A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicologia da Educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicologia da Educação"— Transcrição da apresentação:

1 Psicologia da Educação
Psicologia em construção – Ana Bock

2 Vigotski e a psicologia sócio-histórica
Contribuições – uma psicologia que estudasse o homem e seu mundo psíquico como uma construção histórica e social. O homem é um ser ativo, social e histórico. O homem constrói sua existência a partir de uma ação sobre a realidade, que tem, por objetivo, satisfazer suas necessidades. As necessidades básicas do homem não são apenas biológicas, elas, ao surgirem são imediatamente socializadas.

3 Princípios da teoria A linguagem e o pensamento humano têm origem social e cultural. Psiquismo humano – influência das condições sociais como constitutivas deste mundo psicológico. O homem é construído ao longo de sua vida a partir de sua intervenção no meio (sua atividade instrumental) e da relação com os outros homens.

4 Linguagem e pensamento para vigotski
Somos únicos, mas não somos autônomos! O processo de aquisição da linguagem perpassa a interação com o outro. O homem, ao nascer, é candidato à humanidade e a adquire no processo de apropriação do mundo. Nesse processo, converte o mundo externo em um mundo interno e desenvolve, de forma singular, sua individualidade. Através da mediação das relações sociais e das atividades que desenvolve, o homem se individualiza, tornar-se homem, desenvolve suas possibilidades e significa seu mundo.

5 A linguagem... É produzida socialmente e historicamente.
Materializa e dá forma a uma das aptidões humanas: a capacidade de representar a realidade. Desenvolve o pensamento. É instrumento essencial na construção da consciência, na construção de um mundo interno, psicológico. Permite a apropriação de outros instrumentos sociais  torna-se indivíduo e significa esse papel.

6 Aprendizagem e desenvolvimento em uma perspectiva sócio-interacionista
Para Vigotski: Aprendizagem  Desenvolvimento  através da mediação com o outro  Zona de Desenvolvimento proximal. Para Piaget: Desenvolvimento  Aprendizagem  Estágios de desenvolvimento Desenvolvimento da linguagem limitado pelo desenvolvimento cognitivo. Para que ocorra o desenvolvimento a criança passa por uma série de estágios. Estágios em Piaget  Sensório-motor; Pré-operacional, Operações concretas e Operações formais.

7 Zona de desenvolvimento proximal
Zona de desenvolvimento proximal pressupõe uma interação em uma tarefa entre uma pessoa mais competente e uma pessoa menos competente, de forma que a pessoa menos competente se torne autonomamente proficiente naquilo que de início era uma tarefa realizada conjuntamente. Importância da interação ou mediação  o resultado da aprendizagem vai além daquele atingido por qualquer dos integrantes isoladamente. Importância da interação social na resolução dos problemas.

8 Possibilita a construção de novos significados – o sujeito com menor competência não reproduzirá concepções do sujeito com maior competência, e sim ressignificar e significar outros conceitos a partir da interação.

9 PONTOS IMPORTANTES NESSA TEORIA
A consciência humana revela as determinações sociais e históricas do homem. Não há a possibilidade de compreensão do aluno sem levar em consideração os aspectos socio históricos culturais do mesmo. Fenômenos sociais -> Subjetividade individual e social.

10 SUBJETIVIDADE Subjetividade individual – significação das experiências vividas no meio  ao viver suas próprias experiências o sujeito vai se constituindo e construindo sentido para as experiências que vivencia. Subjetividade social – produção de sentidos inseparáveis do contexto social que é diverso e múltiplo e que se reconstitui na ação dos sujeitos.

11 Não há como conhecer o aluno sem que se conheça sua realidade, conhecer seu mundo social no qual estamos imersos e do qual somos construtores.


Carregar ppt "Psicologia da Educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google