada de outra publicação, é necessário a indicação da fonte no pé da ilustração, de forma resumida. A indicação da fonte completa é feita na seção de Referências.

26 Tabelas As tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente e devem ser apresentadas conforme normas do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE). Tabela 17 – Pessoas residentes em domicílios particulares, por sexo e situação de domicilio - Brasil Rural Urbana Total Homens Mulheres Situação do Domicílio Fonte: Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

27 REFERÊNCIAS As referências devem ser apresentadas conforme recomendação da NBR 6023:2002. As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto de forma a se identificar individualmente cada documento, são digitadas em espacejamento simples e separadas entre si por um espaço duplo.

28 ANEXO(S) Elemento opcional onde são apresentados documentos utilizados pelo autor.

29 “O único meio de evitar erros é adquirindo experiência, mas, a única maneira de adquirir experiência, é cometendo erros”.

30 AGUINALDO AGUIAR www.normas.hpg.com.br
BIBLIOTECÁRIO CRB-4/1542 (81) (81) JUN./2009


Carregar ppt "APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS CONFORME ABNT - NBR 14724:2005"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google