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PublicouAna Luísa Araújo Klettenberg Alterado mais de 8 anos atrás
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A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe. Jean Piaget
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Avaliação da Aprendizagem em Processo AAP 4ª edição Matemática Rita Prates e Sueli Araujo
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Parte Geral
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Objetivos Auxiliar no levantamento de aspectos relacionados à aprendizagem dos alunos. Subsidiar discussões em ATPC. Apoiar ações de planejamento escolar e de planos de aula.
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Aplicação da Prova Acontecerá no período de 4 a 8 de março de 2013. Será aplicada pelo professor da turma, de preferência em aulas duplas. Poderá ocorrer em dias diferentes para Língua Portuguesa, Matemática e Produção Textual.
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Abrangência Contemplará todos os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio. Obs.: Nas Escolas de Ensino Integral, o cronograma de aplicação seguirá as orientações específicas do Programa.
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Disciplinas Matemática Língua Portuguesa
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As questões objetivas permitem reconhecer aquilo que o aluno sabe. QUESTÕES OBJETIVAS Alternativas: trabalhar com descritor e distratores
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Permitem ao professor: observar os procedimentos utilizados pelo aluno, podendo reconhecer em seus registros as estruturas lógicas estabelecidas, compreender os processos cognitivos atrelados à habilidade e ao aluno. QUESTÕES DISSERTATIVAS
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Constituição dos “Comentários e Recomendações Pedagógicas” Apresentam inicialmente os objetivos dessa avaliação em processo. Fazem um breve comentário sobre a constituição e elaboração das provas. Apresentam a matriz de competências que norteia as habilidades empregadas na avaliação.
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Matemática
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Constituição das Provas As provas de todos os anos/séries de Matemática são compostas de dez questões.
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Elaboração das Questões As questões utilizadas foram selecionadas do: SARESP, SAEB, Materiais da SEE, elaboradas ou readequadas.
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Constituição das Questões A habilidade contemplada O enunciado e as alternativas Comentários Recomendações pedagógicas Grade de correção Referência para consulta
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Fases da AAP - Matemática Antes – Organizar a Unidade Escolar para garantir, quando possível, a aplicação das provas pelos docentes de sala; – Conscientizar Professores, Pais e Alunos que essa Avaliação é fundamentada no Currículo Oficial da SEE, assim tem caráter diagnóstico
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Antes – Verificar se as quantidades de cadernos de provas estão de acordo com as turmas de alunos; – Orientar os professores de Matemática a lerem as recomendações, principalmente a do 6º Ano a que se refere aos números que deverão ser “ditados” nesta avaliação; – Lembrar os alunos que eles serão avaliados com habilidades de anos anteriores. Fases da AAP - Matemática
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Depois – Realizar as correções das Avaliações (Prof Matemática) IMPORTANTE: As questões Dissertativas não tem certo ou errado, mas sim EM QUAL CATEGORIA o aluno se encontra, pois mesmo quando um aluno responde corretamente uma categoria, existe uma intervenção que pode ser feita pelo professor. Fases da AAP - Matemática COLETAR OS DADOS POR ANO/SÉRIE PARA FUTURAS AÇÕES.
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Depois (Dia de Reflexão da AAP) – Elaboração do Plano de Ação pela equipe Gestora e Docentes, levando em conta:Plano de Ação Quais as habilidades que os alunos mais erraram; – Quais disciplinas podem contribuir nessas intervenções (Plano); – Em Matemática, partir dos documentos sugeridos nas Recomendações Pedagógicas; Fases da AAP - Matemática
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Habilidades As habilidades empregadas foram selecionadas com base em um mapa de percurso dos conteúdos escolares dos anos/séries precedentes à série em que o aluno se encontra.
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Comentários e Recomendações Pedagógicas Os comentários e as recomendações aparecem logo em seguida à apresentação da questão. Servem para acentuar a importância da habilidade empregada, traçando-se um mapa da aplicabilidade de tal habilidade.
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Auxiliam o professor no sentido de compreender as implicações dos possíveis erros dos alunos, permitindo um trabalho direcionado de recuperação dessas dificuldades. Comentários e Recomendações Pedagógicas
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Exemplo
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Grade de Correção Para todas as questões: uma das colunas há uma grade de correção com a apresentação da solução ou do possível erro cometido pelo aluno; na outra coluna há observações relacionadas à solução ou aos erros.
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Exemplo de Grade de Correção
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Algumas Referências Servem para subsidiar o professor na seleção e escolha de materiais que permitam a ampliação do tema como medida de ampliação do conhecimento. Esses materiais vão permitir também que o professor retome os conceitos ligados à habilidade em questão, permitindo um trabalho de recuperação.
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Exemplos de Referências
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Exemplo - 7º ano do Ensino Fundamental
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OFICINA 1
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AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO COMENTÁRIOS E RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS Subsídios para o Professor de Matemática 8º Ano do Ensino Fundamental Prova de Matemática
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O estudo da temática em questão pode ser complementado ou retomado observando as propostas apresentadas nos seguintes materiais: 1. Caderno do Professor: Matemática – Ensino Fundamental - 6ª série (7º ano) – Volume 4 Situação de Aprendizagem 1 – Investigando sequências por aritmética e álgebra (p.11); 2. Caderno do Professor: Matemática – Ensino Fundamental - 7ª série (8º ano) – Volume 2 Situação de Aprendizagem 1 – Aritmética com álgebra: as letras como números (p.11); 3. Experiências Matemáticas – 6ª série Atividade 22 – Relações (p.237); Atividade 23 – Propriedades (p.245); 4. Nova Escola Introdução à álgebra http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/introducao-algebra- 429106.shtml?page=allhttp://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/introducao-algebra- 429106.shtml?page=all. Acesso em 17 jan. 2012. Algumas referências:
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OFICINA 2 2ª série do EM
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Questão 6 Um restaurante oferece no cardápio 2 saladas distintas, 4 tipos de pratos de carne, 5 variedades de bebidas e 3 sobremesas diferentes. Uma pessoa deseja uma salada, um prato de carne, uma bebida e uma sobremesa. Qual o total de pedidos diferentes que uma pessoa pode fazer? Habilidade Aplicar os raciocínios combinatórios aditivo e/ou multiplicativo na resolução de situações-problema.
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O estudo da temática em questão pode ser complementado ou retomado observando as propostas apresentadas nos seguintes materiais: 1. Caderno do Professor: Matemática – Ensino Fundamental - 8ª série (9º ano) – Volume 4 Situação de Aprendizagem 4 – Probabilidade e geometria (p. 40); 2. + Matemática – Volume 2 Atividade 17 – Usando multiplicações (p. 32); 3. Experiências Matemáticas – 5º série Atividade 37 – Problemas de contagem (p. 385); 4. Experiências Matemáticas – 6º série Atividade 32 – Problemas de contagem (p. 367); 5. Experiências Matemáticas – 7º série Atividade 30 – Problemas de contagem (p. 343); 6. Experiências Matemáticas – 8º série Atividade 27 – Problemas de contagem (p. 335); 7. Novo Telecurso – Matemática – Ensino Médio – DVD 5 Aula 48 – O princípio multiplicativo. Algumas referências:
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Atenção!!!
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Orientações para o professor Leia pausadamente o enunciado, sem entonações. Em seguida, dite os números, um de cada vez, orientando os alunos para escreverem cada número em cada retângulo e aguarde alguns instantes até que o façam. Os números a serem ditados são: dezessete; quinhentos e quatro; vinte mil, trezentos e treze; um mil e trinta; sete mil, oitocentos e vinte e três; oito mil; cento e setenta e oito mil e um. Questão 1 – 6º ano Escreva, em cada retângulo, por meio de algarismos, o número que será ditado por seu professor.
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OBSERVAÇÃO NOS ERROS PROCEDIMENTOS ADOTADOS RECUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES PROF MATEMÁTICA
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PLANO DE ENSINO PLANEJAMENTO
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O Papel do Professor Rubem Alves
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Amar é ter um pássaro pousado no dedo. Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento, ele pode voar Rubem Alves
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