A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

(Ensino Fundamental , 9º ano)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "(Ensino Fundamental , 9º ano)"— Transcrição da apresentação:

1 (Ensino Fundamental , 9º ano)
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) CONCEITO DE MOVIMENTO, RELACIONANDO GRANDEZA E UNIDADES DE MEDIDA E SUA RELAÇÃO COM O DIA-A-DIA

2 Movimento O que é o movimento?
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Movimento O que é o movimento? É a variação de posição espacial de um objeto ou ponto material em relação a um referencial no decorrer do tempo. Se não tomar-se um referencial, não poder-se-á dizer se algo está em movimento ou parado.

3 Cinemática Cinemática
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Cinemática Cinemática É a parte da mecânica que estuda os movimentos dos corpos ou partículas sem se levar em conta o que os causou. Movimento, repouso e referencial Um móvel está em movimento em relação a certo referencial quando o móvel sofre um deslocamento em relação ao mesmo referencial, isto é, quando há uma variação da posição do móvel em função do tempo decorrido.

4 CONCEITOS BÁSICOS DE CINEMÁTICA
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia CONCEITOS BÁSICOS DE CINEMÁTICA Móvel é todo corpo dotado de movimento: um trem correndo velozmente sobre os trilhos, um navio cruzando o oceano, uma pessoa correndo, uma bola rolando, são exemplos. 26/07/2015 Ponto material é todo corpo cujas dimensões são desprezíveis em relação às distâncias consideradas: um automóvel em movimento numa rodovia.

5 Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Referencial e repouso É chamado de referencial  o corpo em relação ao qual identifica, se o móvel está em movimento ou em repouso. É  importante saber também que a forma da trajetória que um corpo descreverá depende do referencial que se adotou. 28/07/2015

6 Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Um corpo pode, num determinado instante, estar em repouso em relação a um certo referencial e, em movimento, em relação a outro referencial. 28/07/2015

7 Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Trajetória É o lugar geométrico ocupado pelo móvel ao longo do seu movimento. Seu "rastro" no espaço visto por um certo observador. Logo a trajetória depende do observador/referencial. Observe que: quem estiver dentro do avião verá o objeto cair em linha reta e, quem estiver na Terra verá um arco de parábola. 23/07/2015

8 Com relação a trajetória, os movimentos são classificados em:
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Com relação a trajetória, os movimentos são classificados em: Retilíneos quando a trajetória do móvel é em linha reta: a queda de uma bola, a descida de um elevador, um avião cortando o ar, são exemplos. 26/07/2015

9 Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Curvilíneos quando a trajetória do móvel é em linha curva, incluindo, os movimentos circulares, elípticas, parabólicos e hiperbólicos. 26/07/2015 26/07/2015 26/07/2015

10 Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Também podemos dividir os movimentos retilíneos e curvilíneos em três tipos diferentes: uniforme : a velocidade do corpo não muda com o passar do tempo; acelerado : a velocidade do corpo aumenta com o passar do tempo; retardado : a velocidade do corpo diminui com o passar do tempo. Movimento retilíneo uniforme : o corpo movimenta-se em linha reta e sua velocidade nunca muda. Movimento retilíneo acelerado : o corpo movimenta-se em linha reta e sua velocidade aumenta com o tempo. Movimento retilíneo retardado : o corpo movimenta-se em linha reta e sua velocidade diminui com o tempo Movimento curvilíneo uniforme : o corpo não se movimenta em linha reta e o módulo da sua velocidade nunca muda. Movimento curvilíneo acelerado : o corpo não se movimenta em linha reta e o módulo da sua velocidade aumenta com o passar do tempo. Movimento curvilíneo retardado : o corpo não se movimenta em linha reta e o módulo da sua velocidade diminui com o passar do tempo.

11 Movimento e sua relação no dia-a-dia
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Movimento e sua relação no dia-a-dia A rotação da Terra movimento que ela executa é responsável pela alternância entre o período de tempo ensolarado e o período de tempo sem incidência solar direta conhecidos como dia e noite. /07/2015

12 Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Correntes Marítimas A existência das correntes marítimas está ligada ao Movimento de Rotação da Terra. Fatores que influenciam ventos a direção das temperatura correntes marítimas salinidade relevo submarino

13 Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Os oceanos são o centro de movimentos permanentes podendo arrastar as partículas líquidas muito longe do seu local de origem: são as chamadas correntes marinhas. A sua influência é considerável tanto para a navegação como para a economia geral dos mares e para o clima. Elas também interferem na vida marinha, tendo influência direta no equilíbrio de oceanos e mares. 27/07/2015

14 Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia 27/07/2015 27/07/2015

15 Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia COORDENAÇÃO MOTORA– É a capacidade de realizar movimentos coordenados, controlando os pequenos músculos para realizar exercícios. Exemplo: rasgar e recortar papéis, dobraduras, exercícios, entre outros. /07/2015

16 A linguagem matemática do movimento
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia A linguagem matemática do movimento Posição (S) de um ponto material é o lugar que o móvel ocupa em relação ao referencial adotado. /07/2015

17 Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Deslocamento ( ΔS) corresponde à posição que o móvel ocupa no final do movimento, menos sua posição no início do movimento. 27/07/2015

18 Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Intervalo de tempo ( Δt ) é o tempo transcorrido entre o instante final e o instante inicial. 27/07/2015

19 Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Velocidade média ( Vm ) é determinada pela razão entre o deslocamento (ΔS ) e o intervalo de tempo (Δt). Um rapaz percorre espaços iguais em tempos iguais. Ele leva 2 s para percorrer cada 10 m (em relação a posição inicial, que neste caso é zero), teremos: 27/07/2015

20 Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Grandezas físicas, unidades de medidas, transformações de unidades, notação científica e algarismos significativos Uma grandeza física é uma quantidade que pode ser medida e representada por um número associado a uma unidade de medida. 27/07/2015

21 Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Exercício resolvido Calcular, em m/s, a velocidade de um móvel que percorre 14,4 km em 3 min.

22 Grandezas fundamentais
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Grandezas fundamentais Unidades fundamentais Nome da unidade Símbolo Comprimento metro m Massa quilograma Kg Tempo segundo s Temperatura Kelvin K Intensidade de corrente ampère A Intensidade luminosa candela cd Quantidade de matéria mol

23 Movimento, em que a velocidade é constante.
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Movimento uniforme Movimento, em que a velocidade é constante. 27/07/2015

24 Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Movimento variado Movimento, em que a velocidade varia ( aumenta ou diminui ) no decorrer do tempo. /07/2015

25 Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Aceleração média (am) 27/07/2015

26 Movimento dos corpos em queda livre
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Movimento dos corpos em queda livre Aceleração que ocorre pela atração gravitacional que a Terra exerce nos corpos que estão em suas proximidades. A aceleração dos corpos em queda livre é de aproximadamente 9,8 m/s2 27/07/2015

27 Qual o valor da aceleração?
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Exercício 1º) Um Guepardo percorreu 81 m em cerca de 3s. Qual a Velocidade Média que ele desenvolveu? 2º) Um trem viaja com velocidade média de 60km/h durante 1,5h. Qual foi a distância percorrida nesse tempo? 3º) O que anda mais rápido: um carro 20m/s ou um ônibus a 54km/h? faça o cálculo para justificar sua resposta? 4º) Um carro parte do repouso e atinge a velocidade de 15 m/s ao fim de 3s. Qual o valor da aceleração? 5º) Um objeto cai do alto de um edifício, gastando 7s na queda. Calcular com que velocidade chega ao solo.

28 3º) O Carro é mais rápido porque ele anda a 20m/s e o ônibus a 15m/s
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia Gabarito 1º) 27m/s 2º) 90km 3º) O Carro é mais rápido porque ele anda a 20m/s e o ônibus a 15m/s 4º) 5m/s2 5º)a=g=9,8x7= 68,6 m/s

29 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ciências (Ensino Fundamental , 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Acesso em 08/10/2015 Acesso em 08/10/2015 Acesso em 08/10/2015 Acesso em 08/10/2015 Acesso em 08/10/2015 Acesso em 08/10/2015 Acesso em 08/10/2015 Acesso em 08/10/2015 Acesso em 08/10/2015 Acesso em 08/10/2015 Acesso em 08/10/2015 Acesso em 08/10/2015 Acesso em 08/10/2015 Acesso em 08/10/2015


Carregar ppt "(Ensino Fundamental , 9º ano)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google