A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Envelhecimento Tarsila Cunha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Envelhecimento Tarsila Cunha."— Transcrição da apresentação:

1 Envelhecimento Tarsila Cunha

2 Gerontologia Na compreensão de Papalléo Netto (2002), a gerontologia é uma disciplina científica multi, interdisciplinar e transdisciplinar, tendo como finalidade o estudo dos idosos, as características da velhice como fase final do ciclo de vida, o processo de envelhecimento e seus determinantes biopsicosociais.

3 No plano internacional, a GERONTOLOGIA designa o que corresponderia ao estudo do envelhecimento e em seu interior estão abrigadas a GERIATRIA, voltada para a prevenção e o tratamento das doenças na velhice (aspectos curativos e preventivos de atenção a saúde), e a GERONTOLOGIA SOCIAL, aspectos não orgânicos do envelhecimento.

4 Envelhecimento É um processo que ocorre durante o curso de vida do ser humano, iniciando-se com o nascimento e terminando com a morte. Alguns autores apontam que o processo de envelhecimento “começa no útero e termina no túmulo”

5 O envelhecimento é um processo complexo e universal sendo comum a todos os seres vivos.   Pode ser considerado como um processo contínuo, podendo observar-se uma evolução mais rápida ou, pelo menos, mais notória nas últimas fases da vida do homem.   O processo de envelhecimento é diferente de indivíduo para indivíduo. No entanto, embora dependendo da forma e efeitos que provoca, é inevitável e observável em todos os seres humanos.   

6 O processo de envelhecimento provoca no organismo modificações biológicas, psicológicas e sociais; porém, é na velhice que este processo aparece de forma mais evidente. Estas alterações determinam perda da capacidade de adaptação do individuo ao ambiente, causando maior vulnerabilidade e maior incidência de patologias, que terminam levando a morte. As modificações biológicas são as morfológicas, reveladas por aparecimento de rugas,cabelos brancos e outras; as fisiológicas, relacionadas às alterações das funções orgânicas; as bioquímicas, que estão diretamente ligadas às transformações das reações químicas que se processam no organismo.

7 As modificações psicológicas ocorrem quando, ao envelhecer, o ser humano precisa adaptar-se a cada situação nova do seu cotidiano. Já as modificações sociais são verificadas quando as relações sociais tornam-se alteradas em função da diminuição da produtividade e, principalmente, do poder físico e econômico, sendo a alteração social mais evidente em países de economia capitalista.

8 Velhice É a última fase do ciclo vital e é delimitada por eventos de natureza múltipla, incluindo, por exemplo, perdas psicomotoras, afastamento social, restrição em papéis sociais e especialização cognitiva. Na maioria dos indivíduos estas alterações do envelhecimento se manifestam a partir da terceira década de vida

9 Conceitos A Organização Mundial da Saúde – OMS – define a população idosa como aquela a partir dos 60 anos de idade. Esse limite é válido para os países em desenvolvimento. No Brasil, a idade considerada como limite para a velhice, levando em conta aspectos Legais é de 65 anos.

10 Conceitos Idade Cronológica:  é aquela relacionada aos documentos, que se baseia simplesmente no calendário para determinar o tempo que se passou para uma pessoa. Idade biológica (idoso): refere-se ao envelhecimento das células, que é diretamente relacionado à qualidade de vida e aos hábitos adquiridos no dia a dia. 

11 Idade Psicológica: Relação entre idade cronológica e capacidades (percepção, aprendizagem, memória, senso subjetivo da idade) Idade social: Capacidade de adaptação do indivíduo ao desempenho de papéis e comportamentos esperados para a idade, num dado momento histórico da sociedade. Senescência: somatório das alterações orgânicas, funcionais e psicológicas próprias ao envelhecimento.

12 Senilidade: Alterações determinadas por afecções que acometem o idoso.
Autonomia: Capacidade de decisào, comando Independência: Capacidade de realizar algo com seus próprios méritos.


Carregar ppt "Envelhecimento Tarsila Cunha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google