A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino Fundamental, 6º Ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino Fundamental, 6º Ano"— Transcrição da apresentação:

1 Ensino Fundamental, 6º Ano
LÍINGUA PORTUGUESA Ensino Fundamental, 6º Ano Advérbios

2 Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios
É a palavra invariável que modifica o verbo, acrescentando-lhe circunstância de tempo, modo, lugar, intensidade, ... Ex. Ele cantou pouco. Fonte:

3 CLASSIFICAÇÃO DO ADVÉRBIO:
Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios CLASSIFICAÇÃO DO ADVÉRBIO: AFIRMAÇÃO= sim, deveras, certamente, efetivamente, incontestavelmente, realmente ... 2) DÚVIDA= provavelmente, talvez, acaso, porventura, decerto ... Fonte:

4 Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios
INTENSIDADE = muito, pouco, bastante, mais, menos, demais, tão, tanto, meio, todo, demasiadamente... 4) LUGAR = aqui, ali, aí, perto, longe, atrás, abaixo, além, aquém, adiante ... Fonte: Fonte:

5 7) NEGAÇÃO= não, absolutamente.
Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios MODO= bem, mal, assim, apenas, depressa, devagar e a maior parte dos que terminam em –mente: tristemente, calmamente... TEMPO= hoje, amanhã, ontem, breve, logo, antes, jamais, outrora, antigamente, diariamente... 7) NEGAÇÃO= não, absolutamente.

6 Por que a escola está agitada? Quando você a viu?
Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios OBSERVE: Onde os juros vão parar? Por que a escola está agitada? Quando você a viu? Como será feito este trabalho? ONDE, POR QUE, QUANDO e COMO são advérbios interrogativos, empregados em frases interrogativas expressando circunstância de lugar, tempo, modo... Fonte:

7 Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios
LOCUÇÃO ADVERBIAL São duas ou mais palavras que exercem função de advérbio, exprimindo também circunstância de lugar, tempo, modo, causa... ex. Em Pernambuco, as mudanças governamentais começaram em 1964. ex. Ela mora no céu. Fonte:

8 PARA QUE SERVE O ADVÉRBIO ?????
Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios PARA QUE SERVE O ADVÉRBIO ????? Enquanto o verbo expressa as ações do homem, o advérbio é responsável por precisar as circunstâncias em que ocorrem essas ações. Noções com tempo, lugar, causa, consequência, condição, etc. tornam os enunciados mais completos e precisos, aproximando-os da riqueza e diversidade dos fatos e das ações humanas. Fonte:

9 Vejamos nos exemplos seguintes :
Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios O ADVÉRBIO MODIFICA APENAS O VERBO ??? Etimologicamente, advérbio (ad, “junto de + verbo) significa “ termo que acompanha o verbo”. Apesar disso, os advérbios de intensidade podem acompanhar, além de verbos, substantivos, adjetivos e advérbios. Vejamos nos exemplos seguintes : Fonte: apimages.com

10 ex. Quase atriz , já consulta com eficiência.
Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios ex. Quase atriz , já consulta com eficiência. ex. O rei tem olhos muito claros. ex. A vida lhe corre muito bem. Alguns advérbios podem, ainda, se referir a uma oração: ex. Felizmente, tudo se resolveu. Fonte: www. apimages.com

11 FUNÇÃO SINTÁTICA DO ADVÉRBIO:
Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios FUNÇÃO SINTÁTICA DO ADVÉRBIO: O advérbio e a locução adverbial desempenham na oração a função de adjunto adverbial, classificando-se de acordo com as circunstâncias que acrescentam ao verbo, ao adjetivo e ao advérbio. ex. Meio tonta, deixou-se cair na cama. Fonte:

12 BASTANTE,CARO,BARATO,MEIO E LONGE
Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios QUANDO É ADVÉRBIO E QUANDO É ADJETIVO? BASTANTE,CARO,BARATO,MEIO E LONGE Não sei quando essas palavras funcionam como advérbio ou como adjetivo ? FONTE:

13 É IMPORTANTE SABER !!!! Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios
O adjetivo é um delimitador. Tem uma relação direta com o termo que ele está delimitando (geralmente, o substantivo) e com ele faz concordância (número e grau). FONTE: FONTE:

14 O advérbio denota uma circunstância em que as coisas ocorrem.
Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios O advérbio denota uma circunstância em que as coisas ocorrem. É muito ligado ao verbo. Há uma regra comum para essas palavras: a) Se funcionam como advérbio, não flexionam. b) Se funcionam como adjetivo, flexionam. Fonte:

15 a) Havia bastantes laranjas maduras.
Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios EXEMPLOS : a) Havia bastantes laranjas maduras. __ O que havia ? Bastantes laranjas = muitas laranjas. O termo “bastantes” está ligado ao substantivo “laranjas” e concorda com ele plenamente , é portanto , um adjetivo. FONTE:

16 c) Ele bebeu meia taça com vinho.
Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios b) Os livros custam barato. A palavra “barato” está ligada ao verbo “custar” e não ao substantivo livros. Referindo-se ao verbo, ela não sofre flexão, não vai para o plural. É um advérbio. c) Ele bebeu meia taça com vinho. __ Ele bebeu metade da taça com vinho. A palavra “meia” está ligada ao substantivo “taça”. Portanto, é um adjetivo. Fonte:

17 Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios
Esta questão está meio confusa. O termo ”meio” é um advérbio, porque representa a circunstância em que a questão está sendo apresentada. Poderia estar completamente, parcialmente confusa. Fonte:

18 No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho
Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios OBSERVE ESTE POEMA E RESPONDA: NO MEIO DO CAMINHO No meio do caminho tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho Tinha uma pedra Fonte:

19 Nunca me esquecerei desse acontecimento
Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios Nunca me esquecerei desse acontecimento Na vida das minhas retinas tão fatigadas Nunca me esquecerei que no meio do caminho Tinha uma pedra Tinha uma pedra no meio do caminho No meio do caminho tinha uma pedra. (Carlos Drummond) Fonte:

20 a) Quais os advérbios e locuções adverbiais desse texto ?
Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios A classe dos advérbios e locuções adverbiais desempenha um papel de destaque na construção de sentido do poema: a) Quais os advérbios e locuções adverbiais desse texto ? Resposta: locuções adverbiais: no meio do caminho, na vida de minhas retinas tão fatigadas. Advérbios: tão, nunca.

21 Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios
b) Qual destes valores semânticos a expressão “no meio do caminho” tem: tempo, modo, lugar ou causa ? Resposta : lugar Fonte:

22 Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios
C) O que ocorre espacialmente com a palavra “pedra” e com a locução “no meio do caminho” ? Resposta: caminho , ou o contrário. A disposição formal da palavra “pedra” e da locução adverbial “no meio do caminho” reforça o sentido conotativo, pois, é como se um desses termos sempre fosse um obstáculo para o outro, não havendo possibilidades de trilhar livremente o caminho ou de transpor a pedra. Fonte:

23 ex. Mamãe, ande devagarzinho para não forçar o joelho.
Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios É IMPORTANTE SABER!!!!! 1) Na linguagem afetiva e familiar, é comum o advérbio assumir a forma diminutiva. Nesse caso, tem valor de superlativo. ex. Mamãe, ande devagarzinho para não forçar o joelho. __ Nesse caso, “devagarzinho” significa “muito devagar”, “um tanto devagar”. Fonte:

24 Ex. O aluno lia o livro tranquilo e sossegadamente.
Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios 2) Quando numa frase dois ou mais advérbios terminados em “_mente” modificam a mesma palavra pode-se usar o sufixo apenas no último deles, a fim de tornar mais leve o enunciado. Ex. O aluno lia o livro tranquilo e sossegadamente. Fonte:

25 Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios
OBSERVE: Leia esta frase do escritor Lima Barreto, observando o emprego dos advérbios destacados: “Quis ainda ver se a dissuadia daquele pensamento; Ismênia, porém, continuava a repeti-lo pacientemente, docemente, serenamente...” Fonte:

26 Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios
Comparando as duas frases, você deve ter observado que o escritor suprimiu a palavra “e” e empregou o sufixo “- mente” em cada um dos advérbios. Nesse caso, para proceder dessa forma, ele teve provavelmente a intenção de dar realce às circunstâncias expressas pelo advérbio, enfatizando a calma da personagem ao repetir o pensamento. Fonte:

27 Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios
OBSERVE ESTE ANÚNCIO E RESPONDA : “Ótimo nas curvas. Ótimo nas retas. Ótimo na sua garagem”. __ Do ponto de vista semântico , que efeito de sentido provoca a repetição, no enunciado, da palavra “ótimo”, seguida das locuções ? Fonte:

28 Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios
A repetição da palavra “ótimo” enfatiza a qualidade do produto e leva a crer que, sob qualquer ponto de vista e em qualquer circunstância, a compra do automóvel levará o cliente a um alto grau de satisfação. Fonte:

29 Observe o cartão postal abaixo e responda:
Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios ATIVIDADES... Observe o cartão postal abaixo e responda:

30 Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios
Imagine que você está passando as férias de verão numa praia linda e resolve compartilhar o que você está sentindo com um parente ou uma pessoa querida. Então, escreva um cartão-postal para essa pessoa. Não se esqueça de utilizar expressões que indiquem lugar, tempo, bem como expressões que revelam como você está passando o tempo, ou até mesmo descrever sua rotina.

31 2) Leia a tirinha com atenção e responda:
Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios 2) Leia a tirinha com atenção e responda: Fonte:

32 Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios
Identifique o advérbio presente no primeiro quadrinho? Como ele se classifica? b) A palavra realmente está escrita em destaque no texto (em negrito). Por quê? c) O que esse advérbio revela sobre o que Helga pensa de Hagar? Afinal, por que Hagar precisa de duas mãos extras? Fonte:

33 Referências bibliográficas de pesquisa:
Língua Portuguesa, 6º Ano, Advérbios Referências bibliográficas de pesquisa: Cereja, William Roberto. Português e Linguagem. São Paulo: Saraiva, 2013. Terra, Ernani. Gramática e produção de texto.São Paulo : Scipione,2002 Nicola, Floriana, Ernani. Português para o ensino médio. Volume Único. São Paulo, Editora Scipione. 2003, 1ª Edição. SITES :


Carregar ppt "Ensino Fundamental, 6º Ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google