A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA"— Transcrição da apresentação:

1 OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA
LILIANA AZINE MELO NUTRICIONISTA CRN MG 14803

2 Obesidade Acúmulo de gordura anormal ou excessivo que pode ser prejudicial à saúde; Causado pelo consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao gasto energético.

3 Obesidade Comparação da quantidade de gordura entre pessoas obesas e pessoas com peso normal.

4 Fatores de risco Consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao gasto energético; Depressão, estresse, ansiedade; Sedentarismo; Doenças hormonais (hipotireoidismo); Medicamentosa (uso de corticoide); Genética.

5 Fatores de risco Alterações da rotina e dos hábitos alimentares Sedentarismo Aumento do consumo de alimentos industrializados e fast food Aumento do consumo de alimentos ricos em açúcar, gordura e sal Baixo consumo de frutas, verduras, legumes e integrais.

6 Estatística - 2014 52,5 % da população brasileira está acima do peso;
56,5 % são homens contra 49,1 % de mulheres; Jovens (18 a 24 anos) 38 % está acima do peso; Pessoas de 45 a 64 anos ultrapassam 61%.

7 Estatística Cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderia chegar a 75 milhões, caso nada seja feito.

8 Consequências Doenças crônicas Diabetes mellitus Hipertensão arterial
Doenças cardiovasculares Hipercolesterolemia Carências nutricionais Câncer Infertilidade

9 Consequências

10 Vilões da mesa brasileira

11 Alternativas saudáveis

12 Alternativas saudáveis

13 Alternativas saudáveis

14 Alternativas saudáveis

15 Atividade física “A atividade física é definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso (incluindo atividades durante trabalho, jogos, tarefas domésticas, lazer)”.

16 Tipos de atividade física
Atividade aeróbica (Ex: Correr, nadar, dançar, etc.) Atividade anaeróbica: resistência e força (Ex: Musculação, pilates,etc.) Atividade de equilíbrio e elasticidade (Ex: Yoga, tai shi shuan, etc.)

17 Dados epidemiológicos
No Brasil, 80,8% dos adultos são sedentários. MARIA HELENA KLEE OEHLSCHLAEGER, 2004 São Paulo, prevalência de 68,7% de sedentarismo em adultos. MELLO ET AL, 1998

18 Exercício físico É uma forma de atividade física planejada, repetitiva, com orientação profissional, que visa desenvolver a resistência física e as habilidades motoras.

19 Recomendações Crianças e adolescentes: 60 minutos/dia;
Adultos (> de 18 anos): 150 minutos/semana Avaliação individualizada.

20 Benefícios Previne a Obesidade e a Síndrome Metabólica
Redução da porcentagem de gordura corporal Redução da circunferência abdominal Aumenta o gasto de energia Previne doenças ósseas Previne doenças crônicas não transmissíveis.

21 Benefícios Prevenção da Hipertensão Redução do colesterol LDL
Aumento do colesterol HDL Reduz os níveis de triglicérides Melhora o controle da DMII Aumento do consumo da glicose Melhora do controle glicêmico

22 Benefícios Aumento da flexibilidade - Previne: estiramentos musculares
contraturas musculares Melhora o tônus muscular Previne o surgimento de varizes Fortalecimento dos ossos e das articulações

23 Benefícios Melhora de fluxo sanguíneo cerebral; Redução do stress;
Melhora da auto-estima; Redução da ansiedade; Melhora na qualidade de vida.

24 Dicas para prática de atividade física
Fazer avaliação clínica antes de iniciar atividade física (identificar as condições de saúde e/ou fatores de risco); Dieta adequada e cuidado com a hidratação; Controlar frequência, intensidade e volume de prática esportiva; Executar corretamente os movimentos (qualidade técnica); Sentir prazer na prática esportiva; Dormir bem e estar mentalmente saudável; Utilizar os equipamentos adequados (calçados, vestuário e equipamentos).

25 Atividade física x Obesidade
Atividade física constitui um fator de interferência no controle do peso corporal; Pouca aderência pela população obesa; Ser ativo pode representar um ganho de diversos benefícios extremamente importantes a saúde; Adotar um comportamento mais ativo diante de algumas situações do dia a dia.

26 Atividade física x Obesidade
Escolha uma modalidade de atividade física agradável; Evite ter grandes expectativas; Evite ser competitive; Combine atividade física com atividades sociais; Devem ser continuas por toda vida. Não tente ser muito intenso e divirta-se sendo saudável.

27 Atividade física x Obesidade
Caminhar todos os dias; Usar escadas ao invés de elevadores; Encontrar um atividade que seja adequada e que se encaixe ao seu estilo de vida; Ir a uma academia ou aulas de ginástica; Encontrar um amigo, colega de trabalho ou familiar para acompanhá-lo; Fazer exercício todos os dias no mesmo horário.

28 A atividade física libera no organismo a adrenalina perfeita que sua saúde e felicidade precisam. PRATIQUE!!

29 Centro de Atenção à Saúde
OBRIGADA! Centro de Atenção à Saúde (31) ou (31)


Carregar ppt "OBESIDADE E ATIVIDADE FÍSICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google