A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUEIMADURAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUEIMADURAS."— Transcrição da apresentação:

1 QUEIMADURAS

2 Definição As queimaduras são lesões causadas no organismo por algum tipo de agente físico e podem ser classificadas em três tipos, sendo eles: térmica, elétrica e química.   Queimaduras térmicas são as que ocorrem em decorrência do contato do corpo com alguma fonte de calor e são as mais comuns.

3 As manifestações locais mais importantes nas queimaduras são:
não eliminação de toxinas (não há suor) formação de substâncias tóxicas dor intensa que pode levar ao choque perda de líquidos corporais destruição de tecidos e infecção.

4 Entretanto, a consequência mais grave das queimaduras é a porcentagem da área do corpo atingida .
Quando esta é menos de 15%, diz-se que o acidentado é, simplesmente, portador de queimaduras .

5 Entretanto, quando a percentagem da pele queimada ultrapassa os 15% (cerca de 15 palmos), pode-se considerá-lo como grande queimado . Ao atingir mais de 40% da superfície do corpo, pode provocar a morte . Acima de 70%, as chances de sobreviver são mínimas !

6 Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, no Brasil acontecem um milhão de casos de queimaduras a cada ano, 200 mil são atendidos em serviços de emergência, e 40 mil demandam hospitalização.

7 ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE
EPIDERME DERME HIPODERME

8

9 A pele é o maior órgão do corpo e representa cerca de 10% do peso corporal. Está constantemente exposta a agressões físicas e mecânicas. Suas principais funções são proteção, sensibilidade, termorregulação, excreção, metabolismo e imagem corporal.

10 FISIOPATOLOGIA DAS QUEIMADURAS
Se uma pequena quantidade de calor age por pouco tempo sobre a pele, pequenas são as alterações que ela virá a apresentar. Contra esse processo irritativo de agressão, o organismo reage com os sinais próprios da inflamação, provocando uma vermelhidão do local.

11 Mas, quando esta quantidade de calor age por um longo período de tempo, provocará alterações sobre a rede capilar superficial da derme, onde esta sofrerá vasodilatação, com aumento da distância intracelular (endotélio), aumento da permeabilidade capilar, extravasamento de líquidos e edema, levando à infecções.

12

13 Nas grandes queimaduras, além da resposta local, há também uma reação sistêmica do organismo, em consequência da liberação de mediadores pelo tecido lesado.

14 Trazendo consequências imediatas, ao organismo afetado, como:
hipovolemia (diminuição do volume de sangue), e se não for atendido em tempo rápido, levam a deficiência circulatória generalizada com consequente estado de choque, insuficiência renal aguda, insuficiência respiratória, insuficiência cardíaca e parada cardiorrespiratória.

15 CLASSIFICAÇÃO DAS QUEIMADURAS
QUANTO A PROFUNDIDADE Queimadura de Primeiro Grau: lesão das camadas superficiais da pele, ou seja, afeta apenas a epiderme. Os sinais são vermelhidão e uma dor local insuportável, entretanto tem uma melhora do quadro dentro de uma semana, não deixando cicatriz;

16 Queimadura de Segundo Grau: lesão das camadas mais profundas da pele, envolvendo a epiderme e partes variadas da derme.

17 Os sinais são bolhas e desprendimento de camadas da pele
Os sinais são bolhas e desprendimento de camadas da pele. Essas feridas são dolorosas, apresenta melhora do quadro dentro de duas a três semanas, precisando geralmente de correção cirúrgica;

18 Queimadura de Terceiro Grau: lesão de todas as camadas da pele, comprometendo os tecidos mais profundos, caracteriza-se por ter várias aparências, especificamente “as feridas aparecem como queimaduras espessas, secas, esbranquiçadas e com aspecto de couro, independentemente da raça ou coloração da pele..

19

20 Nos casos graves, a pele tem uma aparência carbonizada, com trombose visível dos vasos sanguíneos

21 Queimadura de Quarto Grau: as queimaduras de quarto grau são as que não somente atingem todas as camadas da pele, como também queimam o tecido adiposo, músculos, ossos ou órgãos internos subjacentes.

22 QUANTO A EXTENSÃO OU SEVERIDADE
Leves ou pequeno queimado: pacientes com queimaduras de 1º e 2º graus com até 10% da área corporal atingida; Médias ou médio queimado: pacientes com queimaduras de 1° e 2º graus com área corporal atingida entre 10% e 25%, ou de 3º grau com até 10 % da área corporal atingida, ou, ainda, queimadura de mão e/ou pé; Graves ou grande queimado: pacientes com queimaduras de 1º e 2º graus com área corporal atingida maior do que 26%, ou de 3% grau com mais de 10 % da área corporal atingida.

23 Método de Wallace  Regra dos Nove.
SEGMENTO CORPORAL PORCENTAGEM (%) Cabeça e pescoço 09 Membro superior (cada) Tronco (face anterior e posterior) 36 Pernas e pés 18 Genitália 01

24

25 Para queimaduras maiores e mais espalhadas, usa-se a REGRA DOS 9%
Um adulto de frente: 9% = rosto 9% = tórax 9% = abdômen 9% = perna direita 9% = perna esquerda 9% = os 2 braços 1% = órgãos genitais. 55%=Sub-total

26 Agora, de costas : 9% = costas 9% = abdômen 9% = perna direita 9% = perna esquerda 9% = os 2 braços 45%=Sub-total 55%(frente) + 45%(costas) = 100% da área do corpo.

27 CUIDADOS NO MOMENTO DA OCORRÊNCIA DAS QUEIMADURAS TÉRMICAS
Fogo nas vestes – não permitir que a vítima corra, pois pode aumentar as chamas; Extinguir as chamas – as chamas devem ser extintas com água e/ ou abafadas com um cobertor, ou a vítima deve ser rolada pelo chão; Irrigar a área queimada com água limpa, na temperatura ambiente, para eliminar o calor e cessar a queimadura; Remover as vestes que estejam queimadas; Remover imediatamente adornos (anéis, pulseira, etc.) da área atingida;

28 Deite a vitima; Coloque a cabeça e o tórax da pessoa queimada em plano inferior ao resto do corpo. Levante-lhe as pernas, se possível; Se a vítima estiver consciente dar bastante liquido para beber; se possível administre analgésico ao qual a pessoa esteja acostumada; Cobrir o ferimento com compressa de gaze estéril ou plástico estéril; Prevenir a hipotermia nas grandes queimaduras.

29 REFERÊNCIAS VARGAS, Divanede. Atendimento Pré-Hospitalar: a formação específica do enfermeiro na área e as dificuldades encontradas no início da carreira. Rev. paul. enferm., mar. 2006, vol.25, no.1, p ISSN SMELTZER, S. C; BARE; B. G. Brunner & Sudarth: Tratado de Enfermagem Médico-cirúrgica. 7 ed. Guanabara Koogan FIGUEIREDO, N.M.A; VIEIRA, A.A.B. Emergência: atendimento e cuidados de enfermagem. São Caetano do Sul, SP: Yendis Editora, Acidente/ Primeiros socorros/ Queimaduras. Disponível em: Acesso em


Carregar ppt "QUEIMADURAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google