A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Heidegger “O ser e a analítica existencial” Toda essa turma, 5º Período, caminha para a Morte! Hahahahahahahahahah 1889 - 1976.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Heidegger “O ser e a analítica existencial” Toda essa turma, 5º Período, caminha para a Morte! Hahahahahahahahahah 1889 - 1976."— Transcrição da apresentação:

1 Heidegger “O ser e a analítica existencial” Toda essa turma, 5º Período, caminha para a Morte! Hahahahahahahahahah 1889 - 1976

2 Os existenciais: (analítica existencial) Ser-no-mundo/ser-com-o-outro Existência (Dasein) Fora de si - Possibilidade Temporalidade Ser-para-morte Angústia Metafísica do sujeito: (1930) Ideia Substância Deus A matéria O espírito A vontade Primeiro Heidegger Segundo Heidegger

3 Para Heidegger o ‘fenômeno’ é o que está implícito em tudo aquilo que se manifesta: –Mas em geral é: Menosprezado Não olhado de frente –Tarefa da filosofia: »Retirá-lo do esconderijo

4 O fenômeno por excelência é o Ser: –É ao mesmo tempo: O mais conhecido, porque implícito em todos os outros conceitos; O mais obscuro –Tanto é verdade que tentar fixá-lo: »Fixar o puro ser, não o ente, não o ser deste ou daquele outro – provoca vertigens. »E ninguém menos que Hegel o identificou com o nada »Compreendemos pois o ser e todavia não temos seu conceito.

5 A característica do homem é justamente a ‘compreensão’ do ser: –O homem é o ‘ente ontológico’, isto é, aquele que tem a ‘compreensão’, o ‘logos do ser’; Portanto, a tarefa da ontologia filosófica é tornar explícita esta vaga compreensão do ser que todo homem possui.

6 Característica fundamental do homem: –A existência: É o modo específico de ser do homem É o homem, considerado em seu modo de ser É o Dasein, o ser-aí –Em que ‘aí’ indica ao mesmo tempo seu ser de fato, seu encontrar-se no mundo sem ter-se colocado ali por conta própria, e o lugar em que se manifesta o ser. Observação: “A ontologia está relacionada à antropologia, e de fato ‘Ser e Tempo’ é uma ‘analítica existencial’, isto é, uma descrição da existência”.

7 O modo de ser do homem é a existência: –A existência é um: ‘referir-se a... ( intencionalidade ) haver de ser: –(perder-se ou ganhar-se) »A existência não acontece, como os fatos acontecem, é decidida! O ser do homem: –É sempre uma ‘possibilidade’ a atualizar –Por isso o homem pode escolher-se: Conquistar-se ou perder-se O homem é o ente para o qual o que está em jogo é seu ser.


Carregar ppt "Heidegger “O ser e a analítica existencial” Toda essa turma, 5º Período, caminha para a Morte! Hahahahahahahahahah 1889 - 1976."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google