A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Médio, 1º Ano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Médio, 1º Ano"— Transcrição da apresentação:

1 LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Médio, 1º Ano Verbo: relação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele.

2 Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele Português, 2.º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele Do ponto de vista sintático, o verbo organiza as orações; do ponto de vista morfológico, possui flexões para indicar pessoa, número, tempo, modo, voz e aspecto. Na língua, do ponto de vista semântico, o verbo é a palavra que expressa ação, estado, mudança de estado e fenômeno. Dominar as várias possibilidades de utilização do verbo é essencial nas situações formais de uso da língua.

3 Observe a capa da Revista Galileu de setembro de 2012:
Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele Observe a capa da Revista Galileu de setembro de 2012: Galileu é uma revista mensal, direcionada principalmente ao interlocutor jovem, como você. As reportagens e notícias publicadas nela trazem informações nas diferentes áreas do conhecimento: ciência, tecnologia, neurociência, etc. A partir da leitura da capa, levante hipóteses sobre o assunto da matéria principal do mês. No título: Você compra. Eles sabem”, que palavras identificam o comportamento do consumidor e das empresas? 2. No subtítulo do anúncio, o produtor do texto convoca o leitor a praticar algumas ações a partir da leitura da reportagem. Quais são elas? 3. De acordo com o subtítulo, o que fazem as empresas? pessoal b) Os verbos: compra e sabem 2. Entenda / aprenda a escapar 3. Vigiam seu consumo e tentam influenciar suas escolhas.

4 Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele Você percebeu que as palavras compra, sabem, entenda, vigiam e tentam, bem como a expressão aprenda a escapar, correspondem a ações dos consumidores ou das empresas? Como você já estudou em anos anteriores, a classe gramatical que, entre outras coisas, expressa “ação” praticada por algo ou alguém denomina-se VERBO. Mas, como essa classe não se restringe a informar apenas uma ação, estudaremos mais detalhadamente o verbo e suas diferentes flexões.

5 Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele

6 Do ponto de vista semântico:
Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele SERÁ NEVA ENVELHECE ESTADO FENÔMENO DA NATUREZA MUDANÇA DE ESTADO Do ponto de vista semântico: Verbo é a classe gramatical que expressa um fato, uma ação, um estado, uma mudança de estado ou um fenômeno da natureza.

7 Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele Responda oralmente ao que se pede: Substitua a expressão vai premiar por uma forma verbal simples que tenha o mesmo valor semântico. Resposta: premiará Expressões formadas por dois ou mais verbos que constituem uma única unidade semântica denominam-se locuções verbais.

8 As locuções verbais são compostas por:
Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele As locuções verbais são compostas por: Um verbo principal que concentra o sentido da locução e fica sempre em uma forma nominal (gerúndio, infinitivo e particípio); Um ou mais verbos auxiliares que recebem as flexões indicativas de pessoa, número, modo e tempo. Os verbos auxiliares mais utilizados são: ser, estar, ter, haver e ir. Com frequência, as locuções verbais atribuem determinadas noções semânticas ao fato expresso pelo verbo principal. Observe o quadro: Uma locução verbal formada pelos verbos auxiliares ter ou haver + particípio do verbo principal constitui um tempo composto. Está premiando Ideia de duração no tempo Tem de premiar Ideia de obrigatoriedade Anda premiando Ideia de repetição, continuidade

9 Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele Verbo Do ponto de vista sintático, o verbo organiza as orações. Na língua, é a associação adequada de determinados termos ao verbo que garante a produção de enunciados eficientes. Você já estudou que o predicado é um elemento essencial da oração. Dominar a estrutura do predicado permite-nos, como leitores, ouvintes ou produtores de um texto, entender ou expressar melhor as relações entre o verbo, seus complementos e o que se diz sobre o sujeito da oração. Portanto, podemos concluir que o verbo mantém uma relação sintático-semântica com o sujeito da oração (termo anterior) e seus complementos (termos posteriores).

10 Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele Leia a tira Níquel Náusea, de Fernando Gonsales, e responda oralmente às questões a seguir. Qual é o sujeito das orações que compõem o primeiro e o segundo quadrinhos da tira? Como você observou, o referente do sujeito é o mesmo nas duas ora­ções, mas as afirmações do predicado sobre ele são diferentes. Em que consiste essa diferença? Leia com atenção o último quadrinho e justifique por que o apelido dado à mosquinha pelos outros insetos constrói o humor da tira. O bicho da goiaba. No 1.º caso, o sujeito pratica a ação. No 2.º caso, sofre uma mudança de estado. Resposta Pessoal.

11 Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele Ao responder às questões acima, você observou que o predicado, além de possuir um verbo, pode fazer diferentes tipos de declaração sobre o sujeito a que se refere. Na tira em estudo, o predicado da oração "Primeiro, o bicho da goiaba faz um casulo..." declara uma ação praticada pelo sujeito simples o bicho da goiaba. Já o pre­dicado da oração “... e depois se transforma nesta mosquinha!” declara uma mudança de estado desse mesmo sujeito, desta vez sujeito oculto.

12 Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele Resposta Pessoal.

13 Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele Os verbos presentes na mensagem (reenviar e terá) são transitivos, pois necessitam de objetos para completar, integrar seu sentido. Os termos que desempenham a função de objetos desses verbos são, respectivamente, esta mensagem, para vinte pessoas e muitos anos de azar. Desses complementos, dois (esta mensagem/muitos anos de azar) se relacionam direta­mente com o verbo, isto é, sem o auxílio de preposição. Esses complementos são denominados objetos diretos. Objeto direto é o termo da oração que completa, integra o sentido de um verbo diretamente, ou seja, sem uma preposição.

14 Porque ele confunde um jacaré cum um tronco de árvore,
Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele Porque ele confunde um jacaré cum um tronco de árvore,

15 Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele Na oração "Confiem em mim", o verbo confiar é transitivo, pois necessita de um termo (objeto) para integrar seu sentido. O termo que nessa oração desempenha a função de objeto é em mim. Os verbos que se relacionam com seus objetos indiretamente, isto é, por meio de uma preposição, são denominados transitivos indiretos. O complemento em mim, portanto, é um objeto indireto. 0 objeto indireto é um termo da oração que integra o sentido do verbo por meio de uma preposição. O objeto indireto é um termo da oração que integra o sentido do verbo por meio de uma preposição.

16 Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele Agente da passiva Leia um fragmento do lead da notícia “Bombeiros salvam um filhote de gato em operação que ganha aplausos”, veiculada na rádio Santa Cruz AM, de Pará de Minas (MG): . Final feliz para o gatinho que subiu em um pinheiro seco no bairro Recanto da Lagoa e foi salvo pelo Corpo de Bombeiros. Um telefonema recebido pela redação do Jornal da Manhã mostrava a aflição dos moradores da rua Edson Lanes Barbosa. [...] Disponível em: < Acesso em: 12 mar (Fragmento).

17 Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele Observe a oração extraída do lead da notícia: “...(o gatinho) foi salvo pelo Corpo de Bombeiros.” O gatinho é o sujeito paciente da ação verbal praticada pelo Corpo de Bombeiros. O termo da oração que, na voz passiva analítica, desempenha a função de responsável pela ação verbal denomina-se agente da passiva. Sujeito paciente (oculto) Verbo na voz passiva analítica Agente da passiva Agente da passiva é o termo da oração que, na voz passiva, pratica a ação verbal recebida pelo sujeito paciente.

18 Voz passiva: o sujeito paciente sofre a ação expressa pelo verbo.
Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele Voz passiva: o sujeito paciente sofre a ação expressa pelo verbo. Estrutura da voz passiva analítica: verbo ser (auxiliar) + verbo principal (no particípio).

19 Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele Lugar: Na Bahia Modo: a favor

20 Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele Os termos que, num enunciado, atribuem circunstâncias ao verbo são denominados adjuntos adverbiais. Os adjuntos adverbiais também podem estar associados a adjetivos ou a advérbios, intensificando o sentido destes. Adjunto adverbial é um termo acessório da oração que atribui circunstância ao verbo ou intensifica o sentido de um adjetivo ou de um advérbio.

21 Outras circunstâncias que os adjuntos adverbiais podem expressar:
Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele SAIBA MAIS! Outras circunstâncias que os adjuntos adverbiais podem expressar: Afirmação: Reconheço, com certeza, meu erro. Negação: Você não precisa se preocupar com isso. Companhia: Venha conosco à festa de formatura. Causa: Fizemos isso por você. Finalidade: Construímos tudo isso para nossa família. Intensidade: O exame foi imensamente desafiador. Há inúmeras outras circunstâncias que são definidas pelo contexto. Relações morfossintáticas do adjunto adverbial O adjunto adverbial pode ser representado por um advérbio ou por uma locução adverbial: Nos dias atuais a prática de exercícios físicos é muito incentivada Locução adverbial advérbio (adjunto adverbial) (adjunto adverbial)

22 Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele RESUMO Do ponto de vista sintático, o verbo organiza as orações, mantendo uma relação de dependência com os termos anteriores (sujeitos) e os termos posteriores (complementos, adjunto adverbial e agente da passiva); Do ponto de vista semântico, o verbo é a palavra que expressa ação, estado, mudança de estado e fenômeno. Verbo é a classe gramatical variável em pessoa, número, tempo, modo e voz que expressa um fato, uma ação, um estado, uma mudança de estado ou um fenômeno da natureza.

23 Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele ATIVIDADES Leia a tira de Fernando Gonsales e responda às questões de 1 a 5. NÍQUEL NÁUSEA Fernando Gonsales

24 A que se deve a discussão entre os dois ratos?
Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele A que se deve a discussão entre os dois ratos? Que tipo de predicado cada personagem emprega para referir-se a seu pedaço de queijo e ao pedaço que coube ao outro? Explique. O humor da tira é construído com a entrada de outro personagem. Levante hipóteses: por que os ratos encerraram a discussão? No enunciado do novo personagem, qual é a transitividade do verbo discutir, presente na locução verbal estavam discutindo? Dê um exemplo de enunciado em que esse mesmo verbo seja intran­sitivo. Ao pedaço de queijo de cada um. Predicado verbal e nominal. Resposta Pessoal. Transitivo direto. Resposta Pessoal.

25 Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele Leia esta crônica de Cecília Casas para responder às questões de 6 a 12. O beija-flor egoísta Apossou-se do galho que coloquei para conforto de todos os passarinhos, junto ao bebedouro de água açucarada, e não deixa nenhum semelhante se aproximar. Governa, também, o outro bebedouro, no extremo do terraço. Eu o vejo partir como um dardo no encalço de um desavisado beija-flor que vai tomar a água a que tem direito. E os persegue. Quer o domínio absoluto da situação. Volta, então, vitorioso e solitário, para o improvisado poleiro, seu quartel-general. Verde armadura, peito enfunado, mostrando a língua de légua e meia, este beija-flor quer tudo para si: usufruir do que só conquistou pela força, controlar o que nada fez para construir e, depois, virar as costas, fingir não ver um pássaro maior que se acerca e, simplesmente, bebe à farta. Grande covarde! CASAS, Cecília. O beija-flor egoísta. Pequenas crônicas de Itamambuca: Quiuí! Quiuí! São Paulo: Ave-Maria, p. 32.

26 8. Classifique esses verbos quanto à predicação e explique por quê.
Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele 6. Na crônica, quatro adjetivos são utilizados para descrever a "perso­nalidade" e o comportamento do beija-flor. Quais são eles? 7. Quais são as formas verbais dos três primeiros parágrafos que descre­vem o comportamento tirânico do pássaro? 8. Classifique esses verbos quanto à predicação e explique por quê. Vitorioso e solitário / enfunado / covarde Apossou-se, não deixa, governa, persegue, quer 9. Como se classifica o predicado da oração a seguir? E qual é o predicativo do sujeito? “Volta, então, vitorioso e solitário, para o improvisado poleiro, seu quartel- -general.” Verbo-nominal / vitorioso e solitário

27 Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele 10. Leia o trecho a seguir: “... Nas chuvas fortes, Narizinho ficava de nariz colado à janela, vendo chover. Se ventava, Pedrinho corria à varanda com o binóculo para espiar a dança das folhas secas – ‘quero ver se tem saci dentro’. E o Visconde dava as explicações científicas de todas as coisas”. Cada uma das palavras destacadas no texto exprime ação, estado ou fenômeno da natureza. Classifique-as de acordo com o quadro abaixo: Ação Estado Fenômeno Ação ver, correr, espiar, querer, ter e dar. Estado  ficar. Fenômeno chover  ventar.

28 Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele 11. Leia o texto e sublinhe os verbos. Quinta – feira, são quase duas da manhã e acabou de passar um filme na tevê. Um filme triste-triste, e minha mãe chorou no fim, eu vi que ela assoou o nariz na ponta do penhoar, mas não deu o braço a torcer, levantou tão depressa que nem deu para ver a cara dela, só falou “Como é tarde!” e correu pro quarto. O pai já está dormindo faz um tempão e nem deu pra falar que eu também tinha ficado triste. (Márcia Kupstas) 12. Sublinhe os verbos que expressam ação. O velho de cabelos grisalhos olha o garoto de roupa limpa e remendada.  Os três sentaram-se calmamente numa das mesas. O menino toma o leite em pequenos goles. Debrucei-me na grade da barca e respirei penosamente. Ele dirigia o carro tranquilamente. 13. Sublinhe os verbos e escreva o que cada um deles expressa (ação, estado ou fenômeno da natureza)a) O telefone tocou seguidamente no meu quarto.  Fui com ele ao parque de diversões.  Lá fora ventava forte, com o prenúncio de uma grande chuva Meu pai estava furioso com a minha demora.  Pedro corria pela calçada com seus patins novos. 

29 Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele 11. Leia o texto e sublinhe os verbos. Quinta – feira, são quase duas da manhã e acabou de passar um filme na tevê. Um filme triste-triste, e minha mãe chorou no fim, eu vi que ela assoou o nariz na ponta do penhoar, mas não deu o braço a torcer, levantou tão depressa que nem deu para ver a cara dela, só falou “Como é tarde!” e correu pro quarto. O pai já está dormindo faz um tempão e nem deu pra falar que eu também tinha ficado triste. (Márcia Kupstas) 12. Sublinhe os verbos que expressam ação. O velho de cabelos grisalhos olha o garoto de roupa limpa e remendada.  Os três sentaram-se calmamente numa das mesas. O menino toma o leite em pequenos goles. Debrucei-me na grade da barca e respirei penosamente. Ele dirigia o carro tranquilamente. 13. Sublinhe os verbos e escreva o que cada um deles expressa (ação, estado ou fenômeno da natureza): O telefone tocou seguidamente no meu quarto. (Ação) Fui com ele ao parque de diversões.  (Ação) Lá fora ventava forte, com o prenúncio de uma grande chuva. (Fenômeno da natureza) Meu pai estava furioso com a minha demora. (Estado) Pedro corria pela calçada com seus patins novos. (Ação)

30 Língua Portuguesa, 1º Ano, Verbo: ralação sintática e semântica com os termos anteriores e posteriores a ele LIVRO: ORMUNDO, Wilton. Conexões em língua portuguesa: gramática, volume único / Wilton Ornundo, Mara Scorsafava. – 1.º ed. – São Paulo: Moderna, 2013. SITES:


Carregar ppt "LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Médio, 1º Ano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google