Carregar apresentação
1
Ensino Fundamental , 7º ano
Língua Portuguesa Ensino Fundamental , 7º ano Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas
2
Diálogo Língua Portuguesa, 7º ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Diálogo
3
Língua Portuguesa, 7º ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Imagem: lifeatschoolym.wordpress.com
4
Língua Portuguesa, 7º ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Di.á.lo.go s.m. 1. Fala entre duas ou mais pessoas. 2. Conteúdo dessa conversação. 3. Obra literária escrita em forma de diálogo. (Rios, 2009)
5
Língua Portuguesa, 7º ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Se diálogo consiste na fala entre duas ou mais pessoas, é possível haver diálogo em texto escrito?
6
Língua Portuguesa, 7º ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Discurso Direto “Consiste na reprodução literal dos diálogos entre as personagens. (....) O seu uso implica interromper a narrativa, cedendo literalmente a palavra às personagens que a compõem”. Sara Farinha
7
Uma mãe muito preocupada perguntou ao filho:
Língua Portuguesa, 7º ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Uma mãe muito preocupada perguntou ao filho: -Está se alimentando bem? Você está tão magro! O filho respondeu: -Não, mamãe. Então ela disse: - Vou cozinhar algo gostoso e nutritivo para você!
8
Língua Portuguesa, 7º ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Discurso Indireto Não há diálogo, ou seja, as personagens não dialogam diretamente. Há um narrador que conta o diálogo das personagens.
9
Língua Portuguesa, 7º ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Uma mãe muito preocupada perguntou ao filho se ele estava se alimentando bem, pois estava tão magro. O filho respondeu que não, ela então disse que cozinharia algo gostoso e nutritivo para ele.
10
Discurso Indireto Livre
Língua Portuguesa, 7º ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Discurso Indireto Livre Há discurso direto e indireto, com falas dos personagens e do narrador.
11
Língua Portuguesa, 7º ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Cozinharei algo gostoso e nutritivo para você. Foi o que a preocupada mãe disse ao filho.
12
Língua Portuguesa, 7º ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Como vocês já devem ter notado, na linguagem escrita, para reproduzirmos um diálogo se faz necessário recorrermos a alguns sinais de pontuação, deixando claro para o leitor as reais intenções das pessoas envolvidas na conversa, ou seja, quando exclamam, interrogam, interrompem um pensamento e depois o retomam...
13
_ Travessão Indica início da fala de cada personagem;
Língua Portuguesa, 7º ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Travessão _ Indica início da fala de cada personagem; Marca a mudança de interlocutor; Separa comentários do narrador.
14
: Dois Pontos Indica o início da fala de personagem.
Língua Portuguesa, 7º ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Dois Pontos : Indica o início da fala de personagem.
15
? Interrogação Indica pergunta. Língua Portuguesa, 7º ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Interrogação ? Indica pergunta.
16
Língua Portuguesa, 7º ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Exclamação ! Expressa emoção, tristeza, alegria, medo, espanto, indignação, admiração...
17
“ ” Aspas Indica fala de personagem.
Língua Portuguesa, 7º ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Aspas “ ” Indica fala de personagem. Diferencia a fala de muitos personagens.
18
Então, aspas ou travessão?
Língua Portuguesa, 7º ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Então, aspas ou travessão? Eis a questão! Na verdade, podem pontuar como quiserem. Entretanto, devem manter a opção escolhida até o final do diálogo. Adaptado de:
19
— Está com fome? — perguntou sua mãe. ou
Língua Portuguesa, 7º ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Exemplificando: — Está com fome? — perguntou sua mãe. ou “Está com fome?” perguntou sua mãe.
20
Língua Portuguesa, 7º ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Curiosidade A história das aspas é curiosa e há vários tipos diferentes usados em línguas diferentes. Há aspas retas duplas ( « » ) ou simples ( ‹ › ), e há aspas curvas diferentes, como ( “ ” ), ( ‘’ ’’ ), ( ‘ ’ ) ou ( ” “ ), entre muitos mais tipos. Tudo depende da língua em que se escreve ou até do país de onde vem o texto. Adaptado de:
21
Língua Portuguesa, 7º ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Importante Se as aspas seguem uma afirmação, devem ser precedidas de uma vírgula. Aspas que terminam uma frase devem conter o ponto final, ponto de exclamação ou de interrogação. Fonte:
22
Disse sua mãe, “ amo meu filho intensamente.”
Língua Portuguesa, 7º ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Exemplificando: Disse sua mãe, “ amo meu filho intensamente.”
23
Atividades Língua Portuguesa, 7º ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Atividades
24
Leiam e pontuem o texto coletivamente:
Língua Portuguesa, 7º ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Atividade 1 Leiam e pontuem o texto coletivamente: Eu estava num banco da pracinha observando um menino. A primeira coisa que notei foi que ele estava olhando continuamente para o céu. Aproximei-me dele e disse-lhe Ei garoto O que você faz assentado aí Fico observando as nuvens Por quê Porque me sinto feliz O que você vê nas nuvens Vejo carneirinhos, coelhinhos, rostos e muitas outras coisas Mas eu olho para o céu e não vejo nada do que você vê Se você prestar atenção verá mais do que eu. Tente (Texto: Graça Batituci)
25
Língua Portuguesa, 7º ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Pontuação possível Eu estava num banco da pracinha observando um menino. A primeira coisa que notei foi que ele estava olhando continuamente para o céu. Aproximei-me dele e disse-lhe: - Ei garoto! O que você faz assentado aí? - Fico observando as nuvens! - Por quê? - Porque me sinto feliz! - O que você vê nas nuvens? - Vejo carneirinhos, coelhinhos, rostos e muitas outras coisas! - Mas eu olho para o céu e não vejo nada do que você vê! - Se você prestar atenção verá mais do que eu. Tente! (Texto: Graça Batituci)
26
Tirinha: wordsofleisure.com
Língua Portuguesa, 7º ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Atividade 2 Reescreva o diálogo entre Mônica e Cebolinha, sem apoio das imagens e balões de fala, num texto corrido no discurso direto, criando falas para retratar o último quadrinho. Tirinha: wordsofleisure.com
27
Língua Portuguesa, 7º ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Atividade 3 Leia o texto a seguir, observando a presença e a convivência de vários discursos: O sinal ficou vermelho e lá se foi o menino jornaleiro cantar a manchete do jornal: - Vinte e dois adultos enganados por um menino! Uma criança engana vinte e dois adultos! Um motorista abaixa o vidro, puxa o dinheiro e pede ao menino que, por favor, lhe dê um jornal. Ao ler a primeira página, percebe que foi enganado: o jornal era de um ano atrás. Ficou furioso, mas justamente naquele momento o sinal abriu. O sujeito ainda teve tempo de olhar pelo retrovisor e viu o menino gritando: - vinte e três pessoas enganadas por um menino! Uma criança engana vinte e três adultos! Fonte:
28
Língua Portuguesa, 7º ano,
Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Neste texto notamos a presença de três vozes, ou três discursos: a do narrador, a do menino jornaleiro e a do motorista. Identifiquem cada voz, usando como código N para narrador, J para jornaleiro e M para motorista.
29
Referências Atividades de português.
Língua Portuguesa, 7º ano, Emprego dos recursos gráficos usados para marcar o diálogo: travessão, dois pontos, interrogação, exclamação, aspas Referências Atividades de português. Disponível em exercicios-sobre-tipos-de-discurso-e.html Acesso em 25 de julho de 2015. Como usar aspas corretamente. Disponível em Acesso em 22 de julho de 2015. FARINHA, Sara. Recursos do escritor: pontuação nos diálogos. Disponível em Acesso em: 21 de julho de 2015. RIOS, Dermival Ribeiro. Grande dicionário unificado da língua portuguesa. São Paulo: DCL, 2009.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.