A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução ao Estudo do Sistema Muscular

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução ao Estudo do Sistema Muscular"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução ao Estudo do Sistema Muscular

2 Conceito O sistema muscular é formado por todos os músculos do corpo e o seu campo de estudo é a miologia. A miologia estuda os músculos, que são os elementos ativos do movimento, sendo os passivos os ossos e as articulações.

3 Conceito As células musculares especializam-se para a contração e o relaxamento, agrupando-se em fascículos (ou feixes) para formarem os músculos, que se acham fixados pelas suas extremidades. As células musculares são frequentemente denominadas fibras musculares, porque são longas e estreitas quando relaxadas, são células contráteis especializadas. Os músculos movem os segmentos do corpo por encurtamento da distância que existe entre suas extremidades fixadas - contração.

4 O Músculo

5 Componentes Anatômicos dos Mm. Estriados Esqueléticos
Porção Média: Ventre Muscular Parte contrátil Extremidades: Tendões (cilindróides) ou Aponeuroses (laminares) Esbranquiçados e brilhantes; Muito resistentes ; Praticamente inextensíveis; Prendem o músculo ao esqueleto.

6 Mecânica Muscular As extremidades do músculo prendem-se em pelo menos 2 ossos, de modo que o músculo cruza a articulação. A contração do ventre muscular produz um trabalho mecânico representado pelo deslocamento de um segmento do corpo. As fibras musculares podem reduzir em cerca de um terço ou metade do seu comprimento de repouso. Trabalho (T) = Potência (P) do músculo X Amplitude de contração (A) potência - no. de fibras do ventre muscular amplitude - grau de encurtamento

7 Estimulação Elétrica do Músculo
Célula muscular está sob o controle do SN. Cada músculo possui seu nervo motor, que divide-se em muitos ramos para controlar todas células dos músculos. A sinapse entre o nervo e a fibra muscular ocorre nas placas motoras. Quando o impulso nervoso passa através do nervo, a placa motora transmite o impulso às células musculares determinando sua contração (encurtamento).

8 Unidade Motora

9 Pool de Motoneurônios

10 Órgão Tendíneo de Golgi

11 Fuso Neuromuscular

12 Reflexo Patelar

13 Tipos de Contração Muscular
Tônica Fásica Isométrica Isotônica Concêntrica Excêntrica Reflexa

14 Contração Tônica Mesmo quando estão relaxados, os músculos de um indivíduo consciente estão quase sempre levemente contraídos, dá-se o nome de CONTRAÇÃO TÔNICA. Esta pequena contração, denominada tônus muscular, não produz movimento ou resistência ativa, mas confere ao músculo uma certa firmeza, ajudando na estabilidade das articulações e na manutenção da postura, enquanto mantém o músculo pronto para responder a estímulos apropriados.

15 Contração Fásica As contrações que produzem movimento ou resistência ativa são chamadas de CONTRAÇÕES FÁSICAS. Existem 2 tipos principais de contrações fásicas: contrações isotônicas contrações isométricas.

16 Contração Fásica Nas contrações isotônicas o músculo muda de comprimento em relação à produção de movimento. Nas contrações isométricas o comprimento do músculo permanece o mesmo, não há movimento, mas há aumento da força (tensão muscular) acima dos níveis tônicos, sendo importante para manter a postura vertical e quando os músculos atuam como fixadores.

17 Tipos de Contração Isotônica
Na contração concêntrica, há movimento em virtude de encurtamento muscular. Na contração excêntrica o músculo sofre um relaxamento controlado e gradual enquanto exerce continuamente uma força (reduzida).

18 Contração Reflexa movimentos respiratórios do diafragma,
níveis de oxigênio e dióxido de carbono no sangue, embora possamos controlá-lo voluntariamente dentro de certos limites; reflexo miotático, que resulta em movimento após um alongamento muscular produzido por percussão de um tendão com um martelo de reflexo.

19 Ação Muscular Qualquer movimento envolve a ação de vários músculos.
A este trabalho em conjunto dá-se o nome de coordenação motora.

20 Classificação Funcional dos Músculos
Quando um músculo é o agente principal na execução de um movimento ele é nomeado de agonista. Quando um músculo se opõe ao trabalho de um agonista, seja para regular a rapidez ou a potência de ação deste agonista, ele é dito antagonista. Quando um músculo atua no sentido de eliminar algum movimento indesejado que poderia ser produzido pelo agonista, ele é chamado de sinergista.

21 Origem e Inserção Origem: extremidade do músculo presa à peça óssea que não se desloca - Ponto Fixo Inserção: é a extremidade do músculo presa à peça óssea que se desloca - Ponto Móvel

22 Fáscia Muscular Lâmina de tecido conjuntivo que envolve cada músculo;
É uma bainha elástica de contenção; Permite o deslizamento dos músculos entre si; Espessura varia de músculo para músculo. Septo muscular: prolongamento que parte de uma fáscia espessada e termina fixando-se ao osso.

23 Classificação dos músculos QUANTO À FORMA
Músculos Planos Possuem fibras paralelas frequentemente com uma aponeurose m. peitoral maior m. oblíquo externo

24 Classificação dos músculos QUANTO À FORMA
Músculos Peniformes semelhantes a penas na organização de seus fascículos. unipeniformes: m. extensor longo dos dedos Peniformes: m. gastrocnêmio Multipeniformes: m. deltóide

25 Classificação dos músculos QUANTO À FORMA
Músculos Fusiformes possuem formato de fuso com ventre muscular arredondado e espesso e extremidades afiladas. m. bíceps braquial

26 Classificação dos músculos QUANTO À FORMA
Músculos Quadrados Têm quatro lados iguais. m. pronador quadrado.

27 Classificação dos músculos QUANTO À FORMA
Músculos Circulares ou Esfincterianos Circundam uma abertura ou orifício do corpo, fechando-o quando se contraem. m. orbicular da boca

28 Classificação dos músculos QUANTO À ORIGEM
Bíceps: 2 cabeças de origem Tríceps: 3 cabeças de origem Quadríceps: 4 cabeças de origem

29 Classificação dos músculos QUANTO À INSERÇÃO
Bicaudados: 2 tendões de inserção Policaudados: 3 ou mais tendões de inserção

30 Classificação dos músculos QUANTO AO VENTRE MUSCULAR
Digástricos: apresentam 2 ventres musculares Poligástricos: apresentam 3 ou mais ventres musculares

31 Classificação dos músculos QUANTO À AÇÃO
Flexor Extensor Adutor Abdutor Rotador medial Rotador lateral Pronador Supinador


Carregar ppt "Introdução ao Estudo do Sistema Muscular"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google