A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO A FILOSOFIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO A FILOSOFIA"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
MUTIRÃO PRÉ-ENEM 2013

2 FILOSOFIA Em nossa cultura consideramos que alguma coisa só tem o direito de existir se estiver alguma finalidade prática visível e de utilidade imediata. A filosofia compreende que precisa conhecer nossa capacidade de conhecer, que precisa pensar sobre nossa capacidade de pensar. Para tanto perguntamos: O QUE É? COMO É? POR QUE É?

3 UTILIDADE A filosofia pode ser o mais útil dos saberes ao nos fazer abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum. Ao nos fazer críticos em relação às idéias dominantes.

4 Ao nos instigar a compreender a significação do mundo, da cultura e da história.
Ao dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para sermos conscientes de nós e de nossas ações numa prática que busca a liberdade e a felicidade para todos.

5 ETIMOLOGIA O termo "filosofia" é composto de dois termos gregos: "phílos", que significa amigo de, amante de, afeiçoado a, que gosta de, que tem gosto em, que se compraz em, que busca com afã, que anseia, e "sophia", que significa sabedoria, saber, ciência, conhecimento, etc. Assim, etimologicamente o termo filosofia significa: amor à sabedoria ou gosto pelo saber.

6 GRANDES FILÓSOFOS

7 SÓCRATES Considerado o pai da filosofia;
Em seus pensamentos, demonstra uma necessidade grande de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano. A introspecção é a característica dominante da personalidade socrática

8 PLATÃO Ateniense, discípulo de Sócrates.
Suas idéias baseiam-se na diferenciação do mundo entre as coisas sensíveis (mundo das idéias e a inteligência) e as coisas visíveis (seres vivos e a matéria). Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida.

9 ARISTÓTELES Seus pensamentos filosóficos e ideias sobre a humanidade têm influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico Discípulo de Platão foi professor de Alexandre o Grande. Valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Fez escola e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. Pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO A FILOSOFIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google