A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação."— Transcrição da apresentação:

1 MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação

2 1.EDUCAÇÃO AMBIENTAL Deve envolver educadores, alunos e comunidade escolar em geral, incluindo os profissionais funcionários das escolas e os pais e responsáveis dos alunos matriculados.

3 EDUCAÇÃO AMBIENTAL A escola que produz projetos eficazes, envolvem comunidade, alunos e funcionários.

4 EDUCAÇÃO AMBIENTAL A instituição “Escola” é um instrumento fundamental no desenvolvimento da educação ambiental/gestão ambiental.

5 Educação Ambiental Espera-se proporcionar aos professores e alunos informações sobre educação ambiental, as quais irão fortalecer a pratica desta e de outras atividades possíveis...

6 Refletir sobre a Educação Ambiental na escola exige, em primeiro lugar, que pensemos sobre a relação entre educação, escola e sociedade.

7 Projetos ambientais na Escola a definição de Saviani (2005): “o trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens”

8 Projetos ambientais na escola: Isso significa dizer que o processo educativo é um processo de formação humana, isto é, é um processo no qual os seres humanos – que nascem inacabados do ponto de vista de sua humanidade, de seu caráter humano – são produzidos, construídos, como humanos.

9 Qual Educação Ambiental? Dentre os mais diferentes e diversos temas de que se constitui o saber elaborado pela cultura encontram-se, desde algumas décadas, as relações da sociedade com o ambiente.

10 Qual Educação Ambiental? Superando a tendência reducionista, a- crítica, de compreender o ambiente em seus aspectos físicos e biológicos, naturais, a tendência da Educação Ambiental crítica é tematizar não apenas o ambiente natural, mas os aspectos socioambientais dessa relação.

11 Educação Ambiental para a sustentabilidade Neste sentido, a Educação Ambiental para a sustentabilidade é uma educação política, democrática, libertadora e transformadora. A educação e a responsabilidade ambiental, compreendidas, então, como estratégias sociais eminentemente políticas, exige, para sua viabilização, participação radical dos sujeitos.

12 Educar para a sustentabilidade Desta forma, a Educação Ambiental crítica e transformadora é uma escolha que tem como ponto de partida a constatação – histórica – de que vivemos numa sociedade ecologicamente desequilibrada e socialmente desigual, pois fizemos escolhas – através dos tempos –, para nos relacionarmos com o ambiente, que resultaram nesta situação de desequilíbrio – ambiental e social – que nos encontramos hoje.

13 Para Finalizar: Etapas de um Projeto Ambiental: 1.Escolher o tema de Estudo. 2.Problematizar. 3.Hipotetizar. 4.Construção do Objetivo. 5.Procedimentos metodológicos. 6.Avaliação.

14


Carregar ppt "MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google